ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?

Ir para baixo 
+13
marcelocasanova
Saulowinter
bw
Arquero
megaseba
ottomano
tferrs
TRC
matos
miojox
rubensrw
Bruno Garcia
Brutus
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 8:20 am

Tambem deixo aqui minha opinião.
NUNCA passei num curso, NUNCA fui em nenhum lugar com estrutura que dê aulas e seja academia, não faço a minima ideia de onde fica federação, associação.
Nem assim deixo de ter amor pelo esporte. começei pelo Velox Senior que eu tenho até hoje, tenho um hard hunter o qual tenho muito carinho por ele...Vou em provas de field. tenho prazer em chegar em casa e passar um pano nos arcos, consertar uma flecha, fazer manutenção, etc...
tenho mais de dois anos nesse esporte e não foi por causa de curso, academia, orientação que deixei de gostar do esporte.
sem desmerecer instrutor, associação, federação ou qq coisa parecida...minha vida continua a mesma sem ter passado por esses estagios. pratico arco e flecha por causa do prazer..pra divertir...vou em competições não pelo trofeu, medalha, mas pra diversão, convivencia com gente..poder dizer que melhorei minha propria marca...corrigir o que fiz de errado mas pra ganhar dum corno com quem eu compito sempre : EU.
tem gente no Tocantins, amazonas, sul, enfim em todos os lugares e a maioria deles não tem apoio tecnico e ainda assim estão ai atirando.

como disse o saulo perde o interesse que não tem vontade...
Ir para o topo Ir para baixo
bw




Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2013

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 9:33 am

Eu sugiro,que consulte ARCHERY IN BHUTAN,

BHUTAN ARCCHERY FEDERATION,foi fundada em 1971,eles tiveram na olipiada de 2012 um representante
como nos tambem tivemos.

As competicoes deles com arcos tradicionais os alvos estah a 130 metros,onde  mesclam o tradicional com o
moderno.

Eh impossivel um arqueiro sem mestre e sem tecnica  e sem um material de alto rendimento ter um disparo tao preciso.

Ah proposito,falei com um Sr.jah idoso,que reside na tua cidade,quando os imigrantes europeus vieram eles trouxeram
a tradicao do tiro com arco isto no seculo XIX. Existia clubes de tiro e pessoas que produziam arco e flechas,
ele lembra que participou de grupo de jovem nos anos 60 e 70,mas com a modernidade e a facilidade financeira
este esporte foi trocado por arma de fogo.Perde-se o interesse.
sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeQua Out 23, 2013 10:50 am

Ué, nunca falei que não existe uma federação de tiro com arco no Butão, de onde saiu isso? É um país como qualquer outro, vai ter federações esportivas quase que por default. Brasil tb tem, não? Compara a economia e facilidades de acesso tecnológico entre os dois países. Pode até comparar com outros países mais prósperos e com uma cultura de arco maior do que o Brasil tb. Não significa que foi a federação que popularizou a coisa, e nem que eles pegaram o gosto pelo arco por conta de flechas easton, arcos hoyt, anteparos tal, 15 professores e 3 massagistas, etc.

É a TUA opinião de que precisa de tudo isso para não se "perder o interesse", o que é infeliz pq com um pensamento desses na cabeça de pessoas com iniciativa de criar projetos interessantes já mata-se uma ideia boa logo no início. "Ah, não vou começar essa escolinha de tiro com arco para crianças/adolescentes/etc pq não tem um espaço bom, anteparos de qualidade, pq as flechas que me ofereceram não são da marca que eu gosto e pq plantaram rosas ao invés de margaridas nos vasos que eu pedi"
Qdo só se vê obstáculos e negatividades naquilo que foge um pouco do seu planejamento, é difícil andar pra frente mesmo. Particularmente eu acho mais fácil perder o interesse frente à tanta frescura e exigência do que o contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardopedrolo122




Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/01/2017

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Muitos grandes arqueiros do tiro tradicional mostram q isso é desnecessário   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 28, 2017 4:08 pm

Se vc for ver vários arqueiros atiram com flechas de madeira ,longbows sem nenhuma tecnologia, no fundo de casa ou arqueiros q aprenderam a atirar com o pai, internet ou amigos eu atiro a +- 2 meses com um longbow e flechas de madeira e consigo agrupar 6 flechas no amarelo a 15 metros e não treino com instrutor e todo esse bla bla bla .
E vários grandes arqueiros como Howard Hill e outros atiravam bem muito antes de toda a tecnologia .Isso q vcs estão fazendo é a mesma coisa que o pessoal falar q precisa de um arco composto para caçar quando o homem caça com arco a mais de 5000 anos .E hj sempre tem alguém fazendo isso por exemplo quando fui começar olhei o fórum e falaram​ q o melhor era começar com um arco de 26 lbs q era o ideal mais como um amigo meu tinha um de 38# e eu achava leve comprei um com 43# e já estou achando leve e sempre vai ter alguém falando q para ser um arqueiro bom vc tem q gastar 3000 reais em arco e flechas de carbono dá Easton com spine dinâmico ajustado e rodas essas frescuras mas no fim é so vc ver arqueiros como Howard Hill q vc vai ver q tecnologia, instrutor , federação, flechas importadas e todas essas frescuras são desnecessárias para se tornar um bom arqueiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 01, 2017 9:48 pm

Todo esporte evoluiu junto com a tecnologia.
Mesmo o esporte mais "simples" como a maratona saiu do recorde mundial de Abebe Bikila nas Olimpíadas de Roma de 1960 de 2 horas e 15 minutos para o tempo atual de 2 horas e 2 minutos. Os atletas atuais são submetidos à seleção biométrica, treinamentos controlados, dietas especiais e cargas de gel antes e durante a corrida. Tudo isso para chegar alguns décimos de segundos na frente.
Lembrando que Abebe Bikila treinava e corria descalço na sua época.
Sempre haverá atletas que diferenciam dos outros pela enorme capacidade como Howard Hill, Darrell Pace, Kim Soo-Nyung no tiro com arco, Abebe Bikila, Usain Bolt, Emil Zatopek, Michael Phelps entre tantos outros.

O tiro com arco também teve grandes evoluções por conta dos novos materiais (ligas de alumínio, carbono, fibras) e métodos de treinamentos. E comprovadamente recordes foram quebrados por conta dessas inovações.
A inteligência cognitiva e a capacidade de transmissão é inerente ao ser humano. Toxophilus, um livro de instruções, é um importante marco na história do tiro com arco. Isso mostra como é importante encurtar o caminho para chegar à perfeição, seja por meio de livros, treinadores ou arqueiros experientes. Não é preciso começar do zero uma vez que muitas técnicas foram testadas e algumas delas aprovadas e outras reprovadas. Isso não significa que o assunto está esgotado.

Para se tornar um bom arqueiro não há necessidade de materiais caros, é verdade. Mas para ser o melhor, quando começa a disputar os primeiros lugares, quando um ponto faz uma enorme diferença, aquela tecnologia fusóide das flechas de ligas de alumínio revestidas de carbono com spine, retidão e peso de baixíssima tolerância e que custa os dois rins mais o fígado, fará falta, principalmente nos dias de hoje quando vários recordes já foram superados continuamente.

Ir para o topo Ir para baixo
Willjpereira

Willjpereira


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 17, 2018 12:17 pm

Voces acham que o tempo de aprendizado, aperfeiçoamento de técnica, pro arco composto é mais rápido que no Recurvo ?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeQua Jan 17, 2018 7:53 pm

Aprendizado e aperfeiçoamento é uma questão individual.
A pessoa coloca um ritmo e demonstra um nível de interesse.
Acredito que isso é muito mais influenciado pela pessoa do que pelo equipamento.

Por outro lado tem a questão do peso de puxada.
O arco composto tem o alívio no final da puxada, o que leva um peso de puxada elevado no pico.
Isso é um fator que pode gerar vícios graves no arqueiro.
Principalmente a puxada alta.

Por exemplo: nos jogos abertos do estado de SP, onde as cidades duelam em vários esportes
um arqueiro de composto mandou uma flecha a mais de 200 metros, dentro de uma empresa
puxada totalmente errada, falha do equipamento e falta da arbitragem mandar cartão
a flecha atravessou o campo, atravessou a área de escape, atravessou a rua e bateu na parede da empresa

Em arco recurvo é muito comum ver o corcunda e o letra C
o corcunda se contorce para frente e fica todo encolhido
o letra C curva tanto para trás quando puxa a corda que a coluna parece uma letra C

Isso só pode ser evitado quando o atleta inicia os treinos com equipamento leve
e na companhia de outra pessoa que possa ver o que está acontecendo
mesmo que não seja um treinador, mas alguém que possa ver vídeos na internet, ler e dar palpites

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Willjpereira

Willjpereira


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 19, 2018 12:05 pm

Esse é o meu ponto, a parte do desgaste físico ser menor com o composto.

Embora eu sabia que para ser um arqueiro top linha de composto, tb exija muito treinamento e disciplina.

Como o nosso amigo Ruy postou num outro tópico, sobre o gap de pontos entre recurvo e composto, o composto exige mais "mentalmente" da pessoa e não tanto do físico.

Bom, eu estou hoje com 31 anos, tenho certas ambições de ser um arqueiro de alto nível competitivo, mas sei que certas coisas com a minha idade seriam quase impossíveis de serem alcançadas começando tão tarde, comparado com pessoas que começam na infância ou adolescência.

Meu outro ponto está ai tb, conseguir ser altamente competitivo começando com uma idade "avançada" pros padrões esportivos.
Embora já tenha lido no Archery Talk, de alguns casos de pessoas que começaram no recurvo depois de "velhos", e conseguiram se tornar competitivas, alguns casos até a quase se qualificar para Olimpíadas

Os coreanos, como já comentaram ai, estão numa outra dimensão de treinamento, não tem comparação.

Vi uma competição Outdoor com coreanos competindo com composto, a comentarista mencionou que eles parecem estar atirando com um recurso, pela forma e usarem a tensão das costas. e realmente se vc reparar nos coreanos atirando com composto, o release deles é mais uniforme e fluido com uma postura melhor.

Acho que isso é o ideal para o começar, aprender com o recurvo para desenvolver bem a memoria muscular e a forma e depois partir para composto caso a pessoa queira.


Última edição por Willjpereira em Seg Fev 19, 2018 12:15 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Willjpereira

Willjpereira


Mensagens : 13
Data de inscrição : 27/03/2012

Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 19, 2018 12:09 pm

O vídeo que mencionei, a partir dos 11:00, falando da maneira de como os coreanos atiram com o composto

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?   Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual o tempo necessário de treino em horas por semanas para se tornar um bom arqueiro?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Qual Material Necessário Para Começar Bem no Esporte?!
» Qual o equipamento necessário para trocar a corda de balestras?
» O que é necessário para "dar aulas" ou abrir um local para tiro
» cera lubrificante para balestra e tempo certo para trocar as penas
» Gatilho para Composto .. necessário ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: