ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spin Wings ou Tradicionais

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 12:15 pm

Galera, tudo certo?

Alguem sabe dizer se existe uma diferença ou limitações quando usando vanes do tipo Spin Wing ou similares em arcos compostos ou recurvos para Indoor e outdoor?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Sei que para indoor é mais recomendado que sejam utilizadas flechas de maior espessura com vanes de 4" devido a facilidade com estabilização. Para outdoor (até 90 m) não me deparei muito com arqueiros utilizando de spin wings, mas sim de vanes sintéticas tradicionais. Muitas vezes até de 4".

Pela experiência de vocês, qual é recomendado para obter uma eficiência de tiro melhor em outdoor? Spin Wings ou vanes tradicionais?

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 12:29 pm

Spinwings e similares são muito comuns com recurvos. Em competições internacionais 100% das flechas estão com esse tipo de vanes. Não tenho certeza mas me parece não serem tão comuns com arcos compostos, embora não haja nada que impeça (presumindo que o rest não interfira com elas).

Eu comecei a usar as Elivanes mas, sinceramente, no meu nível de (im)proficiência, tanto as vanes tradicionais como as spinwings e (agora) elivanes produzem resultados similares: quando atiro bem, as flechas agrupam, caso contrário...

A propósito, as vanes convencionais (particularmente as de PU como as flexfletch) são mais robustas e tendem a requerer menos manutenção que as spin.
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 1:37 pm

para outdoor vi a galera comentando que e comum utilizarem flechas mais finas e com vanes de 2" por causa do vento que o arrasto seria muito menor estavam falando das blazer mas este tipo nunca tinha visto e melhor voce falar com quem entende de competições
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 2:55 pm

Resumindo

Esse tipo de pena e mesmo para recurvo. Esquece elas para composto não servem. Vão sempre dar M com o rest do composto justamente pelo formato e facil elas rasparem no rest de composto.

Em recurvo para usar essa pena tem que ter um rest de Tolerancia Zero, caso contrario apos 3 tiros diria já vai estar faltando pedaço de pena.

Falando agora por tipo de competição.

INDOOR, pessoal de composto atira com verdadeiros pau de vasoura com vanes de 4" ou 5". Quem fala que isso e por estabilização etc.. e tudo balela. Atiram com essa flecha porque simplesmente graças ao aventajado diametro dela permite roubar de 4 a 6 pontos por competição. Para quem não sabe se encostar na linha de algum dos alvos (e o shaft efetivamente esteja cortando a linha de alguma forma) vale a puntuação maior. Flecha fina, menos chance de cortar uma linha que uma flecha grossa.

Em recurvo ate da para atirar com flecha grossa desse tipo. So que vai precisar ter 2 arcos. Um para indoor e outro para outdoor. pois trocou de flecha vai toda a regulagem para o espaço

O pessoal de composto pelo geral faz um meia boca... não deixa o arco nem tanto para uma flecha como para a outra.


OUTDOOR

Preferencia sim para flechas bem finas (quanto mais melhor) e penas pequenhas. A pena tem relação direta com diametro e peso da flecha por tanto não adianta pegar essa fatboy e colocar nela uma pena de 175 porque isso e nada vai dar no mesmo.

Para composto para outdoor a pena mais utilizada e a Quick SPIN da NAP. Da o mesmo efeito que a spinwing mais ela e muito mais parecida com uma vane normal. Alias as quick spin são as penas mais caras que vão achar (se tratando de sinteticas).

Outra diferença de composto, em tiro indoor se da preferencia pelo gatilho back tention, em outdoor não. Isso pelo simples fato de que em outdoor tem que controlar o tema vento coisa que no indoor não causa problemas.

Abs,


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 3:00 pm

EVC escreveu:
Spinwings e similares são muito comuns com recurvos. Em competições internacionais 100% das flechas estão com esse tipo de vanes. Não tenho certeza mas me parece não serem tão comuns com arcos compostos, embora não haja nada que impeça (presumindo que o rest não interfira com elas).

Eu comecei a usar as Elivanes mas, sinceramente, no meu nível de (im)proficiência, tanto as vanes tradicionais como as spinwings e (agora) elivanes produzem resultados similares: quando atiro bem, as flechas agrupam, caso contrário...

A propósito, as vanes convencionais (particularmente as de PU como as flexfletch) são mais robustas e tendem a requerer menos manutenção que as spin.

Como EVC falou a vane como todo o material so vai fazer diferença em niveis bem elevados de proficiencia. Ate la... da no mesmo. Tambem acertado com o tema das penas SPIN cara elas quebram a toa. Quando agrupei demais (o felicidade) sempre vem tristesa porque facilmente vai ter uma vane detonada. Estou ate para na proxima "empenada" pensando em colocar as easton diamond a ver se me dão menos trabalho.

Pelo geral por competição tenho sempre de 1 a 2 para arrumar.

Pelas minhas contas em 2 meses de treinos geralmente já não tem mais uma flecha com as vanes spin wing intactas.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 3:11 pm

Bom, basicamente esquecerei spin wings por enquanto... até porque tou pensando em começar no composto também.

Pensar em comprar material que dê pra utilizar nos dois tipos de arco pra economizar $$ Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 3:12 pm

estas NAP tanto a quickspin quanto a twister eu sei que a galera utiliza muito para caça nos Estados Unidos pq dizem ser uma das vanes mais resistentes do mercado também por dar ótima precisão no tiro
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 3:17 pm

Gera escreveu:
Bom, basicamente esquecerei spin wings por enquanto... até porque tou pensando em começar no composto também.

Pensar em comprar material que dê pra utilizar nos dois tipos de arco pra economizar $$ Laughing 

Gera se for o caso compra as vanes tradicionais de 2" vão te servir perfeitamente tanto para um arco como para outro... mas cuidado. Que a vane serve tanto para um arco como para outro não sginifica que de para usar a mesma flecha. Ou seja se atirar com composto vai ter flechas muito mais duras que para recurvo. Então flecha que utilizaria no teu composto pode sim atirar no recurvo so que vai ficar dura.

Outra diferença e o nock. Dependendo do rest do composto ele entra em posição diferente em realação a recurvo.


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 9:56 pm

megaseba escreveu:
Estou ate para na proxima "empenada" pensando em colocar as easton diamond a ver se me dão menos trabalho.

Pelo geral por competição tenho sempre de 1 a 2 para arrumar.

Pelas minhas contas em 2 meses de treinos geralmente já não tem mais uma flecha com as vanes spin wing intactas.

Abs,

Dê uma olhada nas flexfletch. Muito mais resilientes que as easton. Para treino mantive um jogo (8 flechas, mais surradas) de X10 com as FF (raramente elas estragam, mesmo quando acertadas em cheio) e para competição empenei outro jogo de X10 com as Eli. Como só uso essas para competir, reduzo a necessidade de manutenção.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Gera

Gera


Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 39

Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitimeQua Ago 07, 2013 2:14 pm

Megaseba escreveu:
Gera se for o caso compra as vanes tradicionais de 2" vão te servir perfeitamente tanto para um arco como para outro... mas cuidado. Que a vane serve tanto para um arco como para outro não sginifica que de para usar a mesma flecha. Ou seja se atirar com composto vai ter flechas muito mais duras que para recurvo. Então flecha que utilizaria no teu composto pode sim atirar no recurvo so que vai ficar dura.

Outra diferença e o nock. Dependendo do rest do composto ele entra em posição diferente em realação a recurvo.

Certo. Obviamente vai depender da libragem que o arco esteja também. Isso é uma coisa que vou tentar não esquecer na hora de comprar as flechas.

Atualmente as vanes que comprei são de 2" mesmo... felizmente acertei então Laughing 

Obrigado pelas dicas!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Spin Wings ou Tradicionais Empty
MensagemAssunto: Re: Spin Wings ou Tradicionais   Spin Wings ou Tradicionais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spin Wings ou Tradicionais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Penas: Gas Pro ou spin wings?
» detonando minhas spin wings - ajuda
» Arco Brasil Bows - Urgente
» NAP quick spin
» Spin Archery

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-
Ir para: