ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ensinar a ensinar

Ir para baixo 
+4
lvx_kailash
megaseba
Ruy
Samisamisalami
8 participantes
AutorMensagem
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 12:01 am

Não só aqui no fórum, mas em vários sites tem guias e instruções ensinando a atirar. Porém, enquanto o tiro com arco ainda não é conhecido como deveria no Brasil e o fórum não fica grande o suficiente para completar os objetivos expostos no tópico "QUE RUMO SEGUIRÁ O FORUM", pouca gente se interessa por eles. Eu (e provavelmente muitos de vocês também) tento difundir a arqueria do jeito que dá. A maioria das pessoas quer ver o meu arco só por curiosidade, mas, como bom membro do fórum, eu tento ensinar como atirar, para, talvez, descobrir um(a) novo(a) arqueiro(a). Daí vem o problema. Como explicar arqueria a alguém que só viu um arco no trailer de Tainá a Origem, ou numa "expedição à Amazonia, sexta no Globo Repórter". Não tenho nada contra índios, mas o brasileiro acha que arco é só de índio. No máximo o cara lembra de Robin Hood e acaba vendo um arco como um objeto medieval obsoleto. E para piorar tem aquelas pessoas que acham que um arco é exclusivamente uma arma. Mais de uma vez me perguntaram "Mas é para matar?". Bom, depois de explicar o que é um arco de verdade, chega a parte difícil: ensinar a puxar a corda, com uma flecha presa pelo nock, apoiada no rest, apontar o arco para o alvo e soltar. Não sei se é porque eu sou mau professor (afinal, eu estou longe de ser considerado um 'mestre'), mas essa tarefa se mostra extremamente complicada. E cada pessoa aprende diferente para piorar. Por isso que eu achei interessante que existisse algo aqui no fórum (se já existe eu não achei) ensinando a ensinar a atirar. Se alguém é bom em ensinar pessoas, podia compartilhar o conhecimento. Assim, talvez, mais pessoas tomem gosto pelo esporte...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 6:06 am

Bom dia.

Há cerca de um ano criamos um embrião do tiro com arco num clube de Rio Claro.
Fizemos um workshop conjuntamente com uma empresa especializada e o evento contou com a presença de quase 80 pessoas. Todos gostaram mas ninguém deu continuidade. E eu também me pergunto por quê.
Tenho algumas hipóteses.
A primeira é em relação ao hábito de praticar esportes. Não um mas vários, experimentar, treinar e competir. O hábito do "dolce far niente" é muito arraigado na nossa cultura, talvez por causa do clima, talvez por causa das origens.
A segunda é a dificuldade e equipamento. Joguei baseball durante anos. É um esporte técnico e você precisa pelo menos um ano para dominar os fundamentos (regras, pegada, arremesso e rebatidas) além dos equipamentos que não são tão acessíveis. Sendo mais imediatista, é desanimador treinar, treinar e treinar para no final se tornar apenas um jogador mediano. É preciso muita resiliência. Traço paralelo com o tiro com arco que é extremamente técnico.
E finalmente a terceira. Quando comecei a jogar tênis, comprei uma raquete com mesada de um ano mais um troco que ganhei no Natal. Como não tinha título de um clube particular, comecei a treinar e jogar num clube da prefeitura onde havia 3 quadras de saibro. Nem sei se esse clube existe ainda. Mas os meus primeiros técnicos foram os jogadores veteranos que se dispunham, pacientemente, a me ensinar os fundamentos. Sem o apoio do governo em locais para prática, treinadores capacitados e materiais, dificilmente será possível popularizar este esporte. Enquanto a preocupação maior for a construção de estádios suntuosos e promoção de eventos megalomaníacos, a prática do esporte (qualquer um) estará sempre dependente da iniciativa isolada de uma ou outra pessoa.

PS. Escrevi mas acabei esquecendo do principal. No site da FITA [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tem dois manuais para coaches (técnicos).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se você tiver dificuldades com o inglês eu posso traduzir e passar para você.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 2:10 pm

Valeu pelo link, ajuda bastante. Mas é verdade o que você disse. Se preocupam mais com coisas que no nosso estágio de desenvolvimento não teriam importância. Não investem quase nada em educação, saúde e segurança. Imagina o esporte como fica. A corrupção não investe onde não há retorno, e é bem mais fácil lavar dinheiro com futebol do que com qualquer outro esporte...
E também não precisa traduzir ;-) obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 2:32 pm

Prezado,

Não sei onde voce mora e se no seu estado tem federação, mais todo ano as federações organizam cursos para instrutores. Se me falar de que estado voce e posso dar uma pesquizada e te falar.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 2:36 pm

Sou de SP, mas eu acho que não sou tão requisitado a ponto de fazer um curso. De qualquer forma seria interessante, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 2:40 pm

Samisamisalami escreveu:
Sou de SP, mas eu acho que não sou tão requisitado a ponto de fazer um curso. De qualquer forma seria interessante, obrigado.

Bom mais tendo a possibilidade sempre e bom!

Dados da Federação Paulista

FPAF

Presidente: Yeo Jin Kim (Mestre Kim)
Telefones:
(11) 3803-9460 Escritório
(11) 9-9977-3350 Vivo
(11) 9-5484-1308 Tim

End: Rua Prates, nº 460 - sala 22 - Bom Retiro - São Paulo - SP - Cep: 01121-000


Site
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 2:44 pm

É. Esse mês não porque vou estar muito ocupado, mas depois vou entrar em contato. Parece legal.
Ir para o topo Ir para baixo
lvx_kailash

lvx_kailash


Mensagens : 330
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Poseidon- Atlantis

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 10:05 pm

Salami, acho que tudo depende do arco e estilo, saber atirar com um tipo de arco, não quer dizer que terá sucesso com outro estilo, sem previa experiência, eu por exemplo comecei usando arcos recurvos coreanos, sem rest etc, comecei com 3 dedos, e depois de um tempo dominei o uso do thumbring, não entendia por que existia um argumento de que esses arcos tinham sido feitos para serem usados com thumbring, só a prática mostra o por que.
Vamos lá: Esses arcos foram feitos para serem arregaçados até 31", outros como os Manchus até 34", essa abertura só é possível com o thumbring, pois ele aumenta 3", em relação a puxada de 3 dedos, não bate a corda no braço, o brace height dos arcos coreanos é muito curta, e atirar com 3 dedos é uma chibatada atrás da outra, só na prática se aprende isso.
Comprei um longbow, que segundo o que eu lia nos fóruns etc, é super macio etc, não foi o que achei, acho mais difícil atirar com longbow, ou melhor, exige mais, não sei por que, talvez usar um desses outros recurvos é tão natural para mim quanto respirar. O arco olímpico é outro bicho e assim por diante, acho que ensinar arco e flecha deveria ser mais especifico, ou melhor, mencionar qual estilo.
Abraço,
Gabriel
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto Santos

Roberto Santos


Mensagens : 210
Data de inscrição : 29/04/2012
Idade : 39
Localização : Salvador BA

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 10:20 pm

Megaseba sou de salvador BA se puder pesquisa ai se tem algum por aqui
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeTer maio 14, 2013 10:26 pm

esse é o X da questão, ensinar a atirar

na minha opinião só alguém realmente treinado está apto a isso, e falo de carteirinha pois já tive professor e mesmo assim não me sinto apto a ensinar muita coisa aos outros, claro que sempre tem uma dica ou outras, mas daí a se considerar professor vai uma distânica enorme

eu já atirava quando procurei o mestre Ronaldo Nacaxe (Ribeirão Preto) e aprendi muito, e descobri que tinha vários vícios ruins para o tiro também, adiquiridos ao longo de tiros e tiros sem instrução ou orientação

portanto, a primeira dica é essa, se quer realmente atirar corretamente procure um profissional habilitado para isso

mas nesse país continental, com pouquíssimos locais de treino com pessoal capacitado fica a dúvida "e agora?", por isso que pensamos o Forum como divulgador da modalidade, mas isso ainda vai um tempo para se concretizar

portanto a pergunta ainda continua "e aí? faço o que?"

hoje sinto que a Field e a formação de vários grupos regionais são o caminho, eu dou uns pitacos para quem passa perto do campinho que costumo treinar e para para olhar, se parou é porque teve curiosidade, nesse caso já vou convidando para tentar um tiro, principalçmente porque treino desse local com longbow, mas tiro para esse pessoal só a 5 metros do alvo, depois de eu mostrar como se faz (mais ou menos é claro), aí peço ao sujeito para pegar o arco e puxar um pouco e voltar )faço algum comentário), depois puxar e ancorar e voltar 9faço novos comentários) e finalmente ele faz tudo novamente com a largada, faço novos comentários e deixo ele atirar um pouco, sempre adicionando algo entre os tiros, inclusive corrigindo algo na puxada (ou tentando)

é sempre gratificante ver a alegria de quem atira, nunca vi ninguém que não tenha gostado, minha intenção sempre é fazer mais uma amigo arqueiro, mas principalmente divulgar o esporte, tirar a mistica que isso é coisa de índio, que é um esporte saudável, que é muito gratificante treinar e ver a flecha no alvo

creio que esse trabalho formiguinha faz a diferença, creio que um dia; afinal, quando entrei nesse froum eramos 300 ou 400, hoje somos milhares, pelos menos saber o que é um arco o pessoal que entra por aqui sabe, com o tempo teremos mais e mais participantes e essa preocupação sua será coisa do passado

uma dica é participe de competições, nelas você verá todos os tipos de dica e equipamento, dúvido que alguém se negue a te orientar em uma coisa ou outra, nunca vi isso acontecer

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeQui maio 16, 2013 12:18 am

Então lvx, o meu arco é um mongol, bem parecido com um coreano. Só não arrisco usar um thumbring nele porque é nacional (da velox) e não sei muito bem o que pode acontecer. Mas sempre que vou passar a dica para alguém (ou pelo menos tentar) eu deixo claro que o jeito que eu atiro não é o único. Só não "ensino" outros modos porque eu só os vi em alguns vídeos e há uma grande chance de eu passar a informação errada. E Mamute, até o fim do ano eu já vou tentar fazer umas aulas com alguém capacitado. É que por enquanto eu estou meio sem tempo para isso. Sobre as competições, eu procuro, mas geralmente quando acho a data para se inscrever passou ou eu já estou olhando os resultados. Outro problema é que o máximo que eu consigo atirar e acertar (pelo menos por enquanto) não passa de uns 25 metros. Eu pratico tiro instintivo (fica meio difícil de mirar com o meu arco), e os torneios que eu acabo encontrando possuem distâncias maiores. Se eu tivesse 70 metros de espaço para treinar (e uma luneta para poder ver o alvo) eu até tentava atirar, só pra ver o que acontecia, mas eu não tenho, então não dá nem pra tentar :-(
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeQui maio 16, 2013 8:18 am

Se você usa mongol seu estilo é Field, onde você mora?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeQui maio 16, 2013 10:58 am

Bão também!
Tenho uma opinião formada sobre essa questão do ensino.
O cidadão querendo aprender alguma coisa, nem de professor precisa.
O aluno rala a bunda na sala de aula durante anos, e durante todos esses anos não quer aprender.
Vai ser auto-didata, aonde?
Como é que o cidadão aprende fumar crack com tanta facilidade?
Cheirar cocaina e ainda estalar o beicinho ... cleck ... cleck?
Tem algum segurando na mãozinha do drogado e falando? ... é assim benzinho!
Uma convicção eu tenho, quem quiser aprender tiro ao arco é só comprar um equipamento e atirar.
Professor prá que?
Eu comprei os meus equipamentos e nem opinião pedi para quem quer que seja; e dou lá os meus tirambaços.
Quem gosta procura e se vira.
Bola, a gente aprende a chutar logo cedo, nem que seja de "bola de meia" .
Mas, arco e flecha, enrolando meia velha não dá para fazer ... é caro prá burro. kkkkkk


Última edição por TRC em Sex maio 17, 2013 10:55 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 6:58 am

Sou de São Paulo - SP
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: ensinamento   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 11:02 am

Teve aqui um tópico em que se falou sobre o ato de mirar.
Achei fantástico.
Excelente e de fácil apreensão.
Tiro instintivo ... demarcar a ponta da flecha no alvo.
Conforme a distância, em determinada parte do alvo.
Belo ensinamento!
Eu não sabia disso, aprendi.
Não lembro quem, mas alguém soube ensinar.
Outras questões também foram aqui excelentemente ensinadas.
O aprendizado está diretamente relacionado com a vontade de aprender.
Eu acredito nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:04 pm

Que vontade de aprender influencia influencia. Eu também sou autodidata, e esse é um dos motivos pra eu querer procurar um professor. Eu me ensinei, mas eu fiz isso certo? E quanto ao preço do esporte, hoje eu gastei quase 200 paus só pra uma luva e algumas flechas... É muito caro mesmo. Cadê a Dilma e essas leis de incentivo quando agente precisa? kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: incentivo   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 3:55 pm

Temos um excelente incentivo do gov gov gov.
Conhecem o aspone do TOP TOP TOP?
Dá a impressão que sempre tem alguém do gov gov gov incentivando: vão prá p....!
Parece também que vejo a imagem do aspone: ó pro 6 ... TOP ... TOP ... TOP!
Arqueiria é caro, não?
Pudera, com 60% de imposto + icms + frete.
Ir para o topo Ir para baixo
renanramalhoo

renanramalhoo


Mensagens : 17
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 29
Localização : araçatuba - sp

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 4:05 pm

Tenho pouco tempo no esporte, ja senti a pressao e o preço de arquear aqui no Brasil, direeeeto quando alguem fica sabendo que eu atiro, fica super interessado, maas na hora de ensinar é dificil, ainda mais eu que estou no "basicão" ainda.
Entretanto, como eu tambem tenho vontade de difundir o esporte pelo país, pensei em um projeto um poco ousado, entao gostaria da opinião/ajuda de vocês, na medida do possível é claro.
Sou servidor público, trabalho em uma escola de ensino fundamental/médio, messa idade, pelo menos suponho, todo adolescente que atira uma vez, se apaixona pelo esporte. Entao como eu faço odonto (aprendemos a fazer projetos de gestão pública tambem :3), pensei em executar um projeto em cima do esporte, até então somente na escola que eu trabalho.
Aparentemente, o maior obstáculo é a grana, mesmo se tratando de adolescentes novos no esporte, em uma sala com 40-45 alunos, só um arco nao faria efeito nenhum, maaaaas como se trata de uma escola do estado, se eu conseguir desenvolver um bom projeto no papel, ressaltando os beneficios psicologicos, fisicos e sociais do esporte, a verba deixa de ser um problema.
Daí pra frente o que se torna uma muralha para o sucess é o lecionador. Tenho conhecidos que atiram bem, e a algum tempo, eles com certeza ajudariam, mas mesmo assim, não estariam disponíveis todas as vezes que fosse preciso. Ai eu fico pensando, será que eu, mesmo com pequena sabedoria, conseguiria lecionar tiro com arco?
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: projeto   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSex maio 17, 2013 6:22 pm

Minha opinião.
Fixe-se bem no aprendizado, até acertar no X do alvo. rsrsrsrs
Quando você estiver bem, como arqueiro, aí, ensine vc mesmo.
Cuidados e cuidados, o arco e flecha pode ser perigoso e machucar alguém.
Ir para o topo Ir para baixo
Samisamisalami

Samisamisalami


Mensagens : 51
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 1:13 pm

Até acertar o X não. Até não errar o X.
Se o governo der a grana, Renan, eu acho que os professores aparecem com o tempo. Se o salário for justo, vão ser poucos os treinadores que vão querer perder uma oportunidade dessas. Mas se professor de escola e faculdade já ganha mal, imagina....
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: alvo   Ensinar a ensinar Icon_minitimeSáb maio 18, 2013 2:57 pm

kkkkkkkkkkkkkkk
Boa colocação, seu Salami.
Até não errar o X.
Boa mesmo! kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ensinar a ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: Ensinar a ensinar   Ensinar a ensinar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ensinar a ensinar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dez razões para ensinar tiro com arco para os jovens
» Aulas de arco e flecha interior de SP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: