ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Arco recurvo laminado - AJUDA!

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
llpinheiro




Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/11/2013

Arco recurvo laminado - AJUDA! Empty
MensagemAssunto: Arco recurvo laminado - AJUDA!   Arco recurvo laminado - AJUDA! Icon_minitimeQua Nov 13, 2013 7:37 pm

Bem, eu estou querendo construir meu primeiro arco, mas quero um arco laminado. Assim, em relação ao processo de construção, ja ouvi dizer da fibra de carbono, mas não sei qual que é usada, só encontrei a fibra de carbono em adesivo. Assim, outra coisa... O que muda de um arco laminado feito apenas com lâminas de madeira e um arco laminado com fibra de vidro ou carbono??
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Arco recurvo laminado - AJUDA! Empty
MensagemAssunto: Re: Arco recurvo laminado - AJUDA!   Arco recurvo laminado - AJUDA! Icon_minitimeQua Nov 13, 2013 8:10 pm

Seja bem vindo! Espero que se torne um construtor de arcos. Mas vamos com calma, você ainda tem um longo caminho pela frente. Procure ler sobre como funcionam os arcos, de quais materiais podem ser feitos, quais os tipos de construção, etc. Para construir um arco laminado (com fibra de vidro ou carbono), recomendo ler um pouco sobre materiais compositos. Esse adesivo deve ter finalidades estéticas, não vai servir pra arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Tmarfim

Tmarfim


Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/08/2013
Idade : 29
Localização : Juiz de Fora MG

Arco recurvo laminado - AJUDA! Empty
MensagemAssunto: Re: Arco recurvo laminado - AJUDA!   Arco recurvo laminado - AJUDA! Icon_minitimeQua Nov 13, 2013 9:44 pm

Sim, llpinheiro, como o Lincoln disse - o primeiro passo para construir um arco é conhecer a engenharia por trás de um arco - com uma breve pesquisada no google já é capaz de obter bastantes informações a respeito e sanar muitas dúvidas.. Se não encontrar em português, tente pesquisar em inglês, na Inglaterra é tradição.

Espero tb que vc tenha sucesso e se torne um bom construtor de arcos - Deus sabe quanto precisamos popularizar essa arte e esporte aqui no país - quando vc fala em "Arco" o povo já vem com "Ìndio!!" ¬¬

Bom... Sobre suas perguntas, sou inexperiente em relação a fabricação de arcos laminados, e posso estar errado, mas Jack Harrison diz num livro dele, [resumindo:] que a fvidro possui ótimas propriedades no geral; já o carbono é mais silencioso (maior precisão), e, enquanto excelente para tensão (bom para as costas do arco) peca muito na compressão, e por isso ninguém deveria usar somente o carbono na barriga do arco (com laminaçoes fica ok, etc)

Ah, e sim, essa fcarbono em adesivo não é destinada para a construção de arcos, parceiro, é muito utilizado em carros, para estética mesmo ^^

PS.: Seja bem vindo ao fórum!!!!  No momento estou fazendo um arco com lâminas de mola - não é nem de perto tao eficiente quanto um de madeira, ou fibra, mas é fácil de se fazer e é bem razoavel: no minimo, da pra brincar, bom para quem não tem um arco próprio e não tem as dilmas $$$ para comprar um, ou apenas gosta de construir coisas por hobby ^^
Ir para o topo Ir para baixo
gpcosta

gpcosta


Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/08/2013

Arco recurvo laminado - AJUDA! Empty
MensagemAssunto: Re: Arco recurvo laminado - AJUDA!   Arco recurvo laminado - AJUDA! Icon_minitimeSáb Nov 30, 2013 12:28 am

Bom, pinheiro, deixa eu postar minha experiencia até agora pra ver se vc se situa.

Comecei vendo um gringo fazendo um arco com um cano de pvc e um secador... eu pirei vendo o cara atirando com aquilo! Não parei mais de pensar, veio a tona um sonho de moleque, que era usar um arco e partir as lagartixas em duas com uma flechada! O passo seguinte foi escolher meu primeiro projeto.

A cada site, a cada video do youtube surgiam varias opções de projetos e eu achei mais facil e mais barato o arco recurvo de laminas de kombi ou fusca. Comecei procurando a mola. Achei a de fusca e de kombi, mas a de fusca é ligeiramente mais estreita e eu queria um arco não tão forte assim.

O passo seguinte foi o riser. Aqui no forum tem varias opções de moldes. Peguei um molde, imprimi, procurei madeira, achei uma tabua de pinho que dava certinho e mandei ver na serrinha. Na hora de serrar fiz ligeiras modificações pra ficar com a minha cara e deu certo. Minha mulher até me elogiou.

Por sorte tenho perto de minha casa uma oficina de reparos metalurgicos e uma loja de parafusos. Na oficina eu faço o que precisar, como furar e cortar as molas, na loja de parafusos encontrei uma tal "bucha americana" que deu um otimo resultado no riser.

Depois no centro encontrei uma loja de linha e comprei logo um tubo novinho de linha de sapateiro encerada. Linha não é mais problema...

A flecha fiz com o truque magico da chapa de metal com tres furos e deu certinho.

Bom, fiz meu primeiro arco da maneira mais facil e mais barata.

Vc escolheu o laminado e já gastou dinheiro comprando uma fibra que vc nem sabe se da pra usar... Quer uma dica? Veja mais sites com mais projetos e mais arcos e decida um projeto pra vc... e teste varios materiais.

Por exemplo, vc pode usar chapas de zinco coladas com araldite. Araldite é uma cola do mal, das trevas mesmo. Garanto que cola zinco com força total. O zinco é flexivel e umas tres ou quatro camadas de folha de zinco coladas com araldite no minimo vai dar pra brincar de indio...

Temos que testar materiais, já que o barato aqui é o "faça voce mesmo".

Tenho planos de testar zinco com araldite e tbm pvc com cola de contato.

A ideia do recurvo é a melhor pq vc faz o riser e testa laminas de diversos materiais.

Espero que tenha te dado alguma ideia...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Arco recurvo laminado - AJUDA! Empty
MensagemAssunto: Re: Arco recurvo laminado - AJUDA!   Arco recurvo laminado - AJUDA! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Arco recurvo laminado - AJUDA!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Arco Recurvo Laminado
» Tentando fazer um arco recurvo laminado de roxinho e bambu
» duvidas quanto a um arco recurvo laminado e o inicio na arquearia.
» Arco de bambu laminado - Ajuda e dicas de como fazer.
» ajuda na compra do primeiro arco e compro arco recurvo de baixo custo (senior)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: