ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Testes de velocidade - resultados

Ir para baixo 
+3
Brutus
v.b.-s.j.r.preto
EVC
7 participantes
AutorMensagem
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 12:29 pm

Fiz os testes hoje de manhã. Os resultados estão abaixo. Na tabela do topo estão os principais dados das lâminas. Logo abaixo, os resultados. Removi os "outliers". Na tabela ao lado estão os pesos das cinco flechas usadas nos testes. Em laranja, os resultados normalizados (divididos pela potência de cada arco).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Duas surpresas:

1- As INNO não são as mais rápidas. Eu realmente achava que elas seriam as mais rápidas das três.
2- As Border são rápidas. Eu não achava que seriam as mais rápidas, principalmente considerando que são mais longas que as outras duas. Eu adoraria ter uma lâmina de 68" para um teste comparativo.

Abs.


Última edição por EVC em Seg Jan 26, 2015 5:58 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tabela corrigida)
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 12:48 pm

Não é tão grande a diferença entre as lâminas. 3% de diferença.
28 ft.lbs de energia cinética, eu imaginava mais

Se reduzir o bh da inno para 216 acho que ela vai ter o mesmo desempenho da vx1000
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 4:35 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Não é tão grande a diferença entre as lâminas. 3% de diferença.
28 ft.lbs de energia cinética, eu imaginava mais

Se reduzir o bh da inno para 216 acho que ela vai ter o mesmo desempenho da vx1000

Como calculou esses valores? E eu calculei 56.8ft.lbs e 5% (usando os valores normalizados).


Usei aproximadamente o BH do meio da faixa nos dois casos. Não acho que essa pequena redução irá fazer tanta diferença. Usando os resultados deste post  no AIUK eu acredito que a diferença seria de uns 2fps ou menos (flechas mais pesadas). De qualquer modo vou repetir o experimento daqui a algum tempo, quando tiver melhorado minha técnica para ver se os resultados melhoram.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 7:18 pm

Muito o teste.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 9:06 pm

Bom.... suponho que o peso da flecha gns seja grains.
Eu usei essa calculadora online na energia cinética.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eles definem o cálculo assim:

The measurable "power" of your bow - it's total kinetic energy output - ultimately depends upon just two variables: the mass of the arrow and the speed of the arrow. Kinetic energy of an arrow can be found by using the formula KE=(mv²)/450,240 where m = mass of the arrow in grains and v = velocity of the arrow in fps. If your bow setup ultimately shoots a 400 grain arrow at a respectable 250 fps (a typical field-output for a modern rig), your actual kinetic energy or "power" will be:

KE=(mv²)/450240
KE=[(400)(250²)]/450240
KE=25000000/450240
KE=55.53 ft-lbs

Quanto a porcentagem entre 193 fps da Inno e 200 fps da Border

200/193 = 1,036 ou seja, 3,6% maior

ou

193/200 = 0,965 ou seja, 3,5% maior
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 9:42 pm

VBS, entendi. Eu estranhei os 28ft.lbs da sua outra mensagem.

Para calcular a relação entre as velocidades é melhor usar a última linha, que normaliza a energia (J/lb), porque a potência dos arcos é diferente. Aí a diferença de energia aumenta para 5%. A relação entre as velocidades corresponde à raiz quadrada da razão entre as energias: v2= v1*sqrt(KE2/KE1). Então para a mesma potência a diferença seria de ~2,5% ou ~5fps. Eu parti do princípio de que a energia cinética é proporcional à potência, o que é apenas verdade para uma DFC linear. Eu acredito que seja uma simplificação razoável. Entretanto, da próxima vez que eu fizer essas medidas, vou regular os arcos para a mesma potência.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 10:35 pm

Agora eu entendi o campo J/lbs Embarassed muito boa a sua normatização por peso de puxada.

Em relação ao cálculo de KE.

200 fps = 60.96 m/s
0,0205 kg

K = (m x v^2) / 2

(0,0205 x 60,96^2 ) / 2 = 38,09 J

38,09 J = 28.09 ft.lbs

O cálculo do site GoldTip está correto.
Acho que na sua tabela faltou dividir por dois na fórmula de KE do datasheet.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeDom Jan 25, 2015 10:52 pm

p<5, a diferença não é relevante.

Tanto faz como tanto fez, uma lämina ou outra, pelo menos quanto a velocidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 12:19 am

Dom Mário,apareceu.Que bom.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 6:02 am

VBS, OOPS, esqueci mesmo de dividir por 2. Embarassed Não conta prá ninguém que sou formado em física. Embarassed Por isso sempre se revisa um artigo, para evitar que bobagens como essa sejam publicadas (e ainda assim, algumas passam).

Obrigado pelo toque, já corrigi a tabela. Não invalida as principais conclusões, felizmente.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 6:11 am

Mário Sérgio escreveu:
p<5, a diferença não é relevante.

Tanto faz como tanto fez, uma lämina ou outra, pelo menos quanto a velocidade.

Mário, 5fps corresponde à diferença entre amarelo e azul (10 e 6/5) no alvo a 90m. Pode fazer diferença, dependendo do ponto em que a alça de mira esteja na régua (target).

Mas concordo que a diferença não é, realmente, tão significativa.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 6:29 am

legal os testes, é assim que a gente acaba absorvendo conhecimento

certa vez testei a alteração do brace até encontrar o ponto de ótimo (alterei o brace, desde o mínimo até o máximo, e media a velocidade da flecha em cada alteração), isso é, encontrei o brace que me dava a melhor velocidade para o arco. Tente fazer isso em cada arco para depois fazer a comparação entre eles, deve mudar alguma coisa no resultado

parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 7:26 am

"Duas surpresas:

1- As INNO não são as mais rápidas. Eu realmente achava que elas seriam as mais rápidas das três.
2- As Border são rápidas. Eu não achava que seriam as mais rápidas, principalmente considerando que são mais longas que as outras duas. Eu adoraria ter uma lâmina de 68" para um teste comparativo."


Caro AVC, eu achei engraçado porque alguns posts no passado vc havia çriticado"as borders e elas de raiva te quebraram, kkkkk
mas eu particularmente achei que seriam por causa dessa curvatura maluca delas...
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 7:27 am

Me esqueci de uma coisa: vendo o vpontobpontohifenspontojpontorpontopretopontonaoseipraquetantoponto postando essas formulas todas me sinto na obrigação de aprender geografia..nunca fui bom nisso de formulas... Twisted Evil bounce
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: testes   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 9:09 pm

Parabéns, moçada.
Realmente estão colocando conhecimentos novos para todos aqui.
Na verdade, particularmente, eu já não dou muita importância a essa questão de velocidade da flecha.
Já estou velho pra caramba, quando atiro, as minhas flechas vão bater lá no alvo suadas e com a língua de fora.
É problema da idade, gente!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitimeSeg Jan 26, 2015 9:28 pm

marcelocasanova escreveu:

Caro AVC, eu achei engraçado porque alguns posts no passado vc havia çriticado"as borders e elas de raiva te quebraram, kkkkk
mas eu particularmente achei que seriam por causa dessa curvatura maluca delas...

Caro Marcelo Cabananova ( Twisted Evil ), pois é, cuspi para cima. Acho que vou atirar mais frequentemente com as Border.

Mas note que as VX1000, a despeito da curvatura convencional, são tão rápidas quanto. A Border alega que a energia armazenada nas lâminas é maior em função da curvatura E que a curvatura torna as lâminas mais macias na parte final da puxada. Curiosamente, a Uukha afirma apenas a segunda em relação às lâminas VX1000 Xcurve (como as do VBS), dizendo que o desempenho é o mesmo.

De qualquer modo, kudos para a Border, afinal são uma empresa relativamente pequena e artesanal e batem, com uma lâmina relativamente antiga (a HEX-5 saiu de linha, assim como a HEX-6, com recurvos ainda mais agressivos), uma WinWin que faz bastante barulho e gasta bastante em marketing e patrocínio.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Testes de velocidade - resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Testes de velocidade - resultados   Testes de velocidade - resultados Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Testes de velocidade - resultados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Testes de velocidade - Compostos e Balestras
» Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.
» Balestra ADL 3 Tiros testes
» Primeiros testes com Espuma expansiva
» Alguns testes em várias balestras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: