ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa

Ir para baixo 
+4
Lincoln
jorge_wiendl
TRC
pedrobrx
8 participantes
AutorMensagem
pedrobrx

pedrobrx


Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/01/2012
Idade : 26
Localização : Ubá - MG

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQua Set 26, 2012 6:57 pm

Bom, sou meio novo aqui (na verdade registrei a tempo, mas não visitava o forum a muito tempo por que tinha perdido as esperanças de minha mãe deixar eu ter um arco) e eu tentei, pela milesima primeira vez, convencer minha mae a me deixar utilizar um arco que fosse fraco, sem ponta nas flechas ou qualquer gambiarra assim, cuidado pra praticar, etc. E pela milesima primeira vez ela recusou, mas quando meu pai ouviu ele nem ficou de um lado nem de outro (se querem saber acho que ele não se importa, mas pra não ficar contra minha mãe ficou queto, uahsusahusasa ) , dai eu pensei em fazer um de pvc e ja vi até uns tutoriais, mas minha duvida ainda e a mesma de muito tempo atrás: A corda.
Eu tenho 14 anos, não trabalho, não ganho mesada e o unico dinheiro que consigo é o meu troquinho do meu lanche na escola, então eu pensei em usar pra corda alguma coisa facil de arranjar e pensei em barbante, nylon e cadaço de sapatos (ja ouvi falar de todos sendo usados em cordas.) e eu gostaria de saber qual é o melhor pra ser usado, e supondo que seja um barbante, eu so pego um fio e boto no arco ou tenho que enrolar umonte e tal? Desculpem se a duvida e meio boba, é que sou praticamente leigo no assunto, visto que a maior parte do pouco que eu sei so aprendi na teoria.
Bom são essas as minhas duvidas e ja agradeço pela boa vontade de ler este testamento.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: fio   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQua Set 26, 2012 8:13 pm

Cordonê encerado serviria.
Aquele fio que sapateiro usa para costurar.
Dependendo da grossura um fio aguentaria uns 8 kg.
Precisa colocar diversos fios, proteger a corda onde a flecha encaixa e onde a corda segura no arco.
A corda é de diversos fios, quando coloca no arco dá uma enrolada.
Não pode ser muito grossa a corda, senão ela não entra no nock da flecha.
Existem fios apropriados, mas são caros.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 7:59 am

Cara, esse é um dos melhores posts que eu já peguei aqui!

O problema basico é, onde ocê mora? Eu por exemplo, se precisar de fio para corda, tenho N possibilidades, desde cordinha de varal até multi-filamento, passando por cordão de sapateiro, linha de costura, barbante de algodão cru, linha de nylon, etc.

Dá uma geral dos materiais que você acha que tem disponivel para arco ai, daí a gente tenta de assessorar melhor, ok?
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 8:27 am

Eu já fiz uma usando fio de poliéster usado em máquinas de costura. O fio é muito fino, dá um trabalhão pra engrossar a corda, mas funcionou muito bem. É mais fácil fazer com fio encerado de sapateiro. Eu tentaria também usar qualquer fio que me aparecesse pela frente, desde linha de costura até fibra de sisal.

Acho que deveríamos fazer mais tópicos sobre como construir arco e flecha com sucata, ou materiais de baixíssimo custo. Pois muitos não tem como investir num arco de fábrica. Ou tem vontade de fazer um, mas faltam materiais. Acho que não tem como bater o arco de tubo de PVC. Pra mim esse é um dos caminhos pro baixo custo, e alta diversão.

Black Jack gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 8:29 am

Lincoln escreveu:
Eu já fiz uma usando fio de poliéster usado em máquinas de costura. O fio é muito fino, dá um trabalhão pra engrossar a corda, mas funcionou muito bem. É mais fácil fazer com fio encerado de sapateiro. Eu tentaria também usar qualquer fio que me aparecesse pela frente, desde linha de costura até fibra de sisal.

Acho que deveríamos fazer mais tópicos sobre como construir arco e flecha com sucata, ou materiais de baixíssimo custo. Pois muitos não tem como investir num arco de fábrica. Ou tem vontade de fazer um, mas faltam materiais. Acho que não tem como bater o arco de tubo de PVC. Pra mim esse é um dos caminhos pro baixo custo, e alta diversão.

Magoei! Sad Sad Sad Sad Sad


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

clown clown Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: estilingue   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 10:13 am

Tem o arco de estilingue, deve ser mais barato. rsrs
Aqui no forum tem um norteamericano que usa um estilingue com flecha.
No estilingue eu sou "bão". No arco, nem tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 11:30 am

Nesse conceito de arco estilingue, onde a energia é armazenada na corda elástica e não no arco, eu vi um desenho bem simples e fácil de ser feito.

Será necessário uma câmara de ar de pneu, basta pedir uma em uma borracharia. Corta a câmara de ar em anel, quanto mais largo mais pesado será a puxada. Depois amarra uma corda nas pontas de algo que será usado como arco e amarra uma corda no centro onde será encaixado a flecha. Quando puxa fica armazenado energia na borracha. Se usar um material flexível para o arco quando puxa ele deforma e fica parecido com um arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Existe um modelo chamado Gomu Yumi Taro que é vendido para treino de postura e pegada dentro de casa, sem o uso de flecha. Basicamente é um pedaço de bambu por fora, um outro padaço de bambu menor por dentro, quando puxa cria uma deformação semelhante ao do yumi (arco japonês) e nas duas pontas é preso uma borracha e no centro a pegada é feito em uma corda idêntica ao do arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fica ai uma dica para um arco estilingue.

Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
pedrobrx

pedrobrx


Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/01/2012
Idade : 26
Localização : Ubá - MG

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 12:27 pm

jorge_wiendl escreveu:
Cara, esse é um dos melhores posts que eu já peguei aqui!

O problema basico é, onde ocê mora? Eu por exemplo, se precisar de fio para corda, tenho N possibilidades, desde cordinha de varal até multi-filamento, passando por cordão de sapateiro, linha de costura, barbante de algodão cru, linha de nylon, etc.

Dá uma geral dos materiais que você acha que tem disponivel para arco ai, daí a gente tenta de assessorar melhor, ok?

Cara, eu moro no interior de MG, em Ubá. Não tenho disponibilidade de muitos materiais, mas eu olhei pelos cantos aqui em casa e o que posso usar é: nylon, barbante, cadarço de tenis, linha de costura e também achei a corda de um brinquedo de pular corda antigo.

Vlw pelas respostas ae
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 1:39 pm

Bão, das opções elencadas, eu iria de barbante, ocê tem ideia de como fazer um arco?

Se quiser dá uma olhada aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem mais coisa, mas isso dá pra ter uma noção do processo, e só usa ferramentas simples. Sua vantagem é que mora no interior e ninguem vai achar ruim se ocê cortar um galho de uma arvore pra fazer teu arco.
Ir para o topo Ir para baixo
pedrobrx

pedrobrx


Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/01/2012
Idade : 26
Localização : Ubá - MG

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 2:06 pm

jorge_wiendl escreveu:
Bão, das opções elencadas, eu iria de barbante, ocê tem ideia de como fazer um arco?

Se quiser dá uma olhada aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem mais coisa, mas isso dá pra ter uma noção do processo, e só usa ferramentas simples. Sua vantagem é que mora no interior e ninguem vai achar ruim se ocê cortar um galho de uma arvore pra fazer teu arco.

Na verdade eu não moro perto de nenhuma area com arvores xD. tava pensando em fazer um arco de cano PVC como sera o meu primeiro arco, mas hoje meu pai me disse que ia me ajudar no sabado pra gnt fazer junto, dai vo ver o que ele arruma...

A proposito, cabo de vassoura/rodo serve pra fazer arco?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 2:26 pm

pedrobrx escreveu:
jorge_wiendl escreveu:
Bão, das opções elencadas, eu iria de barbante, ocê tem ideia de como fazer um arco?

Se quiser dá uma olhada aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem mais coisa, mas isso dá pra ter uma noção do processo, e só usa ferramentas simples. Sua vantagem é que mora no interior e ninguem vai achar ruim se ocê cortar um galho de uma arvore pra fazer teu arco.

Na verdade eu não moro perto de nenhuma area com arvores xD. tava pensando em fazer um arco de cano PVC como sera o meu primeiro arco, mas hoje meu pai me disse que ia me ajudar no sabado pra gnt fazer junto, dai vo ver o que ele arruma...

A proposito, cabo de vassoura/rodo serve pra fazer arco?

Se tiver as fibras bem paralelas, pode até dar jogo. Já fiz com cabo de ferramentas, deve ter um how-to por ai...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 3:41 pm

Uma vez vi aqui no fórum uma resposta que era impossível fazer com cabo de vassoura porque
- a madeira é fraca, a mais barata Rolling Eyes
- eles nunca cortam a madeira alinhada com a fibra

Pois bem, fui no quartinho de bagunça, peguei 3 cabos de vassouras e descobri
- todos estavam com as fibras entre 30 a 40 graus, portanto curtas e atravessadas
- bastava dar uma leve tensionada que já quebrava Suspect
- não tinha como rachar o cabo e tirar uma tira boa de madeira

Ai cheguei a conclusão que o pessoal do fórum estava com a razão.
E também entendi porque o cabo da vassoura quebra se você colocar força.

Tópicos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse aqui é o tópico do cabo de vassoura que me incentivou a tentar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeQui Set 27, 2012 5:34 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Uma vez vi aqui no fórum uma resposta que era impossível fazer com cabo de vassoura porque
- a madeira é fraca, a mais barata Rolling Eyes
- eles nunca cortam a madeira alinhada com a fibra

Pois bem, fui no quartinho de bagunça, peguei 3 cabos de vassouras e descobri
- todos estavam com as fibras entre 30 a 40 graus, portanto curtas e atravessadas
- bastava dar uma leve tensionada que já quebrava Suspect
- não tinha como rachar o cabo e tirar uma tira boa de madeira

Ai cheguei a conclusão que o pessoal do fórum estava com a razão.
E também entendi porque o cabo da vassoura quebra se você colocar força.

Tópicos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse aqui é o tópico do cabo de vassoura que me incentivou a tentar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




A gente pode não estar sempre certo, mas nunca estamos errados! Razz Razz Razz Razz
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeDom Set 13, 2015 9:39 pm

Mas e para o serving ?

Tambem to nessa de fazer um arco 100% caseiro, e pretendo fazer uma corda flemish de fio encerado, mas não sei oq usar pro serving....

linha de costura, multifilamento de pesca ou o que??
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeSeg Set 14, 2015 4:25 pm

O melhor material pra fazer um arco caseiro é o cano de pvc, custa barato e é bem resistente.
É só amarrar as duas pontas e já tem um arco bem potente. Se quiser algo mais elaborado é só esquentar e moldar com duas tábuas, tem um monte vídeos no youtube ensinando.

A corda mais simples, resistente e barata é a cordinha de nylon trançado. Em qualquer loja de ferragens ou material de construção vende, é bem baratinha e aguenta bem. São aquelas cordas brancas.
desta aí:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Procure por cordas tenha um "miolo" porque não esticam, igual da foto abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fazer uma boa flecha é mais difícil do que fazer um arco com tubo pvc.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeSeg Set 14, 2015 6:06 pm

jonnyosbourne escreveu:
Mas e para o serving ?

Tambem to nessa de fazer um arco 100% caseiro, e pretendo fazer uma corda flemish de fio encerado, mas não sei oq usar pro serving....

linha de costura, multifilamento de pesca ou o que??

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Segundo o Jorge me falou a um tempo atrás tbm, pode-ser usado linha de pipa ( linha 10 ) pra fazer a corda.

O serving é o de menos.
O máximo que vai acontecer de vc não por o serving na corda é a corda ter um tempo de vida útil menor.
Mas ainda assim dá pra brincar um bocado.
Ir para o topo Ir para baixo
jonnyosbourne

jonnyosbourne


Mensagens : 35
Data de inscrição : 31/03/2013
Idade : 25

Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitimeSeg Set 14, 2015 7:10 pm

elisonj escreveu:

Segundo o Jorge me falou a um tempo atrás tbm, pode-ser usado linha de pipa ( linha 10 ) pra fazer a corda.

O serving é o de menos.
O máximo que vai acontecer de vc não por o serving na corda é a corda ter um tempo de vida útil menor.
Mas ainda assim dá pra brincar um bocado.

HAHAHHAHA tem que pesquisar os topicos né


Valeu, vo fazer minhas tentativas aki q dps posto o resultado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Empty
MensagemAssunto: Re: Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa   Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cordas para arco com materias encontrados dentro de casa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alvo feito de espuma de EVA
» Cordas para arco artesanal
» Cordas para arco homemade amador
» KIT DE CORDAS E CABOS PARA ARCO PREÇO ABSURDO!
» SE CHOVEU...O JEITO É ATIRAR DE DENTRO DE CASA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: