ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Potência do Tiro

Ir para baixo 
+15
Diego Cavichioli
hog hunting
ottomano
Sizaque
Lincoln
giantorm
kyko
Mamute-sc
brunolopes
Paulo.Oliveira
Mauricio Nunes
Mário Sérgio
Fly
jsati
Goltz
19 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Goltz

Goltz


Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 33
Localização : PR

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 12:46 am

Sou novo com relação a arqueirismo, porém eu treinei por uns 2 meses com um long bow 40 libras que acabei quebrando (cavalo) ao colocar a corda; portanto peço que entendam se eu falar asneira.

Minha dúvida é a seguinte:
Quando eu procuro arcos para comprar encontro até, no máximo, 50 libras de "potência", mas vejo pessoas aqui no forum dizendo que há arcos que chegam a até 100 libras.
Sou eu que não entendo sobre essa "potência" ou apenas é difícil encontrar arcos com mais de 50 libras?
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 11:50 am

A "potência" na verdade é a força necessária para puxar a corda convertida em unidade de medida de massa, que é a tal da libra porque se originou em países que usam o sistema inglês. Se tivesse surgido em países que utilizam o SI seria medido em Kg. Mas enfim...

Essa medida (em inglês, draw weight, ou peso de puxada) é diretamente proporcional à velocidade da flecha e quanto maior o draw weight no mesmo arco, maior será a velocidade. Mas porquê no mesmo arco?

Isso deve ser dito pois diferentes arcos tem diferentes eficiências em transformar o draw weight em velocidade da flecha. É por isso que um composto moderno de 50 Lb pode ter mais velocidade de flecha do que um longbow de 60 Lb por exemplo.

Aí chegamos na sua questão: Porque só encontro pra comprar arcos até 50 Lb???

A resposta mais direta é: Porque você só procurou no Brasil. Nos EUA o draw weight mais comum para arcos de caça (o principal uso lá) é 70 Lb.

Você pode observar isso em sites americanos como:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas você viu o pessoal falando do longbow de 100 Lb no outro tópico né? Isso acontecia com os longbows pois eles eram uma grande ferramenta de guerra na Inglaterra medieval. E como o longbow não é um dos desenhos mais eficientes de arco, eles precisam de grandes draw weights para se conseguir grandes velocidades de flecha.

Então o que acontecia com o arqueiro inglês medieval é que ele começava a treinar com o arco desde criança (claro que com arcos leves) e passava grande parte da vida atirando, para atingir o preparo físico necessário para se utilizar um arco com tanto draw weight sem perder a eficiência de batalha.

Hoje em dia, como atiramos por lazer e esporte, esse tipo de arco tão pesado não se torna viável. Se você precisa de uma flecha muito rápida, para caça por exemplo, um composto moderno de 70 Lb pode te satisfazer totalmente.

Os arcos vendidos no Brasil só possuem até 50Lbs pois tem uma tecnologia muito ultrapassada em relação aos compostos americanos. O composto tem o alívio no final da puxada (em inglês, let off), o que acaba possibilitando o uso de arcos mais pesados. Nos nacionais esse alívio é em torno de 50% e nos americanos já chega a 80%. Já em recurvos, como não se tem o alívio, o normal é se ver em torno de 50 Lb mesmo, em arcos de qualquer nacionalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 12:13 pm

Há divergências nesta explicação.


abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 12:40 pm

20 lbs = 9.07 Kg
30 lbs = 13.6 Kg
40 lbs = 18.14 Kg
50 lbs = 22.68 Kg
60 lbs = 27.2 Kg
70 lbs = 31.75 Kg
80 lbs = 36.3 Kg
90 lbs = 40.8 Kg
100 lbs = 45.3 Kg

Se você encontra no máximo até 50 libras é porque tem uma explicação óbvia
Mais do que 50 libras, 22 Kg, é muito difícil de puxar, se puxar não consegue precisão
Por isso a limitação, não é limitação de fabricação do arco e sim do arqueiro conseguir puxar.
Só isso.
Ir para o topo Ir para baixo
jsati

jsati


Mensagens : 409
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 34
Localização : Vargem Grande do Sul - SP

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 1:03 pm

Fly escreveu:
Há divergências nesta explicação.


abcs

Fly

Opa Fly, posso ter errado mesmo...fala aí onde eu errei cara...assim eu aprendo também!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 04, 2012 2:32 pm

Goltz escreveu:
Sou novo com relação a arqueirismo, porém eu treinei por uns 2 meses com um long bow 40 libras que acabei quebrando (cavalo) ao colocar a corda; portanto peço que entendam se eu falar asneira.

Minha dúvida é a seguinte:
Quando eu procuro arcos para comprar encontro até, no máximo, 50 libras de "potência", mas vejo pessoas aqui no forum dizendo que há arcos que chegam a até 100 libras.
Sou eu que não entendo sobre essa "potência" ou apenas é difícil encontrar arcos com mais de 50 libras?

Caro amigo, conforme já dito, tb prefiro a palavra "peso" ou "peso da puxada" ao invés de potencia, pq potencia é uma coisa que depende de uma monte de coisas.
Potencia é o quanto de energia/tempo o arco transfere pra a flecha. E não está ligado diretamente com o peso, pois um arco composto de 35# pode ter maior potencia que um recurvo de 50#, com a mesma flecha.

O peso dos arcos varia conforme o tipo de pessoa e o tipo de finalidade.
Abaixo me refiro a recurvos/longbow
Para adultos, arcos recurvos de competição na media fica ente 35-40#, dificilmente ultrapassam 45#. Pq a finalidade é atirar um monte de flechas,às vezes mais de 150/treino é acerta alvo.
Já arcos de caça podem chegar até 70#, raramente passam disso. Vc vai atira bem menos flechas, e elas tem que ter energia suficientes para abater o animal.
Arcos de 50-55# são mais frequentes porque aliam boa potencia para abate com peso de puxada mais fácil de lidar.
Arcos de 100# é um capricho, uma excentricidade... Um desafio, quem sabe?

Abs, Mário
Ir para o topo Ir para baixo
Mauricio Nunes

Mauricio Nunes


Mensagens : 53
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 46
Localização : Jundiaí

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 7:48 pm

Cara 100# de puxada não tem como praticar.
O máximo em composto acho que é o Monster Safari com 85#.
Mas mesmo esses pesos de puxada já não são confortáveis para praticar sem um mínimo de preparo físico.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeSeg Set 10, 2012 8:41 pm

O arco é desse cara aqui Ó... HAHAHAH!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo.Oliveira

Paulo.Oliveira


Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 33

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 7:51 am

OLHE ESES IMPORTADOS AQUI: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

SÃO CAROS MAIS VALE A PENA SO VOCE FALAR COM O SONDRO ELE É O REPRESENTATNTE DESSA IMPRESA NO BRASIL..
Ir para o topo Ir para baixo
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 40

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 11:21 am

Uma vez perguntei ao dono do clube onde eu atiro, ele eh caçador, e atira apenas com arco composto, ele falou q com um arco de 70# vc pode caçar praticamente qualquer animal da America do Norte (incluindo bufalos, alces e ursos)....mas ele ainda disse que com arco de 60# vc pode caçar a maioria dos animais, e era um arco mt mais facil para atirar e mais divertido.

E lembro de uma vez quando eu estava praticando la, 2 caras q tinham encomendado um arco de 90# para caçar, e ele arrumou o arco para os caras, mas falava toda hora "esse peso é uma perda grande de energia, vocês nunca vao precisar disso para caçar por aqui, e aind vao acabar se machucando", mas os muleques queriam o arco com 90# e nao teve jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 8:59 pm

o arco deve estar enfeitando alguma parede, ou jogado no fundo da garagem What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
brunolopes

brunolopes


Mensagens : 184
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 40

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 9:08 pm

Mamute-sc escreveu:
o arco deve estar enfeitando alguma parede, ou jogado no fundo da garagem What a Face

Tbm acho....e o mais engracado era a cara q o dono do clube fazia cada vez q os muleques puxavam o arco, eles faziam muuuuita força, dai o dono do clube fazia uma cara do tipo "olha a -_- que voce ta fazendo" ehehehheheheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.brunolopes.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 9:24 pm

tento imaginar a cara do sujeito que comprou o arco, acho que devia ser assim


Sad "que -_- que fiz" Sad
Ir para o topo Ir para baixo
kyko

kyko


Mensagens : 117
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 36
Localização : joinville

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Set 11, 2012 10:05 pm

é puxar 90 não é nada fácil cada puxada uma careta diferente
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeQua Set 12, 2012 6:45 pm

Até hoje não entendo o pessoal que compra arco composto de 60 a 70 libras ou atá mais. O meu está com 52 libras e já estou pensando em voltar para 50 libras.

Mesmo que for para caçar, o que se caça aqui que não mata com 60 libras?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeQua Set 12, 2012 9:38 pm

giantorm escreveu:
Até hoje não entendo o pessoal que compra arco composto de 60 a 70 libras ou atá mais. O meu está com 52 libras e já estou pensando em voltar para 50 libras.

Mesmo que for para caçar, o que se caça aqui que não mata com 60 libras?

Eu já desisti de aconselhar. Os caras querem que o primeiro arco seja potente pra compensar alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeQua Set 12, 2012 11:07 pm

Acertando mata até com 40#

abcs


Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Sizaque




Mensagens : 117
Data de inscrição : 05/01/2011
Idade : 55
Localização : Juara / Mato Grosso

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeQui Set 13, 2012 4:54 pm

É a mesma coisa que o cara ir na concessionária da Dodge e comprar uma Ram cabina dupla, vocês já viram o tamanho daquilo? Arco é a mesma coisa, o cara que o maior e o "mais melhor". Tenho uma teoria de que caras que gostam de coisas grandes como carro, moto, casa, arco, etc. tem o pinto muito pequeno e tenta compensar... eu acho...
Ir para o topo Ir para baixo
Soushin

Soushin


Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 34
Localização : Medianeira - Paraná

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 2:15 pm

Olá.

Esse tópico esclareceu muito sobre o Draw Weight. Me ajudou bastante.

Estava pensando em pegar um Longbow Falco Vintage potente (70#) mas mudei de ideia. Ainda mais que sou iniciante no arqueirismo.

Começar com um 30#, 40# é o ideal? O que recomendariam?
Ir para o topo Ir para baixo
hog hunting

hog hunting


Mensagens : 58
Data de inscrição : 21/07/2015
Idade : 26
Localização : Paraná

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 3:44 pm

soushin o ideal é essa libragem mesmo 30 a 35 libras mas cara vai pela sua vontade quer pegar um de 70# pega cara se e isso que vc quer claro que vai ser dificil se acostumar no começo mas logo ja pega o jeito esses caboco do forum ai querem que vc comece com um arco de 5# libras kkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 4:06 pm

hog hunting escreveu:
soushin o ideal é essa libragem mesmo 30 a 35 libras mas cara vai pela sua vontade quer pegar um de 70# pega cara se e isso que vc quer claro que vai ser dificil se acostumar no começo mas logo ja pega o jeito esses caboco do forum ai querem que vc comece  com um arco de 5# libras kkkkkkkkkkk

Opa, os "cabloco" do fórum não sabem de nada, Soushin, pegue um de 85 libras de uma vez, confie na experiência e no bom senso do colega hog hunting...
Ir para o topo Ir para baixo
Soushin

Soushin


Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/12/2014
Idade : 34
Localização : Medianeira - Paraná

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 4:09 pm

hog hunting escreveu:
soushin o ideal é essa libragem mesmo 30 a 35 libras mas cara vai pela sua vontade quer pegar um de 70# pega cara se e isso que vc quer claro que vai ser dificil se acostumar no começo mas logo ja pega o jeito esses caboco do forum ai querem que vc comece  com um arco de 5# libras kkkkkkkkkkk


Obrigado hog hunting.

Ir para o topo Ir para baixo
hog hunting

hog hunting


Mensagens : 58
Data de inscrição : 21/07/2015
Idade : 26
Localização : Paraná

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 4:21 pm

recomenda que libragem ottomano??
Ir para o topo Ir para baixo
Diego Cavichioli

Diego Cavichioli


Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/11/2013
Idade : 40
Localização : Brusque

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 5:11 pm

Olha nao tenho muita experiencia mas acho assim :
1 Quantos tiros vc pensa em dar em um dia ou na semana ?
2 Ja atirou com algum arco antes?
3 Tem algum lugar perto de onde vc mora que vc possa falar com um instrutor ou quem sabe testar outros arcos?

Eu tenho um SF Premium com 28 libras dou em media 100 tiros num Sábado a tarde e mesmo assim ele pesa um pouco depois de alguns tiros , comecei com Optimus de 24 libras .
Vai de cada uma mas o legal é começar com um arco ate 30 assima disso vai pesar um monte pode ter certeza, quando o meu de 28 chegou a diferença era gigante mesmo que sendo "apenas" 4 libras a mais.
Ir para o topo Ir para baixo
hog hunting

hog hunting


Mensagens : 58
Data de inscrição : 21/07/2015
Idade : 26
Localização : Paraná

Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 5:23 pm




Vai de cada uma mas o legal é começar com um arco ate 30 assima disso vai pesar um monte pode ter certeza ta ai um cara que entende do que eu falo se o cara nunca atiro e quer começar com um arco de 70 libras vai se fode no começo?claro que vai mas quem vai empedir o cara de comprar o arco que ele quer! a recomendação é 30 ate uns 40 mas como o diego disse vai de cada um cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Potência do Tiro Empty
MensagemAssunto: Re: Potência do Tiro   Potência do Tiro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Potência do Tiro
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Tiro com Arco + Moto = Tiro Muito Louco
» tiro moderno, é tiro pessoal.
» Equipando um PSE Supra
» Olimpiadas 2012 - Tiro com Arco - Londres
» The dove bow hunter

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: