ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Manutenção em balestra

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Ronie Smith

Ronie Smith


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/08/2016
Idade : 59
Localização : Sorocaba - SP

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQua Set 07, 2016 12:47 pm

Como já disse em outro tópico, comprei uma Jaguar 175 lbs usada, para iniciar na atividade.

Eu pedi para o vendedor desmontar, para facilitar o transporte e vir na caixa original.

Amanhã pretendo montá-la, para usar no final de semana, então pergunto se há algum cuidado que eu possa tomar antes de montar e colocar em uso, já que é um equipamento usado.

Algum desmonte e inspeção, lubrificação, checagem de aperto ou algo assim, ou apenas instalar o arco corretamente, encordoar e mandar a vareta no alvo?

Penso principalmente no mecanismo do gatilho, mas por não conhecê-lo fico com receio de mexer e fazer merda, o que poderia provocar algum acidente grave.

Qual tipo de manutenção vocês fazem nas recurvas?
Ir para o topo Ir para baixo
FBSCROSSB

FBSCROSSB


Mensagens : 467
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 51

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQua Set 07, 2016 3:02 pm

Ronie Smith escreveu:
Como já disse em outro tópico, comprei uma Jaguar 175 lbs usada, para iniciar na atividade.

Eu pedi para o vendedor desmontar, para facilitar o transporte e vir na caixa original.

Amanhã pretendo montá-la, para usar no final de semana, então pergunto se há algum cuidado que eu possa tomar antes de montar e colocar em uso, já que é um equipamento usado.

Algum desmonte e inspeção, lubrificação, checagem de aperto ou algo assim, ou apenas instalar o arco corretamente, encordoar e mandar a vareta no alvo?

Penso principalmente no mecanismo do gatilho, mas por não conhecê-lo fico com receio de mexer e fazer merda, o que poderia provocar algum acidente grave.

Qual tipo de manutenção vocês fazem nas recurvas?

Boa tarde, Ronie! na minha recurva (Jandao Chace Wind), antes de atirar eu sempre verifico as lâminas do arco (se há alguma fissura/rachadura), as condições da corda (se há algum sinal de desfiamento nas extremidades e serving central), verifico se algum parafuso precisa de aperto (nem sempre é necessário, mas é bom incluir na checagem). Depois de atirar, faço uma limpeza na corda para tirar os resquícios de cera e passo uma flanela no trilho (para secar o silicone líquido), passo um WD40 para proteger as parte metálicas (cabeças dos parafusos; raiser; lateral do trilho-suporte da luneta). No gatilho, nada de lubrificante; também não mexo nele, por não ter conhecimento técnico nem ferramentas, melhor levar para um profissional mesmo. Espero ter ajudado. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQua Set 07, 2016 3:27 pm

bem ronie, é praticamente isso que o FBSCROSSB falou, esses cuidados de verificar as laminas e parafusos são praticamente periódicos, sempre verifique o aperto dos parafusos que costumam ficar frouxo com a vibração dos disparos, principalmente o parafuso que prende o arco na balestra, sempre refazer o serving, não dispara sem serving pois vai prejudicar a integridade da corda... com o tempo o arco da jaguar por ser uma peça única ele fica um lado levemente mais baixo que o outro, eu só percebi isso na minha devido a um desgaste maior na pintura do trilho do lado direito, mesmo acertando a posição do arco ele voltava, porém isso nunca interferiu na precisão da balestra....

nos parafusos se você perceber que estão ficando frouxo muito rápido ou se não quiser ficar verificando eles você pode usar um trava rosca que resolve, eu coloquei nos parafusos da minha titan e ta perfeito...
Ir para o topo Ir para baixo
Ronie Smith

Ronie Smith


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/08/2016
Idade : 59
Localização : Sorocaba - SP

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQua Set 07, 2016 3:39 pm

Obrigado pela resposta.

Eu tenho certa alergia a "profissionais", fruto de alguns aborrecimentos passados. Por essa razão, gosto de aprender e fazer eu mesmo as coisas. Tenho bikes relativamente caras, e por ver incontáveis serviços porcos feitos em oficinas famosas daqui, decidi aprender a fazer tudo. Estudei bastante sobre o assunto, que é muito mais complexo do que parece, e hoje só não me atrevo a mexer em suspensões a ar, porque ainda não precisei. Quando a hora chegar, compro as ferramentas e meto a cara. Até hoje deu certo, mas tive que estudar muito para aprender a fazer do jeito certo. Li três livros antes de enraiar a primeira roda, mas consegui construir um par de excelente qualidade logo na primeira vez.

Com a balestra quero fazer o mesmo, aprender e fazer sozinho. Já comecei a ver vídeos para aprender a fazer as minhas próprias cordas e examinei muitas fotos com os mecanismos dos gatilhos, mas dicas e macetes de quem já tem experiência são sempre bem-vindos.

Hoje, que é feriado, eu trabalho. Amanhã, que é dia de trabalhar,  estarei de folga. Vou aproveitar para fazer uma limpeza e lubrificação, antes de montar, e tentar conhecer o que for possível. Desmontar mecanismos, ainda não.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronie Smith

Ronie Smith


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/08/2016
Idade : 59
Localização : Sorocaba - SP

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQui Set 08, 2016 3:43 pm


Alguém teria o manual da Jaguar para fazer um PDF e postar, ou mesmo em fotos de celular?

A minha veio na caixa, e até com a nota fiscal, mas está sem o manual e eu não achei para baixar.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQui Set 08, 2016 5:17 pm

ola ronie, tentei scaner mas ficou muito ruim, não sei o que acontece que sai todo borrado a imagem ao ser scaneada, então acabei fotografando ficou um pouco melhor, espero que te ajude.....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ronie Smith

Ronie Smith


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/08/2016
Idade : 59
Localização : Sorocaba - SP

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQui Set 08, 2016 5:56 pm

henrique40 escreveu:
ola ronie, tentei scaner mas ficou muito ruim, não sei o que acontece que sai todo borrado a imagem ao ser scaneada, então acabei fotografando ficou um pouco melhor, espero que te ajude.....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Obrigado, Henrique.

Acho que o sistema do fórum diminui a imagem. Pelo menos isso acontece em alguns outros fóruns.

Eu não estou conseguindo lar, mas agradeço pela boa vontade.

Mandei um email para a Poe Lang, porque no site não tem o manual para download. Vamos ver se me atendem.

Qualquer coisa, vejo se acho em alguma loja por aqui e tento conseguir uma cópia.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQui Set 08, 2016 6:10 pm

eu postei as fotos no meu g+, acredito que elas estão melhores lá....

o link é esse...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


as imagens estão no meu celular, se quiser me manda seu email que te enviou elas....
Ir para o topo Ir para baixo
Ronie Smith

Ronie Smith


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/08/2016
Idade : 59
Localização : Sorocaba - SP

Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitimeQui Set 08, 2016 6:16 pm

henrique40 escreveu:
eu postei as fotos no meu g+, acredito que elas estão melhores lá....

o link é esse...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


as imagens estão no meu celular, se quiser me manda seu email que te enviou elas....

Fiz o download e vi que aumentando no visualizador do Windows dá uma pixelizada na imagem, mas dá para ler.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção em balestra Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção em balestra   Manutenção em balestra Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção em balestra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manutenção de balestra chinesa?
» Opinião sobre esta balestra Balestra Wicked Ridge Invader
» Procuro alguem que faça manutenção de Balestra Parker.
» Encerar minha corda da balestra... ?
» Balestra Recurva Hoover Spider 175 (160lbs) X Balestra Jaguar (175lbs) X Balestra BARNETT PANZER V de 150Lbs

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: