ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Corrigir torção na lâmina!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
giorgioq

giorgioq


Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 35
Localização : João Pessoa-PB

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 12:11 am

Boa noite pessoal, estou com um problema no meu arco e queria tirar uma dúvida. Não achei outro tópico falando aqui.

Tenho um Hoyt Eclipse com laminas SF Premium, e há uns dias quando estava atirando percebi que a corda não estava ficando bem encaixada no "sulco" da lamina inferior (apesar de que quando encordei estava ok) e notei que isso acorria toda vez que realizava a puxada. Foi quando percebi que a lâmina inferior estava um pouco torcida para um dos lados.

Ja olhei bem testando de varias formas e a lâmina parace está ok. Estou achando que o que está causando a torção é algum desnivelamento ou desalinhamento no local onde a lâmina é encaixada, meio que fazendo que ela fica ligeiramente mais elevada de um lado.

Li algo sobre utilizar algum tipo de "calço", e testei apenas colocando um pedaço pequeno de papelão de um lado no local onde a lamina encosta no riser e ao observar o alinhamento ficou quase ok, mas fiz isso apenas para ver se adiantava tentar algo do tipo e não utilizando o arco ainda dessa forma.

A duvida é, como o sistema de ajuste de alinhamento desse arco nao corrige isso ( apenas ajustes laterais), se é seguro mesmo colocar esse calço e é a melhor forma de corrigir esse problema. e qual material melhor pra utilizar e onde devo colocar.

Agradeço qualquer ajuda. Não sei se deu pra pegar bem a ideia do problema, mas se precisar de imagens vejo depois pra colocar, só não fiz agora porque ja to postando aqui tarde e não vou montar tudo agora rsrsr.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 6:08 am

Bom, eu tive de fazer algo parecido com isso com uma das Uukha X0 por causa de desnível na base da lâmina, justamente onde ela se apoia no riser:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Consultei a Uukha sobre essa gambiarra e eles disseram que não há problema.

A questão, no seu caso, é se a causa é realmente algum desnível na base da lâmina. Como você coloca a corda no arco?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 7:45 am

Algumas dúvidas.
Esse problema da lâmina surgiu agora ou já existia e você não havia percebido?
Em algum momento você largou o material dentro de um ambiente quente como porta-malas de um carro por muito tempo?
Ao colocar as duas lâminas sobre uma mesa de vidro, apoiadas lateralmente, você percebe que existe uma diferença grande?
Ao colocar a lâmina inferior no riser, existe uma folga muito grande ao tentar girar a lâmina lateralmente?
Os parafusos do riser, tanto os de potência quanto os do ajuste lateral, foram mexidos ou estão com folga?
O parafuso da lâmina inferior, do pino do encaixe, está firme?

Se possível, mande algumas fotos.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
giorgioq

giorgioq


Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 35
Localização : João Pessoa-PB

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 12:32 pm

So percebi isso agora, talvez pelo desgaste no meu riser, não sei.
As laminas são novas, uns dois meses de uso.
Todos os parafusos estão bem aperdado, desmontei o sistema de alinhamento uma vez mas foi depois de ter notado isso, antes não havia mexido nele.
A folga lateral da laminas com o arco desencordado é igual à lamina superior.

Foto da torção com o arco encordado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando puxo a corda, ela volta e desencaixa do sulco da lamina
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A lâmina parece perfeita, sem nenhuma torção na propria lamina
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No encaixe da lâmina, todos os parafuroso estão bem apertados sem nenhum tipo de folga. Agora ja houve um desgaste que saiu a tinta onde está circulado.
O que percebo é que, a area o circulo vermelho é ligeiramente mais alta que a do circulo amarelo, e que pode está inclinando um pouco a lâmina. Com isso notei que a lamina está ficando com um pequeno risco bem na area que ficaria em cima do cilindro de alinhamento do lado do circulo amarelo (note um pequeno desgaste no cilindro do alinhamento do lado direito, e a lamina ta ficando com uma marca nessa area que não tem do outro lado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tanto que coloquei um pequeno pedaço de papelão na area do circulo amarelo e encordei, quando puxei a corda não saia mais do sulco e a torção desapareceu quase completamente (apenas por a espessura do calço não está perfeita ainda talvez.


Última edição por giorgioq em Qui Abr 16, 2015 3:32 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 1:16 pm

Se resolveu, menos mau.
Ao invés de colocar as lâminas de "barriga para cima", coloque de lado sobre o vidro e veja se existem diferenças entre as duas.

Se existir, é torção da lâmina. Senão pode ser problema do riser (que eu acho mais difícil). E também experimente montar com as lâminas invertidas.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
giorgioq

giorgioq


Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 35
Localização : João Pessoa-PB

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 3:31 pm

Ruy escreveu:
Se resolveu, menos mau.
Ao invés de colocar as lâminas de "barriga para cima", coloque de lado sobre o vidro e veja se existem diferenças entre as duas.

Se existir, é torção da lâmina. Senão pode ser problema do riser (que eu acho mais difícil). E também experimente montar com as lâminas invertidas.

Sds.


Montei o arco com as lâminas invertidas. A lâmina inferior (agora montada na parte superior) ficou com um alinhamento perfeito, sem nenhuma torção aparente.
Ja a lâmina superior (montada no lado inferior do riser) ficou torcida um pouco (acho que não tanto quanto a outra ficava, tanto que quando eu puxei a corda ela nao desencaixou do sulco, porem a torção foi perceptível). Resultado: a torção está sempre acontecendo na lamina encaixada na parte inferior do riser.

Segue mais fotos das laminas, postas de lado. Não percebi nenhuma diferença entre elas. e com o teste que citei acima, o problema está no riser ao que parece mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Scientist

Scientist


Mensagens : 76
Data de inscrição : 06/07/2014
Localização : São Paulo

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 6:56 pm

Se a torção for na lâmina (e não no encaixe) provavelmente ela só vai aparecer torcida enquanto estiver montada.
Algumas vezes nossa puxada ou mesmo imperfeições da madeira fazem com que haja uma tendência de rotação, que ocorre somente quando as fibras ficam tensionadas.

Eu torci a minha lâmina superior uma vez e pesquisei na internet. A solução, apesar de bizarra, funcionou: com o arco montado eu girei com força a lâmina no sentido contrário umas duas dúzias de vezes. Depois disso a minha lâmina ficou reta novamente. Na prática eu causei um estresse maior nas fibras de um dos lados da lâmina para que eles ficassem com a mesma carga de estresse acumulado das fibras do outro lado.

Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 8:30 pm

Parece ser mesmo o problema no riser.
Só para desencargo, veja se consegue emprestado um paquímetro para conferir as medidas do lado esquerdo e direito do bolso.
E faça como o EVC, pregando um adesivo fica mais fácil que colocar e tirar o papelão cada vez que for montar/desmontar.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Abr 16, 2015 8:53 pm

Em primeiro lugar, com risers Hoyt você precisa fazer as lâminas se apoiarem totalmente naquele cilindro. Isso significa que você precisará dar umas duas voltas nos parafusos de ajuste de potência.

Outra coisa que precisa verificar é o alinhamento do arco. Coloque o riser como abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Veja, no olhômetro mesmo, se as superfícies dos recurvos estão paralelas. Se estiverem, então é só alinhar para deixar a corda reta como na foto acima. Note que na sua foto a corda faz uma curva. Note também que a ponta da lâmina está bem para a esquerda.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quanto ao alinhamento, boa sorte: é um saco alinhar arcos da Hoyt. Se precisar de dicas, dê um grito.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Junqueira Campos




Mensagens : 287
Data de inscrição : 23/08/2009

Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitimeQui Jun 11, 2015 3:39 pm

Boa tarde

Por favor vc ja tentou mecher no alinhamento do encaixe das laminas no riser , se não me engano nesse arco existem algumas arruelas de cada lado , vc regula movendo elas de um lado para o outro , vc ja fez isso ?
Henrique
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Corrigir torção na lâmina! Empty
MensagemAssunto: Re: Corrigir torção na lâmina!   Corrigir torção na lâmina! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Corrigir torção na lâmina!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina
» Gatilho Carter Solution 3
» corrigir alinhamento das cans no TRG 8
» Red Eye Peep - Alerta!
» Ultimo trabalho, Faca forjada de eixo de torção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: