ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tiro com a mão fechada

Ir para baixo 
+5
TRC
Arthur Lima
v.b.-s.j.r.preto
Ruy
Mamute-sc
9 participantes
AutorMensagem
lucas.ventura

lucas.ventura


Mensagens : 40
Data de inscrição : 29/11/2014

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 11:10 am

Pessoal, em posts que vejo e em vídeos e tutoriais sempre vejo indicarem pra mão que segura o arco ficar aberta apoiando apenas na curva do polegar, porém tenho feito alguns testes e quando seguro com a mão fechada tenho muito mais precisão no alvo, quase não erro.

Gostaria de saber qual o motivo de atirar com a mão aberta.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 6:30 pm

a mão aberta causa apenas um ponto de apoio no riser do arco, o que garante a pressão é o "esticamento" da corda, que manter o arco "colado na mão

quando você fecha a mão e segurar o riser, o apoio continua, mas você acrescenta torção e qualquer outro movimento involuntário, num tiro longo, qualquer 1 grau de giro na mão significa a flecha bater bem longe do local desejado

mesmo que ainda não consiga resultados, treine sempre SEM segurar o riser
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 6:49 pm

Você atira com a mão que segura o arco aberta para não transferir impacto e vibração para o arqueiro.
Dissipando energia na mão do arqueiro é inserido uma inconsistência no tiro.
O arqueiro tem que fazer força para dissipar a energia da pancada da corda no final de curso.

De acordo com Kisik Lee, treinador coreano, ele diz "bow hand release" - largada da mão do arco
Ou seja, você tem a largada com a mão da corda que é uma técnica e do outro lado a largada da mão do arco.

"A largada da mão do arco controla a força a frente e a direção da dissipação da força do arco.
O ponto de pressão e a pegada da mão do arco predetermina muito do que acontece com a mão do arco na largada.
Direcionando a força do arco para fora e na direção do arco, a mão do arco balanceia a poderosa força reversa
da mão da corda. Sem a largada da mão do arco, o balanço do tiro é perdido e a direção será inconsistente
."

A mão é projetada para baixo e o braço fica firmemente travado pela força do tríceps e deltoide.
O arco gira para baixo por uma ação intencional do arqueiro, dissipando a energia do impacto do fim de corda.
Parece inútil ?? Pense em alguém que atire no mínimo 120 vezes por dia. Faz diferença essa vibração toda.
E por outro lado 1 mm de erro aqui atrás é 2 a 3 ponto a menos lá na frente.

O arco de competição tem um conjunto de hastes e pesos para estabilização.
Se você está usando o arco sem esse conjunto de estabilizador é melhor segurar o arco.
Sem o estabilizado o arco tem a tendência de girar e o impacto do fim da corda é dissipada no arco.

No caso do arco recurvo tradicional ou mesmo o de competição sem estabilizador é necessário segurar o arco.
Se você atira com arco recurvo barebow (pelado) sem segurar o arco torce, ele tem um movimento lateral que induz erro.
Para evitar dar torque com a mão por um movimento involuntário o dedão fica aberto e os outros 4 apenas tocam a empunhadura.
Quando você atira tem que aprender a não espremer a empunhadura.

Se você está usando um arco escola com intenção de treinar tiro de competição faça um estabilizador.
Pega um cabo de vassoura, faça um furo e cola um parafuso, tem que ser um parafuso 5/16" rosca unf (rosca grossa)
O parafuso deve ter 9 mm, no máximo 1 cm. O furo do arco geralmente tem 12 mm de profundidade.
Você fura o cabo de vassoura e cola o parafuso e na outra ponta pode até colocar um pesinho.
Só não exagera no tamanho e no peso senão vai quebrar o encaixa. Tem vários projetos DIY de estabilzador.

Com o uso do estabilizador a pancada da corda é transferida para esse conjunto e o arco não torce.
Só que o estabilizador deve ter um centro de gravidade ligeiramente a frente do arco.
O estabilizador não deve ser muito pesado na ponta senão tem o risco de destroncar a mão do arqueiro.
No caso do uso de V-Bar você soca peso na ponta do estabilizador e compensa o centro de gravidade nas hastes laterais.

O meu arco tem (além do que vem nas barras) 250 g na ponta do principal e mais 150 g em cada lateral.
Isso dá uma massa inercial muito boa para o arco e ao girar o movimento é suave sem destroncar a mão.
Para ver esse balanço você apoia o arco em um dedo, colocando o dedo no ponto de inserção do estabilizador na empunhadura.
O conjunto tem que girar suavemente para frente parando em um ângulo de mais ou menos 45 graus.
Se estiver com pouco peso o arco não gira para frente, se estiver muito pesado na frente ele vai girar e apontar o estabilizador para baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 7:13 pm

lucas.ventura escreveu:
Pessoal, em posts que vejo e em vídeos e tutoriais sempre vejo indicarem pra mão que segura o arco ficar aberta apoiando apenas na curva do polegar, porém tenho feito alguns testes e quando seguro com a mão fechada tenho muito mais precisão no alvo, quase não erro.

Gostaria de saber qual o motivo de atirar com a mão aberta.

Além do que o pessoal já comentou, analise os seguintes pontos:
1. Como o seu arco é um SF Optimo, o grip é muito largo e às vezes isso impossibilita posicionar a mão do arco sempre no mesmo local. Corte uma pequena tira daquelas faixa anti derrapantes e cole longitudinalmente onde a mão se apoia. Isso cria uma referência bastante clara para a mão.
2. Num arco existem apenas dois contatos com o arqueiro. O primeiro é a mão do arco e o segundo a mão da corda. Ambos são muito importantes para manter o alinhamento correto.
3. O local onde o arco deve-se apoiar é a região conhecida como eminência tenar, aquela parte mais mole da palma da mão próxima do polegar. Tente descobrir onde fica a sua.
4. Um arco deve ser "puxado" e ao mesmo tempo "empurrado" pelo movimento do back tension. Quando uma escápula move-se para dentro, a outra é empurrada para fora.
5. O último e o mais importante... A mão aberta é diferente da mão relaxada. Você deve relaxar a mão do arco, não agarrar o grip. Os dedos ficam ligeiramente fechados em torno do grip mas a mão sempre deve estar relaxada. Isso não é uma escolha, sem esse detalhe você nunca conseguirá tiros consistentes. O que eu tenho visto é que as pessoas atiram com os DEDOS abertos, TENSOS e AGARRAM o arco no momento do tiro. Essa postura não serve para nada, só para aumentar o torque como você já sentiu. Utilize um SLING para segurar o arco e treine com a mão RELAXADA, o arco deve "pular" da sua mão.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: mão   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 9:37 pm

Eu procurei no BUSCA mas não achei nada pra postar aqui hoje de manhã.
Teve um post anterior que mostrava um monte de quadradinhos com as mãos no riser.
Nem lembro onde era, minha memória não guarda mais nada.
Ainda bem que os nossos orientadores técnicos acima postaram orientações.
Dito e feito, não pode fechar a mão pra atirar.
Eu atiro de mão fechada, mas é porque sou turco, assim não perco dinheiro. kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSex Jul 17, 2015 9:54 pm

Aqui tem um foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O dedão fica aberto, posição natural, até porque a empunhadura está empurrando o dedão para essa posição.
O dedo indicador fica apontando para baixo, isso facilita virar a mão do arco para baixo, desmunhecar.
Como ele está virado para baixo a tendência natural é seguir esse movimento.
Os outros 3 dedos já vi várias orientações, mas essa do KSL me pareceu a melhor.
Ao fazer a pré tensão a empunhadura ainda está presa por esses 3 dedos, mas ao ir para o setup, já dobra os 3.
Isso evita 100% a chance de "tentar" segurar a empunhadura.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSáb Jul 18, 2015 12:51 am

Achei isso aqui, pode ser que ajude.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: posição   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSáb Jul 18, 2015 8:40 am

Aí, Arthur Lima, mano véio!
Era essa figura que eu queria lembrar onde estava.
Muitobom!
Copiei no word e guardei.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSáb Jul 18, 2015 9:56 am

É possível envolver o riser com os dedos sem agarrá-lo, dependendo do tamanho e formato do grip e das mãos, entre outros fatores. As figuras acima devem servir de referência, a forma como o grip se acomoda em sua mão pode variar e aqueles 45º não estão escritos na pedra.

Ainda sobre a forma de pegar o arco, embora não seja um recurvo (portanto a posição da mão é diferente), notar como O Cara segura o arco nas fotos abaixo: dá para ver claramente que, apesar de estar envolvendo o riser com os dedos, ele não o está agarrando. É mais o menos o que o pessoal aí em cima está dizendo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
lucas.ventura

lucas.ventura


Mensagens : 40
Data de inscrição : 29/11/2014

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeQui Jul 23, 2015 11:36 am

Muito bom pessoal, muito boas as explicações, estou atirando a uma distância curta talvez por isso tenho a impressão de ter mais precisão com a mão fechadas preciso arrumar um sling, eu sempre faço o que falaram ali em cima na hora que eu atiro eu seguro o arco, mas sempre depois do "pulo" do arco, nunca antes, sinto o arco pular na mão e seguro, tenho que ajustar isso, já me passaram alguns tutoriais pra criar um sling com cadarço não me lembro quem foi agora mas ainda não consegui faze-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Diego Cavichioli

Diego Cavichioli


Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 40
Localização : Brusque

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeQui Jul 23, 2015 2:09 pm

Achei esse vídeo aqui que ensina como fazer o Sling com cadarço mas eu uso uma corda mesmo de 3mm ajuda da mesma maneira
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeQui Jul 23, 2015 2:54 pm

Bem, aqui vai a opinião de quem, primeiro, só atira com arco composto e, segundo, nunca teve aula(s) de tiro com arco.
Não se trata apenas de segurar ou não segurar o riser, mas principalmente (e isso já foi dito nos posts anteriores, de forma mais técnica) a maneira/posição como sua mão "toca" o arco. O quadro postado pelo Arthur Lima mostra exatamente como fazer, mas conseguir aquilo ali na prática não é fácil. Ou melhor, é algo que não se alcança da noite pro dia, especialmente se você não tem um instrutor.
Atiro há quase dois anos e meio e digo que consegui (creio eu) não faz nem três meses.
E não é coincidência uma melhora significativa nos disparos...
Ir para o topo Ir para baixo
lucas.ventura

lucas.ventura


Mensagens : 40
Data de inscrição : 29/11/2014

Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 7:12 pm

Diego Cavichioli escreveu:
Achei esse vídeo aqui que ensina como fazer o Sling com cadarço mas eu uso uma corda mesmo de 3mm ajuda da mesma maneira


Muito obrigaaado, vai ajudar muito!!!.


Testei esse final de semana atirar a uma distância de 15 metros com a mão fechada e aberta, com a mão aberta eu cheguei mais perto do ponto do alvo que queria acertar do que com a mão fechada, quando atirava com a mão fechada eu acertava o alvo (não no centro, mas acertava) a questão é que eu dei três tiros com a mão fechada e os 3 tiros acertaram pontos do alvo bem distintos, já com a mão aberta, eu acertei o alvo em 3 lugares bem próximos de onde estava mirando, preciso fazer o sling pra testar com ele
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tiro com a mão fechada Empty
MensagemAssunto: Re: Tiro com a mão fechada   Tiro com a mão fechada Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tiro com a mão fechada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tiro com Arco + Moto = Tiro Muito Louco
» tiro moderno, é tiro pessoal.
» "Coloque aqui o seu ROBIN HOOD e comente!" - Cuidado, somente para os fortes!
» POUCO RUIM ELE NÉ...
» Resolvido peep para arco compsoto (Pode Fechar o tópico)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: