ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

  Pendulo Balístico

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 3:49 pm

Alguém sabe se é possível usar um Pendulo Balístico para medir a velocidade e potência de flechas?

Tenho alguns smartphones com android sobrando aqui em casa e como os sensores de eixo deste celulares funcionam com muita precisão não seria difícil construir um programinha pra medir o angulo de deslocamento do pendulo e calcular a força e velocidade da flecha com um deles preso ao pendulo.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Re: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 9:44 pm

O pêndulo balístico é um dos dispositivos mais antigos utilizados para medir velocidade de projéteis.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Hoje o pessoal usa um cronógrafo para isso.

Quanto aos smartphones acredito que a massa deles que deve ser algo em torno de 150 gramas, um pouco mais ou menos. Além do smartphone você precisará de uma massa para segurar a flecha, por exemplo, um bloco de espuma EVA.
Como os tiros serão dados de curta distância, senão você corre o risco de errar o bloco, é preciso pelo menos uns 20 cm de espessura de alta densidade para parar uma flecha de composto, por exemplo. O 9010 é o mais elevado cuja densidade é de cerca de 0.1 g/cm3.
Um bloco de tamanho 20 x 20 x 20 cm terá uma massa de 800 gramas.
Considerando o bloco mais o smartphone, um suporte articulado etc, você terá algo próximo de 1 kg.

Uma flecha por volta de 400 grains disparado de um arco composto de 300 fps IBO terá energia cinética de quase 100 joules, suficiente para mandar esse bloco bem longe. Acredito que você precisará utilizar uma massa total de cerca de 20 kg para ter uma leitura adequada. Melhor pendurar um saco cheio de trapos com o smartphone enfiado lá dentro.

Sds.

Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Re: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 9:00 am

Citação :
Hoje o pessoal usa um cronógrafo para isso.
Sim, eu sei. Pensei em uma alternativa barata que fosse simples de construir. Isto faz parte de um projeto pessoal meu de aproveitar smartphones obsoletos em coisas úteis.
Uma vantagem se desse certo é que seria possível medir outras coisas que o cronógrafo não mede.

Citação :
Acredito que você precisará utilizar uma massa total de cerca de 20 kg para ter uma leitura adequada
Não imaginei que fosse tanto, pensei que uns 5 kilos seria o bastante para parar a flecha e oscilar a uns 45 graus.
Fiz uns testes com blocos de papelão e uma besta pequena de 80 libras e oscilou bem pouco, mas a seta não deve pesar nem 20 gramas.

Vou dar uma lida no artigo que me passou e fazer mais uns testes pra ver se é viável construir alguma gambiarra.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Re: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 2:19 pm

Seria interessante fazer algo como esse projeto



Para ter uma base do deslocamento, desprezando perdas, toda a energia cinética de 100 joules será transformada em energia potencial.
Dessa forma, a altura atingida será inversamente proporcional à massa total do sistema.

ou aproximadamente H = 10 / M, onde H é a altura atingida em metros e M a massa total em kg. Se M for 5 kg, a altura atingida será 2 metros!. Se M for 20 kg, a altura será 0.5 metro aproximadamente.
Por isso, se eu não errei nas contas, a massa é grande mesmo!

Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Re: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 9:11 pm

Acho que o lance então seria fazer uma caixa com a contenção no meio e laterais pra colocar pesos.
E como eu pretendo usar o sensor do smartphone pra medir o angulo, pensei em fazer algo baseado nos pendulos de laboratório que tem a haste rígida e gira em um rolamento.
Seria correto pesar todo o pendulo já fixado com uma balança de "galinha"?

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





  Pendulo Balístico Empty
MensagemAssunto: Re: Pendulo Balístico     Pendulo Balístico Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pendulo Balístico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» TIROS PARA CIMA E PARA BAIXO (BALÍSTICA)
» Alvo em gel Balistico sera que funciona?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: