ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spine Test Feito na Medida

Ir para baixo 
+2
Mamute-sc
Pin
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQua Jan 19, 2011 8:30 pm

Oi moçada, come estou decidido a fazer acessorios, flechas e futuramente arcos tradicionais, primeiro preciso conhecer é logico e tbm como principal as ferramentas, preciso das ferramentas, as que der p/ eu fazer, maos a obra, as que num der terei... que comprar.

E depois de muito conversar com o pessoal, pricipalmente o MAMUTE, aprendi o principal, ñ sou mestre, mas ja tenho uma noçao de SPINE de flechas tradicionais, entao, depois de muito procurar p/ fazer na medida exata e entender como funcionam seus altos e baixos, fiz um SPINE TEST pra mim, ñ ficou lá muito lindo, mas funciona com eficiencia, abaixo as fotos.

Abraço a todos, Willian Pin.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Última edição por Pin em Ter Jan 25, 2011 12:08 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQua Jan 19, 2011 10:25 pm

Pin parabéns pela criação, mediu os Spines das que te mandei, achei um lugar que explicam como funciona o cáculo, mas só funciona para medida de 26" entre os apoios com peso de 2 libras

você pega 26" e divide pelo valor da deformação, por exemplo, se a flecha deformou 1 polegada, voce divide 26 por 1 = 26 libras

se deformou 0,5 polegada, você divide 26/0,5 que dá 52 libras, é muito fácil calcular spine de flecha de madeira, me passa quanto deram as que te enviei fazendo essas contas

parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQua Jan 19, 2011 11:34 pm

Amigao Mamute, olha só:

Brancas, 2 de 31" deram spine de .580
Brancas, 1 de 31" deu spine de .600
Brancas, 1 de 30" 1/2 deu spine de .630
Vermelha 1 de 27" 1/2 deu spine de .420

Nao podemos deixar de dizer que todas estao empenadas, a que de .600 de 31" é a que menos esta empenada, mas na hora de colocar a fleccha no lugar, o ponteiro raramente bate com o zero, e eu vi como zerar o ponteiro, vc gira a flecha ate q o ponteiro chegue o zero e coloca o peso. Nossa super interessante, medi 3 vezes cada uma dela e deu a mesma configuraçao !!! Oq num pode dexa de fazer é zerar, e a parte do ponteiro q encosta na flecha, tem que ta no meio certinho, ou seja com 13".

Mamute pede o Calil p/ diminuir as fotos um pouquinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQua Jan 19, 2011 11:55 pm

IIiiiiiiiiiiiiii, ñ, to doido, dei varada nagua, perai, confundi !!!

Branca de spine .600= 43.L
Branca de spine .580= 44.L
Branca de spine .630= 41.L
Verme. de spine .420= 61.L

E isso ai amigao, mas sem esquecer que a vermelha tem 27" 1/2, diminuiu muito na quebra, e te uma foto dela ai marcando o spine de exatos .420, legal né rrss...

Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 12:02 am

Mamute, conferi no AMO SPINE CHART e a tolerancia ta em cima, pois na conta da uns nºs depois da virgula q eu ñ coloquei, entao, ta certinho sim, kkkk, blz !!!
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 9:28 am

Parabens Pin, muito legal e bem feito, vou prescisar fazer um também.
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 10:08 am

Fala Vpurgattto, ficou legal né, vi o site de carving, valeu, o spine test num ficou muito bonito ñ, mas funciona direitinho, depois vou fazer um gabarito p/ fazer p/ quem kser comprar tbm e p/ ficar mais bonito, valeu e abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 1:48 pm

caramba Pin deu certinho, só achei estranho as brancas estarem com spine menor que as vermelhas, por isso que nunca deu certo os tiros, fiquei feliz por vc

quanto vai custar um medidor desses, esse me interessa ter
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 2:00 pm

Valeu Mamute, mas as brancas deram menor spine pq elas tao com 31", e a vermelha que deu + alto ta com 27" e 1/2, por isso !!!
Pode deixar que vou fazer um no gabarito pra vc, esse ficou feio, fiz correndo pra verr se dava certo, agora da pra fzer caprixado, vou fazer depois vejo o preço, mas e baratinho, esquenta ñ.
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 4:48 pm

Muito bom ainda não intendo o suficiente para sacar pra que serve 100% e acho que não vou usar agora, primeiro um ou dois arcos depois o resto.

Posta quando fiser o gabarito.

até
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 6:51 pm

Pin, tanto faz a flecha ter 26" ou 32", o que importa é que os apoios dela está fixo em 26", portanto sempre vai medir como se a flecha estivesse com apenas 26" (independente do comprimento total que tiver a flecha) essas flechas brancas vieram erradas, eu sempre achei que estavam com spine "a mais" mas agora com o seu medidor vi que estavam ao contrário e isso fica claro agora pois quanto maior o peso da puxada mais elas saiam à esquerda de onde mirava, erro de execução

fico muito feliz por ter dado certo a sua criação, espero poder continuar ajudando

grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeQui Jan 20, 2011 9:52 pm

Pois é amigo, sendo que uma delas veio com a circunferencia notavemente abaixo do padrao, todas elas vieram com 11/32 se ñ me engano, e uma delas veio com menos que isoo, a maioria com 9mm e uma delas com 8.43 E Ñ ME ENGANO, bem diferente mesmo. E tbm medi as vermelhas q derao mais q 26", todas deram spine mais baixo entre .420 e .445., esse trem funciona mesmo, e ó, a gente tem uma outra visao das flechas depois de saber sobre spine.

Aoncelho a todos a dar uma boa pesquisada sobre isso.

Pensei ate em cortar as brancas na minha puxada, mas como ñ vai interfirir no spine, to com dó, a pesar que rretirei as penas das vermelhs e de uma branca e peguei as manhas de fazer s GRAFINGS e tdo +, mas estou com dó, acho que vou pegar 2 e dexa 2 originais e tetar dexa elas de acordo com meu arco.

agora so preciso de uma desfibriladeira p/ fazer as flechas, pois o resto ta na "CAIXOLA" pronto pra começar, hj aprendi a fazer o arremate, nossa, muito legal, amigo MAMUTE, vamos nos falando ai, vamos aprofundar nessa prosa viu, e os amigos que tbm quiserem chegar no assunto, estamos a disposiçao !!! Pin.
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 8:30 am

Bom dia!
Sim vou me aprofundar mais com o tempo.
Mamute você pode me dar uma esplicação sobre, spine? e pra que serve o medidor nem tudo eu compriendo de cara.

Pin vou acompanhar este topico e aprender muito mais.

Até

Tche
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 9:47 am

ok, vamos lá:

Spine é o grau de flexibilidade da flecha, isso significa o tanto que a flecha entorta.
Para saber o spine das flechas tradicionais (flechas de madeira) tem que apoiar a flecha pelas extremidades numa medida de 26", depois colocar um peso no meio dela (13") peso de 2 libras (910g) e pronto, o tanto que ela deformar, vai ser o spine dela. Isso p/ flechas TRADICIONAIS DE MADRIRA.

As flechas tradicionais de PORT OXFORD ou CEDRO ou o nosso CIPRESTE que sao importadas e que desde sempre, sao as melhores e mais usadas na construçao de flechas, sao feitas em em 3 medidaas padrao, 16/05- 11/32- 23/64, sendo que as 2 ultimas sao as mais usadas.

Para saber qual flecha serve p/ qual arco tem a AMO SPINE CHART, uma carta com os valores de spine p/ o arco com suas devidas LIBRAGENS. Exemplo:

Vc coloca uma flecha no SPINE TEST, coloca o peso de 2 libras, ela marca um spine de .520- p/ saber p/ qual arco ela vai servir, vc divide 26 por .520 (26 porque essa é a medida em que as extremidades da flecha esta apoiada que é 26" e .520 porque esse foi o spine que deu na marcaçao que vai dar 50 = 50 libras).

Ou seja, 26" dividido por .520 de spine = 50# libras, só isso, porem o spine test tem que ser feito com precisao total, se ñ o resultdo vai alterar.

OBS: spine de flechas tradicionais sao diferentes das de aluminio e carbono.

Outra coisa, um spine alto significa que a fecha deformou muito, e um spine baixo significa que deformou pouco, ou seja, spine baixo ela entorta pouco e alto entorta muito, sempre apoiada em 26" com um peso de 2 libras.

Espero ter ajudado, Abraço, Willian Pin.
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 9:58 am

Esqueci de um detalhe importantissimo, na hora de fazer a mediçao, o ponteiro tem que ser zerado, como ??? girando a flecha ate que chegue na marcaçao de 0 grau, caso ñ zere gira a agrola de apoio da flecha. Ou entao na propria tabela, repare que perto da ponta do pnteiro na tabela tem um pequeno rasgo nela e um parafuzinho, onde posso mover ela p/ baixo ou p/ cima, mas tem que ficar tudo alinhado.

E Mamute, as brancas deram spine mais alto, pois elas se deformaram + com o peso de 2 libras que a vermelha. Acho que vc confudiu, pq saber vc sabe !!!
A brancas deram entre .580 e .630 enquanto a vermelha deu .420 que ate da p/ ver na foto.
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 10:57 am

Valeu.
Agora já sei pra que serve.
E quando tiver o gabarito, vou querer.

Até.

Tche
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 12:05 pm

Pin, pode diminuir o tamanho das fotos? Assim como estão fica dificil de ver....
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 12:07 pm

Pois é, eu num sei fazer isso ñ, rsrsrs, pedi o Calil mas acho que ele num teve tempo ainda. Se vc souber como pode fzer, Pin.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 12:11 pm

Pin escreveu:
Pois é, eu num sei fazer isso ñ, rsrsrs, pedi o Calil mas acho que ele num teve tempo ainda. Se vc souber como pode fzer, Pin.
Também não sei fazer.......
Sou meio ignorante em informática.... Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 12:14 pm

KKKKKK entao sao 2, tbm sou uma topeira nessas coisas, daqui a pouco vou fazer outro topico de um BOW STRINGER, de fazer cordas ZEBRA, a ferramenta ja ta pronta, so falta por os preguinhos, rsrs, muito massa tbm !!!
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 12:26 pm

As fotos devem ser redimensionadas na máquina de fotos mesmo....tem uma opção lá de tamanho para email.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 1:19 pm

Pin escreveu:
Esqueci de um detalhe importantissimo, na hora de fazer a mediçao, o ponteiro tem que ser zerado, como ??? girando a flecha ate que chegue na marcaçao de 0 grau, caso ñ zere gira a agrola de apoio da flecha. Ou entao na propria tabela, repare que perto da ponta do pnteiro na tabela tem um pequeno rasgo nela e um parafuzinho, onde posso mover ela p/ baixo ou p/ cima, mas tem que ficar tudo alinhado.

E Mamute, as brancas deram spine mais alto, pois elas se deformaram + com o peso de 2 libras que a vermelha. Acho que vc confudiu, pq saber vc sabe !!!
A brancas deram entre .580 e .630 enquanto a vermelha deu .420 que ate da p/ ver na foto.

Pin realmente o spine é o contrário, quanto maior o spine mas flexivel é a flecha, mas o que estava dizendo era sobre a dureza mesmo, era para as flechas brancas serem mais duras que as vermelhas (portanto spine menor) pois o arco das vermelhas tem 55 libras na minha puxada e o arco das brancas tinha 63 ou 64 libras na minha puxada, elas vieram erradas, ainda bem que atirei pouco com o arco e não houve nenhum acidente, por isso que esse "Spine Test" que vc fará para mim será muito útil, é preocupante o controle de qualidade de flechas de madeira e quero testar TODAS as minhas flechas antes de usá-las

com relação ao diâmetro, passa as varetas por uma máquina e mede-se o spine, mede-se o spine e caso a esteja mais dura do que deveria afina-se um pouco para chegar ao spine desejado, aí acontece essas variação final na espessura
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 1:33 pm

Realmente Mamute, as brancas seriam ideal p/ um arco de 45# em media de acordo com os spines que elas deram, ou seja, flechas erradas.
Vou fazer um spine test e um bow stringer de corda zebra pra vc, acabei de fazer o meu, bem interessane tbm viu, hj ainda faço um topico sobre bow stringers, mas o dificil vai ser achar dacron colorido, ve se entra mais tarde p/ conversarmos, abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
tche171

tche171


Mensagens : 38
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 45
Localização : Arroio do Sal (RS) / Turvo (SC)

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 1:54 pm

A respeito fdas fotos.
Na seu micro, vc vai ter que editar as fotos e no proprio editor do windos, terra a opção de internet, depois é só escluir as fotos do topco e postar novamente.

Até

Tche
Ir para o topo Ir para baixo
Pin

Pin


Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/09/2010
Idade : 46
Localização : Lavras M.G.

Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Spine Test Feito na Medida- Foto Editada   Spine Test Feito na Medida Icon_minitimeTer Jan 25, 2011 12:09 am

Pin escreveu:
Oi moçada, come estou decidido a fazer acessorios, flechas e futuramente arcos tradicionais, primeiro preciso conhecer é logico e tbm como principal as ferramentas, preciso das ferramentas, as que der p/ eu fazer, maos a obra, as que num der terei... que comprar.

E depois de muito conversar com o pessoal, pricipalmente o MAMUTE, aprendi o principal, ñ sou mestre, mas ja tenho uma noçao de SPINE de flechas tradicionais, entao, depois de muito procurar p/ fazer na medida exata e entender como funcionam seus altos e baixos, fiz um SPINE TEST pra mim, ñ ficou lá muito lindo, mas funciona com eficiencia, abaixo as fotos.

Abraço a todos, Willian Pin.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Spine Test Feito na Medida Empty
MensagemAssunto: Re: Spine Test Feito na Medida   Spine Test Feito na Medida Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spine Test Feito na Medida
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Spine Test Feito na Medida
» BOW STRINGER Feito na Medida
» Melhorando o Spine Tester feito
» Vendo SPINE TEST para flechas tradicionais
» Medidor de spine digital - Spine Meter diy

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: