ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Facas de produção indústrial

Ir para baixo 
+3
Fly
Sandro
SanchoVJR
7 participantes
AutorMensagem
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeTer Nov 08, 2011 8:04 pm

Bem, como poucos tem condições de fazer uma bela coleção de facas exclusivamente forjadas, é interessante que criemos o custume de fazer reviews de facas de produção industrial.

Os mais entendidos poderiam por exemplo, nos dizer o que procurar na hora de comprar uma faca da Nautika, por exemplo.

enfim, fica a idéia.

Tenho algumas facas aqui, e gostaria de saber como fazer um review legal que dê pra dizer por exemplo : Essa faca é boa, vale a pena comprar, ou Essa faca é um lixo, não comprem...

Quem tem ideias?

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 10:45 am

Olá sancho. Acho essa idéia fantástica, mesmo porque já escreví assuntos sobre algumas delas aqui, como as Aitor Jungle King I, as Aitor Commando e a Marto/Brewer - Explora survival e exatamente nesses dois posts falei sobre as cópias mal feitas das JKI feitas na China e revendidas aqui pela Nautica. De péssima qualidade, pra não dizer inúteis (pra você ter uma idéia, a minha está desmontada, cabo pra um lado, lâmina pro outro e bainha... nem sei onde), e as cópias da Explora Survival fabricadas pela Tramontina que, tem até algumas qualidades para coleção mas não pra uso pois meia hora de batente e elas estão com a lâmina solta, sem contar com o kit de sobrevivência que tem que trocar e a tampa do cabo que é de Zamak (martelar com ela como nas originais... nem pensar). Já ouvi falar muito bém da faca Guepardo mas acho que nada se compara às marcas Aitor, Marto (que já não fabrica mais facass), Victorinox, Ka-bar e mais umas duas ou três marcas, das importadas, mas ai a gente recai nos custos do produto e de importação pois os produtos importados feitos com qualidade superior são realmente mais caros. Já das nacionais, as facas da corneta são uma boa e barata opção, já ouví falar muito bem da faca Wotan que, além de ser forjada, é full tang, ou seja, o espigão da lâmina vai até o fim do cabo e na mesma grossura deste, então, se o cabo quebrar, a faca ainda vai estar inteira, ai é só enrolar uma corda ou outra coisa qualquer que tá tudo bém. As Zakarov são opções excelentes também, principalmente a viuva negra e alguns outros modelos pra fins táticos ou de aventura. Estou bem propenso a comprar uma destas pra minha coleção já fás algum tempo. Eu tinha uma faca de caça da mundial que não sei o modelo agora e dei de presente pra um grande amigo, mas me arrependí muito pois hoje elas valem uma grana preta e nã época custavam algo em torno dos R$50,00. Se alguem conhecer mais alguma marca ou modelo bons ai avisa a gente pois esse tópico é bem pertinente pra quem gosta de aventura, pra escolher a companheira ideal pros nossos momentos de maior emoção. Colocar fotos do produto tembém é legal pra aqueles que não conhecem já terem uma idéia de como são e qual a finalidade a que se destinam e o precinho pra gente ver a paulada. Se o iniciador do tema estiver de acordo, é claro.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 11:24 am

Se forem nacionais recomendo Zebu Barretos.

Tenho uma faca e um canivete Zebu, ambos de aço carbono.
Bem feitos, bainhas são uma pequena obra de arte.

Depois posto fotos.
abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 1:01 pm

Recomendo as da Cold Steel
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeQua Nov 09, 2011 9:20 pm

Gente, vamos pensar em uma forma de fazer um review simples das facas que possuímos no mercado.

alguns quesitos óbvios tem que ser:

Preço
Resistência da lâminas a pancadas
facilidade de amolar em condições de mata

Adicionem mais quesitos!
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
angelo.mateus

angelo.mateus


Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 48
Localização : Campo Grande - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeQui Nov 10, 2011 6:12 pm

Sandro escreveu:
... Já das nacionais, as facas da corneta são uma boa e barata opção, já ouví falar muito bem da faca Wotan que, além de ser forjada, é full tang, ou seja, o espigão da lâmina vai até o fim do cabo e na mesma grossura deste, então, se o cabo quebrar, a faca ainda vai estar inteira, ai é só enrolar uma corda ou outra coisa qualquer que tá tudo bém...
Sandro, eu tenho uma faca Wotan. Ela foi desenvolvida na Corneta pelo cuteleiro Peter Hammer. Eu cheguei a conhece-lo em Campo Grande, quando ele veio dar um curso de cutelaria um tempo atrás.

Um dos meus amigos daqui de Mato Grosso do Sul desenvolveu uma linha de facas muito bonitas e boas, com um preço excelente. Ele teve aulas com alguns mestres da cutelaria brasileira, como Hilton Padilha, Francisco Ferrari e Peter Hammer.

Depois disso ele criou sua própria linha de faças artesanais e outras com apelo mais comercial.

Vale a pena conferir e divulgar as faças que ele produz em Campo Grande-MS:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 9:47 am

olha, depois de procurar bastante uma faca "multi-função" acabei achando a Wotan, e agora a -_- não sai da mochila. Por enquanto está dando conta do recado!

Só lamento que não tenha pomo.

J.

Que gosta de trespassar e esmagar!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 10:33 am

Olá Mateus.
Eu vi o site do cuteleiro, mas não achei facas pra aventura lá.
Facas destinadas pra aventura tem que ter pelo menos 4/5 mm de espessura, além da forma que tem que ser desenhada pra se ter uma função apropriada pra várias utilizações.
Se tiver lá, me fala aonde que eu procuro melhor.
Mas achei os modelos de churrasco dele muito bem acabados, realmente produtos bem feitos.
Você conhece o dono pessoalmente?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 11:20 am

A Wotan é bem industrializada mesmo né, vejam esta foto de como ela é feita:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 12:42 pm

Werley. Eu já tinha visto uma foto dessas publicada na revista mágnum, mas tava pequenininha, essa ai deu pra ver bem os detalhes. Dá pra notar que a faca é forjada, o que sem dúvida é uma garantia a mais de qualidade pois o metal fica mais denso e mais duro, tem mais resistência de corte, à quebra e tudo o mais. Quanto ao cabo, ela também é full tang e mesmo que o cabo quebre, basta enrolar uma corda ou algo assim que ta com uma faca na mão de qualquer jeito. Eu só acho que o formato dela é mais tático do que pra aventura por causa da pouca curvatura do gume da lâmina e do perfil baixo da ponta, além desta ser muito aguda, mas não quero dizer que não dá pra usar com essa finalidade né. Você tem a sua faz muito tempo? Conta alguma coisa que você já teve que se virar com ela e como ela se saiu. Pra gente te encher de perguntas depois Eheheheh.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 12:49 pm

Me parece que a faca da foto é feita por um processo de estampagem. Não é forjada não. Se eu estiver enganado me corrijam.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 1:27 pm

Lincoln escreveu:
Me parece que a faca da foto é feita por um processo de estampagem. Não é forjada não. Se eu estiver enganado me corrijam.

É um processo de forjamento atraves de roletes, que possuem o negativo do desenho da faca, dai esquenta o aço e vai passando entre esses roletes. Tambem não conhecia esse processo fiquei sabendo atraves de um colega.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 2:30 pm

Sandro escreveu:
Você tem a sua faz muito tempo? Conta alguma coisa que você já teve que se virar com ela e como ela se saiu. Pra gente te encher de perguntas depois Eheheheh.

Essa pergunta é para o Angelo e para o Jorge, pq eu não tenho esta faca não.
Ir para o topo Ir para baixo
angelo.mateus

angelo.mateus


Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 48
Localização : Campo Grande - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 4:24 pm

wpurgatto escreveu:
Sandro escreveu:
Você tem a sua faz muito tempo? Conta alguma coisa que você já teve que se virar com ela e como ela se saiu. Pra gente te encher de perguntas depois Eheheheh.

Essa pergunta é para o Angelo e para o Jorge, pq eu não tenho esta faca não.
A Wotan originalmente foi feita por meio de forja, utilizando martele hidráulico ou no braço mesmo. É uma faca feita realmente para combate e pesada. O projeto foi desenvolvido pelo cuteleiro Peter Hummer encomendado pela Corneta para o Bope.

Depois vou colocar algumas fotos da minha pra vocês verem melhor.

O Peter veio até Campo Grande-MS para dar um curso organizado pelo Alexandre (Imperial Cutelaria). Vejam algumas fotos do curso de cutelaria:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
angelo.mateus

angelo.mateus


Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 48
Localização : Campo Grande - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 4:34 pm

Sandro escreveu:
Olá Mateus.
Eu vi o site do cuteleiro, mas não achei facas pra aventura lá.
Facas destinadas pra aventura tem que ter pelo menos 4/5 mm de espessura, além da forma que tem que ser desenhada pra se ter uma função apropriada pra várias utilizações.
Se tiver lá, me fala aonde que eu procuro melhor.
Mas achei os modelos de churrasco dele muito bem acabados, realmente produtos bem feitos.
Você conhece o dono pessoalmente?
Sandro, o site da Imperial Cutelaria é para facas comerciais. Já as facas especiais não estão lá, mas ele faz sim vários tipos, como Wotan, Hunter/Bowie, etc.

Veja algumas fotos das facas do Alexandre, de Campo Grande:

Wotan by Abarbo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Projeto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Hunter by Abarbo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 4:38 pm

Cada vez gosto menos dessas facas que não são integrais....
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 6:37 pm

Minha Extrema Ratio Shrapnel , robusta com 6mm na parte mais espessa da lâmina, full tang, cabo um neoprene emborrachado(me parece) e bainha ajustável em polímero:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




aidna não tentei, ams parece que dá pra descarrilhar um trem.... What a Face
Abcs

Fly

Ir para o topo Ir para baixo
angelo.mateus

angelo.mateus


Mensagens : 36
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 48
Localização : Campo Grande - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 8:01 pm

Fly escreveu:
Minha Extrema Ratio Shrapnel , robusta com 6mm na parte mais espessa da lâmina, full tang, cabo um neoprene emborrachado(me parece) e bainha ajustável em polímero:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fly
Fly, a Extrema Ration Shrapnel é bem robusta mesmo e pra combate corpo-a-corpo. Já uma Wotan é pra arrombar portas.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitimeSex Nov 11, 2011 9:53 pm

Olá pessoal. Esse tipo de fabricação da Wotan é forja sim tá, só que é por forjamento mecânico e não manual. É o mesmo tipo de forja que é usado pra fazer corpo de alguns revolveres como o Smith & Wesson, por exemplo. Eu tenho um vídeo que mostra esse tipo de forjamento em armas e explica o que acontece com o aço quando recebe esse tipo de tratamento. As moléculas do aço forma uma espécie de agulha, entrelaçando-se e isso torna o aço mais resistente, dá mais tenacidade ao mesmo, que e a capacidade de fletar sem entortar ou quebrar. O aço é aquecido a uma temperatura mais baixa do que no forjamento manual porque a força da prensa faz o trabalho pesado do martelamento e alonga as moléculas do aço. Se o aço usado for apropriado, só tem um jeito de ser melhor, através do famoso Damasco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Facas de produção indústrial Empty
MensagemAssunto: Re: Facas de produção indústrial   Facas de produção indústrial Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Facas de produção indústrial
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Facas Puukko & Facas Mora: O que são?
» VENDO Serra Tico-tico industrial Bosch usada
» Produção de flechas (balestras)
» Produção Arco Recurvado Estático.
» Ferramenta Antiga, Longbow em produção, com fotos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: