ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Medidor de spine digital - Spine Meter diy

Ir para baixo 
+2
elisonj
Mamute-sc
6 participantes
AutorMensagem
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeDom Jul 26, 2015 4:28 pm

Eu comprei um relógio comparador digital - digital dial comparator - no Aliexpress
Chegou em 47 dias. Um similar por aqui custa 5 a 8 vezes mais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Removi a mola interna para evitar ter pressão sobre a haste da flecha.
Sem a mola interna o pino do medidor ficou solto e movendo livremente.
Esse modelo a haste é livre e não tem contato com o sistema digital.
Imagino que deve haver um sensor de proximidade conforme a haste se movimenta.

A regra ASTM diz que a pressão do equipamento sem o peso deve ser no máximo de 5 gramas.
Isso evita a deflexão da haste no momento de zerar o medidor.
Eu colei um pequeno pedaço de borracha escolar com cola quente para evitar escorregar na haste.
Isso deixou com um pouco mais, está com um pouco mais de 10 gramas de pressão.
Ao colocar a ponta sobre a haste ocorre uma mínima deflexão. A regra diz que a ponta deve ter no máximo 3 milímetros.
A ponta ficou com 9 mm, vou tentar melhor isso em uma próxima revisão cortando a borracha.

Usei dois suportes em L para prender o relógio comparador com um pedaço de e.v.a. escolar por dentro.
A intenção do e.v.a. é evitar movimentação do relógio. O relógio prende com parafuso medida 1/4.
Junto com o relógio vem uma placa com o pino, você troca a placa e nesse pino o parafuso 1/4" fica perfeito.

A tábua com 30 polegadas, sobra 1 polegada de cada lado.
O suporte em L para a haste da flecha, com uma pequena cava feita com uma mini pedra esmeril na dremel.
E a fita isolante do lado. Isso foi mais que suficiente para travar a haste no lugar exato.

Pedi chumbo em uma empresa de alinhamento e balanceamento de pneus.
Fundi em uma lata de aço (dessas tipo ervilha) e usei um vaso de barro como forma.
Depois pesei e fui cortando as laterais com uma faca velha até dar o peso exato.
Furei para dar o encaixe perfeito na ponta do relógio comparador e pintei com spray.

O chumbo oxida e ao manusear ele deixa resíduos por todo lado. Melhor pintar.  Wink

Na regra ASTM (que é diferente da regra AMO) você usa um vão de 71,1 cm (28 polegadas) com um
peso de 880 gramas (1,94 libras). Esse eu fiz na regra ASTM porque vou usar principalmente com haste
de carbono para target. No arco tradicional a regra AMO com vão de 26 polegadas e peso de 2 libras é
mais famoso porque permite a regra do 26. Basicamente 26 divido pelo spine AMO = peso de puxada do arco.
Isso é mais fácil para as flechas de madeira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

tem uma versão antiga, 2005, online:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como a regra ASTM e AMO usam medidas e peso definidos é possível relacionar uma com a outra.
Dá para fazer a conversão entre os padrões:
study Spine ASTM vezes 0.825419 = Spine AMO
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Usei 4 L de metal para fazer os pés. 2 a frente e 2 atrás. Colei uma espuma para não riscar a mesa.

O sistema ficou bem simples. Você coloca a haste, apoia o pino do relógio com delicadeza para reduzir a flexão.
No relógio aperta o botão on/off para ligar, verifica se está em inches (polegadas) e aperta o botão zerar.
Coloca com delicadeza o peso no pino e vai soltando devagar para não dar tranco na haste.
Espera uns 3 segundos para estabilizar e faz a leitura. A regra diz que não se deve demorar mais que 30 segundos.
Se demorar muito para fazer a leitura pode acontecer da haste ir cedendo e aumentar o valor.

No caso aparece um sinal de menos devido a posição do relógio. Mas isso não interfere em nada.

Segue as fotografias:

Like a Star @ heaven


Última edição por v.b.-s.j.r.preto em Dom Jul 26, 2015 4:49 pm, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeDom Jul 26, 2015 4:28 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeSeg Jul 27, 2015 10:05 pm

muito legal a idéia, show

Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 11:24 am

Show lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 10:32 pm

Reduzi o tamanho da borracha de contato com a haste.
Consegui chegar nos 3 mm da regra ASTM.
Só o peso que não dá para deixar nas 5 gramas da regra devido o peso do pino do comparador.

Parece que a fita isolante está segurando um pouco a haste.
Vou fazer um teste com e sem a fita. Mas acho que vou deixar sem a fita.
Só a cavinha na barra já é suficiente para haste não rolar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 5:51 pm

VB, por favor, explique para o ignorante aqui scratch se haveria alguma diferença com esse de baixo, se for utilizar um relógio comparador analógico.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 10:27 pm

Ruy

O conceito é dois apoios, um peso no centro e um equipamento para medir a deformação.

No padrão AMO o apoio está distantes 26 polegadas e usa um peso de 2 libras.
No padrão ASTM F2031 o apoio está distante 28 polegadas e usa um peso de 1,94 libras.

De acordo com o padrão é necessário medir a deformação com 3 casas de resolução em polegadas.
Que seria 0.xxx tradicionalmente se diz spine xxx. Uma deformação de meia polegada seria spine 500.
Essa medida pode ser feita com régua, paquímetro, relógio comparador ou mesmo com um arame calibrado.

Eu estava a caminho de fazer um medidor segundo esse sistema da foto, com o peso embaixo.
Mas a tábua que eu tinha era estreita e ficou mais simples colocar o peso sobre o relógio comparador.

O relógio comparador é uma haste que move livremente por dentro do relógio.
Tanto o digital como o analógico existe um mecanismo para zerar o relógio.
No digital é um botão para zerar, no analógico gira o anel externo até marcar zero.

Como o pino do relógio move livremente é a mesma coisa colocar o peso pendurado na haste ou na cabeça do pino.
Eu coloquei uma balança digital embaixo do pino do relógio comparador, zerei a tara e coloquei o peso.
Marcou exatamente 880 gramas, ou 1,94 libras.

Um problema que eu percebi e nunca vi nenhum comentário é que dentro do relógio tem uma mola.
Essa mola faz a haste voltar a posição superior. Só que eu coloquei na balança digital e deu quase 200 gramas.
Ou seja, ao colocar a haste haveria uma pressão de quase 200 gramas da mola, por isso tirei a mola.
Eu não sei como é isso no relógio analógico.

Nessa posição em que o relógio vai acima da haste é necessário subir o pino do relógio e colocar a haste embaixo.
Nesse que eu comprei dos chineses ao levantar o pino a mola faz pressão, e na balança deu quase 200 gramas.
A regra diz que se for usar um medidor de contato ele não pode exercer mais do que 5 gramas sobre a haste.
O meu ficou com 10 gramas. Para se ter uma ideia essas 10 gramas cria uma leva curvatura na haste.
Isso cria uma situação para zerar o equipamento. Zera quando? Antes do pino tocar a haste ou deixa curvar e zera?

Eu não conheço esse comparador analógico, mas imagino que o pino deve ter uma mola.
Seria importante verificar o peso que esse pino exerce sobre a haste antes de usar um.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQui Jul 30, 2015 8:17 am

Lembrando que o padrão AMO é utilizado para medir flechas de madeira e o padrão ASTM é utilizado para flechas de carbono e alumínio
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQui Jul 30, 2015 8:25 am

Eu achei sensacional esse medidor... Parabéns v.b.-s.j.r.preto.

Quando crescer eu quero ter um assim... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Felipefly

Felipefly


Mensagens : 22
Data de inscrição : 11/04/2014
Idade : 31
Localização : São Paulo - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeSáb Ago 01, 2015 6:35 pm

Seria possível você fazer um vídeo explicando as alterações no medidor? Tenho medo de comprar um e fazer caca...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeDom Ago 02, 2015 12:00 am

Very Happy Apaga tudo o que eu disse Razz

Olha as alterações que eu fiz nessa foto:
- coloquei a tábua sobre duas caixas
- parafusei um gancho bem pequeno no peso e tirei um pouco para manter as 880 gramas
- removi a borracha da ponta do pino do relógio e só dei um pingo de cola quente para fazer a pega

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Resultado:
- bem mais fácil para colocar e remover o peso, bem melhor e mais prático
- me pareceu mais consistente porque não existe o risco de dar tranco na haste
- mais rápido colocar, medir e tirar as hastes
- consegui reduzir algumas gramas do pino chegando mais perto das 5 gramas do padrão

Se alguém for fazer eu recomendo:
Não seja pão duro, arruma uma tábua decente e mais larga Razz Very Happy
Monte o sistema para deixar o peso embaixo, na minha opinião muito melhor.

Tem o sistema que o giantorm fez: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Eu não consigo ver as fotos, mas eu lembro que ele fez com o peso encima usando um sistema interessante.
Eu até pensei em fazer algo parecido, mas não consegui ver as fotos.
Lembro que era mais ou menos como esse, só que o relógio ficava encima.

- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nesse sistema fico na dúvida sobre a questão da mola que tem dentro do relógio.
Eu pesei o pino do meu com a mola tensionada e achei 200 gramas demasiado.
Se o relógio vai sobre a haste, basta tirar a mola que está resolvido.
Mas se o relógio vai embaixo da haste, não pode tirar a mola porque o pino cai e não mede nada.
Deixo a dúvida no ar, eu não sei como é um desses medidores "não chineses" por dentro.

Felipefly

Quando você recebe o relógio ele vem com uma placa lisa atrás.
Dentro da caixa vem outra placa traseira com o pino de fixação.
Você tem que tirar os 4 parafusos da placa lisa e trocar com a placa com a trava.

Quando você abre o relógio e olha dentro parece que não tem nada.
A placa lógica é lisa e só tem um desenho de fios de cobre, que imagino ser o sensor.
E tem o pino que sobe e desce com uma plaquinha presa, que imagino ser a outra parte do sensor.

E tem uma mola que prende a carcaça do relógio com o pino.
Com um alicate de bico fino é só tirar com cuidado a mola.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeTer Ago 04, 2015 4:46 pm

VB, dá uma olhada nesse link. O terceiro vídeo é o medidor de spine.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e depois nesse

Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeTer Ago 04, 2015 11:09 pm

Eu já vi vários vídeos de spine meter com rolamento.
Principalmente o pessoal de caça usa isso.
Você coloca a haste e vai girando até encontrar o lado mais duro, menor spine, menor deflexão.
Esse lado mais duro recebe uma marca que depois recebe a pena guia.

Segundo um dos vídeos fazendo a dupla seleção: seleciona um grupo de flecha com o mesmo spine
e coloca a pena guia em todas elas no lado mais duro, garante mais consistência no tiro.

Eu só achei curioso o cara dizer que tem que dar um tapinha no peso.
Vou experimentar fazer isso e ver se dá diferença.

Na regra astm só diz que tem que descer o peso e ler em no máximo 30 segundos.
Eu testei isso e funciona assim. Você coloca o peso e mede um número.
Vamos dizer 750. Mais um ou dois segundos aumenta 752 e estabiliza.
Mas se passar um pouco mais de tempo começa a descer e perde a consistência.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 10:37 am

V.B.S. (ou quem puder responder): muito interessante o seu comentário, no sentido de que "escolher" o lado da flecha, para medir o spine. Acho que em outro post, o Mamute, também menciona o fato. O que eu queria saber, é se tal procedimento deve ser feito com flechas de qualquer material (carbono, fibra de vidro, alumíno e madeira). Com flechas de madeira, é meio que óbvio que pode haver alterações, mas isso também acontece com fibra de carbono? Há algum fabricante que faz esse teste antes de colar as vanes?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 12:52 pm

Flecha de madeira se mede o spine e cola a pena guia de acordo com as fibras da madeira
Os anéis de crescimento da árvore.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esse aqui é o vídeo que mostra o spine meter com rolamentos
e o processo de encontrar o lado mais duro da flecha:



A característica da flecha de carbono é que ela pode ser reta,
pode ser resistente e perfeita, mas a distribuição do material
principalmente a resina pode não ser homogêneo. Dessa forma um
lado fica mais duro e o outro mole, pouca coisa, mas existe essa
distribuição radial. Com a flecha de alumínio de qualidade isso
não é relatado em fóruns e sites de arqueria.

Tem um vídeo em que um americano mostra que se colocar a
haste em uma banheira com água e sabão, a haste vai girar e
o lado mais pesado vai para o baixo e o lado mais leve para cima.
O lado que fica para baixo é o lado mais resistente porque ele ficou
com um pouco a mais de resina do que o outro lado. Veja esse
curioso vídeo:



Esse vídeo é uma prova que existe uma diferença radial na haste da flecha.
Se a haste gira dentro da água sempre com o mesmo lado para cima isso é
a prova que um lado é mais pesado do que o outro. Mesmo que a haste esteja
perfeitamente reta e sem nenhum defeito aparente.

Eu não sei até onde isso tudo influencia o tiro e a trajetória de uma flecha.
São informações que encontramos na internet e sempre de arqueiros.
Acredito que os fabricantes de hastes não gostam de tocar nesse assunto
por uma questão de marketing.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 2:06 pm

Valeu, VBS Very Happy Muito bem explicado. Acho que vou fazer ter fazer o tal teste com minhas flechas. Se algum outro colega tiver algo a acrescer, por favor, se manifeste, até porque, acho que tem tudo a ver com o post original.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 10:33 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
A característica da flecha de carbono é que ela pode ser reta,
pode ser resistente e perfeita, mas a distribuição do material
principalmente a resina pode não ser homogêneo. Dessa forma um
lado fica mais duro e o outro mole, pouca coisa, mas existe essa
distribuição radial. Com a flecha de alumínio de qualidade isso
não é relatado em fóruns e sites de arqueria.

Num outro fórum estrangeiro havia alguns comentários sobre as razões que levam uma flecha de alumínio ter melhor qualidade que uma de carbono. Esqueça a questão da resistência...

Os tubos de carbono são fabricados de duas formas.
A primeira, pultrudada, onde as fibras de carbono e de vidro passam através de uma matriz sendo que os fios são depositados longitudinalmente formando um tubo. A quantidade de fios dá a espessura da haste. Esse era o processo de fabricação da Beman que foi comprada posteriormente pela Easton. A haste Beman Diva era fabricada por esse processo.

A segunda, mais comum, é uma manta de carbono que é enrolada sobre um mandril e posteriormente é aplicada uma pressão bastante elevada. Naturalmente a manta tem o seu início e o seu fim no enrolamento e também o processo de prensagem acabam ocasionando imprecisão no spine quando medido radialmente mesmo que lixadas depois dando melhor acabamento.

Nos tubos de alumínio é feita uma solda mas como o processo é mais homogêneo, a tolerância do spine é muito menor que qualquer tubo de carbono. Easton X7 sempre é a referência nesse quesito.
A Beman Diva 19S é a haste que mais se aproxima dos tubos de alumínio em termos de precisão de medidas de fabricação. Não quer dizer que é a melhor em todos os aspectos!


v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Eu não sei até onde isso tudo influencia o tiro e a trajetória de uma flecha.
São informações que encontramos na internet e sempre de arqueiros.
Acredito que os fabricantes de hastes não gostam de tocar nesse assunto
por uma questão de marketing.

No mesmo fórum...

A retidão e o peso são importantes mas não tanto quanto a precisão do spine e nenhum fabricante menciona a variação do spine radialmente. E nenhum deles também indica onde colocar a pena guia, mesmo nas hastes mais caras do mercado.

Características:
A. Tubos de alta qualidade - variação de até 18 centésimos de polegada de spine entre uma dúzia de flechas do mesmo lote e variação de até 5 centésimos de polegada de spine quando medido radialmente num mesmo tubo.
B. Tubos intermediários - variação de até 28 centésimos de polegada no mesmo lote e 10 centésimos radialmente.
C. Tubos de entrada - variação de mais de 50 centésimos de polegada.

A influência da tolerância do spine no tiro, testado com um hooter shooter.
Uma flecha de alta qualidade, quanto atirado de 70 metros de distância, sem vento, agrupa regularmente 5 cm2 Shocked Bem dito, a mesma flecha atirada várias vezes.
Já com várias flechas selecionadas mas do mesmo lote, o agrupamento passa para 13 cm2. Isso deve-se, fundamentalmente, à variação do spine.

Uma forma de ajustar a pena guia e selecionar os melhores tubos dentro de um lote é fazer o teste do papel com flechas sem vanes. Atira-se várias vezes, gira-se o nock 120 graus, atira novamente e verifica onde foi produzido o menor rasgo que indica a melhor posição do nock e consequentemente da pena guia.






Mais para frente trago o artigo completo e detalhado.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeQui Ago 06, 2015 11:17 am

Fantástico Ruy!!! Complementou com categoria a participação do V.B.S. A diferença de agrupamento (5cm quadrados X 13 cm quadrados), exemplifica muito bem a diferença que se obtem pela seleção de spine. Já abusando um pouco, a diferença de spine das hastes também pode acusar uma diferença de agrupamento nas balestras? Pode ser uma pergunta meio absurda, pois as flechas das balestras são apoiadas no trilho. Mas como vocês comentou que ña mesma haste também ocorre variação do spine, pensei se, MESMO QUE PROPORCIONAMENTE muito menor, a variação do spine na flecha da balestra também pode resultar em diferença de agrupamento?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeDom Ago 16, 2015 10:20 pm

Li recentemente um excelente artigo que mostra um medidor de spine sendo construído e utilizado para múltiplas funções. Para que esse tipo de documentação NÃO fique perdido em alguns fóruns, traduzi o material.

O medidor de spine pode ser utilizado para selecionar os melhores tubos dentro de um lote.
Mostra também que uma das variáveis mais importantes para bom agrupamento é a utilização de tubos com spine radial homogêneo, muito mais importante que a tolerância de spine entre vários tubos de um mesmo lote, que a retidão e que o peso. Obviamente ficando dentro de uma variação razoável.
Mostra a diferença de características entre um tubo usado e um tubo novo de carbono e alumínio-carbono e as possíveis especulações sobre o comportamento do material e as mudanças ocorridas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e o arquivo PDF chama-se "Projeto de Medidor de Spine Digital.PDF".

Sds.


Última edição por Ruy em Seg Ago 17, 2015 7:38 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitimeSeg Ago 17, 2015 2:42 am

Shocked impressionante, a qualidade do trabalho é impressionante

Esse relógio comparador que aparece no artigo em PDF é o mesmo que eu usei.
E da mesma forma que eu fiz, ele também removeu a mola que dá pressão no pino.

A base de alumínio que ele usou me deu uma ideia e acho que eu vou modificar o meu.
Vou trocar a placa de madeira e fazer uma base em L, com madeira porque acho mais fácil
Só que fazendo aquele sistema de janela para o peso da haste.

Uma ideia que surgiu é modificar o peso. Eu estou com um gancho pequeno e penso em dois.
Um gancho de cada lado do pino do relógio comparador, talvez melhore a precisão da medida.

Eu passei um lote de flecha carbono comprada no eBay, fabricação chinesa.
A minha intenção é um grupo de flechas para treino de volume, sem judiar as flechas de competição.
Flecha não selecionada na fábrica. Encontrei o seguinte:

590 - 597 = 15,4%
597 - 604 = 25,6%
604 - 611 = 30,8%
611 - 618 = 10,3%
618 - 625 = 12,8%
625 - 632 = 5,1%

e uma haste com 682 eu deixei fora da estatística porque estava fora demais

Olhando esse arquivo pdf eu vou refazer o teste com um grupo de 12 que eu selecionei
girando e medindo em 4 pontos. Fica mais fácil porque é só colocar o nock e medir na
posição corda, lateral, corda, lateral. E como o nock tem a marca de pena guia vai ser
fácil porque eu posso girar, encontrar o melhor ponto e colocar o nock girado para o lado duro.

ou melhor, escolher um valor em comum e girar o nock para esse lado

Antes que alguém pergunte:
US$ 3.16 por haste, 75 dias para entrega
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e tem o pin nock e nock na proporção de 1 pin para 2 nock, que seria nock reserva
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e tem a ponta de 77 grains
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu fiz um jogo de 6 hastes e atirei 144 vezes (6 x 6 x 4) contra o anteparo a 6 metros sem pena
o arco mais pesado que o ideal, a flecha entrando de atravessado no anteparo
eu achei o comportamento das hastes muito bom, agruparam bem (mesmo sem pena) e não tive problema
mesmo com o arco 10 lbs mais pesado que o indicado pelo spine responderam bem

agora vou selecionar uma dúzia pelo spine radial e fazer uma avaliação de longa duração

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Medidor de spine digital - Spine Meter diy Empty
MensagemAssunto: Re: Medidor de spine digital - Spine Meter diy   Medidor de spine digital - Spine Meter diy Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Medidor de spine digital - Spine Meter diy
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Spine Meter pronto
» MEDIDOR DE SPINE DE FLECHA.
» construa seu medidor de spine
» MEDIDOR DE SPINE PARA FLECHAS DE MADEIRA
» Configuração de flecha para Longbow 68" 55#@28

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: