ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tipos de madeira

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
André Gomes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/12/2011

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 7:05 am

Olá abri este tópico para se poder discutir os vários tipos de madeiras que se podem utilizar para o fabrico dos arcos.
Estou a pensar em construir um arco tradicional pois acho que é mais simples mas o meu problema é vivo em Portugal e não sei qual a madeira ideal para a construção.
Alguém me podia dar sugestões de madeiras e dizer as suas características?
Se alguém souber de um site online que venda algumas ferramentas para a construção do arco que diga.
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 8:52 am

André Gomes escreveu:
Olá abri este tópico para se poder discutir os vários tipos de madeiras que se podem utilizar para o fabrico dos arcos.
Estou a pensar em construir um arco tradicional pois acho que é mais simples mas o meu problema é vivo em Portugal e não sei qual a madeira ideal para a construção.
Alguém me podia dar sugestões de madeiras e dizer as suas características?
Se alguém souber de um site online que venda algumas ferramentas para a construção do arco que diga.
Com os melhores cumprimentos
André

PROBLEMA ? isso para eu seria solução... kkkkkkkkkkk
vc pode importar madeiras proprias para arcos da inglaterra ou outros paises da europa , ou melhor comprar arcos feitos por preço justos sem ter que pagar um absurdo de imposto e de envio .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
lourenço

lourenço


Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 77
Localização : Ribeirão Preto

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 9:58 am

Olá André, bom dia e seja bem-vindo.
Ai em Portugal tens uma grande variedade de madeiras, tais como a castanha, carvalho, cerejeira, nogueira, amieiro, plátano, choupo, freixo, etc.
O freixo é duro e pesado.
O amieiro é macio e bom de acústica.
O choupo é leve e flexível. Eu tentaria o choupo para fazer um arco tradicional.
Diga de que região és ai de Portugal.
Tenho parentes GOMES em Cabração e Estorãos (Viana do Castelo).
Nas terras altas de Portugal há 10 anos atrás encontrava-se teixo (taxus baccata), agora madeira rara, mas ainda encontram-se algumas pessoas que cultivam. Diz a lenda que o arco de Hobin Hood era feito dessa madeira.
Abraços.

André, tente esse link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 1:34 pm

Olá Andre!

Acredite aqui no Brasil só temos o Ipê facil de achar, as outras madeiras que serviriam para riser e que são bonitas (Gonçalo Alves, Jacaranda Baiano, Guajuvira etc) vão todas pra fora e de vez em quando aparece uma sobra pra nós.

Ou seja aqui no Brasil somos limitados às laminas e damos um jeito no riser. Vou ver se consigo pesquisar o que poderia substituir o ipê para você para poder usar com o bambú.

Em ultimo caso voce poderia fazer de alguma madeira com fibra de vidro, é bem facil, alias mais facil do que fazer de madeira com bambú.

Abraços e seja bem vindo, gosto quando alguem de portugal aparece por aqui Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
André Gomes




Mensagens : 5
Data de inscrição : 27/12/2011

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 6:21 pm

Agradeço a todos por me estarem a conseguir ajudar mais ainda tenho mais umas perguntas.
Tenho andado a pesquizar videos e pdf sobre a construçao de arcos como tal surgiume uma duvida, reparei que nos videos eles utilizam uma lamina propria para ir desgastanto ate ficar com a forma que queremos mas nao sei como se chama isso alguem sabe?
Outro aspecto que eu acho importante é o tratamento da arvore, como faço, o corte tanto faz ser de serra ou machado?Que sitio da arvore é melhor para se fazer o arco?è preciso algum tratamento para a madeira e so depois começar a trabalhar nela?
O Sr.Fabio se nao se importa-se podia mandar algum link para poder encomendar madeira?
Sr.Lourenço eu nao tenho familia em Viana do Castelo.
Obrigado pela ajuda
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
lourenço

lourenço


Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 77
Localização : Ribeirão Preto

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 8:08 pm

Os nomes das ferramentas cá no Brasil pode não ser o mesmo nome dai.
Os marceneiros e artesãos utilizam serra circular, serra de fita, tupia, plaina, formão, desempenadeira, grosa, raspadeira, torno, lixas, sargento e ferramentas caseiras para laminar madeiras.
Um colega que está de férias e que poderia te ajudar seria o Jorge.
Ele é bem informado neste serviço artesanal.
O Fábio ou o Calil, devem informá-lo de algum link. Se optar por madeiras brasileiras, dificil vai ser levar esta madeira até Portugal.
Está mais fácil conseguir por ai mesmo o Teixo com algum cultivador que te informaria a época certa do corte e procedimentos de secagem da madeira.
Cá no Brasil quando preciso de madeiras para serviços artesanais, procuro o Leroy Merlin.
Estas lojas existem esparramadas por toda a Europa.
Em Portugal: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços.

Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitimeTer Jan 03, 2012 7:52 am

dando uma vasculhada em sites , eu encontrei esses , não sei se todos da para comprar mais tai :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ( essa é nos eua)

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Conteúdo patrocinado





Tipos de madeira  Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de madeira    Tipos de madeira  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tipos de madeira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flecha de Madeira - Qual madeira escolher? Eucalipto Vermelho ou Jequitiba?
» tipos de tiro
» Tipos de Flechas
» Tipos de bambu
» Como Selecionar seu Arco Composto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: