ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu

Ir para baixo 
+8
theu_
tallyst
geremias
Micael Gomes
jorge_wiendl
Augusto Ramalho
RafaelMorgan
pedrodias
12 participantes
AutorMensagem
pedrodias




Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/05/2011
Localização : Casa Branca

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 09, 2012 10:38 am

então gente, to com pedaço de 2m de bambu gigante secando aqui em casa, estive olhando os topicos, mas nao supriu minha duvida que é :
como devo laminar o bambu?
tem que se tirar aquelas partes dos gomos? como faço isso?
como faz pra deixalo reto como uma ripa? tem de ser um bambu muito grosso?

Obrigado pessoal. Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 09, 2012 12:36 pm

Cara, se quer lâminas de bambu, feito ripas, melhor procurar um fornecedor de piso de bambu perto de você. Tem vários no Brasil.

Se quiser processar você mesmo, você terá que rachar o bambu e plainar a parte interna somente. A parte externa deve ser preservada. Aí, depois de feito serviço, você faz um sanduíche com as duas partes e, se quiser, um núcleo de outra madeira, como ipê.

Você pode plainar a parte interna usando uma plaina elétrica ou lixadeira, mas vai fazer muito pó. O pó do bambu é tóxico para os pulmões, portanto use máscara.

O bambu tem que ter a parede grossa.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Augusto Ramalho




Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2012

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: PLANIFICANDO BAMBU   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 12:25 am

Cara, sou novo no ramo, estou confeccionando meu primeiro recurvo. Até agora estou tendo sucesso e estou justamente na parte da laminação. Pra planificar o bambu, eu serrarei ele ao meio, de ponta a ponta, (utilizarei uma serra tico tico pra isso) e depois que for dividido em duas partes irei cozinhar o bambu pegarei uma das partes e vou colocar ela numa superfície plana e em seguida prensa-lo com outra superfície plana, uma rupa por exemplo... e encher de grampo C pra segurar firme. e ai quando o bambu secar ele vai estar planificado. Você pode fazer isso com um soprador térmico, mais sempre ir umedecendo o bambu para aquece-lo. eh importante deixar o bambu bem quente, e deixa-lo esfriar na forma onde ira ser planificado ( a superficie plana e tall...)

Ps: Essa técnica pode ser aplicada em qualquer madeira.
Qualquer novidade posto aqui
Boa sorte aii!!
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 10:50 am

Augusto Ramalho escreveu:
Cara, sou novo no ramo, estou confeccionando meu primeiro recurvo. Até agora estou tendo sucesso e estou justamente na parte da laminação. Pra planificar o bambu, eu serrarei ele ao meio, de ponta a ponta, (utilizarei uma serra tico tico pra isso) e depois que for dividido em duas partes irei cozinhar o bambu pegarei uma das partes e vou colocar ela numa superfície plana e em seguida prensa-lo com outra superfície plana, uma rupa por exemplo... e encher de grampo C pra segurar firme. e ai quando o bambu secar ele vai estar planificado. Você pode fazer isso com um soprador térmico, mais sempre ir umedecendo o bambu para aquece-lo. eh importante deixar o bambu bem quente, e deixa-lo esfriar na forma onde ira ser planificado ( a superficie plana e tall...)

Ps: Essa técnica pode ser aplicada em qualquer madeira.
Qualquer novidade posto aqui
Boa sorte aii!!

99% de chance do seu bambu rachar na hora de prensar para ficar plano.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 11:39 am

Augusto Ramalho escreveu:
Cara, sou novo no ramo, estou confeccionando meu primeiro recurvo. Até agora estou tendo sucesso e estou justamente na parte da laminação. Pra planificar o bambu, eu serrarei ele ao meio, de ponta a ponta, (utilizarei uma serra tico tico pra isso) e depois que for dividido em duas partes irei cozinhar o bambu pegarei uma das partes e vou colocar ela numa superfície plana e em seguida prensa-lo com outra superfície plana, uma rupa por exemplo... e encher de grampo C pra segurar firme. e ai quando o bambu secar ele vai estar planificado. Você pode fazer isso com um soprador térmico, mais sempre ir umedecendo o bambu para aquece-lo. eh importante deixar o bambu bem quente, e deixa-lo esfriar na forma onde ira ser planificado ( a superficie plana e tall...)

Ps: Essa técnica pode ser aplicada em qualquer madeira.
Qualquer novidade posto aqui
Boa sorte aii!!

Isso vai dar -_-!

Seguinte bambu NÃO é igual as outras madeiras, quando voce procede assim ocorrem N problemas, começa pela quebra das fibras transversais da madeira, ou seja dificilmente ocê vai conseguir o que quer.
Ir para o topo Ir para baixo
Micael Gomes

Micael Gomes


Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 27
Localização : Araguari-MG

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Mar 23, 2012 6:12 pm

Ola pessoal eu estou construindo um arco seguindo as instruções do Toxophilos e queria saber o que eu coloco no backing bambu ou couro cru Question

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 7:57 am

Micael Gomes escreveu:
Ola pessoal eu estou construindo um arco seguindo as instruções do Toxophilos e queria saber o que eu coloco no backing bambu ou couro cru Question

Obrigado

Bambu é uma melda de conseguir/secar/aplicar, mas se ocê quiser pagar os pecados é uma boa. Couro cru tambem é dificil de conseguir, mas é mais facil que bambu de aplicar.

Afinal: Ocê que decide.
Ir para o topo Ir para baixo
geremias




Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2012

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 8:21 pm

Boas!!!

Bambu, dois locais que vendem banbu....

Se for interesse.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeQui Set 13, 2012 10:16 pm

alguem poderia me explicar como racha um bambu gigante de maneira facil e eficiente???
Ir para o topo Ir para baixo
theu_

theu_


Mensagens : 33
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 31
Localização : Natal / RN

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Set 14, 2012 1:35 am

tallyst escreveu:
alguem poderia me explicar como racha um bambu gigante de maneira facil e eficiente???

Facão+martelo+paciência.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Set 14, 2012 9:58 am

Essa ferramenta aqui ajuda bastante, mas tem que mandar fabrica-la.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Set 14, 2012 10:24 am

theu_ escreveu:
tallyst escreveu:
alguem poderia me explicar como racha um bambu gigante de maneira facil e eficiente???

Facão+martelo+paciência.

velho vc ja racho um bambu gigante???
com ele seco o facao nem aranha ele
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Set 14, 2012 11:01 am

Corta-lo lateralmente no banbuzal (como uma árvore) tem que usar o machado mesmo, mas para fileta-lo um facão e uma marreta ou martelo grande resolve.
Ir para o topo Ir para baixo
Ivo Tamada




Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 38
Localização : Rio Claro/SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeTer Set 25, 2012 5:49 pm

wpurgatto escreveu:
Essa ferramenta aqui ajuda bastante, mas tem que mandar fabrica-la.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Confesso que de cara não tinha entendido essa ferramenta, mas depois percebi como funciona... bem legal!

O bambu, qdo verde é mais fácil, mas pra secar é meio chato... qdo verde o negócio é um martelo e um bom facão!!!

Tbm to na ansiedade pra fazer meu arco e aqui vocês me ajudam mto!

Abs!!!

Ir para o topo Ir para baixo
Ivo Tamada




Mensagens : 11
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 38
Localização : Rio Claro/SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeQui Set 27, 2012 11:03 pm

Bom, preso mto pela eficiência das coisas (eficiência e não pressa!), por isso acho q isso deve ajudar...

Acho que qdo se consegue uma bambu deve se trabalhar nele direto, mas não com muito afinco.

Acho que é melhor cortar o bambu não seco de modo superdimensionado e esperar secar desse modo, pq a secagem vai se dar mais rápido...

To fazendo isso, na verdade já peguei um bambu e mandei cortar ele verde mesmo, mas com medidas maiores do que eu vou usar...

Vai secar mais rápido e já posso trabalhar em cima dela... mas vai ser só semana q vem pq nesse fds vou viajar...
Ir para o topo Ir para baixo
geremias




Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2012

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: tratado sobre bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 4:32 pm

Trabalho sobre bambu e seus métodos de beneficiamento.
Para os entusiastas do bambu..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:36 pm

amigo Pedrodias....o rafael/jorge tem razão...o bambu e chato cortar/colar,
eu vo adiantar minha esperiencia  com bambu...o arco esta pronto...estava
planejando colocar imagem do longbow estilo HH de laminas de bambo e o
nucleo de garapeira...mas o outro arco recurvo T/D estilo aquele arco USA,
da BLACK WINDOW ficar pronto,ai vou colocar fotos dos dois...isso e pra
outra semana...mas vou comentar minha esperiencia em laminar o bambo...
eu cortei na serra fita ele ainda verde ,apoiei as ripas em uma ripa de ipe,
amarei e deixei na sombra secando,nao me lembro de quanto tempo...levei
no marcineiro e na desengrossadeira,ele fez um adaptação de madeira e colocou
na mesa do desengrosso,assim quando eu levantava a mesa para que eu conseguisse laminar o bambo dos dois lado, e deixei as laminas com a medida
de 1,80m x 4,0cm x 2,0mm...nesse arco eu usei 2 laminas FV + 2 laminas de
bambo paralelo de 2,0mm + 1 lamina de garapeira taperada , riser de garapeira
e jatoba...cola USA, nos nock usei chifre de boi [cuia de tereré] rsrsrsr....,entao
gente quero chegar na questão de que deu certo laminar as duas faces da ripa
de bambo...agora o bambo tem que ser a parede grossa para obter ripas,q depois de laminadas tem uma largura de 4,0cm.
bom espero ter ajudado!
um abraço a todos.....ate semana que vem com fotos dos dois arcos.
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 10:27 pm

pessoal

nessa estoria toda de laminacao de arco, o cara que ta mandando muito bem eh um amigo nosso de Bernardino de Campos, o Fabian. Arqueiro super experiente e agora fabricando os proprios arcos. Vale a pena conhecer o trabalho dele, tanto em arquearia como em cutelaria.
segue o blog dele
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 11:24 am

Cara
conversa com o Fabian que ele sabe tudo de laminacao de bambu para arcos. O site dele eh [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] . O cara eh super gente fina e vai te dar umas dicas show
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Conteúdo patrocinado





Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Empty
MensagemAssunto: Re: Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu   Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pessoal uma duvida sobre laminas de bambu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DUVIDA: Tratamento de lâminas taperadas de madeira e bambu, e possívels matérias alternativas.
» Duvida sobre Laminas
» Duvida sobre confecção de laminas
» Pessoal tirem ai meinha duvida
» Duvida sobre substituição de Lâminas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: