ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas técninas corda caseira

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Dúvidas técninas corda caseira Empty
MensagemAssunto: Dúvidas técninas corda caseira   Dúvidas técninas corda caseira Icon_minitimeDom Set 13, 2015 11:43 am

bom galera, resolvi voltar om meu projeto de longbow feito de ipe, ta na hora de fazer a corda (pretendo tentar fazer uma endless loop e uma flemish) mas me encontro com algumas duvidas:

- Como eu faço o jig para a endless loop?? vi modelos com 4 postes e com 2 postes, como eu sei as medidas q eles tem q ter ? (não procuro nada muito produzido, tem como só bater uns pregos hahaha? pois moro num apartamento, pra fazer coisas mais elaboradas só quando vou pra casa dos meus tios)

- Não tenho bowstringer, é valido medir o arco desarmado e fazer a corda 3" menor, como ja li a respeito ?

-Farei a corda com cordao encerado 6 voltas , mas n sei o material pro serving (coisas "caseiras") pensei na linha multifilamento de pesca, é valido?

- Na flemish como faço para prender os loops? (vi muitos videos e não entendi ainda como eles ficam presos pois uma hora o cara coloca um ferrinho no fim do loop pra segurar e dps a corda ta pronta, mas como ele n desmancha sem nenhum nó? vi que outros usuários tiveram essa duvida e passaram pra eles um link que falaram q é otimo, mas atualmente o link não existe mais....

- No gabarito de flemish, o poste central móvel serve para "programar a medida da corda" certo? que varia de 2 em duas polegadas?

desculpe pelo post longo, mas realmente pesquisei e não axei nada a respeito

valeu
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas técninas corda caseira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas técninas corda caseira   Dúvidas técninas corda caseira Icon_minitimeDom Set 13, 2015 12:22 pm

O jig de corda flamenga é só para garantir que o final dos fios tenham tamanho diferentes.
A corda flamenga tem só um laço, em uma ponta. Do outro lado é só fazer um nó de arqueiro.
Você ajusta o tamanho da corda com o nó, porque a corda já é trançada. Não dá voltas para ajustar o tamanho.

Você trança um pedaço que vai ser o laço da uma ponta.
Vamos dizer que esteja trançando 8 fio branco e 8 fio vermelho.
Depois de trançado o pedaço que será o laço, você junta os fios da ponta com pedaço maior.
Ou seja, começa trançar 16 fio branco e 16 fio vermelho.
E vai trançando. Como os fios tem tamanho diferente, eles vão acabando, acabando.
Até sobrar só 8 fio branco e 8 fio vermelho que será a corda.

E começa trançar o fio da corda. A cada tantos centímetros tem que parar.
Prende a parte trançada com um prendedor de roupa e arruma os fios soltos.
A trança é feita gira a linha para um lado e trança a corda para o outro.
A parte solta que ainda não foi trançada vai virando uma bagunça, um novelo.
Tem que ir parando e arrumando a linha solta.
Quando acaba é só dar um nozinho para segurar a trança e depois faz o laço com o nó de arqueiro.

Eu já fiz a corda flamenga com dois laços. Meio complicado, tem que trançar ao contrário.
Esse tipo de trança facilita demais errar o tamanho da corda. E pior.
Depois de umas pancadas a corda diminui de tamanho e não tem como ajustar.
Melhor fazer só um laço, como são as clássicas, e na outra ponta da um nó de arqueiro.
O timber hitch permite ajustar o tamanho da corda facilmente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O jig para endless loop tem que ser bem feito.
Os postes tem que manter a tensão da linha para fazer o serving.
E além disso eles tem que ter tamanho suficiente para dar altura na corda ao fazer o serving.

Eu fiz com dois tocos de madeira, passei dois parafusos longos de aço em cada toco.
E prendo os tocos em uma tábua com grampo. Tem que garantir que fiquem bem preso.
A linha tem que ficar tensionada e na hora do serving os postes não podem curvar.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Dúvidas técninas corda caseira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas técninas corda caseira   Dúvidas técninas corda caseira Icon_minitimeDom Set 13, 2015 8:19 pm

Nesse caso o nó seria na parte de baixo do arco, onde o loop é maior e o trançado na parte de cima onde o loop é menor ? E continuaria sem precisar de serving nos loops ?

E aproveitando aki, como deve ser o "encaixe" da corda no arco, ja que não consigo fazer os cortes laterais como num recurvo ?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas técninas corda caseira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas técninas corda caseira   Dúvidas técninas corda caseira Icon_minitimeSeg Set 14, 2015 7:22 am

O laço trançado é na parte de cima onde o loop é maior.
Mais fácil fazer o nó de arqueiro bem apertado, portanto na parte de baixo onde o nó é menor.
Eu pelo menos sempre armo o arco com o laço maior na parte de cima.
Pelo menos eu aprendi assim.

No arco liso, sem janela, a corda é exatamente da mesma forma.
Ela corre pelo centro do arco. A flecha fica apontada para fora.
Mesmo em arco recurvo com janela a flecha fica apontada para fora.
Ela só vai reta para frente devido o paradoxo do arqueiro.
Em arco tradicional é importante ajustar corretamente o spine da flecha.
No recurvo de competição você ajusta o quanto a flecha aponta para fora e força do paradoxo no button.

O único arco em que a corda fica na diagonal é o yumi japonês. O arco é excêntrico.
A parte acima da empunhadura é maior e a parte abaixo é menor.
Nesse tipo de arco se usa o nó de arqueiro dos dois lados.

Só que do lado de cima você deixa o nó do lado direito.
Na parte de baixo você deixa o nó do lado esquerdo.
Dessa forma a corda passa do lado de fora do arco na altura da empunhadura.
No arco japonês se usa a puxada de dedão e a flecha fica do lado de fora.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas técninas corda caseira Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas técninas corda caseira   Dúvidas técninas corda caseira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas técninas corda caseira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Besta Caseira (Duvidas)
» corda para arcos e balestras - dúvidas
» Besta caseira quase pronta, porém com dúvidas!
» Corda Jaguar caseira feita agora..
» corda muitas duvidas....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: