ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tiller, o diabo mora nos detalhes

Ir para baixo 
+11
Roberto de Souza
collaco
wpurgatto
Jose Americo Dantas Bahia
Mamute-sc
eschimidt
SanchoVJR
CALIL
Renenq
Danilo Ormeni
Lincoln
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeQui Jul 14, 2011 5:35 pm

Houve um debate no Trad Gang sobre puxada com 3 dedos abaixo da flecha e puxada mediterrânea ou clássica (com a flecha entre os dedos).

Puxada com 3 dedos abaixo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Puxada clássica ou mediterrânea
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fazer uma ou outra é uma questão de gosto, vai da preferência de cada um. Entretanto, pessoal que atira com os 3 dedos abaixo reclama que o arco fica muito barulhento, mesmo os modelos conhecidos justamente pelo tiro silencioso. A conclusão que se chegou foi que a maioria dos arcos tem o tiller (maneira como as lâminas flexionam) feito para quem atira com a puxada clássica. Em arcos feitos sob encomenda pode-se solicitar o tiller para quem atira com 3 dedos abaixo, que é apenas deixar a lâmina inferior um pouco mais mole que a superior. Segundo o fabricante dos arcos Black Widow, pode-se atirar com 3 dedos abaixo em arco com tiller clássico que não há risco de danos. A diferença é mínima, apenas 1/8". O único problema mesmo é o barulho.


Última edição por Lincoln em Dom Ago 12, 2012 9:42 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Danilo Ormeni

Danilo Ormeni


Mensagens : 28
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Sao Paulo - SP

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeQui Jul 14, 2011 8:08 pm

ainda nao decidi como vou atirar, tenho que fazer uns testes ^^
mas se com 3 dedos embaixo fica muito barulhento ja é ponto negativo xD
Ir para o topo Ir para baixo
Renenq

Renenq


Mensagens : 370
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeQui Jul 14, 2011 9:29 pm

Belo topico , mas alem de ser barulhento e muito feio hahaha ( minha opniao )
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeQui Jul 14, 2011 11:08 pm

Fred Bear atirava com a puxada classica. Pra mim não tem mais dúvida de qual seria a certa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 1:01 am

CALIL escreveu:
Fred Bear atirava com a puxada classica. Pra mim não tem mais dúvida de qual seria a certa.
É o calil tem um ponto importante aqui. Fred Bear não precisa se explicar quando o assunto é atirar flechas, Suas histórias o fazem lenda até hoje.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 7:00 am

SanchoVJR escreveu:
Fred Bear não precisa se explicar quando o assunto é atirar flechas, Suas histórias o fazem lenda até hoje.
calma... deixe eu morrer!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 9:06 am

CALIL escreveu:
Fred Bear atirava com a puxada classica. Pra mim não tem mais dúvida de qual seria a certa.

Acho que nesse ponto não existe certo ou errado. É uma questão de escolas diferentes. A puxada com 3 dedos abaixo é a usada pelos índios norte americanos, é muito tradicional. Os europeus ocidentais usam a puxada clássica e os orientais puxam com o polegar e apoiam a flecha no lado contrário do riser.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existem também outras forma menos conhecidas de puxar um arco. Como puxar apertando a flecha, e não pela corda; ou variações como pinçar a flecha com o polegar, o indicador e o dedo médio, e puxar a corda com o anular.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Há quem puxe com apenas 2 dedos também

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou puxe com a mão invertida



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 1:29 pm

conclusão, cada um puxa da maneira q achar melhor
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Americo Dantas Bahia

Jose Americo Dantas Bahia


Mensagens : 522
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 46
Localização : Lima Duarte-MG

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 2:14 pm

Gostei da ideia!Eu vou experimentar fazer a puxada com os 3dedos abaixo da flecha.O nocking point do meu arco e de latao,depois de varios tiros ele começa a incomodar e o meu dedo fica um pouco dolorido,mesmo usando luvas.
Ir para o topo Ir para baixo
Renenq

Renenq


Mensagens : 370
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 2:16 pm

achei muito interessante essa puxada invertida.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 4:03 pm

Jose *** Dantas Bahia escreveu:
Gostei da ideia!Eu vou experimentar fazer a puxada com os 3dedos abaixo da flecha.O nocking point do meu arco e de latao,depois de varios tiros ele começa a incomodar e o meu dedo fica um pouco dolorido,mesmo usando luvas.

Vai ter que mudar a localização do nocking point para atirar com 3 dedos abaixo.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSex Jul 15, 2011 5:19 pm

Existe também a pegada baixa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Citações a respeito desta:
EVC escreveu:
Essa pegada lá fora é conhecida como string walking e é usada em algumas competições (bare bow a.k.a. arco nudo). Quando eu fiz o curso introdutório aprendi o tiro instintivo mas posteriormente (me parece que por recomendação da FITA) a técnica string walking passou as ser ensinada em cursos introdutórios. Pelo que sei, lá fora não é toda modalidade de competição que permite essa técnica. Como é por essas bandas, acho que só os fieldeiros podem responder.

jwiendl escreveu:
O colega ai em cima tem razão! Essa "puxada estranha" se chama string walking, e é usada para tiro instintivo.

O interessante é para cada distancia voce pode usar uma altura, ie: a 10m voce usa 5 dedos abaixo do nock, a 15m 4 dedos e ai vai.

Existe outra tecnica que se chama "floating nock" que é voce variar o nock point de acordo com a distancia do alvo.

topico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeDom Fev 19, 2012 10:42 pm

Essa puxada baixa é para tiro instintivo. É para a flecha ficar mais na altura dos olhos e vc conseguir mirar pela ponta da flecha com mais facilidade. Na puxada normal a flecha fica mais abaixo e vc precisa imaginar onde ela vai acertar.
É mais ou menos como a diferença entre atirar com uma arma à la Rambo, e apoiar no ombro. =)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 6:15 am

O nome dessa puxada estranha é string walking. Consiste em alterar o ponto onde se puxa, e consequentemente a orientação do arco com relação a visada, de acordo com a distância até o alvo. É exatamente o mesmo princípio do funcionamento de uma mira de 1 pino. Quanto menor a distância até o alvo, mais baixo o ponto da puxada. É bastante usado na categoria "barebow recurve", mas é proibido em outras categorias.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 9:44 am


Pensando biomecanicamente a puxada invertida tem um fundamento, ela é mais relaxada para os tendões e músculos.
Apesar da posição anatômica dos ossos e articulações na puxada tradicional há tensão. Coloque-se na posição de tiro e a mão na posição de ancoragem no estilo tradicional. Se vc relaxar antebraço e o punho naturalmente ele gira para a posição da puxada invertida. Girando o rádio sobre a ulna.

Será que a puxada tradicional na verdade é a invertida? =D
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 63
Localização : Guarujá - SP

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 10:45 am

Como muita gente por aqui também testei alguns tipos de puxada para arco recurvo e/ou longbow.
Confesso que a mais atraente para mim é a mediterrânea, com o indicador acima da flecha. Para o tiro olímpico funcionou muito bem, uma vez que a mira cumpre sua função. Entretanto, quando decidi passar para o arco sem mira, ficou complicado manter a puxada com ancoragem embaixo do queixo. A referência da ponta da flecha fica muito longe e o tiro tem que ser puramente instintivo, o que é um complicador.
Decidi tentar subir a ancoragem e deitar um pouco o arco, ao estilo Byron Fergusoon. Melhorou, mas a referência da ponta da flecha, pelo menos para mim, continuava um pouco longe. Aí, depois de muitas idas e vindas, acabei me adaptando à puxada apache, com os três dedos abaixo e o indicador encostado na flecha. Tenho melhorado muito meus resultados desde que passei a praticar somente essa puxada, e vendo muitos vídeos de caça percebi que boa porcentagem dos arqueiros utiliza essa técnica.
Para muitos não é a mais bonita, inclusive para mim, mas, por experiência própria, facilita muito a "mira". Infelizmente não é possível utilizá-la em competições de Field no longbow, onde se exige a puxada mediterrânea. Por conta disso, neste ano pretendo participar do campeonato da Field Brasil na categoria Bowhunter Recurve, que permite a utilização do string walking, desde que o indicador esteja encostado na flecha.
Eis o relato de minha experiência.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 11:06 am

Puxada apache é diferente de string walking. Na puxada apache o ponto da puxada é sempre o mesmo. Eu não sou simpatizante do string walking. Vejamos o que diz o manual do técnico da Associação Australiana de tiro com arco.

"Você pode conseguir bons resultados com o string walking, mas esqueça sobre o bom vôo da flecha e sobre a regulagem correta. Os arcos não foram projetados para atirar dessa maneira, você pode conseguir bons resultados, mas você atirará com um arco desbalanceado e isso é um fato que você deve aceitar. Por essa razão, se você partir para o string walking, será crítico como você ajustará o tiller e o nocking point (recurvo), e o tiller, nocking point e sincronização das CAM nos arcos compostos."

Se for usar string walking, deve-se mexer no tiller. Folga-se o parafuso da lâmina inferior (para ILF), de modo que o ponto ideal da puxada fique na metade do caminho entre o nocking point e o ponto mais baixo onde faz-se a puxada. Isso minimizará o desbalanceamento.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: tópico   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 1:04 pm

Interessante o tópico.

Na verdade, a colocação dos dedos vai mais do atirador se sentir melhor.

Utilizo um dedo acima do nock e dois abaixo (clássica). Sinto-me melhor assim.

Valeram as fotos, serve como orientação de como mirar.

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 4:12 pm

Olá pessoal,

Eu ainda não estou praticando, mas estou aprendendo muito nesse forum.
De todas as puxadas, a que tem me chamado muito a atenção é a puxada invertida...pois me pareceu muito natural.
Quais as culturas que a pratica? Um dos videos me pareceu russo.
Sem falar que até os Na´vi só usam ela...he he he!
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 6:18 pm


Faz isso não cidadão. Vc está começando agora. Aprenda primeiro a puxada tradicional, depois que vc estiver atirando razoavelmente bem vc pode treinar outras pegadas. Se vc começar pela invertida pode ser complicado depois aprender o básico.

Eu ja fiz comparações com aprender violão antes. E aqui se encaixa também. Quem quer aprender guitarra e começa pelo violão primeiro tem melhor rendimento do que quem é fominha e quer começar logo na guitarra, e depois acaba tendo que voltar pro violão para poder evoluir, e esbarra com o vícios que adquiriu da guitarra que as vezes são difíceis de tirar.

Não que vc não possa dar uns tiros com outras puxadas, mas o seu treino básico é melhor ser tradicional.
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 7:33 pm

Olá Collaco,

Obrigado pelo conselho, voce está certo.
Mas uma coisa que eu aprendi nesses posts é que na verdade não existe puxada tradicional.
Ela é tradicional na terra em que ela é desenvolvida...seja apache para os indios americanos, seja a mediterranea para os europeus, seja a japonesa, russa, mongol, guarani, etc.
Até agora só ouvimos falar das diferenças...note que as vantagens e desvantagens quase não aparecem...será que é por que no final das contas o objetivo é sempre alcançado...acertar o alvo?
Eu quero ser bom, mas será que isso só é possivel com a puxada "tradiconal"?
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 8:10 pm

Nesse sentido de tradicional vc está certo, mas quando digo tradicional me refiro as regras internacionais do esporte.
Como o Roberto de Souza falou, a questão são as regras desse esporte, dependendo da categoria que vc escolher se for competir um dia, vc terá que usar a puxada permitida desta categoria.

Vc pode se pintar de azul e acertar todas na mosca, mas e na hora de competir? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
sandro_ventania




Mensagens : 116
Data de inscrição : 26/12/2011
Localização : Rio das Ostras - RJ

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 8:39 pm

He he he...pintado de azul e com orelhas pontudas!!
Bom...eu não penso em competir com ninguém, pois o nosso maior oponente somos nós mesmos.
Também não é para caçar, pois nem carne eu como.
O arco pra mim é um exercicio de mente e corpo...e um preparo para dias dificieis que possam vir no futuro.
Então pra mim, o que importa é acertar todas na mosca...nem que seja plantando bananeira...he he he!
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 9:14 pm


Dias difíceis no futuro? Só pode ser o apocalipse zumbi.

Neste caso vc precisa de um arco composto e flechas explosivas... =)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 9:42 pm

Todo mundo pode discordar, mas minhas experiências sempre me levaram a conclusão que é mais fácil tirar um vício do que aprender do zero. Quem deixa de atirar com medo de adquirir vícios, vai ficar sem os vícios, sem intimidade com o equipamento, e sem o prazer de atirar. Se eu me importasse com essas coisas nunca teria começado, pois no meu estado não existe escola de arco e flecha. Onde eu iria aprender o jeito "certo" de atirar? Se é que isso existe. O atual campeão olímpico também não deve ligar para vícios, pois o cara não usa sling e ainda apoia o polegar na nuca

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tiller, o diabo mora nos detalhes Empty
MensagemAssunto: Re: Tiller, o diabo mora nos detalhes   Tiller, o diabo mora nos detalhes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tiller, o diabo mora nos detalhes
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» FACAS SUECAS - MORA CLASSIC Nº1 e MORA Scout Nº440
» Uma pequena biblioteca
» REGULAGEM DE ARCO COMPOSTO
» A Harpa do Diabo
» detalhes rage x

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: