ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Falco Force Carbon não é um longbow?

Ir para baixo 
+19
Guibunger
Eduardo - RD Arqueria
dudaguaruja
lubisomem01
Havoc
mario kubo
RafaelMorgan
Mamute-sc
Roberto de Souza
Fly
LHONARDO
Ruy
Lincoln
EVC
rubensrw
giantorm
sampaioas
TRC
miojox
23 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 7:27 pm

Lincoln, vamos discutir um pouco a situação para eu entender melhor as regras, dizendo de início que nunca me preocupei com elas, afinal arco e flecha pra mim é apenas diversão, mas vamos lá

no item a do texto sobre Longbow, como segue

a. A bow of any material, which can be taken down in two parts and put together again into a one piece bow within the handle (only shared once in the handle), which when strung displays one continued unidirectional curve, which is measured as follows:
When the strung bow is placed with the bowstring in a vertical position, the angle as measured between the tangent of any point on the limb and an imaginary horizontal line must always decrease as this point is moved further away from the bow grip.
Where there is any doubt as to the continuing curve of the limb then a string-line laid from the end of the riser fade out to the commencement of the tip overlays (or if there are no overlays then the point at which the bow string is held in the nock groove) on the back of the strung bow shall show no gaps between the string line and the bow limb.

1 -primeiro ponto de questionamento (como amigo querendo aprender, e se desculpando pelo inglês deficiente), me corrija onde eu estiver errado por favor
a tradução do texto em vermelho para o português seria aproximadamente isso "o angulo medido entre a tangente de qualquer ponto da lâmina a uma linha horizontal imaginária deve sempre decrescer (diminuir) a medida que o ponto da lâmina se aproxima do grip" (notem bem que fala em grip (empunhadura) e não riser, quer dizer, eles deixam claro que qualquer ponto do arco não fazendo parte do local que a gente usa para "encaixar" a mão é considerado lâmina, e não o ponto onde acaba a madeira A ou B, correto?

essa figura aqui deixa bem claro que que está escrito, não se atendo apenas ao ponto de final de lâmina
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



nesse caso, se a foto a seguir é do arco do Miojox, isso não estaria acontecendo, conforme a foto a seguir, correto?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2- ainda acho (no olhômetro) que A é maior que B nesse arco, como mostrado nas fotos que você fez os riscos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

pelo menos no olhômetro eu ACHO que a linha passa no vazio, talvez fique mais fácil visualisar se desenhar uma linha de menor espessura

por favor corrija-me onde eu estiver enganado
Ir para o topo Ir para baixo
mario kubo

mario kubo


Mensagens : 103
Data de inscrição : 15/05/2012
Idade : 71
Localização : sao paulo - SP

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeSeg Jun 03, 2013 8:49 pm


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

length - 64"-70"
Full Information











Profile: Deep reflex-deflex with high wrist pistol grip as standard

Riser wood choice: Palisander, curly birch, padouk, zebrano, american walnut, bocote, cocobolo, wenge, lacewood etc.

Front and back side of the bow: Under the transparent lamination we can use decorative veneer of any of the following wood type: palisander, macassar ebony, bubinga, zebrano, curly birch, bird's eye maple, olive ash etc.

Handedness: RH or LH (price level is the same)

Carbon reinforcement: One layer included in standard price

Finish laquer: Satin matt, high gloss at special order (see below)

Bowstring: Spectra Flemish (Fast Flight) - included in th price

Arrow shelf: Natural fur



Price: From 425,- €

Price depending on wooden material, used for building a bow

Price additions, compared to standard model:

High gloss polished surface - 35,- €

Snakeskin backing - 80,- €

Custom made horn or bone sculpture - price based on picture



Together with the Force bow, the Falco T-shirt at a discount price of 14€. SEE MORE HERE









FAQ about this model



What is the recommended brace height for this model?

We suggest brace height 7" - 7.5" but feel free to test around as long as your arrows fly nicely



Is string included? What sort of a string?

Yes, the model comes with a Spectra Flemish string. The number of string strands depends on the weight of the bow (14, 16 or 18)



Is this model IFAA/NFAA legal?

Yes



Is this model EMAU legal?

Yes



Can this model be cut past centre?

This model can only be cut past centre if the bow is light in draw weight. The Force has a slim handle that is designed to comply with IFAA rules where cutting past centre is prohibited so it is done only upon special request and on bows below 40#. Price addition may apply. As default, the model comes with a rest cut almost to centre.



What arrows would you recommend for this bow?`

Although all main types of arrows (wooden, aluminum, carbon) could be used with this bow, the authentic choice would be to use wooden arrows. For optimum performance and highest quality, we suggest our hand-picked Premium model arrows which are the choice for many European and World Champions and medalists. The choice of wooden arrows depends on your bowand your own personal characteristics (write [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] in case of questions).

Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 7:02 am

Resposta da IFAA aos meus emails com fotos do arco:
Lynne, Carlos, Julio,

I write to you in one email for I received the same question about the legality of a certain type of longbow.

However, please understand that I cannot give no “ruling” on the matter as the situation may differ from bow to bow.

The longbows in question have a “bulging” belly at the grip area and all have what we call a “pistol” grip.



A pistol grip, although frowned at by most longbow archers, is quite legal in the IFAA.

Not that we “like” it, but we could not come to a definition to distinguish between a pistol grip and one that is considered to be not a pistol grip.



The limbs of the bows are also quite legal.



The one fault that such a bow can have is that the window of the bow is too deep. But I cannot determine this from the pictures.

The window may not exceed past the center of the bow.

This can be simply measured on the grip or by stringing the bow and see if the string across the window or not. That is illegal.

You may not see past the bow. You must see the wood of the window.



If the window is too deep, you may be able to shorten the depth by sticking a leather patch against the vertical of the window. Quite a few archers do that.

The patch must run to the top of the window to avoid a point of reference.



The second fault can be the shape of the window. The window may not have a vertical section. It must be slanted back to the width of the limb over the full length of the window.



I hope this will help.



Regards,

Loet Smit
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 8:28 am

Mamute-sc escreveu:

1 -primeiro ponto de questionamento (como amigo querendo aprender, e se desculpando pelo inglês deficiente), me corrija onde eu estiver errado por favor
a tradução do texto em vermelho para o português seria aproximadamente isso "o angulo medido entre a tangente de qualquer ponto da lâmina a uma linha horizontal imaginária deve sempre decrescer (diminuir) a medida que o ponto da lâmina se aproxima do grip" (notem bem que fala em grip (empunhadura) e não riser, quer dizer, eles deixam claro que qualquer ponto do arco não fazendo parte do local que a gente usa para "encaixar" a mão é considerado lâmina, e não o ponto onde acaba a madeira A ou B, correto?

essa figura aqui deixa bem claro que que está escrito, não se atendo apenas ao ponto de final de lâmina
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

nesse caso, se a foto a seguir é do arco do Miojox, isso não estaria acontecendo, conforme a foto a seguir, correto?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

por favor corrija-me onde eu estiver enganado

Ola Mamute, desculpe-me por meter o bedelho, mas postei esse segundo desenho das linhas tangenciando o limb justamente para tirar as dúvidas. Eu, juntamente com o Lincoln, questionei sobre esse ponto, ou melhor, o critério utilizado para analisar a curvatura das lâminas do arco.

O problema seria da interpretação de "onde inicia / termina a lâmina". A lâmina termina antes ou depois do ponto de inflexão (mudança de curvatura)? O texto diz que a medição deve ser feita em qualquer ponto da lâmina. Mas, novamente, onde inicia a lâmina?

Para dirimir quaisquer dúvidas a respeito da curvatura, o texto ainda sugere que faça o tal teste da linha que não deve apresentar nenhum gap entre essa linha e a lâmina. Novamente, onde inicia a lâmina?

No meu ponto de vista, a lâmina inicia no ponto de inflexão ou um pouco mais acima quando o "recheio" do sanduíche da lâmina torna-se homogêneo. Não sei se você concorda comigo...
Um outro ponto que seria o mais importante é em relação à "vantagem" conseguida com tal artifício. Se houvesse inflexão próximo das cordas, como ocorre com os recurvos, haveria um ganho de rendimento e consequentemente de energia das flechas aferindo uma trajetória mais retilínea e enorme vantagem para o arqueiro.
Agora, com a inflexão próximo do punho haveria tal ganho? Se sim, seria o caso de rever as regras por uma questão de justiça.

Quanto a abertura das janelas é um outro ponto a verificar. Já foge do meu conhecimento...

Mas como o IFAA já se posicionou, falta analisar a tal janela.

Como já havia prometido, em julho, estaremos montando um embrião do tiro com arco no Departamento de Tiro do Clube de Campo de Rio Claro e você está convidado (ou intimado Very Happy ) a ir testar o cavalete e dar uns tiros (como cowboy ou como índio) .

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 8:39 am

Meu caro Julio, bom dia!

So agora vi este topico e o li desde o seu inicio. Eu, muito particularmente, quando tenho tenho um problema, uma duvida, um questionamento com alguem ou alguma entidade, eu primeiramente procuro resolver diretamente com esta entidade. Apenas caso eu nao encontre uma solucao, ou nao me contente com a solucao adotada, e que busco ajuda fora. Uma questao de estilo... Pode ate servir para alguma reflexao, quem sabe?

Quero te lembrar que durante esta mencionada prova voce fez parte da minha patrulha, a qual eu fui o Capitao. Voce mencionou sobre esta questao comigo e eu te respondi que se o arco passou por vistoria tecnica, e que se fora requalificado por algum motivo, algum motivo realmente deveria ter. Mas que poderiamos consultar os responsaveis apos a prova. Me dispus a isso, voce se lembra? Mas ao longo da prova, a qual voce comecou ate um pouco nervoso por conta desta noticia e de sua estreia, voce foi relaxando e o assunto foi aparentemente esquecido. Tanto que depois conversamos longamente sobre spine de flechas e o Jose emprestou uma flecha 400 dele e voce atirou no alvo de aquecimento, e voce reclamou sair a direita. Entao eu atirei com a mesma flecha e o seu proprio arco e ela foi reta. Lembra disto tambem? Depois ate o Rodnei veio participar do assunto, pois voce tinha duvidas quanto a spine, uma vez que as tabelas de fabricantes te indicam 400 mas que voce se sentia mais a vontade com spine 600, o que eu particularmente ainda discordo e acho ate certo ponto perigoso para o tamanho de sua puxada e a potencia que voce usa. Ainda acho, e sei de um amigo que compartilha a mesma opiniao que eu, que voce tem atirado com um Longbow (ou recurvo de caça, o que seja) com postura super ereta de olimpico, e nao e bem por ai o caminho na nossa opiniao. Tenho uns filmes de arqueiros americanos bem experientes que mostram isto e posso te emprestar se quiser...

Na semana passada, nao me lembro agora o dia, mas posso consultar depois, voce me enviou um e-mail formal no endereco de contato da Field Brasil, e como Diretor Tesoureiro e Secretario da Field Brasil que sou, encaminhei seu e-mail, com voce em copia aberta, ao Rodnei Ramos, que e Vice-Presidente e Diretor Tecnico da Field Brasil. Ainda complementei a mensagem te dizendo que em abril passado ele esteve em Yankton, Dakota do Sul, EUA, inclusive junto com o amigo Helder Chin, onde participaram do treinamento oficial e atualizado da IFAA para Tecnico Internacional de niveis 1, 2 e 3 sendo aprovado com merito e louvor. E ainda te escrevi que durante este treinamento lhes foram apresentadas algumas mudancas de regulamentacao que sequer ainda tinham sido divulgadas no proprio site da IFAA. E ate onde eu saiba o Rodnei tem sido solidario com o seu questionamento, ate mesmo porque conversei diretamente com ele por celular acho que na quinta feira e mencionei sobre omteu asunto sem sequer saber da exstencia deste topico. Foi entao que descobri que quem inspecionou o teu equipamento nao foi ele, mas sim o Klein, que apesar de nao ter a mesma formacao de Tecnico Internacional IFAA que o Rodnei e o Chin, sabe tanto quanto eles e foi um dos melhores arbitros do tiro com arco que o Brasil ja teve, e que, inclusive, tambem atira de Longbow, portanto uma pessoa super gabaritada, o que nao o isenta de ter cometido algum eventual equivoco, ainda mais em uma prova com 74 atletas e mais toda a organizacao que muita gente nao ve, nao entende e nao reconhece, e nem remunerados por isto somos, e inclusive nos mesmo que organizamos e cuidamos de tudo pagamos tambem nossas taxas, inscricoes e tudo o mais sem desconto algum, com toda a responsabilidade de fazer um evento decente no Brasil e tal, mas isto e outro tema...

Apenas para explicar um pouco sobre a IFAA e sobre a Field Brasil para aqueles que nao conhecem a fundo e que tenham a curiosidade e paciencia de entender... Eu estive pessoalmente no ano passado em um jantar sentado ao lado do Sr. Loet Smit, Presidente da IFAA (tenho esta foto publicada no meu Facebook pra quem quiser ver), e ele comentou sobre o ponto que estamos no Brasil comparado com outros paises e com o resto do mundo. Ele elogiou o caminho adotado por nos na Field Brasil, sobre a preocupacao que temos em disseminar a pratica do esporte e "catequisar" nossos atletas em direcao de uma regulamentacao mundial, pois quem daqui quiser atirar la fora, e isto que vai encontrar. Mas como somos ainda um pais emergente neste esporte, assim como a Argentina e todos os demais paises latino-americanos, teriamos a possibilidade de flexibilizar o regulamento em algumas provas (exceto em termos de cuidados com a seguranca, obviamente) e assim temos feito em 2013. Claro que para as provas onde o regulamento oficial nao e seguido a risca, os resultados nao contemplarao para registros de recordes, pois isto nao seria justo. E assim foi em Pedreira, Ipaussu, Sorocaba... Mas no CCTSP fizemos uma prova oficial e isto estava claro na chamada, portanto as regras deveriam ser aplicadas a risca. Isto da chance a aqueles atletas que gostam da competicao e do reconhecimento de seus resultados poderem se colocar a prova... Foi justamente ai que voce chegou, numa prova "jogo-duro".

Bem, se voce se sente tao chateado pelo problema que voce passou, o que voce me diz do nosso amigo Rogerio que atira de Longbow tambem e que bateu o recorde brasileiro, ganhou medalha de ouro e que foi tudo caçado??? Motivo??? No penultimo alvo o Longbow dele delaminou, estourou, quebrou.... E ele completou a prova com um recurvo emprestado, ou seja, um arco de categoria diferente. Mas so soubemos deste fato apos a cerimonia de premiacao, e a atitude correta foi tomada.

Entao vejamos a coisa toda por outro prisma... Suponha que voce tenha um perfil competitivo e que teu arco estivesse 100% de acordo com a regulamentacao de equipamento, e que outro atleta (o Helder Chin, por exemplo) tivesse ganhado de voce usando um Longbow com Longbow tambem, mas usando flechas de carbono. E que a Field Brasil nao tivesse feito nada... Entao era pau na Field Brasil tambem, ne! Ou que o arco dele tivesse "luz" na passagem do barbante pela lamina, ou shelf alem da metade do arco, do riser ou de sei la o que... Pau na Field Brasil tambem.... Bem, apenas para informar a quem nao conhece, mas a Field Brasil, seguindo a regulamentacao da IFAA tem 13 (isso mesmo... TREZE!!!!!) categorias diferentes de modalidades de arcos. Querem mais democratico que isto?

Quero lembrar a todos que postaram aqui, e aos que nao postaram tambem, que a Field Brasil e que a IFAA tem espaco para todos... Quem quer apenas aprender a atirar, quem quer apenas brincar, quem quer apenas ter uma atividade esportiva que ate interage com a natureza, quem quer competir, ate para quem e profissional. Sabemos o quao dificil e agradar a todos, e é por isso que existem regras, para cada um se encaixar no lugar correto que lhe é de direito... Mas um minimo de regras ha de existir. Agora se alguem esta no limiar das regras, fazer o que? Em algum lugar tera de se encaixar...

Quanto a pagamentos, sim ha de se pagar... Ja nao basta o que nos que orgazinamos botamos de tempo, dinheiro, esforco e capital intelectual? Agora na hora de ir la e brincar, comer, se divertir e nao carregar um fardo sequer, aquele mesmo que amudou a furar, e ainda querer nao pagar??? A Field Brasil nao exige de ninguem se filiar, mas quem se filia tem beneficios que quem nao se filia deixa de ter... Nao quer se filiar e ir la atirar conosco,mseja pra brincar ou competir, sera sempre muito bem vindo!!!!

E vamos atirar, gente!!!!

Abracos!
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 8:51 am

Olá Guilherme, obrigado pelo post.
Pra mim, depois desse email do presidente da IFAA, o assunto já está mais do que esclarecido.
Sobre seus comentários, foi exatamente o que o Rodnei me disse ontem à noite por telefone.
Sobre resolver diretamente com a entidade, eu concordo, mas quando nao se tem conhecimento de causa, como era o meu caso antes do tópico, acho meio difícil assimilar o que me for dito e quem sabe, argumentar se necessário.
Sobre os videos de longbow, eu gostaria muito de assistir!
Sobre o arco que quebrou, se era um longbow 50 libras,quebrou no alvo 11 da segunda rodada, ele atirou 12 e 13 com o velox da patroa e o 14 com o meu falco...
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:30 am

Entaocis para de ficar escrevendo besteira que esta pensando em largar o esporte e ba bla bla... Parece choradeira de crianca mimada... Um homao grande e barbuda, po!

Cata patroa, pega os arcos, enche as aljavas de flechas e vambora logo pra linha de tiro jogar umas flechas nos alvos que e o melhor que a gente tem a fazer...

rabbit bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:38 am

Bem, tudo tem um lado positivo (ate pilha tem!)...

Acho que o melhor deste topico e que todos aqueles que leram tiveram a oportunidade de dividir conhecimento, debater, questionar e aprender um pouco mais sobre o nosso tao nobre esporte.

As mudancas bas sao tantas que para se ter ideia, na categoria de arcos historicos nao pode mais haver nenhum material sintetico na construcao dos arcos, sejam resinas artiiciais, fibras de vidro, carbono, enfim o que seja... Nem colas industriais... Nem as cordas podem nais ser feitas de materiais como nylon e/ou derivados como Fastfly, Dacron, B-50 ou nem sei qual mais.... Na minha parca ignorancia neste tema, mas de que serao as cordas de arcos historicos agora? Fibras de canhamo??? Cisal???? O importante e que agora ter um arco em formato Mongol apenas nao sera o suficiente para ser considerado historico.

Vivendo e aprendendo... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:41 am

Tendões de animais,eu acho...
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:47 am

Mamute, fica esperto cumpadi!!!!!!

Podem estar atras de seus historicos tendoes... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:50 am

Acho que sobre os historicos.... so a questao da corda era aceita B50... com essa agora da corda ja nao sei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 9:58 am

Lincoln escreveu:
Pra mim, as imagens não deixam dúvidas. Fiz a medições aqui num programa gráfico. O corte da janela vai somente até o centro da lâmina. Também está mais do que claro que as lâminas não são recurvadas. O arco está completamente dentro das regras do manual da IFAA para categoria longbow. Sem falar que esse arco, e esse tipo de arco, é largamente usado em competições no exterior. Basta verem as fotos dos campeonatos nos sites dos fabricantes. Esta é a minha opinião, que obviamente não precisa ser aceita por ninguém.

Agora, Miojo. A competições no Brasil são organizadas pela Field Brasil. Eles ditam as regras. Obviamente você não tinha como saber que eles não aceitariam seu arco. Visto que você comprou um arco cujo fabricante garante que está dentro das regras, sendo bastante usado em competições na Europa. Então sugiro que, se você quiser competir, tome maracujina e troque de arco. Assim evita o transtorno de discutir com os fiscais nas próximas provas.


Última edição por fabio carneloci em Ter Jun 04, 2013 10:17 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 10:13 am

Fabio, com todo o respeito, mas que tal se aproximar e conhecer antes de rotular?

A Field Brasil NAO DITA regras. Ela apenas segue as regras da IFAA ou PERMITE que cada polo faça as suas proprias regras porem seguindo orientacoes minimas de SEGURANCA. Se voce estivesse presente na prova de Sorocaba isto teria ficado BEM CLARO pra voce.

Quando voce diz ser hipocrisia da Field Brasil gostaria de te lembrar que eata entidade e dirigida por apenas 3 pessoas: o Sr Jorge Bagato (que alem de voce nao conhecer, eu pessoalmete estava indicnado um arco Falco para que ele compre de voce), o Sr Rodnei Ramos que voce tambem nao conhece, e o terceiro sou que nunca faltei com o respeito a quem quer que seja aqui no forum.

Entao pelo seu vil e futil comentario posso interpretar que voce chama aos 3, mais todos os outros apoiadores e seus mais de 50 filiados divididos em 10 polos de hipocritas.

Te digo que de minha parte parte nao admito este seu agressivo e despropositado comentario. Quem me conhece sabe bem que a hipocrisia passa muito distante de mim.

Atenciosamente,
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 10:51 am

Vamos lá, Mamute.

As lâminas do Falco Force estão dentro da regra. Nesse ponto a IFAA já bateu o martelo. Para não deixar dúvidas, voltemos a regra. Melhor traduzir o paragrafo inteiro. Tradução é igual a mulher de corintiano, nunca é fiel. Vou usar o tradutor do celular

7. Longbow (L.B.)

a. Um arco de qualquer material, que pode ser desmontado em duas partes e montado novamente em um arco de uma peça só em uma empunhadura (partido somente uma vez na empunhadura), que quando encordoado apresenta uma curva unidirecional contínua, medida da seguinte forma:

Quando o arco encordoado for posicionado com a corda na vertical, o ângulo medido entre a reta tangente a qualquer ponto da lâmina e uma linha horizontal imaginária deve sempre diminuir a medida em que esse ponto se distancia da empunhadura.

Quando existir qualquer dúvida acerca da curvatura da lâmina, então um barbante posto a partir do final de onde desaparece o riser até o início da proteção da ponta da lâmina (ou se não houverem proteções, então o ponto no sulco o qual é presa a corda) nas costas do arco encordoado não deve apresentar nenhuma brecha entre o barbate e a lâmina do arco.


-------------

A regra estabelece que as lâminas do arco encordoado devem manter o sinal da curvatura ao longo de toda extensão.

A parte em amarelo quer dizer que a reta tangente a um ponto da lâmina, quando esse ponto percorrer a lâmina em um sentido, gira sempre para o mesmo lado. Trocando em miúdos, se a curva começa pra esquerda deve permanecer pra esquerda em qualquer ponto da lâmina, se começa pra direita dever permanecer pra direita. Depende da posição que você olha o arco.

A parte em azul diz que se existir alguma dúvida, deve-se estender um barbante sobre as costas da lâmina. Uma ponta do barbante no local onde acaba o riser, e a outra ponta no início da proteção da ponta da lâmina. O texto é bem claro quando especifica que o barbante deve ser preso depois da região onde o riser começa a desaparecer, a afinar. Deve-se medir a partir de onde não há mais madeira do riser na lâmina.

7. Longbow - (L.B.)

a. A bow of any material, which can be taken down in two parts and put together again into a one piece bow within the handle (only shared once in the handle), which when strung displays one continued unidirectional curve, which is measured as follows:
When the strung bow is placed with the bowstring in a vertical position, the angle as measured between the tangent of any point on the limb and an imaginary horizontal line must always decrease as this point is moved further away from the bow grip.
Where there is any doubt as to the continuing curve of the limb then a string-line laid from the end of the riser fade out to the commencement of the tip overlays (or if there are no overlays then the point at which the bow string is held in the nock groove) on the back of the strung bow shall show no gaps between the string line and the bow limb.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 11:02 am

sim realmente Gui eu me precipitei em meu comentário, desculpe! .
Na verdade meu desaponto são com as regras, regras das quais desanima eu e muitos outros arqueiros, sei que isso tudo é regras mundiais IFAA bla bla bla mais certas "coisinha" na verdade é um "sac*o" com o perdão da palavra... bem quem sou eu para falar de regras né! nem competir eu compito... apesar que com todas essas dificuldades nem sei se me animo em viajar 750km para tal, ainda mais falando que meu force não entraria nos longbow, por causa de 2mm fora do centro ou alguma outra coisa praticamente irrelevante milimetricamente, bem como falei quem sou eu para discutir isso.

espero lhe ver novamente gui para nos conversar pessoalmente e trocarmos informações etc, não algo breve como foi no jorge ano passado (que alias aquilo me chateio um pouco) , garanto que vc terá outra impressão de minha pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
linatrindade@hotmail.com

linatrindade@hotmail.com


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/12/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:08 pm

Pessoal, visto todo o transtorno aqui ocorrido, e com o intuito de facilitar a vida dos arqueiros q queiram competir na categoria Long bow (no qual tbem tenho interesse), não poderíamos sugerir a Field Brasil quanto as marcas e modelos que entrem no padrão, reduzindo assim estes problemas? Eu quero mto comprar o meu arco, mas, acredito q não só eu, mas, outros arqueiros estão ficando receosos quanto a aprovação ou não nas provas. Sei q este é um trabalho difícil, mas, as pessoas que já consultarem o que é permitido ou não já com certeza evitará frustrações futuras.
Ir para o topo Ir para baixo
linatrindade@hotmail.com

linatrindade@hotmail.com


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/12/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:10 pm

Lembrando inclusive quanto a dificuldade q encontramos de comprar o arco ideal, o tempo de espera por ele e a adaptação com o mesmo. Além do custo, q na maioria das vezes não é barato.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:11 pm

Aline....

Imagina quantas marcas e modelos distintos existem no mundo....
Imagina quantas pessoas fabricam seus proprios arcos...
imagina que em uma producao artesanal um arco nao fica nunca igual ao outro (se nem em producao industrial fica...)

nao tem como restringir a um conjunto de marcas e modelos sob pena de discriminacao.....

As regras estao ai, e sao de certa forma claras... o arqco em questao temuma caracteristica que cria uma certa polemica, mas mesmo isso ja foi exclarecido....

entao volto a falar....
Acho que e tempestade em copo dagua...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:14 pm

O problema é a maioria dos longbows são feitos artesanalmente, e existem milhares de artesãos mundo a fora. Sem falar que qualquer um pode modificar o arco por conta própria. O ideal é que haja mais consenso sobre as regras. Isso talvez só aconteça com a popularização da categoria, com o aumento no número de instrutores e praticantes.
Ir para o topo Ir para baixo
Guibunger

Guibunger


Mensagens : 612
Data de inscrição : 05/02/2012
Idade : 51
Localização : Sao Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:29 pm

Fabio, ok entao! Vamos ver se podemos bos encontrar em algum momento e conversar civilizadamente para que voce possa entender o que houve no encontro do ano passado onde absolutamente ninguem ficou contente e eu pessoalmente fiquei numa posicao muito delicada, da qual ainda consegui me safar.

Quando tiver uma prova da FB faco questao de que voce participe e tenho certeza que voce mudara de opiniao como ja cansei de ver acontecer...

Quanto aos 2mm, pois e.... Minha praia e composto, mas depois de algumas explicacoes entendi que isto faz todo o sentido do mundo. Pode acreditar...

Forte abraco!
Ir para o topo Ir para baixo
linatrindade@hotmail.com

linatrindade@hotmail.com


Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/12/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 12:33 pm

Eu entendo esta questão de cada arco ser único, mas, existe um padrão. As marcas mais famosas no ramo dizem q o arco é long bow, então devem garantir isso, mesmo cada arco sendo único.

Acho mto proveitoso a discussão sobre long bow, e o meu intuito aqui não é fazer tempestade em copo d água, mas sim auxiliar outras pessoas q queiram comprar seu long bow a realmente comprar um arco no qual possa competir nesta categoria.

Por exemplo, eu queria comprar um long bow, e fico insegura de comprar o arco e depois descobrir q não poderei competir nesta categoria.

Pode parecer bobo, mas, tenho alguns motivos p/ isso. É um arco legal, gostoso de atirar, e eu ainda terei a possibilidade de competir com outras pessoas na mesma categoria, o q hj não ocorre pq sou a única na minha categoria.

Aqui aprendi muitas lições, e uma delas não é só a competição, mas tbem desfrutar um hobby, que p/ mim é uma diversão tbem. E outra coisa: temos q aprender a lidar em grupo e possibilitar a ampliação do esporte, e não o contrario, certo?

Bom, vou procurando então um arco q se encaixe na categoria...rsss
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 1:54 pm

Lincoln e Ruy, sei que o arco está dentro dos conformes, inclusive sendo homologado pela IFAA, mas como engenheiro de estruturas e meio-arqueiro tenho algumas discordâncias

1- como salientou o Guilherme, são 13 categorias segundo a IFAA, no MEU ponto de vista long bow seria um arco que não tivesse alterações físicas que permitisse a vantagem de um arqueiro sobre o outro (por isso as regras Fabio Caneloci, não são para complicar, são apenas para deixar os arqueiros em pé de igualdade), nesse caso o long bow (ou a categoria long bow) tenta deixar nas mesmas condilções arqueiros numa categoria que se propõe a ter arcos com flechas impulsinadas pela madeira, com um ganho material da fibras, e todos devem ter as mesmas condições de tiro, por isso não pode ter janela com A>B, para não permitir a um ou outro espertinho criar marcas de imagem para facilitar o tiro, por isso não pode ter a região próxima ao tip regurvada, para não dar mais velocidade à flecha (melhor aproveitamento da energia do retezamento do arco), e por aí vai

pra mimi, coimo engenheiro de estruturas, no entendimento exato disso que descrevi ACHO (opinião pessoal) que o texto está dúbio, deixando a curva da ponta na parte interna do arco (que fica voltada para o arqueiro) se sobrepor a curva da face externa do arco (que fica voltada para o alvo, próximo a empunhadura, e para meu entendimento a definição dada até aqui está falha, pois ambas as situações imprimem ganho de energia na flecha, no ato da largada, portando essa curva próxima a empunhadura desse arco NO MEU PONYO DE VISTA é irregular, me refiro a essa curva na face da frente do arco (que fica voltada para o alvo), bem na frente da seta que acho que foi você mesmo que desenhou, na figura que segue

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

portanto essa frase aqui

Quando o arco encordoado for posicionado com a corda na vertical, o ângulo medido entre a reta tangente a qualquer ponto da lâmina e uma linha horizontal imaginária deve sempre diminuir a medida em que esse ponto se distancia da empunhadura.

no meu ponto de vista não está sendo atendida, pois imprime maior energia à flecha devido à forma do arco

e essa frase aqui

Quando existir qualquer dúvida acerca da curvatura da lâmina, então um barbante posto a partir do final de onde desaparece o riser até o início da proteção da ponta da lâmina (ou se não houverem proteções, então o ponto no sulco o qual é presa a corda) nas costas do arco encordoado não deve apresentar nenhuma brecha entre o barbate e a lâmina do arco.

fala da curvatura na ponta da lâmina, próxima ao tipo, que também imprime maior energia, mas de maneira oposta ao da frase citada anteriormente

PORTANTO, independente do que fala o Loe, e respeito muito sua opinião, essa questão está mal resolvida, e não estou contra a Falco por isso, mesmo porque não é apenas ele que fabrica arcos LONGBOW nesse formato, mas no meu ponto de vista isso deveria ser alterado

por falta de tempo, depois comento o que penso sobre arcos mongóis e afins e a categoria tradicional, creio NO MEU PONTO DE VISTA que deveria ser criada a 14a. categoria, já que arcos no estilo mongol não se enquadra no long bow e nem nos recurvos, ja que tem estilo proprio de tiro

t+

editado-----------------------------------------------------------------------------04/06/2013 - 22:34h

agora que eu vi que postei a figura errada, acabei de trocar; na hora que fiz o texto estava "perdendo a hora"


Última edição por Mamute-sc em Ter Jun 04, 2013 10:38 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: tangente   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 10:14 pm

A tangente da foto do arco postada na página 6 não bateria com a tangente da figura postada pelo Mamute na página 9.
O danado do biquinho do arco, onde a corda é presa, se volta no sentido contrário ao arqueiro, ainda apresenta uma conformação de recurvo.
Como o bico está voltado para as costas do arco, não tem como colocar uma linha tangente pela ponta do arco, ela náo é tangente, ela intercepta a lâmina do arco.
Por outro lado, visualmente, a janela da flecha avança além do centro do riser.
São conjecturas apenas, de quem não entende de longbows, nem de recurvos, nem de conpostos, nem de takedowns, nem de olímpicos ... rsrsrsrsrsrs
Apenas ... um pitaco na prosa.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeTer Jun 04, 2013 10:59 pm

a dúvida aqui é até sobre o texto da IFAA, como já disse, a categoria longbow seria aquela onde os arqueiros não podem utilizar de artifícios outros além do tiro instintivo, não pode ter marcas, a energia transmitida a flecha deve ser "ao estilo antigo", mesmo permitindo materiais ditos "modernos" como a fibra de vidro ou carbono (ou outra que queira usar) a forma do arco deve ser tal que a fibra sintética apenas substituiria a função de fibras naturais antigamente utilizadas, por isso se preferiam usar Yew e outras madeiras, ponde havia grande alteração no formato das fibras partindo do centro para a casca de um tronco, claro que hoje, na dificuldade de se ter madeiras de qualidade as fibras sintéticas tendem a facilitar a fabricação de um maior numero de arcos

ma vejam, as flechas devem ser iguais, sem variação de penas, etc, etc

mas fica claro no item "a", tão comentado nos post do Lincoln e meu, mas a questão é a seguinte, dá uma importancia enorme na "curvatura" da ponta da lâmina (próxima ao tip, que é o local que se encaixa a corda) que fica uma lacuna de como deve ser a curvatura próxima ao grip (local onde se segura o arco), embora a curvatura próxima ao tip traga mais vantagens, a curvatura próxima ao grip também as trás, e isso só é possível com a utilização de fibras sintéticas, aí vem meu questionamento, e por isso a insistência com a foto do post anterior, a tangente com a linha vertical (simulada pela corda do arco) varia muito na região próxima ao grip, aumentando ao invés de diminuir, como pedido pelo texto, mas na continuação, ainda alertando "no caso de dúvida" faz se uma linha na outra face da lâmina e verifica-se o que? a curvatura da lâmina junto ao tip

creio sinceramente que esse item deveria ser melhor estudado pela IFAA, me corrijam os "construtores" de arco de plantão, mas esse artifício de fazer essa curvatura próxima ao riser permite diminuir o comprimento do arco, com a mesma (ou até maior) eficiência

portanto, isso seria justo?

como no caso da janela, uma janela com A > B não é "frescura" como alguns tendem a pensar, é uma característica de deixar todos os arcos iguais, sem facilitar para um ou outro arqueiro, e 2mm aqui pode fazer toda a diferença sim, se acham que não faz diferença mudem de categoria então, já que é tudo igual

CATEGORIA ARCO HISTÓRICO, muito legal deixarem essa categoria realmente como históricos, isso vai liberar muito a imaginação dos artesãos de plantão, e creio que com o tempo teremos verdadeiras obras de arte em ação, show de bola (aqui vai minha ajuda para os que tem dúvida de como fazer uma corda tradicional [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

MAS vai acontecer um problema, já que estão alterando, porque então não criar a categoria de arcos "orientais", já que a puxada, a maneira de segurar a corda, etc são completamente diferentes, para quem não conhece muito, até a maneira de ancorar difere, já que eles não utilizam ponto fixo na região do rosto, a mão fica no literalmente no ar, portanto vai aqui a minha sugestão

do mais, salvo melhor juizo, acho que encerro por aqui
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 9:30 am

bem mamute eu acho que deveria ter tolerâncias nas medidas, 1mm, 2mm da toda diferença para uma maquina atirar mais para um HUMANO atirando E em INSTINTIVO ainda, ai não né.
penso assim se pode ser utilizado fibra de vidro, fibra de carbono etc, agora compare um arco com fibra de vidro e outro com fibra de vidro+carbono, esse arcos ficarão de igualdade?
por isso acho que deveria ter tolerâncias nas medidas.

oooo papo de PDG vio kkkkkkkkkk.
esquenta não mamute é só lenha na fogueira Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Conteúdo patrocinado





Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Falco Force Carbon não é um longbow?   Falco Force Carbon não é um longbow? - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Falco Force Carbon não é um longbow?
Ir para o topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Chegou meu Falco Force Carbon!
» Arco Longbow Falco Force Rh 45#@28 70"
» longbow Falco force (mini reviews)
» Arco Longbow Falco Force 45# - vendido
» longbow falco legend carbon 35#@28" 68" (PRONTA ENTREGA)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Field-
Ir para: