ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeTer Set 14, 2010 9:47 pm

Olá pessoal,

A pedido do amigo Mamute, aí vai um pequeno tutorial de como escolher a "spine" correta das suas flechas sem cometer erros. Vamos usar o "shaft selector", do site da Easton, como ponto de partida.

Aconselho à todos que não tenham experiência com flechas, que comprem as da Easton, pois são de excelente qualidade. Além disso, a Easton oferece diferentes modelos por diferentes preços.

O link para o o Shaft Selector é:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

1- Selecione "Hunting" se quer flechas para caça e "Target", se quer flechas para competição.

2- Selecione o tipo de arco:

.Medium Cam ( roldanas do Chico Xavier)...Hahaha! Brincadeira. São roldanas de média agressividade, como as usadas nos modelos nacionais da Velox e Master.
.Single or Hard Cam: São as roldanas mais comuns entre arcos compostos importados, dual ou single cam. Se seu arco é composto e importado, essa é sua escolha. São roldanas de alta agressividade.
.Recurve bow e Modern Longbow...Não precisa de explicação, correto?

3-Selecione o Point Weight, ou, peso da ponta, que costuma usar. Se não sabe o peso da sua, escolha a de 125, que é a mais comum.

4-Selecione o Bow Weight, ou Draw Weight, do seu arco. Essa você é obrigado a saber. Se não sabe...

5-Selecione o Arrow Length, ou comprimento do tubo da flecha. Geralmente, em arcos compostos para não ter erro, o comprimento do tubo da flecha deve ser no máximo 2" maior que o tamanho da sua puxada.

Pronto! Aparecerá uma lista enorme de flechas, cada modelo com a spine adequada para seu equipamento!

Moleza, não é?

Não entrarei em detalhes sobre os diversos modelos de flechas. Cada uma possui uma vantagem. Escolha a que cabe melhor no seu bolso.

É muito importante dizer que não existem flechas nacionais de qualidade. Não brinque com flechas, principalmente as de carbono. Na dúvida, vá sempre de Easton.

É bom dizer também que, sempre ao comprar flechas, é pedir que venham cortadas do seu tamanho, se não elas vem com 32", que é o tamanho padrão. NUNCA cortem flechas de carbono sem saber o que estão fazendo!! Flechas de carbono só podem ser cortadas por ferramentas com giro acima de 5.000 rpm, com disco abrasivo. NUNCA use cortadores de tubos ou qualquer outra ferramenta para cortar suas flechas.

Para quem quiser se aprofundar e "profissionalizar" a escolha das flechas e outros milhares de fatores que podem fazer grande diferença, aconselho que comprem o programa On Target 2. É um programinha complexo, mas é essencial para quem quer tirar o máximo do seu equipamento. Aí vai o link:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Um abraço,

Rafael.







Mad


Última edição por RafaelMorgan em Ter Set 21, 2010 3:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeTer Set 14, 2010 9:55 pm

Valeu Rafael, obrigado pela ajuda
não entendi porque comprar a flecha menor que a puxada, mesmo que eu acrescente o nock e a ponta não daria a puxada, aí não fica curta demais?
outra coisa, após a escolha aparecem várias opções, a mais indicada é am primeira da lista ou não tem nada a ver?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeTer Set 14, 2010 10:04 pm

Eu comprei do mesmo tamanho da puxada, ficou um pouquinho à frente. Já li na archery talk que se for para caça recomendar comprar 1" maior para segurança da ponta de caça (pra ficar longe da mão).

Mas como bem disse o Rafael é uma escolha pessoal. Eu prefiro que sobre um pouco, se for preciso eu corto depois.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 10:15 am

Isso mesmo Calil, é questão de preferência. Eu corto as minhas 1" menores e elas ficam no limite de tamanho, sem precisar de fazer overdraw. Como não caço, não tenho problemas com as pontas, mas para quem caça, é melhor deixar espaço para que as broaheads ultrapassem sua pega. O importante é não sair por aí atirando com flechas gigantes, de 32", pois aí perde-se velocidade e precisão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 1:52 pm

eu tenho puxada de 31" então eu compro com 30", e dará cetinho?
beleza as opções aumentam bastante
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 2:05 pm

Mamute, antes, meça 30" em uma flecha que você já tem,marcando com um pedaço de fita crepe. Puxe o arco e veja se o tamanho foi suficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 4:42 pm

Dependendo do spine vc deve sim deixar elas mais longas para vibrarem mais facilmente. Flechas de spine algo mais duro com pontas mais leves (-100gr) em um arco com a regulagem mais mansa devem ser mais longas possível, pois senão afeta a precisão. Pois ao invés da flecha vibrar ela sai do eixo.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:04 pm

Não senhor.Você está totalmente equivocado.

Se há necessidade de usar uma flecha mais longa para que ela se comporte corretamente, é porque a flecha está "overspined". Isso não é nada mais do que uma atitude paliativa para corrigir uma flecha com o "spine" incorreto.

Para que alguém iria querer usar uma flecha mais longa que o necessário? Não seria melhor comprar uma flecha menor com o "spine" mais adequado ao tamanho dela?

Ex: Uso flechas de spine 340, cortadas com 29", ideais para meu arco. Para que diabos eu usaria um spine 250 (mais duro) com a flecha mais longa? Para ter uma flecha com tamanho e o peso muito maiores do que o necessário? Para ter flechas menos eficientes?

O que vemos é justamente o contrário: Pessoas querendo flechas cada vez menores e mais leves para se obter mais velocidade.

Lembrando que,se a pessoa tem um arco mais manso, ela terá que comprar flechas com o tamanho e "spine" corretos para aquele arco, e não usar uma flecha maior para corrigir um erro de escolha de "spine".

A ponta da flecha nunca deve ultrapassar o "riser" em mais de 1 1/2" , com o arco armado. O "spine" então é calculado com base nesse tamanho (ou menos), na potência do arco, no peso da ponta e na agressividade das "cams".

O objetivo desse tópico é esclarecer dúvidas sobre a escolha do spine. Cuidado para não criar posts que possam confundir os arqueiros iniciantes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:29 pm

mas só para ter certeza, eu tenho puxada de 31", eu escolho na tabela comprimento de flecha de 30" e quando colocar nock + ponta chega mais ou menos na minha puxada, é isso? a tabela indica apena o comprimento do tubo e não o comprimento final da flecha, correto


Última edição por mamute-sc em Qua Set 15, 2010 5:37 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:34 pm

Na dúvida, se tiver certeza pelo menos do tamanho da sua puxada, compre flechas (tubos) do mesmo da tamanho da sua puxada,com o spine adequado para esse tamanho. Não precisará de flechas maiores do que isso.

Pesquise bem e compre o modelo de flecha mais adequado ao seu uso. Acredite em mim, falando-se de flechas, quanto mais caras melhores mesmo, sem a menor dúvida. Você vai ter exatamente o que comprou.



Última edição por RafaelMorgan em Qua Set 15, 2010 5:44 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:37 pm

desculpa, saiu errado

mas só para ter certeza, eu tenho puxada de 31", eu escolho na tabela comprimento de flecha de 30" e quando colocar nock + ponta chega mais ou menos na minha puxada, é isso? a tabela indica apena o comprimento do tubo e não o comprimento final da flecha, correto

Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:41 pm

"Na dúvida, se tiver certeza pelo menos do tamanho da sua puxada, compre flechas (tubos) do mesmo da tamanho da sua puxada,com o spine adequado para esse tamanho. Não precisará de flechas maiores do que isso.

Pesquise bem e compre o modelo de flecha mais adequado ao seu uso. Acredite em mim, falando-se de flechas, quanto mais caras melhores mesmo, sem a menor dúvida. Você vai ter exatamente o que comprou."

Ps:Cada tabela, de cada marca, mede de um jeito, umas medem o comprimento do tubo, outras da ponta do tubo ao vale do "nock"...Pesquise bem antes de comprar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 5:52 pm

no caso de eu entrar na tabela da easton que você deu o link, no final eles me informam uma 10 opções de compra, eu pesquiso preço e a de preço maior entre as 10 seria a melhor, é isso?´, ou você diz entre várias empresas fornecedoras a empresa que tem maiores preços geralmente são as melhores, independente a opção de flecha escolhida

pergunto porque já vi muitos optarem pela de carbono
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 6:29 pm

Digo isso em relação a marca e tipo da flecha, é claro.

No caso da Easton, a melhor flecha para competição é a X10 Protour, que é feita de um tubo em liga de alumínio revestido com um tubo de carbono. Esse tipo de flecha é chamado de A/C, ou seja Alloy/Carbon. São as melhores, em todos os aspectos. São caríssimas, U$300,00 a dúzia, só os tubos!

No caso das flechas de caça da Easton, são as A/C/C Pro Hunting, que custam U$140,00 a dúzia, somente os tubos também.

Como pode perceber, as melhores flechas são as mistas de carbono/liga de alumínio.

Quanto às flechas de carbono, existem várias opções, cada uma com um preço também...

Existem outras marcas boas também, como a Victory Arrows, a Carbon Express e a Gold Tip. Cada marca com seus modelos caros e baratos, de diversas características diferentes.

Existem também marcas péssimas, que nem vou citar aqui. Para sua segurança, recomendo somente as flechas das marcas supracitadas.

Concluindo...Existem infinitas possibilidades de flechas. Você pode escolher os tubos que achar melhor, as "vanes" que achar melhor, o ângulo de colagem das "vanes", o peso da ponta, o tipo de ponta, etc...As possibilidades são infinitas. Somente com muita experiência e muita tentativa e erro você vai encontrar as flechas ideais para você.

Claro que, na dúvida, veja o que os "Pro" estão usando e compre a mesma coisa.



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 6:37 pm

então manda ai mestre
PSE Vendetta XL 50a60libras com 31" de puxada (uma de preço acessível para começar a "ralar")
recurvo tradicional 55 lbs 31" de puxada

mais uma vez muito obrigado pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 6:39 pm

Ahh cara....Dá muito trabalho escolher flechas. Escolha um modelo intermediário de qualquer uma dessas marcas que já está bom. Se tiver grana, compre as mais caras mesmo, pois vão durar mais e voar melhor. Só não seja muito pão-duro, pq flechas baratas não duram nada.

Vc também vai ter que saber exatamente a quantidade de libras que vai usar, pq um spine pode ser bom para 55 lbs e ficar fraco se vc aumentar a potência para 60lbs.

Lembrando que esses sites dão a spine ideal "aproximada". Se quiser precisão total mesmo, para usar a flecha "perfeita" para o seu setup, vai ter que usar um programa de computador, tipo o OnTarget 2, o Archer´s Advantage ou o TAP,com o auxílio de um cronógrafo (medidor de velocidade de flecha).

Aí o negócio vai só complicando...

Eu, por exemplo, adoro as flechas Armour Piercing V3, da Victory,com spine 350, cortadas em 28", com pontas "glue in" de 100 e com vanes Fusion 1,5", da duravane. São da pesada.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 8:03 pm

Eu uso sim e muito bem flechas mais duras em meu arco para caça, por causa da durabilidade, não tive nenhum problema de precisão.
Uso, dependendo da ocasião uma regulagem diferente (+fraca) para tiros informais, passa-tempo e mais forte para caça. Uso as mesma flechas sem problema.
Muitos caçadores de arco usam sim flechas com mais de 1.5" maiores que a puxada.
Mas claro que essa é apenas minha opinião. Como eu uso.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 8:16 pm

Rafael... Vc saberia dizer qual spine das flechas de besta? Tipo de 180lb por exemplo. Seria algo com um 300?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 8:17 pm

Tudo bem. Se não quer tirar o máximo do seu equipamento...Como disse, é uma escolha sua, mas não está correta. Vamos manter esse tópico para esclarecer as dúvidas dos iniciantes, não para gerar mais dúvidas.

Quanto a spine correta para bestas, prefiro não opinar, pois só atiro com compostos. Garanto que conseguir[a esclarecer suas dúvidas no site dos fabricantes de flechas, ok?

Um abraço,

Rafael.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Convidad
Convidado




Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitimeQua Set 15, 2010 8:29 pm

Ok...
Desculpem a todos por passar informações erradas.
Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Empty
MensagemAssunto: Re: Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?   Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mini-tutorial : Como saber qual "spine" usar em minhas flechas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COMO SABER QUAL O SPINE CERTO PARA FLECHAS DE MADEIRA?
» MInhas novas Flechas - Haste RD Spine e peso selecionadas Crowning e Cresting
» Como calculo minhas flechas
» Como saber qual flecha comprar?
» Duvida em relaçao ao spine das minhas flehas, estou correndo algum risco?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: