ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Axlol




Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/08/2012

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSex Ago 07, 2015 9:07 pm

Galera blz, eu já estou a algum tempo querendo construir um arco e já pesquisei muita coisa porém ainda tenho algumas dúvidas, mais primeiro queria falar dessa imagem:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bem segundo o site que retirei da esquerda para direita temos: English Long Bow / Flat Bow / Recurve Bow / Mongolian Bow / Coumpound Bow

Bem oque me interessa ai é o Flat Bow (não sei se tem um nome em português para este tipo de arco), vi por ai em alguns tópicos que o pessoal chama ele de long bow também, não sei se esta certo, mais isto não importa.

Minha dúvida é quando a um procedimento inicial que se faz nesse arco um "molde" que ele é colocado.

Neste post do elisonj podemos ver na primeira foto este tal de "molde":
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Neste "molde" alguem pode me passar as medidas +- se possível e pra que ele serve?

Outra dúvida  é a respeito ao centro do arco no tillering, não consegui entender direito, quando vou fazer o tillering onde devo posicionar o arco? no centro real dele ou na marca do rest e como demarcar o rest ele fica um pouco para baixo ou para cima do centro?

Nem sei se estou falando coisa com coisa (realmente estou perdido quanto a isso) hehe!!

Vlw desde já!!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSeg Ago 10, 2015 8:13 am

Não querendo ser o chato da história, mas tu ja tem alguma familiaridade com ferramentas e conhecimento de madeira, marcenaria? Se não o melhor a se fazer é começar com um long bow a partir de uma peça única de madeira com um backing simples de tecido, depois de ter sucesso nesse tipo de arco ai pode pensar em partir pra algo mais elaborado e com colagens que necessitem de um molde, caso contrário tu vai sofrer muito, vai gastar muita grana com cola e material e certamente ficará frustrado.
Ir para o topo Ir para baixo
Axlol




Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/08/2012

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSeg Ago 10, 2015 10:27 am

Tranquilo, mais tenho sim já fiz alguns trabalhos em madeira, faço mergulho e já fiz alguns arbaletes, falando de madeira tenho ipê, bambu, cedro... enfim temos de sobra aqui, equipamento também, nós temos uma "pequena" marcenaria em uma chácara.
Para entenderem melhor meu projeto é um arco o do meu pai um barco:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Viram ai não estou tão de brincadeira... Quero levar em frente...

O problema são algumas dúvidas, mais já resolvi algumas quanto ao arco já vi que foi tolice minha ele é simplesmente um reflex deflex, já pesquisei e vi em alguns sites e videos gringos a respeito do processo de fabricação dele.

O flatbow é um arco diferente um projeto para depois...


Mais ainda me resta uma dúvida, não entendi a respeito da posição do rest e ao tamanho dos limbs, é o seguinte pelo que eu vi o rest deve ficar um pouco acima do centro do arco (certo? e quanto?), e o limb superior ou inferior deve ser um maior que o outro (um pouco), não sei qual.

Isso ai se tiver alguém para ajudar seria ótimo...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSeg Ago 10, 2015 11:01 am

essa ai eu deixo pros bowyers responderem, eu sempre fiz de um jeito nada ortodoxo kkk
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSeg Ago 10, 2015 11:27 am

Axlol: essa dúvida quanto ao lugar do rest, também já tive e contei com esclarecimentos do Elisonj e do Vidor: o rest usualmente fica acima do centro do arco, pois o centro fica reservado para a empunhadura (embora eu tenha curiosidade de ver um rest no centro do arco, mas isso é outra história....). Consequentemente o rest fica ligeiramente acima, o que se resolve posicionando o nock das flechas também ligeiramente acima do centro do arco (fazendo um ângulo de 90 graus do local de encaixe das flechas com o rest).
Quanto às lâminas, parece que usualmente a lâmina superior é um pouquinho maior (tem a ver com o rest deslocado do centro), e também um pouquinho mais flexível. Assim, se compensa o deslocamento do rest.
Mas com certeza outros colegas do forum vão falar do assunto com mais propriedade.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSeg Ago 10, 2015 12:13 pm

Tá vendo pq é bom sempre usar posts no lugar de mensagem privada ELCIO?
Agora vai eu aqui ter o re-trabalho de explicar a mesma coisa que vc tinha perguntado.  tongue  silent


Seguinte....


Sobre a posição do rest, pode variar bastante...
Principalmente sobre a preferência de cada um.  
dependendo o modelo (geralmente em arcos longos), a empunhadura inteira é deslocada 1 polegada abaixo do centro do arco. Isso faz com que a lâmina de cima fique 1 polegada maior.

Já em alguns casos, a empunhadura fica exatamente no centro mesmo e o tiller é ajustado deixando uma das lâminas um pouquinho mais fraca.
O fato é: Não importa muito onde a empunhadura e o rest esteja desde que o arco esteja balanceado.

A prova tá aí nos próprios arcos japoneses ( modelo Yumi ) que a parte de cima do arco é gigante.

O balanceamento é feito para que as forças das lâminas do arco sejam idênticas e trabalhem exatamente no ponto atrás da flecha.
Isso diminui a vibração do arco, e consequentemente, aumenta a velocidade do tiro.

Se a posição da flecha ficassem exatamente no centro do arco, e as laminas fossem idênticas, pronto!  Você teria um arco balanceado.

Mas isso raramente acontece, pois a linha da flecha fica acima da sua mão...  e sua mão sim, fica no centro do arco.
Então por esse motivo, é que deve ser feito alguma coisa pra ajustar isso.  A lâmina de cima geralmente fica entre 1/4  e 1/8 de polegada mais longe do brace em relação à lâmina inferior.  

Algo mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


É claro que pra conseguir balancear isso certinho é necessário bastante conhecimento e prática...

Procura sobre ler sobre tiller do arco que vc vai achar bastante coisa sobre o assunto.   Smile


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeTer Ago 11, 2015 12:11 pm

Elisonj:
Quanto à msg privada, tá na hora de você parar de escrever sobre isso, senão os outros colegas do fórum vão ficar achando que eu ficava enchendo o saco (kkk), o que sabemos não é verdade. O que eu fazia era simplesmente exercitar seus conhecimentos....
Quanto à dúvida do outro colega (posição do rest), parece que o Elisonj esclareceu (de maneira um pouquinho mais didática, é verdade). Essa do deslocamento da empunhadura no longbow eu não sabia.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeTer Ago 11, 2015 12:18 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj:
Quanto à msg privada, tá na hora de você parar de escrever sobre isso, senão os outros colegas do fórum vão ficar achando que eu ficava enchendo o saco (kkk), o que sabemos não é verdade. O que eu fazia era simplesmente exercitar seus conhecimentos....

KKKKKKKKKKKKKKKKK...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Axlol




Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/08/2012

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 9:30 pm

O galera MUITO OBRIGADO, vlw mesmo ELCIO e elisonj, vcs são 10, estive meio ocupado estes dias por isto não respondi antes aqui.

Mais como de costume quanto mais se olha mais dúvidas temos (imagino que só irão diminuir quando começar), andei pesquisando um pouco no meu tempo vago e estou com algumas dúvidas,

Primeiro, qual o tamanho do arco? Vi em outro tópico aqui no forum esta resposta do wpurgatto:

O tamanho de um arco não deverá ser maior do que a envergadura do arquiteto ou do que a altura do mesmo, e nunca menor do que o tamanho da distância do chão a parte inferior do queixo. Isso evitará flexão excessiva dos limbos. (manual da arqueria)

Creio estar correto, certo?

No meu caso como tenho 1,80m de altura e minha puxada é de 1,76m o tamanho seria de +- 1,65??

Segundo, qual o tamanho do riser de um reflex-deflex? (esta realmente fiquei confuso vi variações de 14 a 40 cm)

O tamanho da corda? vi que depende do do material mais é algo entorno de 3" a 4" menor que o arco ok?

E posso usar fibra de vidro entre o bambu e o ipê, ou vai ficar muito pesado?
Só revisando...
O rest deve ficar um pouco acima da empunhadura e esta deve ficar +- no centro do arco...
E após o tillering a lamina superior deve ficar (1/8 a 1/4) mais distante da corda que a inferior...

Isto mesmo??

E por fim uma última dúvida quanto a parte ideal da madeira a ser utilizada..
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vi isto em um vídeo a muito tempo e guardei.
Para o ipê sera que é a mesma coisa? ou devo usar o cerne (a parte mais avermelhada)?
O arco que pretendo fazer é de ipê e bambu (reparei na imagem que é para fazer um arco de peça unica).

Galera se continuarem ajudando vou ficar muito agradecido e pretendo logo mais postar meu trabalho... Desculpa ai qualquer incomodo ou falta de noção Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitimeSáb Ago 15, 2015 4:06 pm

Axlol, como você ainda está muito cru no mundo dos arcos, mesmo sendo avançado na marcenaria, eu acho que você deveria começar por um longbow/flatbow mais básico.

Por mais que você manje de marcenaria, um projeto mais simples vai te facilitar o entendimento da engenharia do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow   Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tipos de Arco / Dúvida dicas para construção de umFlat Bow
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Construção de Flecha para arco composto
» Dúvida sobre os tipos de RED DOT para balestra
» duvida na construcão do arco
» Ajuda para construção de arco e flechas caseiras
» AJUDA PARA CONSTRUÇÃO DE ARCO RECURVO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: