ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Importância da concentração e preparação mental

Ir para baixo 
+2
Bolches
rodlopesms
6 participantes
AutorMensagem
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 8:18 am

Para não misturar assuntos diferentes no mesmo tópico, abro este para a discussão sobre o condicionamento mental nas competições.
Apesar de muito negligenciado no passado, diziam que era uma frescura, hoje parece que em todos os esportes e grande parte dos atletas aceitam esse treinamento com maior seriedade.
Quantas vezes vimos uma equipe brasileira aterrorizada numa final apesar dos bons resultados conseguidos anteriormente e com nítida vantagem física e técnica.
E quantas vezes achamos que uma equipe norte-americana é arrogante pelo fato de ter, talvez, um excesso de autoconfiança.

Vide o exemplo do resultado abaixo, atirando indoor 18 metros, alvo trispot, categoria recurvo olímpico master.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que diferencia uma rodada da outra são apenas 15 minutos de intervalo. Nesse tempo não há nada a fazer física e tecnicamente, só mentalmente.

Rodada 1:

  • Descontração, já foi o tempo em que ficava tenso nas competições
  • A cada tiro conversava com o parceiro ao lado
  • Às vezes atirava bem, outras de forma medíocre
  • Três MISSED (nunca havia acontecido) affraid
  • Várias vezes a flecha "escapou"
  • Total de pontos 229, média 7.6 por flecha, abaixo da minha média


Rodada 2:

  • Mais concentração
  • Raramente conversava com o parceiro ao lado
  • Os tiros medíocres rarearam
  • Nenhum tiro perdido, apesar dos dois que atingiram o "6"
  • A flecha não "escapou", exceto o último tiro.
  • Na sétima seção foi excesso de foco, muito duro, para atingir melhor resultado
  • Total de pontos 259, média 8.6 por flecha, que era a minha expectativa baseada nos resultados anteriores


Pegando um gancho do outro tópico...

rodlopesms escreveu:
Estes primeiros arqueiros do Ranking, sem exceção:
- Tem uma boa técnica de tiro;
- Tem um bom equipamento;
- Conhecem bem o seu equipamento;
- e treinam muito.

O que diferencia as primeiras colocações é a preparação mental, tanto nos treinos quanto nas competições.

Alguns livros sobre treinamento mental para o esporte, geralmente atribuem que 90% do sucesso, em esportes de alta concentração e foco se devem ao preparo mental. Tiro esportivo, golf e tênis.

No Tiro com Arco esta proporção é um pouco diferente, visto que é um esporte com mais variáveis envolvidas na sua execução, que por exemplo, o tiro esportivo. Exigindo uma quantidade maior de técnica e preparação.

Segue abaixo uma imagem que ilustra esta constatação, retirada de um livro sobre tiro com arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este tema de treinamento mental é fantástico. Mas cabe algumas observações para quem esta começando.  Apesar do fato da parte mental no esporte, ser bem maior que as outras, não quer dizer que você deve deixar as outras de lado. Pelo contrário. Você deve treinar muito, ter um bom equipamento, conhecê-lo, fazer uma pontuação razoável e depois se dedicar a esta outra etapa do treinamento. Visto que quando você se dedica as outras partes, técnica, física, conhecimento do seu equipamento, você naturalmente já está adquirindo habilidades mentais que melhoram seu tiro.

Um Abraço,

Rodrigo

Num dos livros existe um exemplo de preparação utilizado por Pelé. Costumeiramente, antes das decisões importantes, ele se deitava cerca de 1 hora antes e pesava resumidamente em 2 pontos.
1º ponto : Revisão do próprio passado, da origem humilde, de onde veio e até onde chegou, as dificuldades, as pessoas que ajudaram, a expectativa de terceiros, etc. Criava uma motivação a mais além da pessoal.
2º ponto : Mentalmente analisava todas as situações que poderiam ocorrer e como e o que ele faria para resolvê-las, seja numa jogada, seja numa marcação, tática etc. O famoso déjà vu.

Estou lendo outros artigos sobre a preparação mental e posteriormente volto a comentar mais sobre o assunto.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: mente   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 9:26 am

Inicialmente, permita-me, amigo Ruy, parabenizá-lo pela sua excelente performance lá na Alta - Associação Londrinense de Tiro ao Arco.

1 Ruy Koga Kaikan 488

Parabéns!

Realmente, a concentração é fundamental.
Último torneio que participei lá no TAP, errei o caminho, cheguei atrasado e não esquentei uns tiros antes do início.
Resultado: meus tiros iniciais foram péssimos, eu tremia e suava.
Ir para o topo Ir para baixo
Bolches




Mensagens : 138
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 42
Localização : Cambé PR

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 11:57 am

Ola Ruy, aqui é o Jonas, da ALTA!

Ruy, quero inicialmente lhe parabenizar.
Por toda a sua historia com o Arco e Flecha e por sua dedicação ao esporte, e em seguida por ter vindo de longe para prestigiar as nossas associações que estão nascendo em Londrina e MAringa!

O seu texto sobre a concentração demostra que tenho um longo caminho a seguir ainda no arco e flecha, percebo que o meu maior adversario sou eu mesmo! e vou seguir as orientações que apontou!

E estendo o convite a vir participar mais e mais nos nossos eventos aqui da ALTA e a da AMAF!!

Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
rodlopesms

rodlopesms


Mensagens : 148
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 52
Localização : Aquidauana/Campo Grande - MS

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Concentração   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 8:37 pm

Complementando o ótimo tópico do Ruy,

Onde quer que esteja, esteja lá por inteiro

     Onde quer que esteja, esteja lá 100%. Esta é uma das informações mais importantes sobre concentração. Quando nós carregamos problemas de uma área da vida para outra, o foco é perdido.
    A pessoa deve ter a disciplina para manter o foco na tarefa do momento. Se você se dispuser a treinar das 11:00 as 13:00 horas, você deve apenas treinar nestas 2 horas. Esqueça o trabalho, desligue o celular. Idem para as competições.
    E muito cuidado com celulares.....rrrrrrsssss. Os Celulares, principalmente Smartphones, são seres alienígenas que levam nossa concentração e foco para outros planetas e mundos paralelos.
    Sempre desligue seu celular antes dos treinos e competições. A não ser que você seja a pessoa mais importante do mundo...rrrrssss...

até +

Rodrigo
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 8:35 pm

TRC escreveu:
Inicialmente, permita-me, amigo Ruy, parabenizá-lo pela sua excelente performance lá na Alta - Associação Londrinense de Tiro ao Arco.

1 Ruy Koga Kaikan 488


Usualmente atiro entre 510 e 520. Para mim, a primeira série com 229 pontos foi catastrófica. A segunda série, já levando mais a sério, voltou para a média, até um pouco acima 259 pontos.
Mas de qualquer forma valeu a diversão.

Bolches escreveu:

E estendo o convite a vir participar mais e mais nos nossos eventos aqui da ALTA e a da AMAF!!


A região de Maringá já fica muito longe para mim.
O próximo que pretendo ir é em Londrina, indoor. Só que desta vez com um composto porque estarei treinando field.
Recurvo eu volto só depois. Very Happy

Rodrigo, estou finalizando a compilação do capítulo do livro US Archery sobre treinamento mental de autoria de KiSik Lee. Muito zen mas dizem que dá bons resultados.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: treino   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 10:37 pm

Tô treinando 18 e 50 metros, composto.
Quem sabe ainda competirei Indoor e Outdoor aí no PR.
Agora eu acredito que já acertei meus compostos e flechas.
Uma trabalheira afinar o arco, a cada mexida, nova regulagem de mira.
Hoje, ainda, cortei 1" das GT Ultralight, de 16 g e 70,4 cm.
Deixei com 68 cm, 16 g, com vanes Bowhning Blazer + pontas de 4.3 g.
Ela estava voando menos que uma Gold Tip Hunter, mais pesada.
A diferença estava nas vanes, Blazer comum e Blazer Tiger.
As vanes Blazer Tiger dão melhor sustentação que as Blazer comuns, mesmo em flecha mais pesada.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQui Abr 02, 2015 6:24 pm

Novo artigo sobre Treinamento Mental com a grife do KiSik Lee Suspect .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

TRC, quando você vier para esses lados, me avise. A próxima que irei participar é no indoor de Londrina em maio.
O objetivo é fazer 540 no composto Shocked clown drunken

Quanto às flechas, eu geralmente separo indoor e outdoor. No indoor estou usando as magníficas Easton Jazz Very Happy Very Happy Very Happy e no outdoor as mais baratas da Beman.
Já no recurvo que levo um pouco mais a sério, Easton X7 no indoor e Easton ACE no outdoor.

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Indoor   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQui Abr 02, 2015 9:58 pm

Uai, Ruy, dependendo da data do Indoor de Londrina, seria possível.
Eu estarei em SP no final de maio, para os torneios ABrasil e Ipaussu.
Quanto às flechas, também acho melhor separar as mais pesadas para outdoor.
Hoje troquei as vanes blazer comuns das GT Ultralight por vanes blazer tiger.
Amanhã farei o teste para ver se aumenta a estabilidade das flechas.
Cismei com isso porque, a 18 metros, flechas mais pesadas, GoldTip Hunter, fincaram mais altas que as Ultralight.
A 30 metros, empataram.
Se não for por causa das vanes ... é mistério.

Essas flechas Easton são excelentes.
Tem uma tal de Easton ... ultra fina?  ... extra fina?
Voa igual um passarinho!
Fiquei bobo de ver, lá no TAP.
Ir para o topo Ir para baixo
rodlopesms

rodlopesms


Mensagens : 148
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 52
Localização : Aquidauana/Campo Grande - MS

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQui Abr 02, 2015 10:26 pm

Parabéns Ruy,

Já dei uma lida no material. Muito bom. Achei muito interessante também a parte que fala do planejamento. Temos que planejar bem os ciclos de treinos durante o ano para as competições. Pelo menos tentar.

Um abraço,

Rodrigo
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSex Abr 03, 2015 4:24 pm

parabéns Ruy, excelente tópico e valeu por disponibilizar o material que produziu
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: vanes   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSex Abr 03, 2015 10:32 pm

Experimentei as flechas, achei que com vanes Blazer Tiger elas voam bem melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Bolches




Mensagens : 138
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 42
Localização : Cambé PR

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 5:05 pm

TRC escreveu:
Uai, Ruy, dependendo da data do Indoor de Londrina, seria possível.
Eu estarei em SP no final de maio, para os torneios ABrasil e Ipaussu.
Quanto às flechas, também acho melhor separar as mais pesadas para outdoor.
Hoje troquei as vanes blazer comuns das GT Ultralight por vanes blazer tiger.
Amanhã farei o teste para ver se aumenta a estabilidade das flechas.
Cismei com isso porque, a 18 metros, flechas mais pesadas, GoldTip Hunter, fincaram mais altas que as Ultralight.
A 30 metros, empataram.
Se não for por causa das vanes ... é mistério.

Essas flechas Easton são excelentes.
Tem uma tal de Easton ... ultra fina?  ... extra fina?
Voa igual um passarinho!
Fiquei bobo de ver, lá no TAP.


Indoor de Londrina da ALTA sera dia 24 de maio!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: maio   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 5:25 pm

Essa data, até pode ser, 24 de maio.
Quem sabe.
Dias 30 e 31 de maio teremos o Arco BRasil em Itú.

Eu comentei sobre as vanes Blazer e Blazer Tiger, errei, acho que o voo da flecha não muda por causa das vanes.
Hoje experimentei com outro composto e o problema das flechas com Blazer atingirem o alvo mais embaixo do que as Blazer Tiger está no rest e no wrap.
As flechas com vanes Blazer Tiger estavam com wrap e as com vanes Blazer, não.
O problema, eu imagino, está no chifre do rest e no wrap.
No rest Trophy Taker, o wrap pegava no chifre e desviava a flecha para cima.
No rest Quik Tune 800, o wrap não pega no chifre e a flecha voa corretamente.
Com o Quik Tune 800 as flechas com wrap e vanes Blazer Tiger atingiram o alvo abaixo das flechas com vanes Blazer.
Isso teria que acontecer mesmo, pois as flechas equipadas com wrap e Blazer Tiger são mais pesadas.
Para o Trophy Taker, não recomendo o uso de wraps.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 6:02 pm

TRC escreveu:
Essa data, até pode ser, 24 de maio.
Quem sabe.
Dias 30 e 31 de maio teremos o Arco BRasil em Itú.

Eu comentei sobre as vanes Blazer e Blazer Tiger, errei, acho que o voo da flecha não muda por causa das vanes.
Hoje experimentei com outro composto e o problema das flechas com Blazer atingirem o alvo mais embaixo do que as Blazer Tiger está no rest e no wrap.
As flechas com vanes Blazer Tiger estavam com wrap e as com vanes Blazer, não.
O problema, eu imagino, está no chifre do rest e no wrap.
No rest Trophy Taker, o wrap pegava no chifre e desviava a flecha para cima.
No rest Quik Tune 800, o wrap não pega no chifre e a flecha voa corretamente.
Com o Quik Tune 800 as flechas com wrap e vanes Blazer Tiger atingiram o alvo abaixo das flechas com vanes Blazer.
Isso teria que acontecer mesmo, pois as flechas equipadas com wrap e Blazer Tiger são mais pesadas.
Para o Trophy Taker, não recomendo o uso de wraps.

TRC, experimente as XS Wings [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Recentemente troquei todas as minhas vanes das hastes de carbono para spinwings. Por enquanto tenho um estoque mas já já passo para xswings apesar de estar bastante satisfeito. É mais um bagulho para experimentar. drunken

Dia 24, se não ocorrer nenhum imprevisto, eu vou.

Mais um artigo sobre o Oh Jin Hyek e a importância do preparo mental.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: vanes   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSeg Abr 06, 2015 7:09 pm

Eu tenho aqui desse tipo de vanes, são bem delicadas.
Comprei do Ronaldo Nacaxe há muito tempo e nem usei.
Era para usar nas Medallion 600.
Mas, para mim, Ruy, quaisquer vanes servem, eu atiro "meio pro rumo".
Tremedeira e vista ruim. kkkkkkkkkk
Essa "converseira" de vanes e wraps que escrevi, foi cisma minha que o wrap bate no chifre do Trophy Taker e não batem no Quik Tune.
Amanhã farei a "prova dos nove".
Eu tirei das flechas o wrap da parte da flecha que passa por cima do chifre e vou testar novamente no Trophy Taker.
Se a flecha não subir, confirma minha teoria. srrss
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: teoria   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeTer Abr 07, 2015 3:46 pm

Bem, aproveito o tópico do Ruy e volto ao assunto das vanes Blazer e Blazer Tiger.
A 18 metros, flechas mais pesadas com vanes Blazer Tiger atingiram mesma altura que as Blazer comuns.
Não são as vanes que "alevanta" ou abaixa as flechas.
Não é o wrap que está batendo no chifre do rest, também.
O problema todo está no diâmetro da haste da flecha.
A flecha mais pesada tem diâmetro ligeiramente maior que a mais leve.
Na mesma posição do DLoop, ou do nock, a flecha de maior diâmetro tem o eixo apontado mais para cima que o eixo da flecha de diâmetro menor.
Resultado?
A 18 metros ela aponta mais para cima no alvo e, apesar de mais pesada, atinge mesma altura que a flecha mais leve.
Isso não acontece a 50 metros porque dá tempo dela atingir uma parábola mais acentuada.
A 50 metros ela acerta o alvo mais abaixo que a mais leve.
Essa é a minha teoria.
Será certo?
Será errado? kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Abr 08, 2015 9:34 pm

TRC, compre uma daquelas balanças chinesas para pesar jóias e confira o peso das flechas.
Achei estranho essa cisma com os wraps porque quase todo mundo usa.

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: balança   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Abr 08, 2015 10:05 pm

Eu tenho a balança e pesei essas geringonças aqui. rsrsrs

1 - Flechas Gold Tip 5575 com 26,7", wrap, vanes Blazer Tiger = 17,10 gramas + pontas de 4,30 gramas
2 - Gold Tip Ultralight com 26,7", vanes Blazer comuns = 16,00 gramas + pontas de 4,30 gramas.

As 5575 tem diâmetro um pouco maior que as Ultralight.
Com o wrap, as 5575 atingiam o alvo acima das Ultralight.
Tirei o wrap das 5575 e a 18 metros, as duas estão atingindo o alvo na mesma altura.
A 50 metros, as 5575 atingem abaixo das Ultralight.
Ir para o topo Ir para baixo
jrdjango

jrdjango


Mensagens : 62
Data de inscrição : 08/04/2013
Idade : 44
Localização : São João do Triunfo / PR

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: adorei o topico, excelente!   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Jun 17, 2015 11:31 am

Parabéns, gostei do tópico. Sempre busco conhecimento para técnicas e principalmente relaxamento mental para o esporte e até mesmo na vida pessoal.

Pretendo fazer a curso de instrutor com a ALTA, vai ser em Julho/2015.
Espero que de tudo certo para eu concretizar mais esta glória.

Abraço e sucesso à todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Jun 17, 2015 11:45 am

jrdjango escreveu:
Parabéns, gostei do tópico. Sempre busco conhecimento para técnicas e principalmente relaxamento mental para o esporte e até mesmo na vida pessoal.

Pretendo fazer a curso de instrutor com a ALTA, vai ser em Julho/2015.
Espero que de tudo certo para eu concretizar mais esta glória.

Abraço e sucesso à todos!

Bem vindo.
Esse curso da ALTA infelizmente não poderei participar.
O pessoal da ALTA é sério e bastante engajados no esporte. Os torneios que eles têm organizado chegam a esgotar o número de inscrições devido a imensa procura.
Sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeQua Jun 17, 2015 8:29 pm

esse final de semana aconteceu comigo um exemplo típico do que a concentração faz com os resultados, prova de Animal Round com distâncias não marcadas em Pedreira, primeira volta 159 pontos, segunda volta 220 pontos; e foi exatamente isso que aconteceu, foco e concentração em cada passo
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitimeSex Jun 19, 2015 4:56 pm

Mamute, depois dá uma olhada na técnica mental do Kyudo que postei lá na seção do Youtube (23:00).
Chegar no estado zen mesmo no momento do disparo. Shocked

O mestre diz que atingir o alvo não é a meta mas o principal é criar condições para que a flecha atinja o alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Importância da concentração e preparação mental Empty
MensagemAssunto: Re: Importância da concentração e preparação mental   Importância da concentração e preparação mental Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Importância da concentração e preparação mental
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Recurvo e composto de target. Um pouco de estatística.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: