ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 De iniciante para iniciantes

Ir para baixo 
+3
albmeira
syllenus
ottomano
7 participantes
AutorMensagem
syllenus

syllenus


Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 29
Localização : sp

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 2:57 pm

Olá pessoal,

Sou novo no esporte e também no fórum.

Li muito antes de começar a praticar. Li sobre arcos, modalidades, acessórios, técnicas, etc, etc, etc

As dúvidas foram se resolvendo com muita leitura e vários tutorias.
Mesmo sem ter os equipamentos, li tanto que me senti com confiança para comprar meu primeiro arco.

Uma coisa em comum no fórum é a indicação de equipamentos. Isso me fez chegar a conclusão de que a melhor opção para um iniciante seria um SF Optimo. Como tinha preferência por Arcos Compostos, pelo uso de mais tecnologia, fui contra a maior parte das coisas que li e comprei um Velox Bufalo de 50 libras. Acabei comprando por impulso, já que paguei somente R$300,00 em um usado e ainda veio com alguns acessórios.

Utilizei ele e na primeira vez com um alvo de 80cmx40cm (Um sofá pequeno feito de 2 caixas de feira e espuma feito pela minha mãe.)

A 10m de distância, consegui acertar o alvo todas as vezes. Fui aumentando a distância e cheguei aos 25m. Quando errei a flecha, ela acertou o muro que estava a 50m de distância e mesmo assim entortou. Depois de perder a primeira flecha, decidi voltar as distâncias onde estava acertando o alvo com 100%.

Fui contra outra coisa que li. Comprei flechas de fibra de vidro ("Inquebráveis") e posso dizer que elas são muito boas quando você tem pouco dinheiro, já que acertei o mesmo muro e não teve danos para a flecha. A única coisa que senti, é que ela é mais pesada. (Não sei muito bem como isso funciona pois só tive a oportunidade de usar 2 tipos de flecha. Também não consigo definir se ela ser mais pesada é tão ruim assim.)

Assim como qualquer esporte, você se encanta pelo o que está fazendo e não por causa do equipamento. Por mais simples que seja o arco, ele será satisfatório se você gostar do esporte e não vai adiantar nada ter um super equipamento se você não se interessar.

Por isso, minha recomendação a todos é não gastar seu dinheiro com um equipamento muito bom, até porque você pode danifica-lo por não conhece-lo o suficiente. É como dar um carro de formula 1 pra quem nunca dirigiu.

Abraços! Assim que possível vou adicionar as fotos e um video que fiz na primeira vez que utilizei o arco!

Decidi escrever o que fiz porque se tivesse lido algo do tipo antes, teria comprado os meus equipamentos e já estaria praticando a algum tempo.

Espero que ajude outras pessoas a iniciar!
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 3:26 pm

Você tem predileção por tecnologia e comprou um Velox Bufalo e flechas de fibra de vidro da mesma marca, "inquebráveis"...
Tá certo.
Ir para o topo Ir para baixo
syllenus

syllenus


Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 29
Localização : sp

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:04 pm

ottomano escreveu:
Você tem predileção por tecnologia e comprou um Velox Bufalo e flechas de fibra de vidro da mesma marca, "inquebráveis"...
Tá certo.

Acredito que é importante entender a mensagem, mas como em todo fórum, sempre tem alguém pra criticar.

Caso o senhor não tenha entendido, a mensagem do tópico foi para seguir uma evolução e não tentar iniciar com o melhor possível.

Como um praticante do esporte que acredito que o senhor é, deveria saber que Arcos Compostos utilizam de mais tecnologia em sua melhor forma do que Arcos Recurvos.

Também já que está por aqui, gostaria que me recomendasse algum arco mais tecnológico com flechas mais tecnológicas por R$320,00 do que um Velox Bufalo com flechas de vibra de vidro. Quem sabe assim, alguém com a mesma preferência faça uma compra melhor do que a minha.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:08 pm

ottomano escreveu:
Você tem predileção por tecnologia e comprou um Velox Bufalo e flechas de fibra de vidro da mesma marca, "inquebráveis"...
Tá certo.

pois é, depois de ler tanto no fórum, e gostar de equipamentos com tecnologia agregada, resolveu ir contra a tudo o que leu.... affraid affraid affraid
Ir para o topo Ir para baixo
syllenus

syllenus


Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 29
Localização : sp

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:15 pm

henrique40 escreveu:

pois é, depois de ler tanto no fórum, e gostar de equipamentos com tecnologia agregada, resolveu ir contra a tudo o que leu.... affraid affraid affraid

É por essas mensagens que decidi escrever de iniciante para iniciantes.. Segue a mesma pergunta para o senhor. Me indique algo mais tecnológico por R$320,00.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:19 pm

syllenus escreveu:
ottomano escreveu:
Você tem predileção por tecnologia e comprou um Velox Bufalo e flechas de fibra de vidro da mesma marca, "inquebráveis"...
Tá certo.

Acredito que é importante entender a mensagem, mas como em todo fórum, sempre tem alguém pra criticar.

Caso o senhor não tenha entendido, a mensagem do tópico foi para seguir uma evolução e não tentar iniciar com o melhor possível.

Como um praticante do esporte que acredito que o senhor é, deveria saber que Arcos Compostos utilizam de mais tecnologia em sua melhor forma do que Arcos Recurvos.

Também já que está por aqui, gostaria que me recomendasse algum arco mais tecnológico com flechas mais tecnológicas por R$320,00 do que um Velox Bufalo com flechas de vibra de vidro. Quem sabe assim, alguém com a mesma preferência faça uma compra melhor do que a minha.

Obrigado.

Calma, Syllenus, só fiz uma pequena observação.
Você comprou uma peça de museu e atira com ela algo no formato de flechas, mas que na verdade são barras de fibra de vidro cortadas a esmo, sem definição de spine, sem igualdade entre as unidades e por aí vai. Mas cada um faz o que bem entender com o próprio dinheiro, tendo pouco ou muito à disposição.
Ir para o topo Ir para baixo
syllenus

syllenus


Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2016
Idade : 29
Localização : sp

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:25 pm

ottomano escreveu:

Calma, Syllenus, só fiz uma pequena observação.
Você comprou uma peça de museu e atira com ela algo no formato de flechas, mas que na verdade são barras de fibra de vidro cortadas a esmo, sem definição de spine, sem igualdade entre as unidades e por aí vai. Mas cada um faz o que bem entender com o próprio dinheiro, tendo pouco ou muito à disposição.

Opa, desculpa se pareci rude, mas estou calmo ahahahha

Eu entendi a sua critica e por isso pedi uma sugestão de compra melhor com o mesmo valor ou valor próximo, pois procurei e não existe.

Com certeza vou trocar de equipamento assim que conhecer um pouco mais, já que existem diversas opções.

Mas para iniciar, acredito que minha escolha foi a correta.

Ir para o topo Ir para baixo
albmeira

albmeira


Mensagens : 88
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 46
Localização : São Paulo/SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:31 pm

Syllenus,

Creio que com o investimento feito dificilmente conseguiria adquirir um arco e flechas com o mínimo de qualidade.

Quando diz: "Caso o senhor não tenha entendido, a mensagem do tópico foi para seguir uma evolução e não tentar iniciar com o melhor possível."

Tenho que está totalmente equivocado, pois, ao recomendarem um arco escola SF ninguém está indicando o melhor possível, talvez sim o melhor custo benefício para um iniciante.

Assim, antes de se incomodar com críticas e sugestões continue praticando, lendo e buscando auxílio de outros arqueiros experientes, pois, parte do seu pré conceito (opinião formada antecipadamente) pode e deve mudar muito daqui em diante.

abçs

ps.: 1) se fosse dar uma opinião antes da sua compra, indicaria um arco escola SF com no máximo 35 libras, que usado custaria pouco mais do que investiu no seu arco. 2) procure um local para treinar ou pessoa que possa ajudá-lo a treinar nesse início, se for de SP tem várias opções
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 4:35 pm

syllenus escreveu:
henrique40 escreveu:

pois é, depois de ler tanto no fórum, e gostar de equipamentos com tecnologia agregada, resolveu ir contra a tudo o que leu.... affraid affraid affraid

É por essas mensagens que decidi escrever de iniciante para iniciantes.. Segue a mesma pergunta para o senhor. Me indique algo mais tecnológico por R$320,00.

Obrigado.

não fique bravo, não estou te criticando, cada um faz o que quiser, não tenho nada com isso, mas ficou muito engraçado você falar que leu tudo a respeito de arquearia, gostar de tecnologia e pegar um velox, e ainda com 70 lbs pra iniciar, da a impressão que não entendeu o que leu, ou que achou que tudo tava errado, que só falaram besteira....

....e te confesso, não saberia te indicar um arco se quer, a não ser os que já foram citados neste fórum, e por esse valor muito menos...

mas acredito que sua colocação vai ser muito útil a outros que estão iniciando na arquearia, mesmo com a zoação...

bons tiros...
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 6:31 pm

syllenus escreveu:
Como um praticante do esporte que acredito que o senhor é, deveria saber que Arcos Compostos utilizam de mais tecnologia em sua melhor forma do que Arcos Recurvos.

Na verdade essa é uma ideia equivocada, provavelmente causada pela aparência mais tecnológica dos arcos compostos. Em geral os dois tipos usam tecnologias similares, apesar das construções diferentes de algumas partes. Eu diria mais, os arcos recurvos introduziram tecnologias que levaram alguns anos para serem adotadas por arcos compostos, por exemplo, uso da fibra de carbono nas lâminas e nos risers.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 8:00 pm

É muito importante saber interpretar as opiniões dos integrantes do fórum. A maioria sempre recomenda baseada na experiência própria ou de conhecidos. E,geralmente, a primeira pergunta que deve ser respondida é qual a finalidade do material. Para começar, por exemplo, serve um arco de PVC fraco e flechas de poleiro de passarinho. Aqui no clube, antes de termos os arcos escola, começamos desta forma. O problema é que servem apenas para o primeiro mês e até 5 metros. Rapidamente passa-se para 10 metros e novos equipamentos. Tenho um Decathlon parecido com esse que você tem e digo que até 10 metros dá para brincar e até pescar. Chegando próximo dos 18 metros, é o momento de participar de torneios indoor.E aqui já exige equipamentos melhores. Um SF Optimo com mira, estabilizador, plunger e até clicker, usando flechas de alumínio da Easton, dá para fazer boas pontuações. Tente agrupar 16 cm, sempre, a 18 m e sinta um pouco da dificuldade. Novamente, cada equipamento de acordo com a sua finalidade.


Última edição por Ruy em Qua Mar 30, 2016 5:37 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeTer Mar 29, 2016 8:17 pm

Só complementando, simulando um indoor 20 x 3 flechas, agrupando 16 cm sempre eu consegui passar pela barreira dos 480 pontos. Agrupando 12 cm, passei pela barreira dos 510 pontos e agrupando 8 cm conseguirei passar dos 540 (quem sabe ainda nessa encarnação). Isso com arco recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeQua Mar 30, 2016 1:41 am

SF Optimo, Ragim Matrix, KAP Pilot é indicação para iniciante interessado em arco recurvo.
Iniciantes interessados em arco recurvo da Velox a indicação é Senior e Grand Senior.
Esses arcos são recomendados porque quem começa em recurvo tem que iniciar com arco de baixo peso de puxada.
E a estrutura simples, sem assessórios permite o iniciante concentrar mais na técnica.


Já quem procura arco composto tem o Velox Búfalo, a linha chinesa da Poe Lang e os Bear de entrada.
Depende de quanto pretende gastar e do que pretende fazer com o arco.

A ironia em relação a tecnologia é porque o Velox Búfalo usa roldana redonda como os arcos de 1970.

De iniciante para iniciantes Allen75

Enquanto as empresas americanas investem muito pesado em desenho de roldana e desenho das lâminas.
Hoje as lâminas são paralelas, porque o impacto é perpendicular a mão do arqueiro e não balança o arco.
E as roldanas são completamente assimétricas para dar um alívio grande e maior velocidade.

De iniciante para iniciantes 1996-parallel_limbs

A estrutura e tecnologia do arco Velox Bufalo lembra muito o desenho simples do Genesis Bow.
Esses arco é o padrão do Programa Americano de Arqueria nas Escolas.
Como ele não tem parede, permite uma puxada constante, pode ser usado por diferentes pessoas sem regulagens complexas.

De iniciante para iniciantes Original_pink-509x1300xDe iniciante para iniciantes Bufalo5
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeQua Mar 30, 2016 5:30 am

Não tinha lido direito, achei que era o velox sênior. O búfalo é o composto... Vale a mesma coisa que eu disse, lembrando que a 18 metros, com composto, muita gente agrupa 10 cm.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitimeQua Mar 30, 2016 6:16 am

Um pouco mais de filosofia.

Ainda sobre a questão de um arco composto ser "mais tecnológico" comparado a um arco recurvo, o que "mais tecnológico" significa?

Processos de fabricação e materiais são sofisticados nos dois tipos de arcos, mesmo se considerarmos os componentes mais baratos (aliás, um arco do tipo húngaro ou mesmo um laminado de alguns séculos atrás já é bastante tecnológico).

Alguém, eu incluído, pode considerar que o uso de fibra de carbono faz um arco mais tecnológico do que outro. Entretanto, me parece que não é tão comum assim o uso de fibra de carbono em arcos compostos.

http://compoundbowchoice.com/university/basics/components/
Na seção 3 falam em uso de fibra de vidro.

No site da Hoyt, quando falam da tecnologia das lâminas (http://hoyt.com/technologies/5-layer-lamination)), omitem o material. Se usassem fibra de carbono, aposto que trombeteariam a respeito, justamente por causa da percepção de mais tecnologia. Ao contrário do arco recurvo, em que a fibra de carbono agrega valor (menos massa, maior resistência à torção), em compostos o custo/benefício deve ser pequeno. Só é usada em risers, em que o fator marketing aliado ao custo compensam.

A propósito, há lâminas de topo para recurvos cujo núcleo é de madeira de bordo, não sintético. Tenho certeza que de a madeira usada nessas lâminas passa por um processo de seleção rigorosíssimo (uniformidade e orientação das fibras, ausência de nós) e um processo de secagem muito mais lento (acho que um a dois anos) do que da madeira usada em lâminas mais baratas. A madeira cuidadosamente selecionada, aliada a camadas diferentes de fibra de carbono, gera uma lâmina de alto desempenho. Há muita tecnologia, não só de material mas também de processos de fabricação.

Resumo da ópera: não necessariamente o que é mais novo é a tecnologia certa para uma aplicação.

Sobre o Velox Búfalo, acho que se deve ter algum respeito por ele. Considerando os custos de fabricar coisas no Brasil e os impostos, entre outras coisas, fazer um arco por R$520 que funciona relativamente bem (supondo que tenha qualidade razoável) é algo digno de respeito. O fato de usar roldanas excêntricas em vez de cames não é por si só um problema, há arcos modernos que também usam. E a Mathews causou frisson recentemente com seu No-Cam, com duas roldanas enormes (se bem que os cames estão embutidos nas roldanas e atuam sobre os cabos, não sobre a corda).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





De iniciante para iniciantes Empty
MensagemAssunto: Re: De iniciante para iniciantes   De iniciante para iniciantes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
De iniciante para iniciantes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Para iniciantes
» Arco para iniciantes.
» Dicas para iniciantes
» Recurvos para Iniciantes
» Duvidas para iniciantes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: