ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bk2 Ka-bar ?

Ir para baixo 
+15
v.b.-s.j.r.preto
George Leite
Furadan
vampyru
Mamute-sc
thunder_ot
Lincoln
Colosseo
Kovalhuk
majordbs
Daniel Crispim
Ricardo Jabara
carlos_emafil
SanchoVJR
paulonofx
19 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 1:01 pm

Mamute-sc escreveu:
engraçado, eu compro quase tudo lá porque mesmo que eu pague imposto fica bem mais barato que comprar por aqui, além do que sempre eu encontro por lá o que eu preciso

claro que isso tem mudado aos poucos, como no caso do arco recurvo que já temos 2 bons fornecedores por aqui e com preços convidativos (Fernando Brasilbows e RD Arqueiria) mas no quesito facas produzidas em fábrica.......... se bem que prefiro uma feita artesanalmente

abraço

Que também são mais baratas se vc importar kkkk mas tudo bem.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Daniel Crispim

Daniel Crispim


Mensagens : 171
Data de inscrição : 18/11/2011
Localização : Manaus-Am

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 21, 2012 4:30 pm

Como ninguém comentou sobre a ESEE 5 deixo aqui esses dois vídeos que são um comparativo entre ela e a BK 2.
ATENÇÃO!!! Quem é apaixonado pela Ka-Bar e têm problemas cardíacos não assista esses vídeos.
Parte 1
Parte 2
Ir para o topo Ir para baixo
thunder_ot

thunder_ot


Mensagens : 233
Data de inscrição : 01/05/2011
Idade : 47
Localização : Campo Grande - MS

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 21, 2012 9:34 pm

Cara, que vídeo estúpido... a única coisa que dá pra provar é que o aço ou a tempera desta esee é mais dura que a bk2.
E eu pergunto, isso é bom? Pra que serve isso?
Uma faca muito dura segura mais o fio mas é bem mais difícil de afiar, no meio do mato então, esquece.
Abração. E pra quem gosta de facas duras pra kct pegue uma daquelas Zacarov da década de 90 e tente afiá-la... e cuidado pra faca não quebrar durante um uso mais pesado.
Ir para o topo Ir para baixo
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 21, 2012 10:25 pm

concordo com o thunder_ot este teste nao prova nada... so estragou dua facas ótimas, q pena....
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 22, 2012 11:39 am

thunder_ot escreveu:
Cara, que vídeo estúpido... a única coisa que dá pra provar é que o aço ou a tempera desta esee é mais dura que a bk2.
E eu pergunto, isso é bom? Pra que serve isso?
Uma faca muito dura segura mais o fio mas é bem mais difícil de afiar, no meio do mato então, esquece.
Abração. E pra quem gosta de facas duras pra kct pegue uma daquelas Zacarov da década de 90 e tente afiá-la... e cuidado pra faca não quebrar durante um uso mais pesado.

É thunder.. eu ja ouvi falar dessa falha nas Zakarov.. é tão dura que quebra.. cheguei a ir na loja em São Paulo... mas desisti depois de ler alguns reviews..
Ir para o topo Ir para baixo
vampyru




Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/06/2012

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Comparando   Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeTer Jul 10, 2012 9:57 am

Bom como bom proprietário de uma bk2 e de um uma bear grylls, posso afirmar são boas para os propósitos que foram criadas, explico:

Bear Grylls - Ótima faca, com acessórios inclusos na bainha, a pederneira é ótima, e o afiador também, ela tem pomo e aço, mas nem pense em usar como martelo, ou quebra crânio, o cabo não é full tang, na verdade o cabo é semelhante aos da mora, só que as moras não tem esse pomo de aço, o que levaria aleum a úsa-lo com certeza como martelo, bem voltando a faca em questão, a bainha é boa, não tem muito peso, o aço é de boa qualidade, e o serrilhado tem lá sua vantagem, ele nos ajuda a cortar materiais fibrosos e não a serrar galhos, francamente quem pensa em fazer isso ta meio sem noção, pois o serrilhado dela é de 6 cm, e os dentes não são contrapostos o que é regra em serras para madeira, então um galho com menos de 5 cm de espessura da bem pra cortar de facão, mas para materiais fibrosos funciona perfeitamente, e como já disse a lâmina é de boa qualidade

BK 2 - é a faca mais robusta que conheço, tem 6 mm de espessura, é full tang de aço 1095, com uma boa têmpera, a bainha não é bonita, mas a faca é perfeita de fio liso, aguenta muita porrada pega um bom fio, mantem este fio, é um pouco pesada, mas muito bem equilibrada, o problema no Brasil é o valor na média acima de 350,00, mas não se arrependerá e se eu fosse exposto a uma situação por exemplo ir pro mato e levar apenas uma lâmina, sem dúvida eu ia de BK2.

Bom vou sugerir uma idéia, que tal você adquirir uma réplica feita por um bom cuteleiro? o preço cai pela metade ou as vezes menos até, e terá algo parecido porém exclusivo. abraço e espero ter ajudado e não atrapalhado.

Ah lembrando que tudo que falei reflete unica e exclusivamente minha opinião. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 11, 2012 5:10 am

Paulonofx, o Brasil esta investido recentemente (pouca coisa ainda...) no desenvolvimento de material bélico do pais. Recentemente lanço um modelo de faca baioneta chamado ia2 da IMBEL com dois modelos, para acompanhar o novo fuzil de assalto. Podendo ela ser adquirida por civis.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se não me engano a menor é a padrão da ia2, e a maior é o modelo AMZ

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parece ser uma faca rustica, e com uma propagando forte sobre ela. Eu lendo em um fórum sobre armamentos militares do Brasil (o mesmo das fotos), eu vi um post de uma pessoa dizendo que alguns oficias conhecidos do mesmo, citaram que facas originais da IMBEL era de bom acabamento e um aço com um ótimo fio.



Ela mostra ser bem resistente, e útil para todas as situações...

E encontrei no MercadoLivre com esse preço:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só não sei dizer se o preço esta justo ao referido produto.

Não posso dizer se o comentário é verídico ou não, ou se é uma faca realmente de boa qualidade, mas tenho interesse em adquirir ela futuramente (modelo AMZ) devido ao que leio e vejo sobre ela.

Mas fica ai uma opinião amadora minha, já que entendo muito pouco de laminas, mas as admiro e as respeito de forma grandiosa.

E se eu tiver citado algo errado, peço que por favor me corrijam, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 11, 2012 9:04 pm

Tenho uma ia2 da imbel e posso te dizer que é uma ótima faca.
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQua Jul 11, 2012 10:28 pm

George Leite escreveu:
Tenho uma ia2 da imbel e posso te dizer que é uma ótima faca.

George, ela é tudo aquilo que esta no vídeo? @_@

Se for então, ela vale cada centavo.

(Você tem o modelo padrão Ia2 ou AMZ?)

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 12:09 am

Nessa loja está por R$ 290

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O do Mercado Livre está com um preço melhor, mas não fiz uma busca detalhada em várias lojas.
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Americo Dantas Bahia

Jose Americo Dantas Bahia


Mensagens : 522
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 46
Localização : Lima Duarte-MG

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQui Jul 12, 2012 11:46 am

Pode comprar sossegado com esse vendedor do ML,eu comprei a minha AMZ com ele,a entrega é rapida e o produto é fenomenal,realmente é tudo aquilo que aparece nos vídeos e a faca realmente impoe respeito...Quanto ao preço,sem dúvida,é o melhor do mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Jul 13, 2012 5:32 pm

Comprei a ia2 da imbel nesta empresa:http://www.lojacabanasport.com.br/ecommerce_site/produto_10707_6287_Faca-Imbel-Trincheira-IA2-com-Bainha-Original-Imbel, foi o preço melhor que encontrei, recebi tudo conforme o pedido e dentro do prazo. Quanto a faca estou satisfeito, corresponde a tudo que falam sobre ela, é muito rustica e funcional, no entanto não tem muito detalhes de acabamento, não é nenhuma "obra de arte", como muitos aqui procuram, no entanto ela não foi idealizada para ser um objeto de demonstração, mas sim uma faca de trabalho pesado, para isso ela serve muito bem. Vale a pena incluir na coleção!!!
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 10:27 pm

Como ninguem falou mais da esee aqui, gostaria apenas de dizer que a minha chegou a umas 2 semanas e simplesmente nao consigo largar a faca, retem bem o fio e é extremamente robusta, pau pra toda obra. Botei um perfil de fio convexo nela, ficou bom demais.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 10:39 pm

pedrolff escreveu:
Como ninguem falou mais da esee aqui, gostaria apenas de dizer que a minha chegou a umas 2 semanas e simplesmente nao consigo largar a faca, retem bem o fio e é extremamente robusta, pau pra toda obra. Botei um perfil de fio convexo nela, ficou bom demais.

Aqui em casa todas as lâminas são imediatamente convertidas pra fio convexo. É prático demais.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 10:48 pm

desculpe a ignorância, mas o que seria fio convexo? Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 11:27 pm

Eu tava escrevendo algo sobre isso, Mamute. Mas o computador deu pau e eu perdi as figuras. Vou refazer as figuras e qualquer dia o artigo fica pronto. Só não prometo pra logo, pois tou enterrado em trabalho ultimamente.

Mas se você observar bem a sua coleção de facas, dos seus amigos, e as da sua cozina, vai perceber que as lâminas são desbastadas de maneira diferente. Vejamos uns exemplos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A espessura das lâminas está exagerada pra melhor vizualização. O perfil convexo é o número (6), onde a lâmina é desbastada em forma convexa de cima até embaixo. Você pode por fio convexo em qualquer tipo de lâmina, deixando convexo apenas a parte do fio. Como na foto abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É muito comum, pra quem gosta desse tipo de fio, converter todas as facas assim que compra.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 11:34 pm

valeu a explicação, muito obrigado

e continuando as dúvidas Shocked , que ferramentas uso para fazer esse fio?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 11:46 pm

Eu uso um pedaço de neoprene e lixa d'água. Coloca-se a lixa sobre o neoprene e faz a afiação (no sentido contrário do que se faz em uma pedra). Pode ser outro material macio, como folha de EVA de 2 ou 3 mm, mousepad, e coisas do tipo. A superfície mole vai arredondar o fio

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Pra por o fio convexo numa faca com fio plano, comece com uma lixa mais grossa como a 360. Depois que botar o fio convexo, começa a afiação com lixas mais finas em sequência, 400, 600, 800, 1200, 2000, etc. Pra manutenção do fio depois do uso moderado, use apenas as lixas mais finas. Eu manter o fio usando couro.

Aqui duas facas convertidas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Lincoln em Sex Out 05, 2012 11:53 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSex Out 05, 2012 11:52 pm

valeu a dica, mais uma vez obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 12:57 am

O Lincô!
Só o cidadão tem que verificar para qual proposito irá empregar a faca antes de alterar o angulo de afiação.
Concordo que um convexo seja de maior resistencia, fato que machados, facões e facas que utilizo em camping sempre faço um fio mais convexo. Mas, com alguma faca gaudéria, que o proposito dela será apenas cortar carne no churrasco, não há nada com um fio bem "deitado"... pra deixar a danada igual um "mach 3".
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 1:10 am

Mas da pra por um convexo numa faca e deixar ela cortando carne igual manteiga tambem, particularmente uso o teste do papel. Alem disso, o fio convexo é lindo demais, mas aí ja é questao de gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolff

pedrolff


Mensagens : 23
Data de inscrição : 17/05/2012

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 1:47 am

Lincoln,
Voce sabe onde posso encontrar o couro (strop, nao sei em portugues)? Tem algum couro que seja melhor pra manter o fio? Ainda nao tomei vergonha na cara pra arranjar isso, improviso usando jornal mesmo Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 2:22 am

Vitorino escreveu:
O Lincô!
Só o cidadão tem que verificar para qual proposito irá empregar a faca antes de alterar o angulo de afiação.
Concordo que um convexo seja de maior resistencia, fato que machados, facões e facas que utilizo em camping sempre faço um fio mais convexo. Mas, com alguma faca gaudéria, que o proposito dela será apenas cortar carne no churrasco, não há nada com um fio bem "deitado"... pra deixar a danada igual um "mach 3".

Isso mesmo, Vitorino. Isso é o que prega a cutelaria tradicional. Mas alguns cuteleiros teimosos fazem aplicação do fio convexo em todo tipo de faca. Outros aplicam o fio tipo cinzel, onde se afia apenas de um lado. Atualmente tem um monte de moda moderna que contradiz o tradicional. Pra mim a maior vantagem do fio convexo é a facilidade de manter, independente do tipo de uso da lâmina. E um fio bem deitado depende da qualidade do metal, tem que ser aço do bão. Com inox 420 não dá pra deitar muito não.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 2:28 am

pedrolff escreveu:
Lincoln,
Voce sabe onde posso encontrar o couro (strop, nao sei em portugues)? Tem algum couro que seja melhor pra manter o fio? Ainda nao tomei vergonha na cara pra arranjar isso, improviso usando jornal mesmo Laughing

Cara, pega uma tira de couro de sola e cola numa ripa de madeira. Você pode usar tanto o lado da carne, quanto o lado do pelo. O lado da carne é mais fácil de preparar. Mas o lado do pelo dá um acabamento ligeiramente melhor, principalmente se usar um abrasivo mais fino. Atualmente eu uso abrasivos de óxido de ferro (negro), óxido de cromo e óxido de alumínio. Deixam o fio espelhado. Nunca mais cê consegue viver sem isso. São aqueles usados pra polimento de metais. Tem pra vender no eBay.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitimeQui Out 11, 2012 10:32 pm

O Lincoln.
Faça uma matéria pra gente ai mano veio porque eu tô muito curioso pra saber como isso funciona.
Basicamente, todas as minhas facas da Aitor tem o fio reto em um ângulo de 20° se você medir entre um lado e outro do fio, mas se medir em relação à lateral da lâmina dá 10°, porém, na extremidade do corte, o ângulo se acentua um pouco mais, dá aproximadamente 30° entre uma face e outra (e que é o que sempre tenho visto como ideal em ângulos de corte em muitas literaturas do gênero, tanto daqui quanto do exterior), já as Tramontina (Commander I, II e III), tem entre o início do fio e o fim do desbaste cerca de 17/18° e no corte dá uns 20° mais ou menos.
Nem preciso dizer que a Tramontina corta muito mais do que as Aitor, mas se botar elas pra derrubar madeira pra atividades de sobrevivência eu afio as Tramontina umas 5X enquanto afio a Aitor 1X pra elas darem o mesmo corte (cortar cabelos do braço é o meu teste de campo).
Dessa forma, pra tarefas pesadas as Aitor se saem muito melhor do que as Tramontina, mas pra tarefas mais mundanas (digamos assim), as Tramontina se saem melhor.
Eu sempre soube que fio concavo corta muito mais do que fio reto ou convexo, mas de uns tempos pra cá tenho ouvido dizer o contrário (e não é só você que tá falando isso não) e agora você tá explicando essa nova forma de afiação e eu tô muito curioso pra aprender pois eu afio as minhas facas exatamente como o Coolhane (acho que é assim que se escreve), amigo do Giuliano Toniollo que tem um vídeo muito bom explicando como ele afia. Essa forma eu aprendi com meu velho que era pescador e caçador de longuíssima data. Quando estou no campo que não dá pra levar pedras muito grandes eu uso a pedrinha do Victorinox que tem se mostrado muito valente e eficiente pra esse fim.
Quando você comentou comigo a respeito de se afiar as facas com cortes convexos da primeira vez eu fiquei meio na dúvida se este tipo de fio dá um corte bom e duradouro pois eu sempre tive a certeza (agora tô em dúvida, parabéns!) de que quanto mais fino (e liso, é claro) a região do corte, mais cortava, o que importava então pra faca não perder o corte rápido era o tipo de aço.
Cria um tópico novo ensinando a gente como faz esse tipo de fio colocando mais detalhes e umas fotos dos testes de fio que você faz pois tudo o que puder fazermos pra ajudar a ter menos desgaste físico nos acampamentos é sempre bem vindo e vai fazer a gente ter mais tempo e disposição pras coisas mais prazerosas na natureza (contemplar, pescar, caç, digo, observar os animais etc.).
Quanto à BK 2, tenho a impressão de que é mais uma faca comum maquiada pelos fabricantes pra dar impressão de resistente, mas na verdade ela só resiste tanto esforço porque é uma faca curta e grossa. O cumpadi Mamute que é engenheiro que me repreenda se eu estiver errado mas a resistência é calculada exatamente com base na secção multiplicada pela distância da alavancagem.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Bk2 Ka-bar ?    Bk2 Ka-bar ?  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bk2 Ka-bar ?
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: