ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.

Ir para baixo 
+3
marcelocasanova
DilOliveira
TRC
7 participantes
AutorMensagem
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 06, 2015 9:25 am

Bom, simples para iniciantes que não dispoem de formas e muitos aperechos,

Gambiarra simples porém eficiente, dá resultados 100% satisfatórios desde que a madeira esteja verde, recém cortada, desta forma vc poderá fazer lâminas de 1,5 2 e 2,5mm sem lascar a madeira.

Esses fiz com um pedaço de tronco de ipê, primeiro aplainei e depois mantei pra serra circular.

Começo com o desenho do molde impresso e o colo sobre uma madeira, base.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois faço feixes de lâminas bem presas com fita, arame, etc..
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aí é só deixar secar na sombra.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olha a maleabilidade do Ipê quando verde em 2,5mm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hoje tiro umas fotos dos feixes já secos e guardados.


Última edição por Vidor em Sex Fev 27, 2015 7:42 am, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: lâmina   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 06, 2015 9:28 am

Você corta as lâminas na serra de fita?
Essa que vc mostrou parece que tem uns 0,5 cm.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 06, 2015 9:45 am

TRC, corto


Última edição por Vidor em Seg Fev 09, 2015 8:14 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
DilOliveira

DilOliveira


Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 34
Localização : Itaporanga

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 06, 2015 3:05 pm

Muito bom. acho que é primeiro tópico objetivo que vejo sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 12:20 pm

Só eu que não tô conseguindo visualizar? Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 6:31 pm

vizualizar o que? nao vejo nem a mensagem do cara... esse TRC tá sinistro!! só ele que tá vendo...
Ir para o topo Ir para baixo
LeandroCabral

LeandroCabral


Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 43

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 20, 2015 7:47 pm

marcelocasanova escreveu:
vizualizar o que? nao vejo nem a mensagem do cara... esse TRC tá sinistro!! só ele que tá vendo...
scratch scratch scratch
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSáb Fev 21, 2015 3:00 pm

O TRC ta virando o vidente do forum... heheheh
Ir para o topo Ir para baixo
jgoulard

jgoulard


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 44
Localização : Brasil

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 9:41 am

Vidor escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sei que o tópico é de 1 ano atrás, mas gostaria de resgatá-lo para sanar uma dúvida.

Vidor, nessa foto, as lâminas já estão coladas? Ou você cola elas depois?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 2:27 pm

Prezado companheiro, não estão coladas, são todas individuais e de diversas bitolas, 1mm, 1,5mm 2mm, depois que estão secas faço a composição, cunha, etc.. e daí sim colo.

Qualquer duvida estou a disposição.
Ir para o topo Ir para baixo
jgoulard

jgoulard


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 44
Localização : Brasil

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 2:48 pm

Obrigado!

Já li no fórum sobre diversos tipos de madeira que podem ser utilizadas para fazer as lâminas, vou ver se acho alguma delas já em lâminas de espessura fina (1mm~2mm~3mm).

Vi que existem diversos tipos de colas que podem ser utilizadas e cada um acaba optando por um tipo, no seu caso, qual cola utiliza?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 3:02 pm

Cola branca de PVC, cascorex, muito boa para madeira x madeira, cola e prensa e deixa secar, não serve para colar fibra x madeira, aí ja uso araldite bi-componente, ou compro da marca redelese, so que são embalagens muito grandes acaba estragando.
Ir para o topo Ir para baixo
jgoulard

jgoulard


Mensagens : 55
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 44
Localização : Brasil

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 4:32 pm

Vidor escreveu:
Cola branca de PVC

Essa é a mais fácil de conseguir e mais em conta que conheço!

Vou fazer um primeiro teste com o uso dessa. Obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 4:59 pm

jgoulard escreveu:
Vidor escreveu:
Cola branca de PVC

Essa é a mais fácil de conseguir e mais em conta que conheço!

Vou fazer um primeiro teste com o uso dessa. Obrigado,

Usar cola branca em laminas? Suspect
Ihhh... vai dar ruim.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 5:22 pm

Mestre, Eu uso uma "prensinha" de 100T que tenho na industria de laminados. O Importante é prensar sem deixar bolhas ou fio de cola grosso, ou como dizem; "Prensar até sair água", ao final uma mãozinha de selante, pode até usar na chuva que não descola não. Tenho arcos colados assim a mais de 5 anos com multi lâminas de Ipê + marfim que ficam no sitio, nunca consegui voltar das caminhadas com um seco, e nunca deu problemas, já se usar madeira x bamboo com cola PVA e chover a 100km ja começa a soltar rsrsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitimeSex Fev 19, 2016 7:22 pm

Vidor escreveu:
Mestre, Eu uso uma "prensinha" de 100T que tenho na industria de laminados. O Importante é prensar  sem deixar bolhas ou fio de cola grosso, ou como dizem; "Prensar até sair água",  ao final uma mãozinha de selante, pode até usar na chuva que não descola não. Tenho arcos colados assim a mais de 5 anos com multi lâminas de Ipê + marfim que ficam no sitio, nunca consegui voltar das caminhadas com um seco, e nunca deu problemas, já se usar madeira x bamboo com cola PVA e chover a 100km ja começa a soltar rsrsrsr

Hahahhaa.. Mestre nada.. sou aprendiz como todos.. Smile

Tipo... Sim Vidor... Dá pra usar a cola branca, mas aí vai exigir uma prensa bem elaborada da galera.
O fato é que maioria não tem nem como cortar as madeiras direito, aí o cara vai lá, tem um trabalho danado pra arranjar as madeiras, cortar as lâminas, colar o arco, tudo do jeito que pode. E no final ele descola pois a prensagem não foi 100%.
Já ví uns par de casos assim acontecer.
Se é um iniciante, pior ainda... o cara desanima e nunca mais faz outro.

A meu ver é melhor usar uma cola mais forte, que perdôe algum erro de prensagem e preencha alguns espaços vazios da madeira, do que correr o risco de perder o arco.

Até o titebond não é tão bom em relação a isso, pois ele encolhe conforme seca, então se a madeira não tiver 100% reta pode dar problema.

Aqui tem uma "comparação" entre algumas "colas" tomando com base a resistência em polegadas quadradas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Dá pra ter uma noção do que cada uma aguenta e a diferença entre elas. ( Se for muito bem prensada a cola branca fica em 35lb se não, a resistência cai pra 25lb )

Não sei bem a diferença de resistência da cola branca pra de PVC/PVA, mas deve tá mais ou menos na mesma faixa né não? Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Empty
MensagemAssunto: Re: Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.   Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como faço pré-curva em minhas lâminas para recurvos.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» IDÉIAS DE COMO FAZER LAMINAS PARA ARCO COMPOSTO
» Como faço para retirar uma pena ??
» Primeira besta...
» Rest para arco recurvo... Como eu faço um ?
» Como faço para comprar uma excalibur apex

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: