ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?

Ir para baixo 
+3
Mamute-sc
Lincoln
mineirim
7 participantes
AutorMensagem
mineirim




Mensagens : 339
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 57
Localização : Belo Horizonte-MG

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 11:50 am

Pessoal, adquirí da RD arqueria umas shafts de madeira, porém não sei o que passo nas mesmas para escurecê-las, ou mesmo impermeabilizá-las: qualquer selante ou mesmo verniz serve?
Ir para o topo Ir para baixo
http://rogerioxb@oi.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:24 pm

Nunca fiz, mas já li várias receitas na internet. Para tingir pode usar tintura para madeira, couro e até anilina vegetal. Pra selar pode usar verniz Suvinil Maritmo. Geralmente usa-se verniz fosco. O método para aplicar é mergulhar a shaft no verniz. Pode ser dentro de um cano de PVC.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:40 pm

mas será q com todo o movimento e vibração do shaft no tiro não sai tudo?

é q nunca vi uma flecha pintada ou envernizada, por isso a dúvida se vai funcionar
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:44 pm

Mamute-sc escreveu:
mas será q com todo o movimento e vibração do shaft no tiro não sai tudo?

é q nunca vi uma flecha pintada ou envernizada, por isso a dúvida se vai funcionar

Sai não caro Paquiderme! Very Happy

Apenas dois toques: usem tanto o verniz como as tintas beemm diluidas (verniz na aguarraz). E antes de aplicar o verniz usem uma seladora de nitrocelulose diluida tambem, senão o o peso da flecha vai ficar enorme!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:46 pm

Acho que tem problema se não envernizar, pois começam a saltar as fibras da madeira. Veja as flehcas do Calil [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Percebe-se claramente que elas foram tingidas, pois o cedro é branco. Foram também envernizadas e pintados alguns detalhes decorativos.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:48 pm

esse tratamento ai as minhas também tem (vieram do mesmo fabricante) é q na hora eu pensei num shaft totalemtne pintado, desculpe a confusão
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 1:51 pm

Assim?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 6:29 pm

sempre imaginei q isso aí ficasse ruim, mas estava enganado, melhor assim, o pessoal pode brincar com tinta a vontade Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Set 21, 2011 10:02 pm

Outro método bom para selar, mantendo a flexibilidade da madeira é usar óleo de linhaça (passar uma camada fina com estopa). Demora secar, mas fica ótimo.
Ir para o topo Ir para baixo
RD Arqueria

RD Arqueria


Mensagens : 70
Data de inscrição : 08/07/2011
Localização : Campo Largo - PR

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeTer Out 04, 2011 5:13 pm

Não há grandes limites para o tratamento/ pintura de flechas. Certamente há que se tomar cuidado com o peso adicional, bem como com a base de solvente dos diversos produtos aplicados, para um não reagir com o outro e principalmente, devem ser compatíveis com a cola usada para colar as penas. Já apliquei um verniz em flechas minhas que foram perdendo as penas pelo caminho... Não exagere também no esforço em torno das flechas, a não ser que queira deixá-las de enfeito como obras de arte. Eu perco/ quebro tantas flechas pelo mato, que nem envernizo mais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rdaqueria.com.br
angelo.mateus

angelo.mateus


Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 48
Localização : Campo Grande - MS

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeTer Out 04, 2011 11:00 pm

RD Arqueria escreveu:
Não há grandes limites para o tratamento/ pintura de flechas. Certamente há que se tomar cuidado com o peso adicional, bem como com a base de solvente dos diversos produtos aplicados, para um não reagir com o outro e principalmente, devem ser compatíveis com a cola usada para colar as penas. Já apliquei um verniz em flechas minhas que foram perdendo as penas pelo caminho... Não exagere também no esforço em torno das flechas, a não ser que queira deixá-las de enfeito como obras de arte. Eu perco/ quebro tantas flechas pelo mato, que nem envernizo mais Very Happy
Basta pintar as flechas de laranjado, amarelo ou outra cor fluorescente, daí fica mais fácil achar no meio do mato.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Out 05, 2011 9:02 am

Só um toquezinho para os que querem pintar/krestar as flechas, o limite de pintura diversa é 1/3 da flecha medido do nock para a ponta! Se tiver mais que isso pode ser desclassificado de torneios IFAA!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Out 05, 2011 9:08 am

jwiendl escreveu:
Só um toquezinho para os que querem pintar/krestar as flechas, o limite de pintura diversa é 1/3 da flecha medido do nock para a ponta! Se tiver mais que isso pode ser desclassificado de torneios IFAA!

Acho que eu nunca vou competir pela IFAA. É tanta regra que dificilmente vou poder atirar com um equipamento que eu goste.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitimeQua Out 05, 2011 10:06 am

Lincoln escreveu:
jwiendl escreveu:
Só um toquezinho para os que querem pintar/krestar as flechas, o limite de pintura diversa é 1/3 da flecha medido do nock para a ponta! Se tiver mais que isso pode ser desclassificado de torneios IFAA!

Acho que eu nunca vou competir pela IFAA. É tanta regra que dificilmente vou poder atirar com um equipamento que eu goste.

Que nada, parece complicado, mas eu prefiro assim, pois acaba tornando a competição uma competição entre os arqueiros e não entre os equipamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Empty
MensagemAssunto: Re: COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?   COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO TRATAR FLECHAS DE MADEIRA?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» como desentortar hastes de flechas de madeira?
» Como instalar pontas em flechas de madeira?
» Como remover nock de flechas de madeira?
» Vídeo - como fazer flechas de madeira
» COMO CONFECCIONAR FLECHAS DE MADEIRA PARA RECURVO.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: