ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Melhorando o Spine Tester feito

Ir para baixo 
+2
DJALMA
ovidiopena
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeDom Ago 14, 2011 2:04 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Última edição por ovidiopena em Dom Ago 14, 2011 2:08 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeDom Ago 14, 2011 2:08 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 10:12 pm

simples ,barato e funcional .gostei muito ,parabens ovideovane .
perdao ovideoPENA RSRSRS
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 10:14 pm

COMO O SR CONSEGUIU ESTA TABELA ? OU ESTE GABARITO ?
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 10:56 pm

Este aparelho já é o segundo que construo, melhorando um anterior.
O primeiro, presenteei meu instrutor de arco e flecha e o outro é para meu uso particular.
Não estou construindo para comercializar.
Quem passou o link com o video foi o Mamute. Eu resolvi construir e melhorá-lo.
Fui ver o link agora pouco para colocar aqui e retiraram do ar.
Basicamente é um suporte construido com 2 ganchos tipo argola parafusados na madeira em uma distância de 26 polegadas. No meio, a 13 polegadas é colocado um prego ou um parafuso, como no meu caso e uma escala graduada.
O vidro cheio de chumbinhos mais o peso do parafuso tem 0,907 quilos, ou seja 2 libras.
É uma fórmula matemática onde se vc aplicar um peso de 2 libras em uma haste de comprimento 26 polegadas e medir o deslocamento em polegadas no centro desta haste, terá o spine estático da mesma.
Pegamos varias flechas padrão EASTON com spine definido e vimos que realmente a coisa funciona. Elaboramos pois escalas para este deslocamento, já calculados para fornecer diretamente a leitura requerida.
Se procurar no google achará vários modelos de spine tester.
abs





Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeTer Ago 16, 2011 2:40 pm

como em arqueiria tem coisas que ate Deus duvida pensei que a ''escala graduada'' o sr tirou de algum site .mas valeu muito .obrigado .
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeTer Ago 16, 2011 3:14 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A resolução não tá das melhores, mas ....
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeTer Ago 16, 2011 7:22 pm

Vou fazer um pra mim também. Meu projeto é um pouco diferente, e vai servir tanto pra madeira quanto pra carbono/alumínio. Embora eu acredite que só seja necessário para flechas de madeira. Mas antes preciso de uma balança que pese mais de duas libras com precisão.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeTer Ago 16, 2011 8:12 pm

Que legal, Ovidio! Vou anotar para mais tarde fazer um igual mas preciso de flechas com spine diferentes para fazer uma escala confiável.

abraços
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 5:41 pm

Temujin, não há necessidade disso.
Nós fizemos isso para conferir o aparelho.
Existem tabelas para conversão de ATA para ASTM e vice versa.
A unica coisa necessária é uma regua calibrada em polegadas e medir o deslocamento, ou seja o quanto houve de deflexão na haste quando aplicado um peso no meio dela.
As flechas que nós usamos variam entre 0,300 e 1,200 de spine.
quanto maior o numero mais "mole" é a flecha e melhor funciona em arcos de baixa potência.

Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 8:18 pm

jwiendl escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A resolução não tá das melhores, mas ....
jorge : este gabarito serve pra qualquer flecha ? carbono ,madeira e aluminio ?se nao pra qual é etste modelo ?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 8:25 pm

tem 2 normas para verificar o spine de flechas, uma para madeira e outra para carbono/alumínio, não lembro exatamente as regras, mas para madeira a distância entre os apoios é 26" e para carbono 28", o peso também muda um poquinho, já escrevi isso num outro tópico, para os interessados vale uma pesquisada
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 9:29 pm

Ovidio,

Grato pela explicação entretanto vou ser "comodista" e comprar as flechas já nas especificações. Como o Manni postou, creio só se fizesse umas flechas de madeira...

Né, Jorge? Não esqueci de vc não, vou rachar a "lenha" amanhã....rsrsrs

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 9:33 pm

Vergilio, você confia no cara que especificou as flechas?
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 9:43 pm

Lincoln,

As flechas de carbono ou as de madeira?

As de carbono confirmei naquele programa trial que o Mamute postou e deu certinho as Rebel Lite de 33" com pontas de 100gr para libragem de 60#.

Agora as de madeira CHUNDOO, só posso dizer que o John da Twig Archery é bem respeitado pelo que li deles no fórum da Leatherwall / Stickbow , pedi as minhas com 30" para 40# que posso cortar para 28" e 50#.
Essa minha encomenda deve chegar provavelmente em Outubro via UPS. Aí, eu posso comentar sobre este material.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 11:22 pm

pra quem sabe : este .400 p expl seria 400/1000'' ? ou seja 400 milesimos de polegada ?
neste caso :25.4 mm dividido por 1000 vesez 400 =10.16mm .
ou seja : uma flecha de carbono de spine .400 flexiona 10.16 mm entre 2 pontos a 28'' com peso de 2 lbs exatamente no meio ( 14'' ) é isso ????
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 3:26 am

Sim é isso.
Só que existe uma correção a fazer de 0,825419.
Os calculos abaixo foram feitos para 26" entre pontas com 13" no centro com um peso de 2 libras, convertidos em milimetros.

Ficaria assim em mm.


0,200 4,19 mm
0,300 6,29
0,400 8,39
0,500 10,48
0,600 12,6
0,700 14,7
0,800 16,77
0,900 18,9
1,000 21,0
1,100 23,06
1,200 25,16
1,300 27,25
1,400 29,35
1,500 31,45
1,600 33,54
1,700 35,64
1,800 37,74

formulas:

ata def = 0,825419 . astm def

astm = ata . 0,825419

A finalidade de ter construido esse aparelho foi porque aqui em casa eu tenho pelo menos umas 30 flechas entre carbono e aluminio sem inscrição, apagadas.
Na Academia de Tiro ao Arco também existe uma quantidade bem grande de flechas sem especificações.
A construção foi baseada em alguns tutoriais encontrados na Internet bem como vimos os procedimentos e formulas matemáticas aplicáveis no processo.
Não é um instrumento de precisão absoluta mas com ele foi possível identificar as flechas que não tinhamos referências.
As referências de flechas que serviram de aferição ao aparelho foram utilizadas do fabricante EASTON e são bastante confiáveis.
Existe no comercio especializado "Spne Tester" para venda até com escalas digitais.
Tal aparelho não foi criado por nós e sim aproveitado a idéia de colegas arqueiros que não visaram lucro e nos passaram informações para que ele fosse construido tornando-as de dominio público.
Abraços.



Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 4:22 pm

Ovidio,

Agora melhorou...mas não vou precisar dele ainda. Só tenho um modelo de flecha talvez, mais tarde, esta tabela seja útil para mim!

Abraços,
VErgilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 6:31 pm

flecha de madeira é um perigo



comprei já algumas dúzias de um mesmo fornecedor americano, um belo dia chegaram as tão esperadas para um arco novo, fui atirar e catapimba, tomei uma lambada no braço q quase arrancou um pedaço, tenho a cicatriz para quem quiser conferir



conclusão, não atirei mais com o arco achando q ele era o problema (ainda bem q aposentei as flechas junto)



tempos depois o Pin estava desenvolvendo o seu spine test para flechas de madeira e eu presentei-o com algumas flechas q tinha aqui, inclusive com umas "danadas", conclusão descobri q o problema eram as malditas, estavam under-spined (e bastante) e a corda foi descarregar sua raiva no meu braço Sad
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 6:45 pm

Comprei recentemente 5 hastes de madeira e pontas da Velox.
Ele não tinha rabeira e acabei por adaptar umas que tinha por aqui e colei com cola quente. Até ficaram boas, mas com spine de 1,250.
Elas vão bem no arco-escola recurvo, Geologic de 25 libras que treino na Academia.
São flechas muito flexiveis e foram realmente feitas para baixa potência.
Enfiar uma flecha destas num composto de 60 libras é arriscar a mão.
Falando nisso eu quase importei uma luva de Kevlar.
Pesquisei em lojas de equipamentos de segurança aqui em Rib.Preto e não achei.
Será que não acha em lojas de artigos para açougue ?
Vi uns açougueiros utilizando luvas de aço.
Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 8:32 pm

Ovidio,

Pro composto já pedi a luva, o problema é que não tem como rastrear o pedido pois nem eles(loja) sabem onde está....rsrsrs.

Pedi umas flechas de Chundoo da Twig Archery para 40~50#, chegando aqui eu posto fotos delas e aí vou fazer um Spine Tester como esse seu.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 9:52 pm

Positivo Temujin,

Eu também compro hastes prontas. Não me ponho a confeccionar flechas não.
A ultima remessa que comprei foi uma duzia de hastes da EASTON com spine 1914 para utilizar no PSE 35 libras. Hoje a tarde estava filmando para ver o voo delas.
Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 10:03 pm

Por falar em filmar flechas em voo, tempos atrás vi um vídeo em câmera lenta com flechas no spine errado. As flechas avuavam de banda (fishtailing), ou avuavam fazendo um turneau (barrel roll).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 10:38 pm

É muito bacana ver os voos das flechas.
Estive na Academia na terça feira e o Ronaldo aprontou o cavalete para o teste do papel.
É um bom instrumento para ajustes também.
Abs.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 6:14 pm

Lincoln,
É esse movimento que "vi" naquele video que postei na seção do iutubí.

Ovidio,
Flimou em quantos quadros por segundo? 800fps?

Abraços
Vergilio

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Conteúdo patrocinado





Melhorando o Spine Tester feito Empty
MensagemAssunto: Re: Melhorando o Spine Tester feito   Melhorando o Spine Tester feito Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Melhorando o Spine Tester feito
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» ÁLBUM DO FÓRUM ARCO BRASIL - Poste aqui uma foto do seu equipamento!
» Spine Test Feito na Medida
» Spine Test Feito na Medida
» Arco feito por min.
» Meu brinquedinho feito a mão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Galeria de Fotos-
Ir para: