ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Primeiro Disparo

Ir para baixo 
+3
NETTO
Ruy
Flávio R. Martelozo
7 participantes
AutorMensagem
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSex Nov 28, 2014 6:31 pm

Esta semana estive na Yellow Ball Archery em Curitiba, minha intensão inicial era apenas trocar uma ideia com o instrutor, mas fui orientado nas indicações do arco de acordo com minhas medidas antropométricas, e tive o prazer de dar meus primeiros disparos com um arco SF Optimus. Fiquei contente que como inciante tive a certeza de que darei conta de um arco de 30#. Agora mais confiante creio que posso comprar o arco sem medo e iniciar, oficialmente, minha prática.
Devo dizer que fui recebido com atenção e simpatia ímpar pelo instrutor Helder Chin, e que recomendo a todos a Yellow Ball.
http://ybarchery.blogspot.com.br.

Não sei se posso fazer isso aqui no fórum, se não puder peço desculpas ao administrador do fórum, é só me avisar que não faço mais.
Mas, pra galera de Curitiba e região metropolitana, sou fisioterapeuta acupunturista e estou montando uma série de exercícios preventivos para aguentar os treinos de arco e flecha sem me machucar.

No mais agradeço a todos que responderam as minhas perguntas e dúvidas.
Abraço a todos no fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSex Nov 28, 2014 7:03 pm

Começou de forma mais correta, num clube especializado e com treinador.
Mas se vai treinar no clube, com o material do clube, para que você precisa de um arco nesse momento?

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSex Nov 28, 2014 8:33 pm

Ruy escreveu:
Começou de forma mais correta, num clube especializado e com treinador.
Mas se vai treinar no clube, com o material do clube, para que você precisa de um arco nesse momento?

Sds.
É viajo para o litoral a trabalho de quinta a sábado, e lá, além de ter mais tempo terei um espaço livre de aproximadamente 25 m, mais do que suficiente para me divertir nestes dias. Para o clube, só tenho disponibilidade de apenas 1 dia.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSáb Nov 29, 2014 5:55 pm

Só tome cuidado com a libragem demasiada.
Eu atiro indoor com 29# e outdoor com 34# ou 39#.
Estava atirando indoor com a de 29# até a semana anterior e nessa semana passei para 34#. Nem preciso dizer que os agrupamentos viraram um lixo. Segundo o meu antigo técnico, é preciso no mínimo 3 semanas para adquirir a nova forma e obter a nova memória muscular.

Como você está começando eu sugiro menos que 30#, talvez 24#, para adquirir postura. Para até os 25 metros dá e sobra. Depois do primeiro ano, comece a pensar em trocar de material.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
NETTO

NETTO


Mensagens : 541
Data de inscrição : 27/04/2013
Idade : 47
Localização : votorantim, sp

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSáb Nov 29, 2014 7:30 pm

Concordo plenamente com o Ruy, eu mesmo desencanei desse negocio de potencia/libragem alta, a algum tempo tanto que pra meu primeiro recurvo olimpico selecionei laminas abaixo das 30#, e com o tempo e pratica vou aumentando conforme for necessario
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSáb Nov 29, 2014 8:50 pm

Depois de mais de 3 anos eu ainda fico dolorido a ponto de não usar o arco por 2 a 3 dias depois de um treino ou competição com um arco recurvo de 34 lbs. Eu vou começar com uma lâmina de 42 lbs, mas já estou preparado para identificar o momento de parar e ficar alguns dias sem o treino pesado. Na arquearia tem um instrutor que é muito bom, faz um das maiores pontuações tanto indoor como outdoor e ele treina com uma lâmina de 42 lbs apenas uma vez por semana.

A verdade é que essa história de arco pesado vem da prática de caça onde o arqueiro sai de casa, dispara 12 flechas ao longo do dia. Eu tenho um arco tradicional de 65 lbs, na minha puxada dá 70 lbs. Eu consigo disparar e até mesmo acertar o alvo. Mas é meia dúzia de flecha, vai buscar, mais meia dúzia e acabou. Uma coisa é pegar um arco para brincar de soltar 10 flechas e outra coisa é praticar até adquirir consistência e fazer em um período de 2 horas 60 disparos contra um alvo e acertar com consistência exatamente no centro.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSáb Nov 29, 2014 10:45 pm

O que segue é minha opinião baseada em experiência pessoal. Não sou educador físico. Portanto, consumam com moderação.

Dor só é "normal" (em geral crônica) em atletas de alto desempenho, porque eles constantemente estão operando no limite ou superando-o. Não tenho certeza absoluta se ocorre com nosso esporte mas suponho que sim, porque o treino é pesado (que eu saiba, mais de trezentos tiros por dia, seis dias por semana) e usam arcos potentes (50+ lbs para homens).

Para nós que não pegamos tão pesado, a dor é indício de que estamos fazendo algo errado.

No meu caso ocorre pelo menos uma das situações abaixo:

1- dor articular (de cotovelo, literal, não a do outro tipo);
2- dor no antebraço, principalmente extensores;
3- dor no deltóide;
4- dor na articulação do ombro.

A 1 acontece principalmente quando estou puxando com o bíceps. A segunda, quando inconscientemente mantenho esses músculos retesados durante o treino, fazendo uma espécie de cabo de guerra com os flexores (que precisam fazer força para segurar a corda). A 3 também ocorre inconscientemente para mim, por um vício que adquiri ao longo dos anos. A 4 tem a ver com a 3 e também com o uso do bíceps (e insisto que é minha impressão pessoal, não sou educador físico então posso estar equivocado).

Atualmente a 3 tem acontecido com mais frequência e é aquilo em que tenho trabalhado nos últimos dois ou três meses.

Algumas sugestões:
1-Faça alguns treinos sem alvo, focando apenas na técnica de tiro. Ou dedique uma parte do treino para treinar sem um alvo. Faça tiro cego (olho fechado) colocando-se a uns 5m dos fardos. Fechar os olhos ajuda a concentrar-se no item de técnica que está querendo trabalhar.
2- Nesses treinos sem alvo, concentre-se em relaxar o antebraço; ao fazer isso, você naturalmente para de usar o bíceps e desloca o esforço para as costas. Você mata a 1, a 2 e a 4 em uma só tacada (supondo, é claro, que não haja uma lesão já instalada).
3- No caso da dor no deltóide (não sei se alguém mais tem esse tipo de dor) o treino é manter o deltóide relaxado, principalmente na parte final até o clicker.

Quando treinar com o alvo, procure prestar atenção se não está tensionando esses músculos (antebraço, bíceps, deltóide e pescoço). Esse tipo de tensão inclusive frequentemente está por trás da dificuldade em clicar, porque há um cabo de guerra entre músculos opositores por causa da tensão.


Aqui vai uma outra sugestão: durante a puxada para chegar à ancoragem, para manter o antebraço relaxado (e assim usar a musculatura das costas), não tente manter a mira no alvo. Em vez disso, comece com ela à esquerda e acima do alvo, de modo que o pulso não dobre (o dorso da mão fica alinhada com o antebraço). Veja o vídeo abaixo, a partir dos 55 seg, prestando atenção no estabilizador e na mão dele (0:57 a ):59). Se der, baixe o vídeo e toque em câmera lenta.



Note que o estabilizador dele aponta um pouco para a esquerda e gira um pouco para a direita. Note a mão da corda e como ele chega com a corda no ponto de ancoragem. Tenho feito isso e ajuda muito a manter o antebraço relaxado.


Espero que ajude.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Nov 30, 2014 2:17 pm

EVC escreveu:

Note que o estabilizador dele aponta um pouco para a esquerda e gira um pouco para a direita. Note a mão da corda e como ele chega com a corda no ponto de ancoragem. Tenho feito isso e ajuda muito a manter o antebraço relaxado.



Estava assistindo à final do indoor de Marrakech, o italiano Mateo Fissori puxa da mesma forma (7:26).
Outras como a francesa Berengere Schuh puxa mais reta.

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Nov 30, 2014 4:20 pm

Eu usei o vídeo do Brady como exemplo porque eu vi o link recentemente. Eu notei esse detalhe há algum tempo no vídeo de um coreano (um dos top 3). Aí lembrei de ter visto alguma coisa assim no livro do Ki Sik Lee (Inside the Archer). Resolvi experimentar para ver se melhorava meu tiro, justamente para ver se conseguia me livrar de dores musculares no antebraço e deltóide. Melhorou muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Nov 30, 2014 4:47 pm

Já que esse tópico descambou para outro assunto Very Happy , recentemente, durante um torneio indoor, uma treinadora muito conhecida da região, treinadora, juíza da federação, presidente de clube de mais de 60 anos que até hoje participa ativamente do tiro com arco, perguntou como havia sido a minha pontuação. Diante da minha decepção, ela sugeriu que eu tivesse objetivos menores e crescentes de cada vez e também que fizesse uma revisão do grip do arco que estava muito alto e fora do centro.
Resolvi retirar o grip modificado e voltei ao original. Para minha surpresa, os erros laterais diminuíram sensivelmente e a dor do ombro do braço que segura o arco também.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: tiros   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Nov 30, 2014 5:49 pm

Qual a distância que esse Mateo estava atirando, 18 metros?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 4:45 am

TRC escreveu:
Qual a distância que esse Mateo estava atirando, 18 metros?

18 metros, TRC.
No indoor existe também 25 metros no alvo de 60 cm. Mas esse eu nunca vi.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: tiros   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 8:02 am

Puxa vida.
Atirar com arco olímpico é duro demais.
Esse pessoal é muito bom de tiro.
Beleza!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 3:39 pm

TRC escreveu:
Puxa vida.
Atirar com arco olímpico é duro demais.
Esse pessoal é muito bom de tiro.
Beleza!

Eu, depois de duras penas, consegui fazer mais de 500 pontos no indoor. Acredito que o meu limite deve estar próximo de 530.
Estava vendo um arqueiro top, Thomas Faucheron, atirando no mesmo torneio e a facilidade com que se atinge o 10 é absurda. Naquele dia, não muito inspirado, ele fez 578 pontos em 600 possíveis.
O recorde nacional é de Valladont com 596 pontos, SERIA como atirar 60 flechas e "só" 4 acertar no nove e o restante no dez.
É um outro mundo.

E se o composto é mais "fácil", aumente a distância para 50 metros e coloque um alvo 2x maior, o centro de um brasão de 80 cm.
http://www.worldarchery.org/NEWS/News/ArtMID/10510/ArticleID/9611/ELZINGA-shoots-perfect-360-in-practice-Facebook-and-Twitter-explode
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: tiros   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 5:09 pm

Parabéns, Ruy, seus tiros estão ótimos, pois não é nada fácil manejar o olímpico.
Com o composto estou atirando a 50 metros, mas com uma variação grande nos tiros.
Coloco lá uma rodinha de tinta preta com 5 cm de raio, vez ou outra acerto a dita cuja.
Meu problema é a tremedeira e o olho direito que está vendo duas lâmpadas do pino da mira.
Agora vou trocar de 0.019 para 0.010, o pino da lâmpada, vai melhorar bastante. rsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 7:25 pm

540 pontos indoor é para os novos como EVC. Eu já passei da idade Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: pontuação   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 7:56 pm

Rapaz, a velharada está pondo pra quebrar. srsr
Lá no Animal Round de AVA, dia 29/11 passado, teve master com 550 pontos; o máximo seria 560.
Dia 7/12 irei ao TAP - Pedreira, vou competir com essa "mastaiada" boa de tiro.
Se a minha tremedeira me ajudar, quem sabe não faço feio.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSeg Dez 01, 2014 9:29 pm

Ruy escreveu:
540 pontos indoor é para os novos como EVC.  Eu já passei da idade Very Happy


Engraxadinho!!! Ano que vem espero pontuar nessa faixa ou melhor. Esperança é a última que morre, o esperançoso morre logo antes. Smile

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 11:23 am

Olá, fiquei um tempo sem poder entrar aqui, e para minha surpresa muitas mensagens e dicas valiosas para quem ainda nem está engatinhando. Diante de tudo que li primeiramente eu gostaria de agradecer a todos pelas dicas e por compartilharem experiências que agregam muito para quem está começando.
Pensando um pouco melhor no assunto cheguei a conclusão que: final de ano, melhor relaxar e não comprar o arco ainda para não comprar de forma inadequada, utilizarei o tempo que terei disponível para treinar um pouco com o material do clube, ver a libragem mais adequada, pois estive lá por pouco tempo, ainda não deu para ter uma ideia mais consistente sobre o uso do equipamento.
E inplementar meus treinos físicos de forma um pouco mais específica para entrar na modalidade com menos chances de ter que parar em função de uma lesão ou outra.
Como fisioterapeuta deixo uma dica, que os mais experientes devem conhecer muito bem. Esporte não é exercício físico, portanto quem quer abraçar uma modalidade esportiva, mesmo que por recreação, deve procurar orientações e dedicar uma parte dos treinos para o fortalecimento específico, diminuindo assim as chances de lesão.
Mais uma vez obrigado a todos e grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: tiros   Primeiro Disparo Icon_minitimeSex Dez 05, 2014 8:40 pm

Seu menino Flavio, o senhor não está engatinhando, não.
Todos nós que somos forumeiros aqui, já corremos sobre as duas pernas.
Aqui tem arqueiro que diz que nem segura o arco direito.
Mas....
Na verdade o bichão é cobra criada, daqueles que só colocam flechas na rodelinha menor do alvo.
O que vale é o tiroteio, flecha pra todo lado.  kkkkk

Editado: Nem fale em fisioterapia, amigo.
Numa puxada mal dada fisguei o ombro, foi duro, demorou 2 anos pra sarar.
Ainda sinto o dito cujo do manguito rotador ... mas me custou 2013 e 2014 nas ondas curtas ... ou longas, sei lá.
Uma trintena de tubos de bengué e um abatimento considerável no IR, com os recibos fisioterapeuticos.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio R. Martelozo




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/10/2014

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Dez 07, 2014 11:22 pm

TRC escreveu:
Seu menino Flavio, o senhor não está engatinhando, não.
Todos nós que somos forumeiros aqui, já corremos sobre as duas pernas.
Aqui tem arqueiro que diz que nem segura o arco direito.
Mas....
Na verdade o bichão é cobra criada, daqueles que só colocam flechas na rodelinha menor do alvo.
O que vale é o tiroteio, flecha pra todo lado.  kkkkk

Editado: Nem fale em fisioterapia, amigo.
Numa puxada mal dada fisguei o ombro, foi duro, demorou 2 anos pra sarar.
Ainda sinto o dito cujo do manguito rotador ... mas me custou 2013 e 2014 nas ondas curtas ... ou longas, sei lá.
Uma trintena de tubos de bengué e um abatimento considerável no IR, com os recibos fisioterapeuticos.
É, como profissional sei bem como demora se recuperar de uma lesão. Por isso reforço a necessidade de dedicar um tempo ao treino físico, reduz muito as chances de lesão...
Ir para o topo Ir para baixo
Jaxsie

Jaxsie


Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/12/2014
Idade : 29
Localização : Suzano - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Ai que dor !    Primeiro Disparo Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 11:50 pm

Nossa gente vendo as mensagens por aqui até me desanimo um pouco, comprei um arco e chegou hoje ♥ Sênio da velox ~ mas nossa morri de dores só para montar e pôr a corda então imagina para atirar ?! @_@
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 7:42 am

Tiro com arco é um esporte de resiliência. É preciso muita dedicação e treino para atirar razoavelmente.
No início tudo é diversão, até mesmo uma ou outra dor. Tome cuidado para não desenvolver uma lesão crônica devido à potência excessiva ou má postura.
Se possível, tenha orientação de um grupo ou pessoas para não criar vícios e encurtar o caminho. E atirar em grupo é mais prazeroso.

Sds.

Ir para o topo Ir para baixo
Jaxsie

Jaxsie


Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/12/2014
Idade : 29
Localização : Suzano - SP

Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 12:01 pm

Ruy escreveu:
Tiro com arco é um esporte de resiliência. É preciso muita dedicação e treino para atirar razoavelmente.
No início tudo é diversão, até mesmo uma ou outra dor. Tome cuidado para não desenvolver uma lesão crônica devido à potência excessiva ou má postura.
Se possível, tenha orientação de um grupo ou pessoas para não criar vícios e encurtar o caminho. E atirar em grupo é mais prazeroso.

Sds.

Ruy, eu tenho um amigo que pratica faz anos e ele irá me orientar @_@' só fiquei meio preocupada por causa da potência do arco ~ mas acho que se for com jeitinho dá sem problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiro Disparo Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiro Disparo   Primeiro Disparo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiro Disparo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Seta para Pesca feita com Antenas - Balestra 120 lbs
» Disparo a trinta metros
» disparo com pomta de caça.
» GATILHO SIST: DE DISPARO EXCALIBUR
» Vanes rigidas / interferencia no disparo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: