ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flechas leves demais podem quebrar os arcos

Ir para baixo 
+10
marovasco
Temujin
Renenq
brasilbows
SanchoVJR
Mamute-sc
CALIL
Andrius Louis
mario junior
Lincoln
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 10:18 am

Os fabricantes americanos de arcos tradicionais estabelecem um peso mínimo para as flechas para que a garantia não seja violada. Na média, para arcos de até 50#, o peso mínimo é 8,5 grains por libra. Para arcos acima de 51#, mínimo de 9 grains por libra. As flechas precisam ser bem pesadas:

40lbs = 340 gr

41lbs = 348.5 gr

42lbs = 357 gr

43lbs = 365.5 gr

44lbs = 374 gr

45lbs = 382.5 gr

46lbs = 391 gr

47lbs = 399.5 gr

48lbs = 408 gr

49lbs = 416.5 gr

50lbs = 425 gr

51lbs = 459 gr

52lbs = 468 gr

53lbs = 477 gr

54lbs = 486 gr

55lbs = 495 gr

56lbs = 504 gr

57lbs = 513 gr

58lbs = 529 gr

59lbs = 531 gr

60lbs = 540 gr

Usar flechas abaixo desse peso pode danificar o arco, e a garantia não cobre. Bem diferente dos arcos recurvos de target, e compostos que podem atirar flechas bem leves. Talvez se adicionassem carbono nas lâminas desse pra usar flechas mais leves para prática de tiro ao alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
mario junior

mario junior


Mensagens : 961
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 40
Localização : interior de SP

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 1:33 pm

legal Lincoln uma informação muito importante , eu mesmo comprei 12 flechas gold tip velocity, otimas flechas mas muito leves e durante o disparo fazia uma barulho feio para caramba ate parecia que estava atirando sem flecha, ai acabei aumentando a potencia do meu arco e abandonei elas, comprei outras da easton, pse radial e fury e acabo o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 2:10 pm

mario junior escreveu:
legal Lincoln uma informação muito importante , eu mesmo comprei 12 flechas gold tip velocity, otimas flechas mas muito leves e durante o disparo fazia uma barulho feio para caramba ate parecia que estava atirando sem flecha, ai acabei aumentando a potencia do meu arco e abandonei elas, comprei outras da easton, pse radial e fury e acabo o problema.

Olá Mario, por acaso vc não utiliza mais suas flechas gold tip, qual as especificações delas, quer vende-las, contate-me
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 2:41 pm

Mário, esse termo de violação da garantia é para recurvos e longbows tradicionais. Não sei qual é o limite para arcos compostos. Pra ter ideia, a velocidade IBO dos compostos é medida com uma flecha de 350 gr, o arco regulado em 70# e a puxada em 30". Imagine a tremedeira que deve dar no arco!?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 5:30 pm

Isso mesmo, boa informação.

E não é tabela para composto já que o pessoal atira, a grande maioria, entre 350 e 425 grains e os arcos são em grande maioria tambem de 60 a 70 libras

Não seguir essa tabela do topico é como se fosse um dry fire no arco tradicional ou recurvo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 5:45 pm

eu já testei na prática isso aí, tinha aquela relação de 5gr por libra, mas não deu certo pois 2 arcos recurvos meus deram um Hand Shock lascado, um de 86# literalemtne voou da minha mão pois não consegui segurá-lo após o tiro

mas vou precisar de uma flecha de 800gr affraid affraid ......... se voar, vai ser um míssil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 7:07 pm

Mamute, seus problemas acabaram! No lugar de comprar flechas novas, você pode colocar um tubo plástico dentro delas pra aumentar o peso. A 3rivers vende esses tubos. São muito usados por caçadores para obter maior momentum.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 9:43 pm

valeu a dica, pelo menos para as flechas de carbono tem solução, já para as flechas de madeira Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeQui Jun 23, 2011 9:56 pm

Os caras que atiram arcos com mais de 100# só usam flechas de madeira de 23/64". As de cedro tem um bom peso, mas se precisar de mais pesadas é só usar douglas fir ou ash. Pode ainda fazer as flechas footed com uma madeira pesada na ponta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Jun 24, 2011 7:11 am

sim, mas nesse caso aí vc já tem q pedir a flecha sob encomenda, caso as tuas estejam "menos" pesadas do q deveriam ..... Sad Sad Sad
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Jun 24, 2011 12:58 pm

Mamute-sc escreveu:
sim, mas nesse caso aí vc já tem q pedir a flecha sob encomenda, caso as tuas estejam "menos" pesadas do q deveriam ..... Sad Sad Sad

Passa umas camadas de ovo nelas, e besunta em farinha de trigo, bota na frigideira, e pronto, terá flechas cROCKET prontas pra voar oksoksokskos

brincadeira o.o (claro)
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
brasilbows

brasilbows


Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 67
Localização : Campo Grande - MS

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 3:42 pm

Essa tabela que o Lincoln apresentou pra gente é fundamental pra quem quer conservar seu arco por longo tempo.
Vamos compreender porque essa tabela existe:

O que um tiro-seco (dry-fire) causa no arco tradicional? Causa micro-fissuras na madeira na região dos grooves (entalhe da corda), e que com o tempo vão aumentando porque toda a energia não utilizada pelo arco no arremesso da flecha, ou quase toda, é dispersada pelos nocks das lâminas do arco; e com o tempo as micro-fissuras se tornam macro e quebra.

Quando se dá um tiro com o arco, 88% da energia do arco é canalizada para a flecha e 12% para os nocks; isto quando não há hand chock.
Quando se dá um tiro-seco então, 100% da energia é canalizada para os nocks, causando as micro-fissuras, que observadas em microscópio são realmente micro e parecem não ser de grande importância...mas é apenas o começo: a abertura inicial.
Com o tempo, mesmo se usando as flechas adequadas, elas se alargam e o arco quebra. Simples assim.

Se utilizarmos por ex.: uma flecha de 10 gramas, eu pergunto: o peso dela já não está muito próximo de um dry-fire? E se usarmos uma de 5 gramas? certo?
Então o peso mínimo recomendado(tabela do Lincoln) existe que é para que pelo menos 88% da energia armazenada nos limbs seja canalizada para as flechas. Protegendo os limbs.
Este é o motivo também porque os bons arcos sempre tem seus tips reforçados com algum material dispersante de energia que seja de alta qualidade como por ex.: Phenolic. Podem também serem usados chifre, fibra de vidro, de carbono, osso de camelo, entre outros.
abs,
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo
Renenq

Renenq


Mensagens : 370
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 4:54 pm

Dei um tiro seco no meu arco duas vezes ja , uma faz uns 3 dias. Por que quando fui solta a corda a flecha caiu, nao tem nd aparentemente no arco mas tenho medo de mais pra frente acontecer algo. é possivel ter alguma fisura e eu nao conseguir ver? meu arco é recurvo samick sage
vlw abraço
Ir para o topo Ir para baixo
brasilbows

brasilbows


Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 67
Localização : Campo Grande - MS

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 5:24 pm

vamos dizer que está sujeito ter aparecido ass micro fissuras, mas não é certeza não. Uma coisa que a gente deve fazer sempre antes de atirar para evitar tiro seco, é verificar se o vale do nock da flecha esta agarrando bem na corda. Sem exagero, mas segurando bem. Porque realmente a gente não percebe e as vezes acontece de na concentração do tiro, a flecha fica segura na mão mas o nock não está na corda. Mas, parece que seu arco tem 40 libras e isto acontece mais frequentemente nos arcos de 50# acima. Mas sempre é bom prevenir.
abs,
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 5:49 pm

Fernando,

Ainda não fiz nenhum Dry Fire mas no recurvo o nock da flecha soltou da corda por duas vezes quando usei a pegada "string walking"...pode ter sido coincidência.

Outro detalhe é que o nock tem que estar sempre atachado totalmente na corda, vi isto num vídeo do youtube.


PS: Minhas flechas de madeira pesaram 35 gramas = 540 grains...pela tabela do Lincoln, estão boas para 60#....rsrsrs.

Abraços
Vergilio

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
brasilbows

brasilbows


Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 67
Localização : Campo Grande - MS

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 6:20 pm

Vergilio,
tu é um caboclo de sorte...fala a verdade.
abs
Ir para o topo Ir para baixo
Renenq

Renenq


Mensagens : 370
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 7:32 pm

sabe qual é o problema? tenho duas flechas com nock diferente e esses nocks ficao bem solto na corda ai complica mais, as vezes empolgo e saiu atirando mais rapido da nisso rsrs e corrigindo meu arco é de 50 # hahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 10:11 pm

brasilbows escreveu:
Vergilio,
tu é um caboclo de sorte...fala a verdade.
abs
Quem me dera ser, Fernando. As flechas foram escolhidas pelo dono da loja e pedi para que pudesse usá-las até 55 libras....ele escolheu bem...rsrsrs.

Agora sobre as flechas com spine abaixo do recomendavel eu encontrei um vídeo legal em slow motion, no final aparece a flecha se deformando igual a um macarrão...literalmente.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
marovasco

marovasco


Mensagens : 364
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 49
Localização : Tapera/RS

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 10:22 pm

Lincoln converte estes grains em gramas para mim entender melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 10:46 pm

Lincoln escreveu:
Mário, esse termo de violação da garantia é para recurvos e longbows tradicionais. Não sei qual é o limite para arcos compostos. Pra ter ideia, a velocidade IBO dos compostos é medida com uma flecha de 350 gr, o arco regulado em 70# e a puxada em 30". Imagine a tremedeira que deve dar no arco!?

Ou seja, 5gns/lb, como estabelecido pela AMO (se não me falha a vaga lembrança). Se isso serve para o departamento de marketing alardear a velocidade do arco e para os babacas que acreditam na baboseira de tal departamento alardearem para os amigos, na prática não é viável nem recomendável atirar com flechas tão leves. Tenho visto um fabricante (Border) recomendar um peso mínimo de 6.5 a 7gns/lb para as lâminas e arcos deles. Acredito que a regra valha para outros fabricantes também.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSex Set 02, 2011 11:30 pm

EVC escreveu:

Ou seja, 5gns/lb, como estabelecido pela AMO (se não me falha a vaga lembrança). Se isso serve para o departamento de marketing alardear a velocidade do arco e para os babacas que acreditam na baboseira de tal departamento alardearem para os amigos, na prática não é viável nem recomendável atirar com flechas tão leves. Tenho visto um fabricante (Border) recomendar um peso mínimo de 6.5 a 7gns/lb para as lâminas e arcos deles. Acredito que a regra valha para outros fabricantes também.

Abs.

Acho que é isso mesmo. Criaram um padrão pra medir a velocidade, só que pecaram em escolher uma flecha leve demais pra usar na vida real. Só uma correção, a IBO e a ATA estabelecem 5gns/lb, a AMO estabelece 9gns/lb. Talvez por esse motivo os fabricantes usem o padrão IBO ou ATA na propaganda dos seus arcos. Já na vida real, a construção do arco que vai determinar o peso mínimo viável para a flecha. Arcos com lâminas de madeira geralmente precisam de flechas mais pesadas, do que os arcos com lâminas de espuma e fibra de carbono. Arcos mais rápidos também podem usar flechas mais leves. Geralmente o fabricante coloca o peso mínimo da flecha como termo da garantia.
Ir para o topo Ir para baixo
danilomelgaco

danilomelgaco


Mensagens : 533
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 35
Localização : Bom Despacho / MG

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 12:58 pm

Lincoln escreveu:
Os fabricantes americanos de arcos tradicionais estabelecem um peso mínimo para as flechas para que a garantia não seja violada. Na média, para arcos de até 50#, o peso mínimo é 8,5 grains por libra. Para arcos acima de 51#, mínimo de 9 grains por libra. As flechas precisam ser bem pesadas:

40lbs = 340 gr

41lbs = 348.5 gr

42lbs = 357 gr

43lbs = 365.5 gr

44lbs = 374 gr

45lbs = 382.5 gr

46lbs = 391 gr

47lbs = 399.5 gr

48lbs = 408 gr

49lbs = 416.5 gr

50lbs = 425 gr

51lbs = 459 gr

52lbs = 468 gr

53lbs = 477 gr

54lbs = 486 gr

55lbs = 495 gr

56lbs = 504 gr

57lbs = 513 gr

58lbs = 529 gr

59lbs = 531 gr

60lbs = 540 gr

Usar flechas abaixo desse peso pode danificar o arco, e a garantia não cobre. Bem diferente dos arcos recurvos de target, e compostos que podem atirar flechas bem leves. Talvez se adicionassem carbono nas lâminas desse pra usar flechas mais leves para prática de tiro ao alvo.

brasilbows escreveu:
Essa tabela que o Lincoln apresentou pra gente é fundamental pra quem quer conservar seu arco por longo tempo.
Vamos compreender porque essa tabela existe:

O que um tiro-seco (dry-fire) causa no arco tradicional? Causa micro-fissuras na madeira na região dos grooves (entalhe da corda), e que com o tempo vão aumentando porque toda a energia não utilizada pelo arco no arremesso da flecha, ou quase toda, é dispersada pelos nocks das lâminas do arco; e com o tempo as micro-fissuras se tornam macro e quebra.

Quando se dá um tiro com o arco, 88% da energia do arco é canalizada para a flecha e 12% para os nocks; isto quando não há hand chock.
Quando se dá um tiro-seco então, 100% da energia é canalizada para os nocks, causando as micro-fissuras, que observadas em microscópio são realmente micro e parecem não ser de grande importância...mas é apenas o começo: a abertura inicial.
Com o tempo, mesmo se usando as flechas adequadas, elas se alargam e o arco quebra. Simples assim.

Se utilizarmos por ex.: uma flecha de 10 gramas, eu pergunto: o peso dela já não está muito próximo de um dry-fire? E se usarmos uma de 5 gramas? certo?
Então o peso mínimo recomendado(tabela do Lincoln) existe que é para que pelo menos 88% da energia armazenada nos limbs seja canalizada para as flechas. Protegendo os limbs.
Este é o motivo também porque os bons arcos sempre tem seus tips reforçados com algum material dispersante de energia que seja de alta qualidade como por ex.: Phenolic. Podem também serem usados chifre, fibra de vidro, de carbono, osso de camelo, entre outros.
abs,
Fernando

to gostando de ver a galera do forum! ta até parecendo uma sala de aula de arqueirismo!

Muito obrigado pelas informações Fernando e Linconl!
Ir para o topo Ir para baixo
http://Pode-se marcar dessa forma: tudo sobre apelação de uma co
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 1:41 pm

marovasco escreveu:
Lincoln converte estes grains em gramas para mim entender melhor.

Quando quiser converter alguma unidade para outra, é só colocar na busca do Google. O Google tem uma calculadora que converte quase tudo, fora outros vários sites de conversão

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 4:18 pm

peso em grains e gramas

40lbs = 340 gr = 22g

41lbs = 348.5 gr = 22,5g

42lbs = 357 gr = 23,1g

43lbs = 365.5 gr = 23,7g

44lbs = 374 gr = 24,2g

45lbs = 382.5 gr = 24,8g

46lbs = 391 gr = 25,3g

47lbs = 399.5 gr = 25,9g

48lbs = 408 gr = 26,4g

49lbs = 416.5 gr = 27,0g

50lbs = 425 gr = 27,5g

51lbs = 459 gr = 29,7g

52lbs = 468 gr = 30,3g

53lbs = 477 gr = 30,9g

54lbs = 486 gr = 31,5g

55lbs = 495 gr = 32,0g

56lbs = 504 gr = 32,7g

57lbs = 513 gr = 33,2g

58lbs = 529 gr = 34,3g

59lbs = 531 gr = 34,4g

60lbs = 540 gr = 35,0g

65lbs = 585 gr = 37,9g

70lbs = 630 gr = 40,8g

75lbs = 675 gr = 43,7g

80lbs = 720 gr = 46,7g

85lbs = 765 gr = 49,6g

fiz isso para verem q em gramas não é nenhum absurdo o peso da flecha, só q ela influencia diretamente a velocidade

mas se pensarmos em energia cinética, momento, etc pode não haver grandes diferenças, precisaria ter flechas com vários pesos (e mesmo vários pesos de arco, isso é com libragens diferentes) para se fazer uma verificação do ponto de ótimo

isso é uma idéia de engenheiro, mas seria o seguinte, as vezes vc quer um arco super pesado para dar uma bruta velocidade, mas aí se depara com o problema de ter q usar uma flecha mais pesada, um estudo do ponto de ótimo seria testar vários peso de flecha/peso da puxada e com isso medir a velocidade da flecha, para se chegar ao melhor ganho de energia/momento (isso sempre pensando em caçadas pois para target isso não tem grnades influências), isso adequaria um peso de puxada/peso da flecha q melhor se adequaria para a caça de cada tamanho de animal, visando sempre o abate com o menor sofrimento possível
Ir para o topo Ir para baixo
brasilbows

brasilbows


Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/10/2010
Idade : 67
Localização : Campo Grande - MS

Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitimeSáb Set 03, 2011 7:02 pm

Mamute, aí em um bocado de coisa. Também quero saber.
A única coisa que sei é que para caça pesada se recomenda um flecha pesada porque ela penetra mais do que uma mais leve, as duas sendo atiradas do mesmo arco. Caça pesada que eu digo é um búfalo por ex.

Mas existem muitos tipos de caça. Uma abordagem interessante esta. ainda não li nada a respeito.
Agora você usar uma flecha leve em um arco pesado pra caçar e dar alguns tiros de vez em quando...não acredito que comprometa o arco.
O que não pode é o tempo todo estar treinando com um arco pesado e utilizando flechas muito leves.
minha opinião,
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flechas leves demais podem quebrar os arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas leves demais podem quebrar os arcos   Flechas leves demais podem quebrar os arcos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flechas leves demais podem quebrar os arcos
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas sobre laminas.
» Treinar com flechas de peso e spine diferentes podem causas algum vício de postura?
» A arte de quebrar flechas
» Arcos da Bear Archery: o que vocês podem me dizer?
» Nunca é demais falar isso. Cuidado com as flechas de carbono!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: