ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duvida sobre libras de 2 arcos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
stort182




Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/08/2012

Duvida sobre libras de 2 arcos Empty
MensagemAssunto: Duvida sobre libras de 2 arcos   Duvida sobre libras de 2 arcos Icon_minitimeSex Ago 31, 2012 1:11 am

Ola pessoal , sou novo no forum e novo no assunto de arco flecha ... Estou pensando em comprar um arco composto segunda feira agora ,
pesquisei li alguns topicos sobre quesito qualidade x beneficio etc

Fiquei em duvida entre 2 arcos , o velox bufalo 50lbrs e o master hunter 70lbrs. Pelo que li o Master Hunter ta ultrapassado ,
porem ele tem 70 libras o que me interessa bastante , já o velox bufalo tem 50 libras apenas , daria para caça a porte de javalis ?

Meu objetivo principal é a caça ... sei q é ilegal , mas posso conseguir licença e javalis é liberado

Obs : Sei q sou novato e vao dizer q de cara esses pra mim com 50 ou 70 lbrs nao seria recomendavel , porem meu interesse
sao arcos de 50 lbrs pra cima.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Duvida sobre libras de 2 arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre libras de 2 arcos   Duvida sobre libras de 2 arcos Icon_minitimeSex Ago 31, 2012 5:20 pm

Boa tarde caro amigo, mais importante que o peso da puxada, seja 50, 60 ou 70# (libras) é a capacidade do arco de transformar essa energia em velocidade.

Vou transcrever um poste que já escrevi sobre isso:

"O peso da puxada ou "potencia" do arco de caça deve estar relacionada a energia necessária para abater o animal em questão.
De qual tipo de arco? Arcos diferentes longbows, recurvos, compostos com 45# atiram a mesma flecha com velocidades diferentes!! Ou seja com energias diferentes!!!!
Energia EC= MV2/450240, onde EC é energia cinética, M é massa , V2 é velocidade ao quadrado, desta forma a velocidade é exponencialmente mais
relevante do que a massa da flecha. 450240 é uma constante para adequar o número ao sistema americano.

No Site da Bearpaw (http://www.bearpaw-blog.com/?page_id=779), tem um speed test comprovando isso, aão arcos com 50lb@29" com flechas de 400graisn que usarei com padrão para comparação, mas o conceito permanece.
Por ex. o arco mais rápido deles, o recurvo Redman, atira flechas de 400graisn a 220fps gerando 43ft. lbs. Já o mais lento, longbow Sniper, atira a mesma flecha a 171fps , gerando apenas 25ft. lbs.
Já um composto barato por ex. o PSE Rally com boa velocidade de 300fps IBO, configurado em 50# @ 29" atira flechas e 400grains a 260fps, gerando 47ft. lbs. Digo mais, se usar o arco com maior IBO em produção, que é o PSE X-Force Omen Pro com impressionantementes 366fpsIBO, ele vai atirar essa flecha de 400grais a 295fps, genado 78ft lbs!!

(Velocidades calculadas no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Energia calculada no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Observe a tabela abaixo: (http://www.huntersfriend.com/bowselection.htm )

Energias cinéticas para caça com arco

- < 25 ft. lbs. - Small Game (rabbit, groundhog, etc.) coelho, marmota, etc...

- 25-41 ft. lbs. Medium Game (deer, antelope, etc.) Cervo, antilope, ....

- 42-65 ft. lbs Large Game (elk, black bear, wild boar, etc.) Wapiti, urso negro, javali selvagem,...

- > 65 ft. lbs. Toughest Game (cape buffalo, grizzly, musk ox, etc.) Búfalo do Cabo, Urso pardo, Boi almiscarado,...

Continuando:
Perceba que os 4 (Redman, Sniper, Composto PSE Bow Madness XS e Omen Pro) arcos em questão com o mesmo peso de puxada este caso 50# @ 29" com flechas de 400 graisn.
Produzem energia muito diferentes. Se destinando a caças diferentes.
O Sniper de 50# e 25ft.lbs se destinaria a Small game ou pequenos animais,
O Redman com 43ft.lbs está indicado para medium game e para os corajosos até se arriscariam nos large games
O PSE Rally com 47ft.lbs é ideal para large games
Já o Omen Pro tb com 50# @ 29" com flechas de 400 graisn, gera impressionantes 78ft.lbs, esse arco permite a caça de animais perigosos de grande porte como Urso Pardo, Búfalo, Hipopótamo, etc..

O raciocínio inverso é verdadeiro, ou seja, se vc sabe que animal que vai caçar pode usar arcos mais eficientes, com peso menor para produzir a mesma energia. Resumidamente para alcançar os 43ft.lbs de um REDMAN de 50# vc precisaria de um Bow Madness de 35# .

Desta maneira arqueiros mais fracos, até crianças, podem abater animais de todo tamanho se souber escolher o arco certo.


Outra coisa muito importante é a diferença no esforço de atirar com arcos compostos e não compostos ( longbow, recurvos, mongois, etc).
Um composto de 45# tem um ciclo de tiro muito mais leve do que os arcos citados acima. Porque o composto tem o pico de força depois caímos no vale do left-off (LO), então um arco com 45# e 80% de LO na ancoragem ou máximo da puxada vai requerer apenas 9# de esforço para ser segurado!
Já os outro não compostos quanto mais puxamos mais "duro" fica.
Tanto é assim que no site da BLACK WIDOW, uma das melhores marcas de arcos tradicionais do mundo, eles sugerem reduzir em pelo menos 25% a potencia que se usa no composto para um recurvo deles. "

Resumindo se um arco com peso da puxada menor for capaz de atirar flechas com maior velocidade esse arco é mais letal.

Ir para o topo Ir para baixo
stort182




Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/08/2012

Duvida sobre libras de 2 arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre libras de 2 arcos   Duvida sobre libras de 2 arcos Icon_minitimeSáb Set 01, 2012 1:06 am

Ola amigo , obrigado por responder , consegui ter uma noçao agora ... mas nao entendi estas siglas :
400 grains
ft.lbs = seria libras néh ?

Aproveitando o topico ... Como vou saber ate onde puxar a flexa ? tem um marcador no arco ? nao sei pois vou comprar o meu segunda feira .
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Duvida sobre libras de 2 arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre libras de 2 arcos   Duvida sobre libras de 2 arcos Icon_minitimeSáb Set 01, 2012 11:05 am

Caro amigo,
Grain é medida de massa.

Olha o que o pessoal acha dos Master:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pelo visto vc tem um monte de coisa pra estudar, sugiro os artigos abaixo antes de qualquer compra:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida sobre libras de 2 arcos Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre libras de 2 arcos   Duvida sobre libras de 2 arcos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida sobre libras de 2 arcos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre libras!
» Duvida sobre Arcos Master
» duvida sobre arcos
» duvida sobre arcos
» dúvida sobre arcos PSE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: