ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitimeSex Fev 12, 2016 7:36 pm

Olá.

Tenho uma lâmina da Uukha, a X0 que veio com um pequeno defeito de fabricação: a espessura do material no ponto em que se apoia no riser é 0,15mm menor em um lado. Pode não parecer muito mas é suficiente para dificultar o alinhamento do arco e nota-se claramente o desnível quando se olha o arco de uma ponta à outra. Além do T.O.C., não me agrada a ideia de atirar com uma lâmina torta porque a longo prazo ela pode ficar permanentemente torcida.

Eu fiz uma gambiarra com uma lâmina de aço inox, que colei com fita adesiva como calço para eliminar o desnível (como na foto abaixo mas sem a fita).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tenho atirado há muito tempo com ele e funciona bem mas o calço tende a se deslocar depois de alguns treinos, não importa o quão resistente a fita. Estou querendo dar uma solução mais definitiva.

Comprei Araldite do tipo lento com a ideia de colocar uma camada fina e depois lixar até igualar a espessura com o outro lado. Entretanto, me ocorreu que esse reparo também pode não ser duradouro, o epoxy pode descascar e voltamos à estaca zero.

Pensei em colocar algum reforço, como um retalho de fibra de vidro ou carbono. Mas gostaria de sugestões do povo que está acostumado a fabricar arcos ou trabalhar com esses materiais.

O Epoxy sozinho pode dar conta do recado, considerando a espessura tão pequena? Coloco um reforço? O quê? Não tenho acesso a tecidos de fibra então estava imaginando se há alguma outra coisa que posso usar como reforço com o mesmo resultado.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitimeSex Fev 12, 2016 8:17 pm

EVC, se for a Araldite daqueles tubinhos ( 15 minutos / 2 horas ) não vai aguentar o tranco não... se for a 24 horas é bem mais garantido.
Daria pra laminar uma camada de fibra de vidro ali, ou mesmo fazer uma micarta... Mas o resultado seria o mesmo da plaquinha de inox. Só a estética que ficaria diferente...

Uma idéia tbm é passar uma camada de resina epoxy no lado que tá mais baixo, e acertar lixando depois.
A resina epoxy por ser transparente, nem daria tanta diferença na estética do arco... só ficaria um pouco mais brilhosa. Mas lixando um pouco depois acredito que daria pra chegar na transparencia que vc quer.

O pessoal tem usado muito dela pra dar acabamento em mesas / madeira / piso...

Exemplo:

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitimeSex Fev 12, 2016 8:36 pm

Elison, obrigado pela rápida resposta.

Comprei a araldite lenta para esse serviço. Não boto fé nessa de 10 minutos para esse tipo de trabalho.

O problema com fibra de vidro ou mesmo de carbono é que não sei onde achar e preciso de um pedaço minúsculo, de um ou dois cm^2.

Pensei em usar TNT, será que o polipropileno "pega" no epoxy? Eu medi um pedaço que tenho aqui e a espessura é de cerca de 0,15mm. Existe algum outro tecido que é bem fino e que pudesse servir?

Quanto à estética, não é problema, é onde apoia no riser então nem aparece quando o arco está montado.

O que é micarta?

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitimeSex Fev 12, 2016 8:56 pm

Micarta é a mistura de tecido ( ou qualquer outro material impregnante ) com resina.
Depois de curado, o tecido endurece e vira um material duro como rocha.
Você já deve ter se deparado com micarta em tips dos arcos, ou mesmo na empunhadura...

Exemplo esse material branco dos arcos da RD:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Acho que nem compensaria vc usar fibra de vidro ou carbono não. Até mesmo resina... Seria investir demais em algo muito simples...
O prolipropileno não sei se pega... mas vc pode usar tecido normal também. É só juntar camadas que dê a espessura e caprixar na cola.
Se impregnar bem, quando secar ninguém mais tira. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitimeSex Fev 12, 2016 9:34 pm

Valeu. Amanhã vou passar por uma loja de tecidos, vou ver se acho algum tecido bem fino. Senão vou arriscar com o TNT e ver se pega bem o epoxy.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina    Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas para corrigir um defeito em uma lâmina
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vídeo. Dicas para corrigir erros de postura, puxada, ancoragem. Opinem a vontade.
» Corrigir torção na lâmina!
» Ajuda suspeita de defeito de fabricação com lâmina wns elite
» lamina para arco
» Corrigir os proprios erros para iniciantes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: