ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duvida na escolha de Compostos...

Ir para baixo 
+7
Mário Sérgio
Brutus
TRC
will_zxt
Antonio Amaral
TCBR00
igorrezende
11 participantes
AutorMensagem
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 8:18 pm

Boa noite.
Gostaria da opinião de vocês sobre minha escolha entre dois arcos:
Mission Craze:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Especificações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bear Apprentice 3:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Especificações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 8:21 pm

A ultilização dos mesmos sera para tiro ao alvo, para pesca, e talvezzzzz para caça, pois aq e o pessoal costuma ir de espingarda.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 9:18 pm

Eu iria de Craze..
Não precisa de bowpress para manutenção, regulagens praticamente para qualquer um e um visual que particularmente eu acho muito lindo.
Mas os dois são ótimos, você poderia comparar o Craze com o Bear Attitude, que está no mesmo nível, porém não possui as mesmas regulagens do Craze.


Última edição por TCBR00 em Qua Jun 11, 2014 12:28 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 10:01 pm

TCBR00 escreveu:
Eu iria (e vou) de Craze..
Não precisa de bowpress para manutenção, regulagens praticamente para qualquer um e um visual que particularmente eu acho muito lindo.
Mas os dois são ótimos, você poderia comparar o Craze com o Bear Attitude, que está no mesmo nível, porém não possui as mesmas regulagens do Craze.
Tbm vou de craze, so que vou ter que economizar um pouco mais... Mas se tudo der certo ja vou esta com ele no Natal.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 10:03 pm

eu vou comprar um Aprendice 3 para meu filho e um para minha mulher

by the way o Aprendice assim como todos os outros Bear também não precisa de bowpress para os ajustes


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSeg Jun 09, 2014 10:34 pm

Iria de craze sem dúvidas. FPS maior, possibilidade gigantesca de ajustes, e é qualidade e garantia da mathews... ainda não vi nada igual.
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 9:37 am

Antonio Amaral escreveu:
eu vou comprar um Aprendice 3 para meu filho e um para minha mulher

by the way o Aprendice assim como todos os outros Bear também não precisa de bowpress para os ajustes


Eu ia de apperentice tbm porem achei esse melhor pois como minha puxada e 25' ainda posso crescer 5', e no da bear so poderia crescer 2.
E tbm a taxa de Fps e bem maior Craze: 305 e no outro é 265
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: arcos   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 9:48 am

Belos arcos, de marcas conceituadas.
Acho que não dispensam totalmente o uso de bowpress.
Se o parafuso de regulagem estiver debaixo das lâminas, tem que usar bowpress.
O meu composto não precisa de bowpress, mas precisou, pois tinha parafuso escondido.
Pela simplicidade, eu recomendo o Synnum, o Henrique parece que tem.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 1:14 pm

a comparação certa é com o Bear outbreak

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

BEAR Outbreak SPECIFICATIONS

SPEED (IBO)
308 FPS
WEIGHT
3.5 LBS
BRACE HEIGHT
7.25"
AXLE TO AXLE
29.25"

PEAK DRAW WEIGHT
15 LBS to 70 LBS
DRAW LENGTH RANGE
16" to 30"
LET-OFF
80%

STRINGS/CABLES
CONTRA-BAND
CABLE SLIDE
SLIDE

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 1:30 pm

Qual o preço desse arco no Brasil,vendido de segunda mão? (BEAR).
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 2:56 pm

Brutus escreveu:
Qual o preço desse arco no Brasil,vendido de segunda mão? (BEAR).
de segunda mão não faço ideia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeTer Jun 10, 2014 7:40 pm

Entre os 2 expostos, eu ficaria com o Mission, sem dúvida!!
Ir para o topo Ir para baixo
leomleao

leomleao


Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2012
Localização : Jundiaí

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQua Jun 11, 2014 2:01 pm

Tentar ver se alguem do fórum esta vendendo algum de segunda mão, num futuro próximo eu pretendo vender meu Mission Riot, e passar para os recurvos, as vezes voce consegue um arco em excelente estado de performance até maior pelo mesmo dinheiro e sem treta com imposto ainda.
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQua Jun 11, 2014 11:58 pm

Vou re-fazer meu "combate de arcos" agora minha duvida é entre:
Mission Craze:
Especificações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
BEAR OUTBREAK:
Especificações:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sei que são arcos praticamente idênticos, mas em termos de qualidade qual e superior ?
Abrç!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 7:24 am

A única diferença é que o Bear tem 3 cm a mais no comprimento. Os dois são ótimos pela ampla regulagem de peso e comprimento de puxada. Esse tipo de arco permite o arqueiro iniciante começar com um peso bem levinho e ir aumentando aos poucos. E por outro lado permite toda a família atirar com ele. Qualidade eu deixo com os "composteiros" do fórum tratar. Envia uma MP para o BelloBSB ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) esse cara se não tiver todas as marcas de arcos é porque está faltando só uma.  Razz Laughing Passa o link desse tópico e pede para ele dar uma opinião. Outra pessoa boa para perguntar é o Sandro ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) porque ele representa várias marcas e já pegou dezenas de modelos de arcos compostos e recurvos para testar.

igorrezende escreveu:
A ultilização dos mesmos sera para tiro ao alvo, para pesca, e talvezzzzz para caça, pois aq e o pessoal costuma ir de espingarda.

Se a intenção é tiro ao alvo, target, acertar o alvo exatamente no centro a grandes distâncias, agrupar 6 flechas dentro de uma moeda a 50 metros, o Mission Rally seria mais competente para essa função devido o ATA de 37"

If you’re looking for a versatile bow that you can hunt and compete with, the Rally®️ is your bow. It offers unseen adjustability and performance in an entry-level target bow that can also hunt with the best of them. - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: arco   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 11:24 am

O Mission Rally seria um arco para target, devido aos 37" de eixo a eixo, e é leve.
Mas parece que é um arco Deflex, não é Reflex.
Isso influi na performance do arco?
Ir para o topo Ir para baixo
Hbz

Hbz


Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 32
Localização : Maringá - PR

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 11:57 am

igorrezende escreveu:
Sei que são arcos praticamente idênticos, mas em termos de qualidade qual e superior ?
Abrç!

Se tratando de modelos da mesma categoria e com especificações tão próximas, se não idênticas, e considerando as marcas fabricantes como consagradas no marcado internacional, no fim, a decisão se baseia no conjunto afetivo, ou seja, o modelo que despertou mais seu interesse e que combinaria mais com você. Esse fato é comum não somente na arqueria. Mas, no que diz respeito a nós, em vários momentos nos vemos diante dois ou mais equipamentos, extremamente semelhantes em relação a custo, qualidade e desempenho, e a decisão de adquirir um em detrimento de outro volta-se a afetividade propriamente dita. A não ser que um proprietário de um dos modelos descritos possa relatar um problema específico estrutural ou de fabricação, não há motivos para questionar a qualidade de ambas as marcas, Bear e Mathews*.

A única coisa que ainda não foi dita e que posso destacar, pensando em contribuir para sua decisão desde que considere esse quesito, são as opções de cores disponíveis. De acordo com os respectivos sites, há 1 cor disponível para o Outbreak, e 10 para o Craze.
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 12:06 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
A única diferença é que o Bear tem 3 cm a mais no comprimento. Os dois são ótimos pela ampla regulagem de peso e comprimento de puxada. Esse tipo de arco permite o arqueiro iniciante começar com um peso bem levinho e ir aumentando aos poucos. E por outro lado permite toda a família atirar com ele. Qualidade eu deixo com os "composteiros" do fórum tratar. Envia uma MP para o BelloBSB ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) esse cara se não tiver todas as marcas de arcos é porque está faltando só uma.  Razz Laughing Passa o link desse tópico e pede para ele dar uma opinião. Outra pessoa boa para perguntar é o Sandro ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) porque ele representa várias marcas e já pegou dezenas de modelos de arcos compostos e recurvos para testar.

igorrezende escreveu:
A ultilização dos mesmos sera para tiro ao alvo,  para pesca, e talvezzzzz para caça, pois aq e o pessoal costuma ir de espingarda.

Se a intenção é tiro ao alvo, target, acertar o alvo exatamente no centro a grandes distâncias, agrupar 6 flechas dentro de uma moeda a 50 metros, o Mission Rally seria mais competente para essa função devido o ATA de 37"

If you’re looking for a versatile bow that you can hunt and compete with, the Rally®️ is your bow. It offers unseen adjustability and performance in an entry-level target bow that can also hunt with the best of them. - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Não vou usar pra tiro tipo competição mas sim pra meu próprio divertimento, por isso não quero um arco de competição, tambem preferi optar por esses modelos pq são curtos, bom para se movimentar no barco ou na mata.
Ir para o topo Ir para baixo
igorrezende

igorrezende


Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/04/2013
Localização : Salvador - BA

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 12:11 pm

Hbz escreveu:
igorrezende escreveu:
Sei que são arcos praticamente idênticos, mas em termos de qualidade qual e superior ?
Abrç!

Se tratando de modelos da mesma categoria e com especificações tão próximas, se não idênticas, e considerando as marcas fabricantes como consagradas no marcado internacional, no fim, a decisão se baseia no conjunto afetivo, ou seja, o modelo que despertou mais seu interesse e que combinaria mais com você. Esse fato é comum não somente na arqueria. Mas, no que diz respeito a nós, em vários momentos nos vemos diante dois ou mais equipamentos, extremamente semelhantes em relação a custo, qualidade e desempenho, e a decisão de adquirir um em detrimento de outro volta-se a afetividade propriamente dita. A não ser que um proprietário de um dos modelos descritos possa relatar um problema específico estrutural ou de fabricação, não há motivos para questionar a qualidade de ambas as marcas, Bear e Mathews*.

A única coisa que ainda não foi dita e que posso destacar, pensando em contribuir para sua decisão desde que considere esse quesito, são as opções de cores disponíveis. De acordo com os respectivos sites, há 1 cor disponível para o Outbreak, e 10 para o Craze.
Sim tambem obsservei isso, porem o arco da bear tem um "para corda"( não sei o nome exato), mas não sei pra que serve o mesmo, acho que com impactos repetitivos no "para corda" a corda pode desgastar mais rapido diminuindo sua vida util, mas fica a duvida, alem tambem do arco craze ser mais conhecido( por exemplo se por no google o nome dos 2 se acha mais exemplos de pessoas utilizando o craze do que o outro), assim me deixando cade vez mais confuso, ja tenho ate o dinheiro para comprar meu arco, só que falta decidir o modelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hbz

Hbz


Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/12/2011
Idade : 32
Localização : Maringá - PR

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 1:00 pm

igorrezende escreveu:
Sim tambem obsservei isso, porem o arco da bear tem um "para corda"( não sei o nome exato), mas não sei pra que serve o mesmo, acho que com impactos repetitivos no "para corda" a corda pode desgastar mais rapido diminuindo sua vida util, mas fica a duvida, alem tambem do arco craze ser mais conhecido( por exemplo se por no google o nome dos 2 se acha mais exemplos de pessoas utilizando o craze do que o outro), assim me deixando cade vez mais confuso, ja tenho ate o dinheiro para comprar meu arco, só que falta decidir o modelo.

A função primária do string supressor ou string stop pode ser entendida como a absorção de vibração, e por conseguinte, a diminuição de ruído no disparo. Em um arco recurvo, por exemplo, após o disparo, a corda vibra até parar completamente e essa vibração gera um ruído, ou um som grave. Vários fatores interferem nesse ruído, desde qualidade da corda, material, quantidade de filamentos e até mesmo sua instalação. Para eles, existem principalmente os denominados string silencers.

No contexto de caça, um ruído resultante do disparo, em alguns casos, pode levar o animal a se assustar e por reflexo se movimentar. Mesmo que mínimo, o reflexo do animal interfere na precisão do tiro e pode definir se você conseguiu ser efetivo ou não. Essa também pode ser a diferença entre causar ou não mais sofrimento que o necessário.

Em relação ao desgaste da corda, já ouvi pessoas dizerem que há sim um desgaste mínimo e que preferem proteger a corda com uma camada de serving no local. Porém, no meu equipamento nunca observei nada que indicasse esse desgaste e não vi a necessidade de instalação de serving ou algo parecido. Normalmente há uma regulagem no stop que permite a você ajustá-lo de acordo com suas preferências. E assim como quase tudo neste mundo de arqueria, se estiver mal regulado, além de interferir do desempenho do tiro, resultará em um desgaste gradativo da corda.

Apesar de alguns modelos de arco não incluírem de fábrica um string stop é possível encontrá-los avulsos e compatíveis. Por exemplo, no caso do Craze, o Deadend String Stop é compatível (http://missionarchery.com/product/deadend-string-stop/).

Dependendo dos seus objetivos com o arco, um string supressor/stop pode não fazer diferença alguma ou, pelo contrário, pode influenciar seus resultados.


Exemplo de silencer tradicional comum em longbows e recurvos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outro tipo de silencer comum em compostos (Bowjax):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Exemplo de supressor/stop:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
ALAN VITOR ANDRADE

ALAN VITOR ANDRADE


Mensagens : 1425
Data de inscrição : 30/05/2012

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 11:14 pm

bear.... uma ata maior faz uma boa diferenca....
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: corda   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSex Jun 13, 2014 9:44 am

O string supressor é muito bom.
Meu Hoyt Pro Comp não tem, a corda, vez ou outra, dá uma escorregada no braço.
Na rosca do supressor eu coloco um estabilizador curto.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSex Jun 13, 2014 9:57 am

Todos os arco modernos tem string supressors, eles ajudam a divinuir as vibrações, o barulho e aumentam a velocidade do disparo
Os meus arcos tem dois supressores cada
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitimeSex Jun 20, 2014 10:24 pm

Nesse vídeo você pode ver o outbreak e o sprsentador modtra as vantagens exatamente sobre o mission craze

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Conteúdo patrocinado





Duvida na escolha de Compostos... Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida na escolha de Compostos...   Duvida na escolha de Compostos... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida na escolha de Compostos...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida na escolha do arco
» Dúvida na escolha
» Dúvida com escolha de arco
» Escolha de arco[duvida]
» Dúvida sobre escolha de arco composto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: