ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Porcos-do-mato

Ir para baixo 
+8
Mamute-sc
Jean Roos
ENIO MONTARDO
Skill
collaco
Jose Americo Dantas Bahia
Kovalhuk
Cláudio Andrade
12 participantes
AutorMensagem
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeSex Mar 09, 2012 6:52 pm

Os pecarídeos, como são chamados tecnicamente os porcos-do-mato que abundam nas Américas do Sul e Central, não são realmente parentes diretos dos porcos (família Suidae), pois foram classificados em uma família própria, Tayassuidae. Existem várias espécies dentro da família, todas muito parecidas entre si, como a queixada (Tayassu pecari) e o cateto (Pecari tajacu).

Eles são relativamente pequenos, se comparados com seus parentes de outras famílias (um javali-africano adulto pesa entre 50 e 100 kg, em comparação, um cateto chega aos 30 kg). No entanto, não devem ser subestimados: eles são bem ferozes quando se sentem ameaçados, tendem a atacar em grupo, e tem dentes bem perigosos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Crânio de um cateto. Repare nas suas presas afiadas.

Há relatos de pecarídeos de diversas espécies atacando violentamente e em bandos criaturas que eles consideram ameaças, sejam predadores naturais, sejam caçadores humanos. Mas mesmo um porco-do-mato sozinho pode ser bem defensivo, como podemos ver nesse vídeo, em que uma única fêmea de cateto se defende de forma espetacular, quando atacada por duas, isso mesmo, duas onças pintadas.



Pelo visto, animais com filhotes podem ser realmente poderosos...


Última edição por Cláudio Andrade em Dom Mar 11, 2012 10:18 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Kovalhuk

Kovalhuk


Mensagens : 70
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeSáb Mar 10, 2012 9:06 pm

Claudio,

Obrigado por ter postado esse video. É sempre bom poder observar a natureza e aprender um pouco. Que animal valente. Uma pergunta, você é biólogo?

Forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 10:16 am

Biólogo, infelizmente não sou, mas sempre tive muito interesse na área. Very Happy

Aqui, um outro vídeo similar:
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Americo Dantas Bahia

Jose Americo Dantas Bahia


Mensagens : 522
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 46
Localização : Lima Duarte-MG

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 10:35 am

Se um cateto é capaz de fazer isso,imaina um javali de 100 kg...
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 12:31 pm


Entendo que não são da mesma família. Mas experimente entrar em uma pocilga cheia deles e agarrar um. É garantia de dentadas nos calcanhares. E arranca pedaços se estiver sem botas. Eita bichinho corporativista... =)

Um ataque de porcos do mato em grupos deve ser sinistro. Talvez até mortal.
Ir para o topo Ir para baixo
Skill

Skill


Mensagens : 456
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 49
Localização : São José dos Campos

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 12:54 pm

Haaaaaaa...eu com meu arco e uma boa ponta de caça em um lugar onde seria possível a caça legalizada (outro país). Poxa...02 alvos maravilhosos (e difíceis).
Pagaria os impostos e trabalharia mais algumas horas só para esta aventura sem pensar duas vezes.

Não imaginava a valentia do cateto. Em bandos já ouvi relatos de demostração de força, mas sozinho e contra uma pintada?!

Cara, isto me surpreendeu.


Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeSeg Mar 12, 2012 9:50 pm

Skill escreveu:
Haaaaaaa...eu com meu arco e uma boa ponta de caça em um lugar onde seria possível a caça legalizada (outro país).

Bem, eu só aconselharia você a fazer isso se conseguir atirar do alto de uma árvore ou outro lugar inacessível para os porcos selvagens. Uma vez que eles percebem que um membro do grupo foi ferido, atacam violentamente qualquer possível ameaça que estiver perto, e isso é especialmente mortal quando o bando é numeroso (há relatos de grupos de queixadas com até 100 indivíduos, imagine ser atacado por uma horda dessas... Isso as torna bem mais perigosas que os catetos, que são menores e andam em grupos pequenos). Já ouvi vários "causos" de caçadores que tiveram que passar a noite em árvores porque queixadas enfurecidas não os deixavam descer.
Ir para o topo Ir para baixo
Skill

Skill


Mensagens : 456
Data de inscrição : 29/07/2011
Idade : 49
Localização : São José dos Campos

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 7:48 am

Cláudio Andrade escreveu:
Skill escreveu:
Haaaaaaa...eu com meu arco e uma boa ponta de caça em um lugar onde seria possível a caça legalizada (outro país).

Bem, eu só aconselharia você a fazer isso se conseguir atirar do alto de uma árvore ou outro lugar inacessível para os porcos selvagens. Uma vez que eles percebem que um membro do grupo foi ferido, atacam violentamente qualquer possível ameaça que estiver perto, e isso é especialmente mortal quando o bando é numeroso (há relatos de grupos de queixadas com até 100 indivíduos, imagine ser atacado por uma horda dessas... Isso as torna bem mais perigosas que os catetos, que são menores e andam em grupos pequenos). Já ouvi vários "causos" de caçadores que tiveram que passar a noite em árvores porque queixadas enfurecidas não os deixavam descer.

Li em algum lugar (não me lembro) que a técnica de caçar estes animais (onde a caça é permitida) é aguardar a passagem da vara e abater o último do bando.

Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 2:56 pm

Possivelmente os últimos seriam mais velhos ou doentes, por isso não conseguiriam acompanhar bem o grupo, em teoria seriam presas mais fáceis, mas eu não tenho muita certeza se o bando não tentaria protegê-los também. Eu pessoalmente só os caçaria se tivesse certeza que eles não pudessem chegar aonde estou.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 5:25 pm

Skill escreveu:
Haaaaaaa...eu com meu arco e uma boa ponta de caça em um lugar onde seria possível a caça legalizada (outro país). Poxa...02 alvos maravilhosos (e difíceis).
Pagaria os impostos e trabalharia mais algumas horas só para esta aventura sem pensar duas vezes.

Não imaginava a valentia do cateto. Em bandos já ouvi relatos de demostração de força, mas sozinho e contra uma pintada?!

Cara, isto me surpreendeu.

Gurizada,voces tem que aprender a olhar as coisas com outros olhos e não pegar tudo de primeira,inclusive mulheres kkkkkkkk
1 A onça é nova....bem nova
2 Provavelmente criada em cativeiro e está sendo reintroduzida,fazem isso pra adaptação
3 Vcs acham que uma onça iria disparar justamente para o lado que o cara ta filmando???
prestem atenção moçada....uma onça adulta matava esse catetinho em menos de 5 segundos


Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 5:28 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
Skill escreveu:
Haaaaaaa...eu com meu arco e uma boa ponta de caça em um lugar onde seria possível a caça legalizada (outro país). Poxa...02 alvos maravilhosos (e difíceis).
Pagaria os impostos e trabalharia mais algumas horas só para esta aventura sem pensar duas vezes.

Não imaginava a valentia do cateto. Em bandos já ouvi relatos de demostração de força, mas sozinho e contra uma pintada?!

Cara, isto me surpreendeu.

Gurizada,voces tem que aprender a olhar as coisas com outros olhos e não pegar tudo de primeira,inclusive mulheres kkkkkkkk
1 A onça é nova....bem nova
2 Provavelmente criada em cativeiro e está sendo reintroduzida,fazem isso pra adaptação
3 Vcs acham que uma onça iria disparar justamente para o lado que o cara ta filmando???
prestem atenção moçada....uma onça adulta matava esse catetinho em menos de 5 segundos

x2
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 6:57 pm

e ela matou o cateto sim (ou mataram para ela), no segundo video aparece ela pegando o cateto e comendo, mas mesmo assim não bobeiem com esse bicho não, ele faz jus a fama que tem
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeTer Mar 13, 2012 11:28 pm

Procurei umas fotos.

Cateto
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Queixada


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
caçador

caçador


Mensagens : 161
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 52
Localização : juiz de fora mg

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 6:57 am

Gostaria de saber como deixar o cranio branquinho igual esta o da primeira foto...
Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 10:40 am

Cateto, Porco, Javali... pra mim, tudo a mesma coisa. E realmente, é bicho que não dá pra subestimar. Já ouvi muito relato de pessoas que foram mortas por porcos (porco comum mesmo).
Eu mesmo, certa vez estavamos castrando uns leitões, a porca saiu do chiqueiro onde estava e veio em direção a nós, ela veio pra pegar com raiva mesmo. Sorte que a pessoa que vos fala é boa de "pular a cerca". hauhauahuua...
Quer deixar um porco louco é deixar sentir cheiro ou gosto de sangue, isso é fato.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQua Mar 14, 2012 1:42 pm

ENIO MONTARDO escreveu:


Gurizada,voces tem que aprender a olhar as coisas com outros olhos e não pegar tudo de primeira,inclusive mulheres kkkkkkkk
1 A onça é nova....bem nova
2 Provavelmente criada em cativeiro e está sendo reintroduzida,fazem isso pra adaptação
3 Vcs acham que uma onça iria disparar justamente para o lado que o cara ta filmando???
prestem atenção moçada....uma onça adulta matava esse catetinho em menos de 5 segundos



1 - As onças dos vídeos realmente são juvenis, mas claramente maiores que os catetos com que lidavam. Sem falar que catetos geralmente se defendem em bandos, enquanto esses estavam sozinhos. Observe também que no primeiro vídeo que postei, eram duas onças contra um único porco-do-mato. Portanto, ainda é um feito incrível para esses animais.

2 - As onças dos vídeos, até onde sei, são selvagens.

3 - Podem ser vários caras filmando. Podem estar camuflados. Podem ter deixado apenas a câmera lá. A pobre onça podia estar confusa e desorientada após a briga. Há várias probabilidades.

Além de esclarecer esses pontos, quero deixar claro que não queria dizer que as onças não têm chances. Na verdade, são felinos bastante poderosos, e os catetos estão entre suas presas habituais. No entando, mesmo uma onça adulta deve ter dificuldades contra um grande bando desses animais.

Onças caçam criaturas grandes e perigosas, como anacondas e jacarés.



Mas isso só torna o feito dos catetos nos vídeos mais impressionante.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQui maio 24, 2012 7:18 pm

Mais vídeos com onças!

Uma onça negra matando uma anaconda facilmente:


Caçando cutia, esse vídeo é bem interessante, pois onças normalmente caçam por emboscadas, mas essa aí mostrou que também são boas corredoras e podem capturar presas em uma perseguição direta.


Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeSeg Jul 09, 2012 4:32 pm

Voltando ao tema principal do tópico, mais um vídeo com catetos, dessa vez em um confronto com uma onça-parda (também chamada de puma, suçuarana, etc.)

Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade


Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Localização : Fortaleza, CE

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 3:42 pm

Outro vídeo, com um rottweiler super-confiante tentando encarar um cateto.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeQui Jan 03, 2013 5:42 pm

Pois é naoi é a toa que javali ja anda matando humanos por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
dudaguaruja

dudaguaruja


Mensagens : 129
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 55
Localização : Guaruja

Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 8:05 pm

e esse aqui?
Qual é?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Porcos-do-mato Empty
MensagemAssunto: Re: Porcos-do-mato   Porcos-do-mato Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Porcos-do-mato
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ponta de caça - Qual utilizar para Porcos do mato?
» Foto Panorâmica da Minha Ceva (Antes dos Porcos x Depois dos Porcos)
» Novo método de controle de feral hogs (EUA)
» Caçando porcos ferais na Australia - Arco Recurvo
» Porcos caindo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: