ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco na Escola

Ir para baixo 
+4
RafaelMorgan
TRC
mig_akira
bigspin
8 participantes
AutorMensagem
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 4:12 pm

Sou gestor de uma Unidade Escolar Estadual da Bahia que atende cerca de 300 alunos de 11 a 50 anos, do 6º ano a EJA. Como eu já vinha postando, estou adorando o esporte arco e flecha e gostaria de desenvolver ele aqui na minha cidade, começando pela escola. Porém além de ser iniciante nesta arte, e não ter nehum instrutor aqui, gostaria de saber se esse esporte pode ser desenvolvido legalmente numa escola publica. Se caso for legal, alguém poderia me mandar um projeto pedagógico para tal fim?

A escola é na zona rural e tal projeto pode influenciar e muito na disciplina e no interesse dos alunos. Também existe muito espaço cerca de 110 metros po trinta, e muita boa vontade para tocar o projeto.
Ir para o topo Ir para baixo
mig_akira

mig_akira


Mensagens : 182
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 39
Localização : Londrina/PR

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 4:53 pm

Muito interessante essa ideia! Se der certo, vai ser um belo exemplo pra outras escolas fazerem o mesmo! Boa sorte e parabéns pela iniciativa!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: perigo   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 6:10 pm

Sinderamente?
Acho extremamente perigoso trabalhar o nosso equipamento com crianças.
Adultos, tudo bem.
Hoje em dia - é a minha modesta opinião! - professor é profissão de alto risco, principalmente quando se trata do trato com crianças.
"Terê-tetê", crianças pelo meio, dá um "bufufu" danado.
Eu penso - peço desculpas por pensar! - inventaram um tal de ECA. Um tapinha amigável na cabeça de uma criança, pode ser visto como a pior das agressões. E se for no "bumbum" então? Pedofilia.
Uma recomendação, assista e leia jornais. Quantos professores, escolas, viraram assuntos da mídia. Até cadeia deu!
Meu "nego", "neguinho", são expressões carinhosas. Na minha opinião, de professor para um aluno, vira até discriminação racial.
Ao caro Big, recomendo cautela. Dizem que "cautela e caldo de galinha" não fazem mal a ninguém.
Que tal música?
TRC
Ir para o topo Ir para baixo
mig_akira

mig_akira


Mensagens : 182
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 39
Localização : Londrina/PR

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 6:27 pm

Eu vejo um pouco pelo lado contrário... pode ser algo que realmente faça a criança querer ir na escola, ainda mais em um ambiente rural, onde se tem tantas e tantas dificuldades.

O arco e flecha, se ensinado corretamente, é um dos esportes mais seguros do mundo - com duas vezes menos acidentes do que golfe e pesca (e nunca ouvi falar de muitos acidentes com esses dois) e com cerca de DEZ vezes menos acidentes do que o futebol, que é jogado em praticamente todas as escolas do país. (dados do NEISS, National Electronic Injury Surveillance System [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).

Nesse PDF inclusive há roteiros de segurança para a prática do arco e flecha com várias pessoas (em inglês).

Imagino que não serão fornecidos um arco para cada criança em uma sala de 30 alunos, mas sim 1 a 5 arcos, com os alunos se revezando, acompanhados por um ou mais instrutor(es).

Se der certo, pode projetar a escola de uma maneira muito positiva na mídia e ser um grande incentivo para as crianças e para o arqueirismo em geral.
Ir para o topo Ir para baixo
mig_akira

mig_akira


Mensagens : 182
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 39
Localização : Londrina/PR

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 6:34 pm

Traduçao livre de um depoimento (extraído do pdf do post anterior):

"Nós implementamos arqueirismo em escolas em todo o Kentucky em 2002, e pelo fato de enfatizarmos segurança com nossos alunos, conduzrimos treinamentos com todos os professores, e aderimos aos procedimentos padrões, nós temos um registro notável de segurança. Os responsáveis em distritos escolares estão sempre preocupados com problemas de segurança, especialmente quando envolve esportes e atividades recreacionais, e o arqueirismo consistentemente se prova como um dos esportes mais seguros ensinados nos nossos programas físicos educacionais em nosssas escolas públicas"
Comissário Gene Willhoit, do Departamento de Educação de Kentucky

E nos EUA eles são muito mais paranoicos com essas questões de segurança do que aqui (até porque lá, se a criança cortou a mão abrindo uma lata de refrigerante, pode dar processo =P )
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 7:07 pm

Trc

Entendo sua preocupação é a minha também, por isso perguntei no meu post anterior se era ilegal. Agora, essa visão que vc teve de crianças fazendo algazarra de um lado pro outro eu não vejo, até porq seria selecionados os alunos para a parte pratica, e todos teriam aula teorica, mostra de videos, filmes e textos sobre a cultura do arco e flecha. Acredito que seri um diferencial, que alem de novo conhecimento trabalharia tambem, as emoções, coordenação motora, disciplina e perseverança.
Por isso que perguntei também se alguem tem um projeto pedagógico para esse fim para poder me enviar.

Eu não pensei em momento algum colocar arco e flecha num patio de escola com crianças correndo pra lá e pra cá. Existe terreno de sobra na escola pra fazer o projeto, o que preciso a priore é da base legal, tendo isso parto para a parte pedagógica, preparação dos professores, materiais e etc. Consigo enchergar até os professores de artes com os alunos confeccionando flechas de madeira, lógico com hastes já prontas.
e etc, os professores de historia e geografia dando aula sobre a evolução do arco e flecha e sua importancia para as civilizações antigas e das tribos selvagens e etc.
Segurança é fundamental e com disciplina acho improvável acontecer um acidente com arcos de baixa libragem. Talvez vc esteja enchergando o arco e flecha como arma e não como esporte.

Se eu conseguir a base legal, acho que primeiro vou montar um grupo pequeno para treino lá aos domingos pela manhã, lógico que antes mando um projeto para a Secretaria estadual de Educação da Bahia pedindo deferimento, porém o que mais me assusta a tocar isso é a ignorancia da sociedade, sendo que mesmo que tudo dê certo, as pessoas façam campanha contra e algo positivo se torne um "crime" por não ser comum.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 7:10 pm

Eu acho a ideia boa sim, até pq o arco é flecha é parte da cultura original Brasileira, que é a indígena.

No entando, a aula deve ser ministrada em um grupo pequeno de alunos, no máximo cinco por vez, e então feito um rodízio, para que toda a turma possa atirar.

Assim fica mais mais ter controle sobre a situação.

Claro, tal disciplina deve ser aprovada pelos pais, através da assinatura dos mesmos.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: a escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 7:14 pm

"Máxime" respeito, tenho pelas opiniões de todos ... sou um democrata. Posso não concordar, mas não externo contrariedade e não contesto.
Como matemático, perambulei por escolas públicas.
Ví, com tristeza, com esses meus olhos críticos que a terra ainda comerá, que a escola se tornou o ambiente menos propício ao aprendizado.
Esta é a minha opinião particular!
Por que? Porque não é naquele ambiente que o discente quer aprender. É triste, mas meus olhos enxergaram dessa forma.
Naquele ambiente, que deveria ser de veneração e respeito, imaginei cada aluno com um exemplar do ECA nas mãos, batendo os pés no chão e exigindo fiel cumprimento dos seus direitos por parte do corpo docente, mas, em contrapartida, negando-se ao cumprimento dos mais elementares deveres discentes que lhes cabiam.
Meus olhos são tortos e críticos. Relação à escola ... prefiro prudência e canja de galinha na merenda.
Fora da escola ... são outras conversas!
TRC


Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 7:36 pm

Trc
como eu disse, sua preocupação é minha também, e como gestor aprendi que a responsabilidade além da de todos é minha para que o ensino dê certo, uma escola que tem gestores apáticos não anda, pois aluno faz o que quer, professor não faz nada e a escola vira uma -_-. Graças a Deus temos feito diferente, a escola tem projetos interessantisssimos, está funcionando a apenas um ano, temos horta, projeto de esportes, conciência negra, meio ambiente entre outros.

Falando em arco e flecha, o investimento seria barato porq tres arcos já daria conta do grupo se reversar e atirar.
Ter me tornado gestor me reviveu a esperança na educação, a partir do trabalho que nos propomos na nossa Unidade.
O que acontece em outras Unidades é o reflexo dos problemas sociais aliados a apatia de muitos educadores e pais.
Se cada um fizer uma parte, se tiver vontade de fazer da para salvar alguma coisa, ou no minimo salvar um jovem do mundo do crime e das drogas.
Sem esperança é melhor mudar de profissão e ir fazer algo diferente, pelo menos pelo lado profissional tentará ser feliz, embora só comtribua para que a sociedade piore, pois não tem profissão mais valiosa do que a de professor, embora muitos não se deem conta disso.
bons tiros!

Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 8:29 pm

boa noite amigo BIGSPIN,se meu voto valer alguma coisa,ENTAO VA EM FRENTE...
e uma boa iniciativa. mas acho que esses governantes nossos nao vao te dar
apoio...a maioria desses governos nao tem interesse de um povo culto e sabedor,
e principalmente os seus direitos... quando nos meus 15 anos eu lembro de uma materia q vazia parte do corriculo escolar DIREITO...nao sei se alguem ainda lembre dessa materia.pois os FDP...retirarao .eles querem que sejamos burros,e mais facil de domar...mas nao
desiste nao a sua ideia e muito boa, se me permitir vou dar essa opiniao ao
meus amigos professores aqui onde moro. eu seria capaz de doar esses arcos.
um grande abraço e boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 9:50 pm

Existem vários programas de arco na escola em muitos países. Seria interessante ler alguns manuais de alguns desses programas para adaptar as ideias para a realidade da sua escola. Se funciona no outros países deve funcionar aqui. O Azanias, de Baurú-SP, desenvolve um trabalho com crianças. Seria interessante ele dar opinião aqui.

É desde criança que se aprende. Neste país falta investimento na educação dos pequenos. Eles são sempre subestimamos, e não é dado o devido valor a essa fase importantíssima da formação do indivíduo. Quando deixamos de ensinar uma ideia boa, vem um vagabundo e ensina uma ideia ruim. Ou até pior, não ensinam ideia nenhuma, e teremos adultos incapazes. Existem muitos exemplos positivos pelo Brasil a fora. Os moleques de 6 anos de idade competem em corridas de kart e mini-moto, então por que não o tiro com arco, que é mais acessível? Nessa mesma idade, praticam artes marciais, natação, futebol, xadrez, aeromodelismo, etc. Então por que não o tiro com arco e flecha?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
bigspin

bigspin


Mensagens : 206
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 47
Localização : Alagoinhas-Ba

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 10:22 pm

Gente fiquei muito feliz com o apoio de vcs, e isso me deu mais gás para levar adiante, gostaria que vcs me ajudassem nas pesquisas de artigos, fotos, videos, sobre arco e flecha nas escolas, assim terei material para montar uma boa justificativa para convencer as autoridades acima de mim.
Um abraço!

No aguardo!
Ir para o topo Ir para baixo
macaeh

macaeh


Mensagens : 323
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 39
Localização : Macaé - RJ

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSex maio 25, 2012 10:35 pm

dá uma pesquisada no site da NASP (National Archery in the Schools Program)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


a idéia é excelente, e nao devemos ficar com esse preconceito de que só tem marginal e que vai dar merd*...
é o mesmo perigo de se ter um treinador de artes marciais numa escola... se for bem conduzido vai gerar muitos atletas.
É assim que se descobre talentos...

e mais, se falta disciplina nas escolas, o que melhor do que um esporte para incentivar as crianças? Nao se deve dar as costas...
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 11:59 am

O Esporte nas escolas é justamente o que está faltando pra mudar os alunos e conscientiza-los de que viver com ética e cidadania é a melhor opção.

Justamente me refiro a esportes alternativos aos que as crianças já têm no dia-a-dia.

Esportes que trabalhem a concentração, disciplina e pricipalmente pela novidade é um aoba maneira de atrair as crianças para o lado bom da vida.

abcs

Fly

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: sucesso   Arco na Escola Icon_minitimeSáb maio 26, 2012 1:04 pm

Sucesso! Sucesso! Sucesso!
Caro Big, eis os meus sinceros votos.

TRC
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arco na Escola Empty
MensagemAssunto: Re: Arco na Escola   Arco na Escola Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco na Escola
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Abrir uma escola de tiro com arco ?
» Arco escola de PVC / Colômbia - Projeto ?
» Escola estadual risca futebol e ensina tiro com arco e badminton
» Tiro com arco em escola estadual - Campinas
» Arco Recurvo (escola) Artemis 300 66" 24# [VENDIDO]

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: