ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas

Ir para baixo 
+5
RafaelMorgan
rfarj
Bruno Garcia
giarch22
therion
9 participantes
AutorMensagem
therion




Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 8:40 pm

Aí pessoal!

Faço este post para compartilhar com vocês meus trabalhos.

Aceito criticas e sugestões, claro!!!

Aqui o LongBow que estou construindo com madeira de Ipê com 71". Ainda falta muito, mas conforme for fazendo, vou atualizando:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


E aqui, um recurvo com molas de kombi que fiz. Antes que digam, sei que o Brace está muito grande, mas já estou providenciando uma corda nova para ele. A que está aí é muito curta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Falou!
Gratidão pelo espaço!

Ir para o topo Ir para baixo
giarch22




Mensagens : 10
Data de inscrição : 23/03/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 3:02 pm

me fala como voce dobrou as suas laminas e como feiz a ponta para por a corda?? porfavor eu arrumei um jeito mas é dificil e fica ruim e o quanto eu curvo as laminas me explica do de mola de kombi....o meu vai ter essa libragem mais ou menos???
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 3:20 pm

Olá!
Seria adequado fazer sua apresentação aqui, antes de postar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coloque sua idade e cidade que facilita a troca de informações conosco, também.
De toda forma, parabéns pela iniciativa. Não consegui ver os detalhes nas fotos, mas os veios de crescimento da madeira que usou estão paralelos? Se não estiverem, está fadado a quebrar. E não se esqueça de fazer o backing!
Vá colocando a evolução do processo aqui para podermos acompanhar.
Seja bem-vindo e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
rfarj

rfarj


Mensagens : 1174
Data de inscrição : 30/12/2011
Idade : 45
Localização : Juiz de Fora - MG

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 3:22 pm

e o filho do Jorge?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.crieeative.com.br
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 3:26 pm

Olá amigo,

Cara, foi mal, mas tem 90% de chance de dar errado.

As fibras da madeira estão seccionadas demais e não estão correndo longitudinalmente ao longo do comprimento do arco.

A regra é que as fibras devem ser o mais contínuas e paralelas ao comprimento do arco o possível, o que parece não ser o caso.

De qualquer forma, antes de investir muito tempo no acabamento, faz o tillering e testa o arco para ver se vai quebrar ou não. Provavelmente quebrará.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 4:03 pm

Olhando as fotos, os veios parecem bem secionados, porém a maioria que se vê ali, são as marcas da serra. Vou ainda dar uma leve afinada nas laminas e vou fazer o backing.
Vou postando mais fotos conforme vou fazendo.
Lembrando que é meu primeiro nesta linha, visto que o outro é com molas de kombi.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: laminas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 8:57 pm

Se você laminar o ipê e colar depois, não ficariam mais flexíveis?
Perdeu bastante madeira com o corte; laminada a peça seria totalmente aproveitada.
Fiz algo parecido, não deu certo, quebrou.
Mude para lâminas, acho que terá mais sucesso.
Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 12:13 am

rfarj escreveu:
e o filho do Jorge?



Eu ia escrever isso agora kkkkkkk, Achamos a espécie do Jorgão hahaha, o Clãn dos Barbados!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 7:15 am

giarch22 escreveu:
me fala como voce dobrou as suas laminas e como feiz a ponta para por a corda?? porfavor eu arrumei um jeito mas é dificil e fica ruim e o quanto eu curvo as laminas me explica do de mola de kombi....o meu vai ter essa libragem mais ou menos???

Olá!

Coloquei elas sobre um caibro e dei um monte de marretada, depois para finalizar, encaixei entre os ferros de uma grade e fui puxando. É bem difícil, mas dá para fazer. Aconselho colocar uma luva para dar as marretadas.

Um macete que peguei com o tempo, foi pegar um tronco grosso, apoiei a lâmina sobre ele com uma das pontas no chão (segurei com o pé) e fui dando as marretadas na parte que estava ultrapassando o tronco, aí esta lâminas (posto fotos depois), ficaram com uma curvatura mais bonita. Porém de se tomar cuidado, pois são "molas" e quando deres as marretadas, a tendência é a marreta pular para cima. Aconselho a dar pequenas batidas racas para testar antes.

Quanto a corda, segui este tutorial:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 9:24 am

boconcelob escreveu:
rfarj escreveu:
e o filho do Jorge?



Eu ia escrever isso agora kkkkkkk, Achamos a espécie do Jorgão hahaha, o Clãn dos Barbados!! cheers


Qual é a do "Jorge"?
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 9:37 am

RafaelMorgan escreveu:
Olá amigo,

Cara, foi mal, mas tem 90% de chance de dar errado.

As fibras da madeira estão seccionadas demais e não estão correndo longitudinalmente ao longo do comprimento do arco.

A regra é que as fibras devem ser o mais contínuas e paralelas ao comprimento do arco o possível, o que parece não ser o caso.

De qualquer forma, antes de investir muito tempo no acabamento, faz o tillering e testa o arco para ver se vai quebrar ou não. Provavelmente quebrará.

Rafael.

Olá!

Como é na real essa coisa dos veios de crescimento, pois já dei uma pesquisada mas não consegui entender muito bem.
Vi no site do "Toxóphilos" que alguém deixou para downloas, onde o cara lá disse que se fizer um bom backing, não importa tanto assim os "veios" da madeira.

Pois como não tenho condições de eu mesmo derrubar a madeira, me obrigo a ir na madeireira e comprar o que eles cortam lá.
Duvido que eles se preocupem com este detalhe.

O que indicaria para este caso?


Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: veios   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 10:16 am

Para cortar seguindo os veios, precisaria de uma prancha bem larga.
Aí perderia muita madeira.
Será que as lâminas dos recurvos seguem essa regra de veios retos?
Tenho aqui uma Carbon550; ela tem uma lâmina de madeira bem fininha, valem mais as duas lâminas de carbono que estão por fora dela.
Bem que o fabricante coloca: carbon/wood.
A madeira vem em segundo plano; parece que é só enchimento.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 11:47 am

TRC escreveu:
Para cortar seguindo os veios, precisaria de uma prancha bem larga.
Aí perderia muita madeira.
Será que as lâminas dos recurvos seguem essa regra de veios retos?
Tenho aqui uma Carbon550; ela tem uma lâmina de madeira bem fininha, valem mais as duas lâminas de carbono que estão por fora dela.
Bem que o fabricante coloca: carbon/wood.
A madeira vem em segundo plano; parece que é só enchimento.

É, na verdade, para arco esculpidos direto da madeira, ou pega-se o tronco inteiro e seleciona a melhor parte ou garimpa na madeireira até achar uma tábua com os veios longos e paralelos ao seu comprimento e espessura. Não tem outro jeito.

No caso dos arco laminados, aí já é diferente, pois as lâminas internas sofrem esforço neutro, já que a fibra de vidro aplicada dos dois lados das lâminas recebe todo o esforço de tração e compressão. Inclusive, existem lâminas até com o núcleo de espuma, ao invés de madeira.

No caso do amigo Therion, somente o backing não é capaz de segurar a onda não, pq a madeira está muito inadequada.

De qualquer forma, Therion, tenta aí e vê se dá certo. No mínimo você ganhará experiência.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 1:04 pm

Deem uma lida no TBB-2 cap II, Bow from Boards, Tim Baker.

Tem muita informação que é divulgada e está errada, ou pelo menos carece de comprovação.

Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 1:13 pm

jorge_wiendl escreveu:
Deem uma lida no TBB-2 cap II, Bow from Boards, Tim Baker.

Tem muita informação que é divulgada e está errada, ou pelo menos carece de comprovação.


Se eu afinar um pouco fica um pouco mais flexível, né? Claro, deve perder um pouco de força. Poderia compensar parte desta força perdida com o bambu no backing.

Acredita que pode melhorar? Ou pelo menos não quebrar?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 2:08 pm

therion.akkad escreveu:
jorge_wiendl escreveu:
Deem uma lida no TBB-2 cap II, Bow from Boards, Tim Baker.

Tem muita informação que é divulgada e está errada, ou pelo menos carece de comprovação.


Se eu afinar um pouco fica um pouco mais flexível, né? Claro, deve perder um pouco de força. Poderia compensar parte desta força perdida com o bambu no backing.

Sim, se você afinar mais ficará mais dificil de quebrar, embora tambem com menor libragem. O proprio bambu no backing pode resolver teu problema, mas ocê vai correr o risco de esmagar a madeira interna (belly) do arco.

Entenda que gambiarra tem limite, limite flexivel, sim, mas tem.
Citação :

Acredita que pode melhorar? Ou pelo menos não quebrar?
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Concluído   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 7:31 am

heheh

Terminei o arco semana passada com backing de couro. Não tinha postado nada aqui aínda, pois estava aguardando para ver se ele ficaria inteiro.
E pasmem, não quebrou, está perfeito!
Hoje vou pegar o carregador do meu notebook que esqueci na casa de um amigo e posto as fotos finais aqui.

Quero deixar um agradecimento especial a todos que opinaram e deram algum auxílio.

Partindo agora para outro projeto, um laminado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Finalmente Terminado!!!!   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 10:05 am

Aí pessoal, finalmente terminado.

Seguem fotos dele:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero que gostem!!

Lembrando que este é meu primeiro Long!

Abraço a todos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 12:50 pm

Muito Bom, Parabens!
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 1:33 pm

muito bão amigo. One question, quanto ocê pagou nesse caibrozinho de Ipê?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 1:53 pm

Boa! Ficou com quantas libras mais ou menos? Depois mostra ele em ação!
Ir para o topo Ir para baixo
therion.akkad




Mensagens : 50
Data de inscrição : 25/02/2013

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 3:05 pm

boconcelob escreveu:
muito bão amigo. One question, quanto ocê pagou nesse caibrozinho de Ipê?

Pedi para cortarem um caibro em uma Madeireira, a prancha deles era de 4cm. Pedi para cortarem um caibro com 5cm por 2,5m e saiu R$25,00

Usei 1,85m para fazer este arco, 71" + uma sobrinha. Os outros 65cm, estou usando para fazer um dizer para outro arco.

Como podem ver em umas das fotos, quando cortei as laminas dele, sobraram mais 2 pedaços de IPÊ de 4cm x 2,5cm x 75cm que já transformei em algumas laminas de 0,025cm (perdi um pouco de Madeira com isso, pois a serra tinha a mesma medida das laminas que fiz, vivendo e aprendendo) e com essas laminas, vou fazer as limbs com fibra de vidro. Já comece a trabalhar o riser e quando fizer as laminas, vou postando.

Este arco do post tinha ficado com mais de 40 lb, mas não fiz para mim e sim para uma amiga e acabei lixando um pouco mais as laminas e coloquei um backing de couro ao invés do bambu que ia usar inicialmente e acabou com 30 lb, pois quem vai usar está começando.

Farei outros mais fortes e com mais experiência. E conforme for fazendo, vou postando.

Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitimeSex Abr 12, 2013 11:11 pm

therion.akkad escreveu:
boconcelob escreveu:
muito bão amigo. One question, quanto ocê pagou nesse caibrozinho de Ipê?

Pedi para cortarem um caibro em uma Madeireira, a prancha deles era de 4cm. Pedi para cortarem um caibro com 5cm por 2,5m e saiu R$25,00

Usei 1,85m para fazer este arco, 71" + uma sobrinha. Os outros 65cm, estou usando para fazer um dizer para outro arco.

Como podem ver em umas das fotos, quando cortei as laminas dele, sobraram mais 2 pedaços de IPÊ de 4cm x 2,5cm x 75cm que já transformei em algumas laminas de 0,025cm (perdi um pouco de Madeira com isso, pois a serra tinha a mesma medida das laminas que fiz, vivendo e aprendendo) e com essas laminas, vou fazer as limbs com fibra de vidro. Já comece a trabalhar o riser e quando fizer as laminas, vou postando.

Este arco do post tinha ficado com mais de 40 lb, mas não fiz para mim e sim para uma amiga e acabei lixando um pouco mais as laminas e coloquei um backing de couro ao invés do bambu que ia usar inicialmente e acabou com 30 lb, pois quem vai usar está começando.

Farei outros mais fortes e com mais experiência. E conforme for fazendo, vou postando.


ESTOU DE cyclops cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Empty
MensagemAssunto: Re: LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas   LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
LongBow Caseiro - Esse eu tenho expectativas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» penas artificiais para longbow caseiro, dicas de como fazer um rest caseiro simples
» Arco caseiro, sou leigo e tenho dúvidas simples
» VENDIDO - 2012 PSE STINGER 3G 70# TENHO ESSE MODELO PARA CANHOTOS
» tenho 1,83 qual o tamanho do arco q tenho q comprar para min?
» Troco PS3 por alguma coisa que eu goste

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: