ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Votação - Classificados - Participe!

Ir para baixo 
+15
rfarj
RafaelMorgan
TRC
thiagottjv
Veloso
DJALMA
bassoan
Pitanga
Dingao
Ricardo Jabara
alexandre tavares
Lincoln
Mamute-sc
Guibunger
CALIL
19 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte

A seção Classificados deve ter restrições de acesso a usuários com um número mínimo de mensagens e tempo de cadastro?
VENDEDOR deve ter restrições
Votação - Classificados - Participe! Vote_lcap58%Votação - Classificados - Participe! Vote_rcap
 58% [ 39 ]
COMPRADOR deve ter restirções
Votação - Classificados - Participe! Vote_lcap1%Votação - Classificados - Participe! Vote_rcap
 1% [ 1 ]
VENDEDOR e COMPRADOR com restrições
Votação - Classificados - Participe! Vote_lcap27%Votação - Classificados - Participe! Vote_rcap
 27% [ 18 ]
SEM RESTRIÇÕES
Votação - Classificados - Participe! Vote_lcap13%Votação - Classificados - Participe! Vote_rcap
 13% [ 9 ]
Total de votos : 67
 
Votação encerrada

AutorMensagem
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 8:57 am

Como venho recebendo reclamações quanto à restrição dos classificados explicado neste tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Deixo para a comunidade do fórum decidir.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 9:19 am

Meu caro Calil, bom dia!

Penso de imediato 02 abordagens a respeito:
1) Não sei se tecnologicamente é possível, mas a cada nova mensagem postada no tópico de Classificados poderia haver uma mensagem automática no topo de cada página com um breve texto explicativo a respeito de que o objetivo principal desse fórum não é promover o comércio, seja de equipamentos, acessórios ou serviços, novos ou usados. Além disso o fórum e seus administradores não se responsabilizam por negociações ou intermediações promovidas, bem como também pelas respectivas entregas e pagamentos;
2) Também não sei como pode ser feito tecnologicamente, mas acho que poderia ser formado um cadastro simples com informações básicas de identificação e endereçamento, válido para compradores e vendedores. Deve ser do conhecimento de compradores e vendedores que se um falhar com o outro, o Fórum pode disponibilizar as informações do outro para a parte prejudicada (verificar se isso é legalmente possível).

Pelo acompanhamento que faço do Fórum, pessoalmente é bem claro para mim que o meio não visa lucro, mas sim debater e disseminar o esporte. E para disseminar o esporte é necessário suprir os atletas de materiais, portanto acho válido sim que o Fórum incentive ou possibilite o comércio no meio, de maneira ordeira, organizada e ética.

Enfim, para justificar meu voto, acho que essa possibilidade é uma alternativa válida para que se busque uma solução, mas talvez não seja a solução definitiva. Talvez com maior amplitude do debate consigamos vislumbrar uma outra alternativa para dirimir a questão.

Abraços!

Gui
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 9:28 am

Grande Guibunger!

Obrigaod pelas sugestões mas infelizmente tanto o forumeiros quanto eu hehe somos limitados, o que o forumeiros permite fazer é essa seleção de grupos. Não tem como colocar um aviso para cada mensagem.

Precisaria mover o forum para um dominio melhor mas eu não sei como fazer isso, tambme não tenho muito tempo disponível mais para cuidar dessa forma infelizmente.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 9:38 am

Amigo Calil, e se fosse postada uma mensagem de alerta, com solicitação de leitura prévia, como já feito antes?
Se quiser posso rascunhar um texto para te apresentar.
Eu concordo com a proposta até a metade da pergunta. Mas particularmente acho a segunda metade frágil. Se alguém realmente quiser agir de má fé, 50 mensagens não é praticamente nada, e 03 meses passam logo. Por outro lado isso pode inibir alguns usuários que não são de postar muitas mensagens, por uma simples questão de perfil. Vejo usuários de 3 anos de fórum com menos mensagens postadas do que eu por exemplo que ainda tenho 2 meses, mas isso não nos pode induzir a achar que eles são inativos, pois eles podem entrar e ler muito mais do que eu mesmo. A atividade deles é de perfil diferente, daqueles que só vão se manifestar para valer se realmente tiverem algo a dizer, como no caso de uma possibilidade de venda, entende?
É nesse ponto que a segunda metade da pergunta me parece frágil, pois não restringe pra valer quem quer agir de má fé e inibe ainda mais quem tem um perfil mais de leitor.
Abraços!
Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 10:30 am

minha opinião é que da maneira que está não está bom, temos pessoas que levaram calote (tanto vendedor quanto comprador) sim tivemos, o que nós pudemos fazer foi "expulsar" os envolvidos DEPOIS de confirmada a situação e de ambas as partes se manifestarem (claro que muitas vezes o "errado" na história sumiu do mapa)

do lado dos vendedores recebi vários pedidos para "ser adicionado" no classificados, e mesmo gente de muito tempo de casa, claro que tem gente que tem pouca postagem mas ajuda quando possível, nesse caso não tivemos dúvida em adicionar a pessoa, principalmente porque de alguma maneira conhecíamos esse membro (e essa é a intenção de no mínimo 50 mensagens), mas tivemos casos também, de vendedores querendo ser adicionados sem a minima participação no Forum, vejam o que esse escreveu depois da negativa

Mamute: contribuição mais efetiva no Forum (50 mensagens sobre arqueiria)
membro: 50 mensagens ??? que que isso um livro ??? eu ja pratico tiro com arco a 9 , 10 anos ja sanei a maioria das minhas duvidas ....ainda tenho varias, mas as tiro com meus tecnicos e outros arqueiros mais experientes; ainda não houve a curiosidade de postar DUVIDAS aqui no forum !!!

Mamute:essas são as regras, você nunca postou uma frase para ajudar o pessoal
membro: e como assim ajudar o pessoal , se algum tem uma duvida , sem problema eu na medida do possivel ajudarei , mais não que eu va ficar postando e postando dicas por aí ao leo, mesmo porque EU sou tambem instrutor de tiro com arco ha anos, e ganho para dar informacao SIM , não so auxilio na postura dos meus alunos como tambem nas duvidas tecnicas e mecanicas ....

essa conversa é típica de uma pessoa que só USA o Forum como site de vendas, para mim não serve

mas e o lado do iniciante em arqueiria? aquele que como aconteceu conosco a um tempo atrás, acabou de ter uma pequena visão de arco e flecha (pois sabemos muito bem que a grande maioria que entra aqui nem sabe o que é ATA, CAM, backing, server, etc, etc - como já aconteceu comigo a pouco menos de 2 anos), não demora muito (quando não logo na primeira mensagem) já quer comprar um arco, seria lógico, a gente, que se propoe ajudar TODOS os iniciantes nos abstermos da possibilidade de vê-lo entrando no classificados para tirar duvidas sobre o equipamento e perguntar sobre a venda? na minha opinião não

ainda na minha opinião, a melhor REGRA de venda foi a que eu encontrei no Trad Gang, lá TODOS podem postar na seção classificados MAS APENAS OS QUE POSSUEM MAIS DE 50 MENSAGENS PODEm VENDER, isso eu acho interessante, pois a venda é responsabilidade EXCLUSIVA do vendedor, e que eu saiba TODO comprador enviaria primeiro o dinheiro (pelo menos foi sempre assim comigo) e só então O VENDEDOR despacharia a mercadoria, portanto o Vendedor teria a segurança do dinheiro, e no caso de parcelamento, o vendedor que exija e verifique toda a documentação necessária para não tomar um calote, e mesmo o comprador, não é porque o vendedor já postou 50 mensagens que vai passar a ser alguém acima de qualquer suspeita (só como curiosidade, no Trad Gang, eu tinha poucas mensagens e quis comprar um arco (isso aconteceu 2 vezes), mesmo enviando o dinheiro com antes do vendedor enviar o arco eles não quiseram realizar a venda, um por achar que eu não cuidaria bem do arco, outro porque pelo baixo numero de mensagens julgava que eu ainda não fazia parte do "grupo" para merecer um arco daquele, e tive que enfiar a viola no saco e procurar outro arco)

e como funcionaria isso, vai ter que ser manual, pois o Forumeiros (até onde pesquisei) não permite esse tipo de bloqueio seletivo (não a esse ponto), aceito sugestões, mas minha opinião é que criaríamos um tópico fixo e sem possibilidade de postagem (sóm os administradores teriam possibilidades de postagem) onde colocaríamos os nomes de todas as pessoas que tivessem CONDIÇÕES de vender no Forum (mas mesmo assim, deixando claro que essa possibilidade é apenas por participação no Forum, poderíamos até criar uma graudação de vendedores, de acordo com o numero de vendas bem sucedidsas já realizadas NO FORUM (ex Henrique Junqueira, Guilherme Bunger, Sandro Penzente, Raul RD (nunca postou mas tem idoneidade para isso), judasfawley, Fabio Caneloci, Guaraci, Scaramal, etc (foram os que vieram a cabeça no momento de escrever o tópico)) e só depois de ver o nome incluso nesse tópico o membro passaria a ter permissão para postar alguma VENDA, MAS todos poderiam comprar

E SE o vendedor não fosse cadastrado nesse tópico e postasse um venda? bom, nesse caso eu sugiro que os Administradores deveriam deletar a mensagem de venda e escrever que essa pessoa não tem os requisitos mínimos exigidos pelo Forum para postar nessa seção, e trancar o tópico, assim o tópico fica ali, como "CARTÃO DE VISITA", para esse vendedor e compre dele quem desejar

essa é a minha opinião pessoal
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 10:59 am

Meu grande amigo Mamute, bom dia!
É como eu disse, concordo plenamente com a primeira metade da pergunta, quanto a estabelecer alguma regra, filtro, limitante ou como pudermos chamar. Isso sem dúvida vai contribuir para o desenvolvimento do fantástico trabalho que você e o Calil e mais alguns outros voluntários tem feito ao longo desses anos.
Por eu não ser um grande entendido de fórum (esse é o primeiro e único que participo e ainda há pouco tempo, por sinal), desconheço quais as práticas de sucesso que outros adotam e acho que quem conhece poderia contribuir e enriquecer o debate. Da mesma forma, desconheço quais as possibilidades e limitações que as ferramentas do forumeiros possuem.
Mas acho que essa sua ideia de recomendação também pode ser muito interessante.
E se fosse criado um tópico tipo um painel (apenas para leitura) onde apenas você e o Calil poderiam postar um perfil de cada um dos vendedores para que os usuários possam ler a respeito de cada um e saber a quem consultar?
Apenas uma ideia a mais...
Abraços e boa Páscoa a todos!
Gui
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 12:42 pm

acho válida a idéia, para o vendedores "frequentes" (aqueles que sempre estão com algum item a venda por aqui) seria bem interessante, mas não creio que fazer isso uma obrigação seja uma boa, pois alguns vendem apenas 1 item de vez em quando, quando vai fazer upgrade e geralmente esse tipo de vendedor não gosta de dar muitas informações sobre sua pessoa (mesmo assim não passa a ser um mal elemento), já comprei itens aqui no Forum de várias pessoas que se encaixam nessa modalidade e são super gente boa

mas a intenção é essa, vamos dando opiniões para fazermos do "CLASSIFICADOS" algo que sirva de ajuda para todos e traga o mínimo de dor de cabeça (se possível não traga nenhuma) a todos também
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 1:01 pm

Por falar nisso, eu acabo de apagar um anúncio. O cara acabou de se inscrever, e minutos depois a primeira mensagem foi o anúncio da venda de um arco fora da seção de classificados. Quem confia?

Eu acho que as restrições são muito brandas. Participo de outros fóruns e posso afirmar que o limite de 50 mensagens e 3 meses pra vender não são nada. Em alguns locais só consegui comprar alguma coisa depois de fazer amizade com boa parte do pessoal. Tive que expor minhas opiniões, mostrar meus arcos, dar pitaco no que os outros queriam fazer, etc. Antes disso a resposta era sempre a mesma: "- Não tenho interesse em vender pra você." Imaginem eu vender algo sem ser conhecido? Nem pensar!!!

Em minha opinião, o principal objetivo deste fórum deve ser agregar pessoas com interesses em comum. Isso pode ser visto pelo alto nível de interação entre os membros. Existe um ambiente de amizade e confiança. A gente costuma confiar nos colegas de fórum, e golpistas podem se aproveitar disso. Pra mim quem só vê o fórum como classificados sem custos não faz a menor falta. Por que não anunciam no Mercado Livre? Está bem claro que é porque o fórum tem muita visibilidade e não cobra nada pelo anúncio.

Em suma, é melhor restringir os classificados, pra desgosto dos vendedores oportunistas, do que estragar o nosso clima de amizade e confiança.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 1:14 pm

concordo Lincoln, mas como está, mesmo so que querem comprar estão sem acesso e é nesse ponto que eu me atenho, concordo que vendedor tem que ser conhecido, se não pessoalmente pelo menos saber o que pensa e como ajuda aos demais olhando s seu post

lembremo-nos de que tem muita gente que tem sempre a mesma postagem (legal, belo arco, é isso aí, e por aí vai) isso não minha opinião não serve para nada no quesito "número de mensagens, a idéia é essa mesmo que você colocou, devemos "conhecer" o vendedor, se não pessoalmente, através das suas mensagens, isso seria o mínimo

mas e o comprador? teríamos limites para ele? ou isso quem deve fazer é o vendedor? poque hoje, depois de anunciado, qualquer um pode enviar MP ao vendedor e fazer a negociação "EM OFF", portanto as regras não servem para nada no caso do comprador
Ir para o topo Ir para baixo
alexandre tavares




Mensagens : 233
Data de inscrição : 09/04/2011
Idade : 48

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Vejamos   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 1:35 pm

Bom esse assunto e tanto quanto delicado.
O forum e bem claro em suas normas todos aqui sabemos que o forum não visa lucro assim como seus idealizadores e responsaveis.
Mas o fato de ter uma sesseção classificados e muito boa e positiva para a propia imagem e divulgação do Forum.

O que não podemos e controlar vendas e compras não cabe aos moderadores e Admins este tipo de atitude, mesmo porque e como o Mamute disse, uma vez anunciado o PM rola solto sem qualquer admin estar por dentro do que esta acontecendo.
E como em varius sites de leilão uma vez anunciado a tranzação toda fica meio que exclusa aos olhos dos admins e moderadores ficando por total responssabilidades de quem vende ou de quem compra.

Entendo muito bem a nessecidade de haver uma certa preocupação tanto com quem vende quanto para quem comprar, devido a alguns incidentes de pessoas desonestas e sem carater, que quer simplesmente lesar e obter vantagem em cima de outras pessoas que são idoneas e confiaveis.
Ao me ver todo vendedor quanto comprardor deve se responssabilizar e realmente antes de bater o martelo conhecer conversar e tentar se aproximar uns dos outros para realmente se sentir seguros de realizar a compra e ou venda.

Eu particularmente ja vendi 1 arco aqui apos duas semanas conversando com o intereçado e quando realmente senti firmeza na pessoa dei proseguimento na negociação.
E como alguns sabem estou com outro arco a venda aqui com 99% da negociação fechada.
So acho que as pessoas devem se preocupar em conhecer quem esta do outro lado mesmo que isso exija um pouco mais de tempo na venda ou na comprar afim de evitar transtornos e aborrecimentos, e tambem se preocupar em dar todas as respostas e fazer todas as perguntas, que ele achar nesseçarias e so assim ele pode se sentir confortavel em proseguir ou não na negociação.

Me desculpem se fui prolongado nas minhas palavras mas e a minha opnião.
Obrigado a todos e boa Pascoa.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 1:38 pm

O forum E-VOO (de aeromodelismo) eu me inscrevi em agosto de 2011 e até hoje nao consigo postar nada nos classificados de lá. Tenho 200 mensagens com apenas 14 que os moderadores consideram válidas.

como o Lincoln disse, tem quem ainda reclame das regras daqui.

Mas o que a maioria decidir será acatado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Ricardo Jabara

Ricardo Jabara


Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 66
Localização : Campos-RJ

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 2:43 pm

Olá, colegas do Forum.
Como sou novato, posso dizer de carteirinha: Se não fosse esse Fórum, eu não estaria no mundo da Arqueria. Apesar de gostar muito do assunto, nunca tive oportunidade de ter tanta informação, principalmente, em um ambiente onde se vê que um tem vontade de ajudar os outros. E isso contagia.
Me registrei no Fórum em Jan/2012 mas já vinha lendo muito as explicações dadas aqui, afinal as dúvidas dos novatos e dos que querem particpar e praticar esse esporte, são sempre as mesmas.
Foi aqui que tive informações sobre o Sandro Penzente e antes mesmo de poder participar do Forum, entrei em contato c/ele e comprei um Stinger 3G (que ainda não cheguei a atirar c/ele por falta de tempo).
Eu, particularmente, tenho plena confiança nos Moderadores e Admin. desse Forum. Tenho certeza que tudo que for feito p/proteger os compradores e vendedores, será bem vindo.
Como deixei escrito antes:

(Sex 2 Mar 2012 - 17:27
--------------------------------------------------------------------------------
Tambem concordo c/uma listagem dos bons vendedores jah que nao se pode listar os maus vendedores.
E os bons vendedores, por sua vez, tambem podem listar os bons compradores/pagadores. Por que nao???

_________________
Ricardo Jabara



Mais uma vez agradeço aos colegas entendidos em assuntos que me interessam (Arqueria, cutelaria, bushcraft, armas de pressão, e outros) e que eles/voces continuem sempre nos ajudando.

Ir para o topo Ir para baixo
Dingao

Dingao


Mensagens : 275
Data de inscrição : 17/10/2011
Idade : 42
Localização : BH - MG

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 2:57 pm

no meu ponto de vista tem sim que ter retriçoes pra anuncios no classificados
visto que pode ter negociaçoes de alto valor e espertinhos existem em todo lugar

O Calil eu gostaria de saber o nick dos users que aplicaram golpes por aqui
como frequento outros forums tb seria bom ficar ligado nisso, vai que o espertao resolva aparecer por la, as veis da pra sacar quem é pelo jeito de escrever
Ir para o topo Ir para baixo
Pitanga




Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 54
Localização : Salvador/BA

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 6:32 pm

Amigos,

Ao meu ver limitar o acesso à Seção Classificados APENAS pelo número de mensagens e tempo de cadastro traz poucos benefícios. Entendo que a intenção é proteger os membros de vendedores mal intencionados, mas vejo três pontos distintos da questão aqui:

1. Quem compra qualquer coisa através dos classificados de um fórum ou mesmo num site como MercadoLivre ou Ebay deve entender os riscos envolvidos e, antes de fechar negócio, no mínimo verificar as referências do vendedor. Se o vendedor não tem referências (por ser novo por exemplo), entende-se que o risco é mais alto e é uma decisão do Comprador seguir ou não com a transação

2. Mesmo com as restrições a postagens na Seção Classificados, entendo que algumas negociações frustradas são inevitáveis... Mesmo entre membros antigos do Fórum. Recentemente vi por aqui um tópico que prova que isto já aconteceu: Dois companheiros (cujos nomes não vem ao caso) desfizeram um negócio com direito a ampla troca de mensagens públicas muito "pouco afetuosas"

3. A atuação discricionária dos Administradores, vetando a publicação de anúncios muito suspeitos ou bloqueando usuários reconhecidamente mal intencionados, e ainda a existência de uma "Lista de Boas Referências" para vendedores são, ao meu ver, as melhores armas para aumentar a segurança nas transações entre os usuários

Sou um novato no Arco, tenho participado do Fórum a apenas 5 meses, entro e leio mensagens rigorosamente TODOS OS DIAS e isto tem sido uma grande ferramenta de aprendizado para mim. Como o acervo do fórum é vasto, sano a maior parte das minhas dúvidas apenas procurando pelo tema com a ferramenta de BUSCA do ARCO E FLECHA BRASIL.

Geralmente procuro não postar mensagens sobre temas que já tenham sido amplamente discutidos aqui. Isto explica o meu baixo número de postagens (menos de 10 até agora). Considero este o melhor fórum em português sobre o tema e boa parte disto se deve ao Clima de camaradagem, evidente na maior parte das mensagens, e à boa vontade dos membros mais antigos em compartilhar experiência.

A regra de número mínimo de mensagens, pode causar uma enxurrada de mensagens repetidas ou com muito pouco valor para a comunidade. Sei que pode-se contar apenas as mensagens consideradas "válidas" como é feito em outros fóruns em que participo, mas será que vale o trabalho adicional gerado para os administradores? Sou Administrador de um fórum sobre aquarismo e sei o trabalho que dá manter a casa em ordem.

Comprei o meu segundo arco aqui (com o Fábio Carneloci), o terceiro e o quarto também (com o Sandro Pezente), alem disso já comprei acessórios (com o Gian) e em todas as transações só tive excelentes experiências. Antes de fechar qualquer desses negócios entretanto fiz o meu "dever de casa": Busquei no fórum as referências dos vendedores, os contactei por MP e por Telefone e acertei os detalhes ANTES de finalizar cada compra. Acho que qualquer potencial comprador deveria fazer isto também.

Minha sugestão é colocar uma lista de "Boas Referências" ou Cadastro para os Bons Vendedores daqui do Fórum. Isto pode ser associado ou não às restrições de tempo de cadastro e número de mensagens para postagem.

A criação de uma "Lista Negra" é uma outra opção, ainda que os eventuais malandros possam sempre criar USER IDs novos.

Um abraço

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSáb Abr 07, 2012 9:54 pm

pessoal, como não estava claro quais seriam as limitações, em conversa com o Calil resolvemos ampliar a votação e seria

VENDEDOR com retrições = as regras de restrição (50 mensagens válidas, sem blá-blá-blá)
COMPRADOR com retrições = as regras de restrição (50 mensagens válidas, sem blá-blá-blá)
VENDEDOR E COMPRADOR com retrições = as regras de restrição (50 mensagens válidas, sem blá-blá-blá)
SEM RESTRIÇÕES= qualquer um pode comprar ou vender a vontade, sem o Forum se meter

porque fizemos isso? porque hoje não é possível vender o comprar sem os quesitos minimos especificados e muitos reclamaram que pelo menos comprar (ou pedir informações para comprar) deveria ser liberado

os Administradores do Forum só tem possibilidade de ontrolar automáticamente as opções de TODOS bloqueados (e vamos adicionando cada um que conseguir ter as condições para participar) ou TODOS liberados (como era antes), as opções de restringir APENAS VENDEDOR ou APENAS COMPRADOR impõe que os administradores deverão criar um tópico em que APENAS os administradores fazem postagens, e criaríamos a lista de quem tem PERMISSÃO para CRIAR tópico ou posta (caso os excluidos "forcem" as regras, seriam notificados numa primeira vez (com edição do tópico para que todos vissem que ele fez e numa segunda vez, quando repetissem o erro seriam expulsos do Forum), se a opção de APENAS VENDEDOR ser bloqueado de postar vendas (e nesse caso eu excluiria mesmo os tópicos JÁ EXISTENTES COM POSTAGENS DE MEMBRO SEM PERMISSÃO) eu me comprometo a verificar diariamente a seçao CLASSIFICADOS para ver se as regras estão sendo cumpridas (claro que ainda fica a opção de membros eniarem MP quando lerem coisas fora do acordado)

para tal, fizemos alterações nas possibilidades de voto e adicionamos a opção de alterar o voto, pois como não conseguimos alterar os votos cada pessoa tem que fazer isso por si mesmo, basta anular o voto dado e votar novamente

a vortação acaba em 25 dias, depois disso acataremos a decisão da maioria
Ir para o topo Ir para baixo
bassoan

bassoan


Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 51
Localização : São Paulo - SP

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeDom Abr 08, 2012 11:14 pm

Pitanga escreveu:
Amigos,

Ao meu ver limitar o acesso à Seção Classificados APENAS pelo número de mensagens e tempo de cadastro traz poucos benefícios. Entendo que a intenção é proteger os membros de vendedores mal intencionados, mas vejo três pontos distintos da questão aqui:

1. Quem compra qualquer coisa através dos classificados de um fórum ou mesmo num site como MercadoLivre ou Ebay deve entender os riscos envolvidos e, antes de fechar negócio, no mínimo verificar as referências do vendedor. Se o vendedor não tem referências (por ser novo por exemplo), entende-se que o risco é mais alto e é uma decisão do Comprador seguir ou não com a transação

2. Mesmo com as restrições a postagens na Seção Classificados, entendo que algumas negociações frustradas são inevitáveis... Mesmo entre membros antigos do Fórum. Recentemente vi por aqui um tópico que prova que isto já aconteceu: Dois companheiros (cujos nomes não vem ao caso) desfizeram um negócio com direito a ampla troca de mensagens públicas muito "pouco afetuosas"

3. A atuação discricionária dos Administradores, vetando a publicação de anúncios muito suspeitos ou bloqueando usuários reconhecidamente mal intencionados, e ainda a existência de uma "Lista de Boas Referências" para vendedores são, ao meu ver, as melhores armas para aumentar a segurança nas transações entre os usuários

Sou um novato no Arco, tenho participado do Fórum a apenas 5 meses, entro e leio mensagens rigorosamente TODOS OS DIAS e isto tem sido uma grande ferramenta de aprendizado para mim. Como o acervo do fórum é vasto, sano a maior parte das minhas dúvidas apenas procurando pelo tema com a ferramenta de BUSCA do ARCO E FLECHA BRASIL.

Geralmente procuro não postar mensagens sobre temas que já tenham sido amplamente discutidos aqui. Isto explica o meu baixo número de postagens (menos de 10 até agora). Considero este o melhor fórum em português sobre o tema e boa parte disto se deve ao Clima de camaradagem, evidente na maior parte das mensagens, e à boa vontade dos membros mais antigos em compartilhar experiência.

A regra de número mínimo de mensagens, pode causar uma enxurrada de mensagens repetidas ou com muito pouco valor para a comunidade. Sei que pode-se contar apenas as mensagens consideradas "válidas" como é feito em outros fóruns em que participo, mas será que vale o trabalho adicional gerado para os administradores? Sou Administrador de um fórum sobre aquarismo e sei o trabalho que dá manter a casa em ordem.

Comprei o meu segundo arco aqui (com o Fábio Carneloci), o terceiro e o quarto também (com o Sandro Pezente), alem disso já comprei acessórios (com o Gian) e em todas as transações só tive excelentes experiências. Antes de fechar qualquer desses negócios entretanto fiz o meu "dever de casa": Busquei no fórum as referências dos vendedores, os contactei por MP e por Telefone e acertei os detalhes ANTES de finalizar cada compra. Acho que qualquer potencial comprador deveria fazer isto também.

Minha sugestão é colocar uma lista de "Boas Referências" ou Cadastro para os Bons Vendedores daqui do Fórum. Isto pode ser associado ou não às restrições de tempo de cadastro e número de mensagens para postagem.

A criação de uma "Lista Negra" é uma outra opção, ainda que os eventuais malandros possam sempre criar USER IDs novos.

Um abraço


Acabei votando SEM RESTRIÇÕES, mas minha opinião é idêntica a do Pitanga.

Lista Negra e Lista de Bons vendedores somada à não restrição serial o ideal na minha opinião.

Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: X   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeDom Abr 08, 2012 11:26 pm

ACHO QE PELO NUMERO MUUUUITO BAIXO DE CALOTES , SE É QUE EXISTE ,NAO VEJO NECESSIDADES DE MUDANÇA .
AQUI A CASA É IDONIA ,E NAO PRECISAMOS PENSAR IGUAL A TODOS , SE UMA GRANDE PARTE DE NOS FAZEMOS DAQUI NOSSA 2ª CASA ENTAO DEVE EMPERAR O RESPEITO .
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 6:38 am

lista negra esqueçam, é ilegal e não vamos fazâ-la, o que seria possível fazer é uma lista dos vendedores que conhecemos, e esses vendedores podem fazer uma lista de bons compradores, mas mesmo assim, ´´e de total responsabilidade do Vendedor/Comprador exigir mais garantias para concretizar a venda/compra
Ir para o topo Ir para baixo
Veloso




Mensagens : 97
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 49
Localização : Belo Horizonte - MG

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 8:37 am

Mamute-sc escreveu:
lista negra esqueçam, é ilegal e não vamos fazâ-la, o que seria possível fazer é uma lista dos vendedores que conhecemos, e esses vendedores podem fazer uma lista de bons compradores, mas mesmo assim, ´´e de total responsabilidade do Vendedor/Comprador exigir mais garantias para concretizar a venda/compra

Prezado Mamute, concordo com vc, pode ser feita, então, uma lista "branca", ou seja, quem for de confiança está dentro.
Ir para o topo Ir para baixo
thiagottjv

thiagottjv


Mensagens : 70
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 34
Localização : Recife-PE

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 10:17 am

bassoan escreveu:
Pitanga escreveu:
Amigos,

Ao meu ver limitar o acesso à Seção Classificados APENAS pelo número de mensagens e tempo de cadastro traz poucos benefícios. Entendo que a intenção é proteger os membros de vendedores mal intencionados, mas vejo três pontos distintos da questão aqui:

1. Quem compra qualquer coisa através dos classificados de um fórum ou mesmo num site como MercadoLivre ou Ebay deve entender os riscos envolvidos e, antes de fechar negócio, no mínimo verificar as referências do vendedor. Se o vendedor não tem referências (por ser novo por exemplo), entende-se que o risco é mais alto e é uma decisão do Comprador seguir ou não com a transação

2. Mesmo com as restrições a postagens na Seção Classificados, entendo que algumas negociações frustradas são inevitáveis... Mesmo entre membros antigos do Fórum. Recentemente vi por aqui um tópico que prova que isto já aconteceu: Dois companheiros (cujos nomes não vem ao caso) desfizeram um negócio com direito a ampla troca de mensagens públicas muito "pouco afetuosas"

3. A atuação discricionária dos Administradores, vetando a publicação de anúncios muito suspeitos ou bloqueando usuários reconhecidamente mal intencionados, e ainda a existência de uma "Lista de Boas Referências" para vendedores são, ao meu ver, as melhores armas para aumentar a segurança nas transações entre os usuários

Sou um novato no Arco, tenho participado do Fórum a apenas 5 meses, entro e leio mensagens rigorosamente TODOS OS DIAS e isto tem sido uma grande ferramenta de aprendizado para mim. Como o acervo do fórum é vasto, sano a maior parte das minhas dúvidas apenas procurando pelo tema com a ferramenta de BUSCA do ARCO E FLECHA BRASIL.

Geralmente procuro não postar mensagens sobre temas que já tenham sido amplamente discutidos aqui. Isto explica o meu baixo número de postagens (menos de 10 até agora). Considero este o melhor fórum em português sobre o tema e boa parte disto se deve ao Clima de camaradagem, evidente na maior parte das mensagens, e à boa vontade dos membros mais antigos em compartilhar experiência.

A regra de número mínimo de mensagens, pode causar uma enxurrada de mensagens repetidas ou com muito pouco valor para a comunidade. Sei que pode-se contar apenas as mensagens consideradas "válidas" como é feito em outros fóruns em que participo, mas será que vale o trabalho adicional gerado para os administradores? Sou Administrador de um fórum sobre aquarismo e sei o trabalho que dá manter a casa em ordem.

Comprei o meu segundo arco aqui (com o Fábio Carneloci), o terceiro e o quarto também (com o Sandro Pezente), alem disso já comprei acessórios (com o Gian) e em todas as transações só tive excelentes experiências. Antes de fechar qualquer desses negócios entretanto fiz o meu "dever de casa": Busquei no fórum as referências dos vendedores, os contactei por MP e por Telefone e acertei os detalhes ANTES de finalizar cada compra. Acho que qualquer potencial comprador deveria fazer isto também.

Minha sugestão é colocar uma lista de "Boas Referências" ou Cadastro para os Bons Vendedores daqui do Fórum. Isto pode ser associado ou não às restrições de tempo de cadastro e número de mensagens para postagem.

A criação de uma "Lista Negra" é uma outra opção, ainda que os eventuais malandros possam sempre criar USER IDs novos.

Um abraço


Acabei votando SEM RESTRIÇÕES, mas minha opinião é idêntica a do Pitanga.

Lista Negra e Lista de Bons vendedores somada à não restrição serial o ideal na minha opinião.


Também concordo com o Pitanga em alguns quesitos.
Eu, por exemplo não sou muito de falar, mas sempre que tenho uma dúvida e não acho resposta ou não acho uma resposta específica pra mim, crio um novo tópico.
Eu, por exemplo, comprei um arco completo com o Sandro, mas ele veio todo com acessórios de caça.
Hoje, estou participando de campeonatos (brincadeira msm) mas vejo necessidade de acessórios Target. Agora... o que faço com todos os equipamentos de caça?

Acho que:
1. Deveria ter sim o limite para os vendedores, para pessoas que acabaram de entrar no fórum não entrar só pra vender (não para os compradores, já que para comprar basta contactar os vendedores por PM).
2. Não deveria "expulsar" os vendedores do fórum, e sim criar uma lista de vendedores não recomendados. O Buscapé faz isso, Mamute, não acho que seja ilegal ou algo do tipo. (http://www.buscape.com.br/empresas-nao-recomendadas.asp). Estou dizendo que deveria ter uma lista de vendedores (e compradores também) que os compradores (ou vendedores) julgaram ter um comportamento errado, e abaixo da lista o comprador/vendedor informa o que aconteceu de errado.
3. Agora assim como uma lista de vendedores não recomendados deveria ter uma lista de vendedores mais recomendados. Pessoas que já vendem a um tempo, que várias pessoas já compraram, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
http://thiagottjv.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: restrições   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 11:58 am

Amigo Calil

Acho muito correto que o forum estabeleça restrições.
Como forumeiro, dou a minha opinião sobre o assunto.

1 - O VENDEDOR precisa ser qualificado, pois quando adquirimos alguma coisa do mesmo DEPOSITAMOS o dinheiro na sua conta corrente.
Isso aconteceu comigo, comprei do Sandro, do Giantorn, e fiz o depósito antecipado. No caso em particular, os dois foram extremamente corretos e recebi a mercadoria comprada.
Que posso então dizer dos dois? São VENDEDORES honestos!
Se o VENDEDOR não for honesto, vou perder o dinheiro que depositei, portanto, a qualificação do VENDEDOR é uma garantia inicial de uma boa compra.

2 - O COMPRADOR não precisa ser qualificado, pois, como já disse, o COMPRADOR faz o depósito do valor da compra para só depois receber a sua mercadoria finalmente.

Ressalte-se que essa minha opinião é particular, pois não me encaixo no grupo dos VENDEDORES, sou apenas um modesto COMPRADOR que vez por outra adquire algum equipamento de "archerie".

TRC


Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 12:09 pm

Calil,

Este forum é uma comunidade e, como em todas as comunidades, as pessoas se ajudam.

Acho que devemos impor o máximo de restrições para que o forum não vire um ambiente somente comercial e, principalmente, para evitar desfalques e falcatruas.

Quem estiver satisfeito, que esteja. Quem não estiver, que procure outro lugar ou monte seu próprio forum. Simples assim.

Ninguém tem o direito de cobrar isso ou aquilo da administração.

Como o individuo citado acima pelo Manute, eu também já pratico o esporte há muitos anos. Quase não tenho dúvidas para sanar. Mais de 95% dos meus posts são feitos para ajudar os outros. Isso se chama boa vontade e espírito de comunidade e é isso que deve ser mais prezado aqui no forum.

Os incomodados que se retirem.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 3:30 pm

RafaelMorgan escreveu:
Calil,

Este forum é uma comunidade e, como em todas as comunidades, as pessoas se ajudam.

Acho que devemos impor o máximo de restrições para que o forum não vire um ambiente somente comercial e, principalmente, para evitar desfalques e falcatruas.

Quem estiver satisfeito, que esteja. Quem não estiver, que procure outro lugar ou monte seu próprio forum. Simples assim.

Ninguém tem o direito de cobrar isso ou aquilo da administração.

Como o individuo citado acima pelo Manute, eu também já pratico o esporte há muitos anos. Quase não tenho dúvidas para sanar. Mais de 95% dos meus posts são feitos para ajudar os outros. Isso se chama boa vontade e espírito de comunidade e é isso que deve ser mais prezado aqui no forum.

Os incomodados que se retirem.

Rafael.

Concordo plenamente, a restrição e necessária, participo também de vários fóruns entre automodelismo, fotografia e outros e todos tem suas restrições no classificado.

antes da restrição cansei de ver usuário com 1 post que era o de venda, isso para mim não gera nenhuma confiança, afinal quem e a pessoa, na internet(fórum, blogs e alguns sites de venda comunitária) já não existe uma forma concreta de certificar quem e quem, pilantra existe para comprar e vender e acho que o que a admin esta fazendo e tendo uma preocupação com ambos os lados e para que o fórum não se queime por causa de uns.

agora vai minha dica. não tem a quantidade de post nem tempo de fórum vá para o Mercado Livre e pare de chorar, como o Rafa falou este fórum primeiramente e de ajuda e não de venda.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
Pitanga




Mensagens : 12
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 54
Localização : Salvador/BA

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 6:48 pm

Só para deixar minha posição mais clara e resumida:

Sou A FAVOR da criação de Restrições para Vendedores na Seção Classificados - Isso é muito saudável para todos aqui.

Acho que a restrição APENAS por numero de posts (válidos) e tempo de fórum não é eficaz e potencialmente sobrecarrega os administradores, por isso mesmo sugeri a criação da "Lista de Vendedores Recomendados" e a "Lista Negra" (Não sabia que era ilegal!).

Concordo plenamente com o RafaelMorgan quando ele diz que a base da existência deste Fórum é a Boa Vontade dos Membros mais experientes em compartilhar seu conhecimento e que quem não concordar com as regras estabelecidas não deveria continuar aqui.

Abraços e bons tiros a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
hunter350

hunter350


Mensagens : 206
Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : SP

Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitimeSeg Abr 09, 2012 11:56 pm

Boa noite pessoal,

Sou novato aqui no forum mas gostaria de dar minha opinião:

- Acho legal a restrição de um numero minimo de mensagens, mas acho que daria muito trabalho aos moderadoes que teriam que filtram oconteudo destas mensagens. Uma pessoa mal intensionada pode ficar dando pitacos para aumertar o numero de mensagens;
- Quando compro no mercado livre ou no ebay procuro verificar o numero de vendas do vendedor, qualificações, venda concretizadas, etc. Aqui é a mesma coisa, deve-se usar a busca para verificar o histórico do vendedor, então se alguem quiser comprar algo de um vendedor com poucas vendas ou mensagens deve ficar em alerta;
- Pode-se fazer algo parecido com outro forum que acesso: fixar os anuncios de vendedores que vendem frequentemente e são confiaveis.
- Ou talvez um sistema de "estrelas", algo do tipo: vendedor que nunca vendeu não tem estrela, vendedor que ja concretizou 5 vendas um estrela e assim por diante.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Votação - Classificados - Participe! Empty
MensagemAssunto: Re: Votação - Classificados - Participe!   Votação - Classificados - Participe! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Votação - Classificados - Participe!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ranking Postal 18m - Participe!
» Votação Premio Brasil Olimpico 2014
» Votação pela revogação do estatudo do desarmamento
» Votação DATA FIELD 2014 - RS
» Vendedores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: