ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Indoor x Outdoor

Ir para baixo 
+3
rubensrw
Valter
Ruy
7 participantes
AutorMensagem
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 2:00 pm

Atirar indoor 18 metros e outdoor 70 metros exigem equipamentos e configurações diferentes.
Não estou dizendo que você não possa usar o mesmo equipamento mas haverá vantagens e desvantagens.

(1) lâminas : para outdoor você precisará de lâminas potentes que imprima maior velocidade à uma flecha em razão dos possíveis ventos laterais e também para diminuir a amplitude da trajetória parabólica. No indoor, como a distância é pequena e pela inexistência de ventos pode-se utilizar lâminas mais fracas sem perda de performance. Como exemplo, atletas qualificados utilizam entre 40# e 50# outdoor e indoor, pelo menos 4# inferior. Eu particularmente utilizo 38# outdoor e 32# indoor.

(2) estabilizadores : para outdoor é interessante estabilizadores que tenham o melhor perfil aerodinâmico em ventos laterais como Fuse ou Beiter. Para indoor, tanto faz. Dependendo das condições de vento é interessante acrescentar mais peso para ter maior inércia.

(3) miras : algumas pessoas encurtam o comprimento da haste, outras mudam o posicionamento da régua, mas de todas as mudanças o melhor mesmo é a troca do túnel da mira de 12 mm (outdoor) para 8 mm (indoor) para conseguir englobar melhor o amarelo do alvo. Para quem atira com composto existem dois diâmetros de scope, o de 29 mm e 35 mm.

(4) flechas : alumínio de maior diâmetro possível dentro das regras (line cutters - probabilidade maior de cortar a linha e ganhar um ponto extra) no indoor e os finos de carbono no outdoor, mais uma vez por causa dos ventos laterais. As vanes do indoor podem ser naturais para gerar um maior arrasto e rápida estabilização da flecha e no outdoor, as plásticas e pequenas com offset ou mesmo as spinwings mas evitando o efeito pára-quedas.

(5) clicker : no indoor alguns utilizam clickers que prendem no estabilizador, de hastes longas para utilizar tubos também longos. Os tubos mais compridos exigem uma rigidez maior da flecha e consequentemente maior diâmetro (line cutters). Já para outdoor, tanto faz mas os de lâminas são mais confiáveis..

Eu possuo dois conjuntos de equipamentos, um para outdoor e outro para indoor. O meu conjunto de equipamentos subentende-se as lâminas, o plunger e as flechas.

Será que existe algo mais?

Bons tiros.


Última edição por Ruy em Sex Out 10, 2014 1:55 pm, editado 5 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 32
Localização : Minas/Goias

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 2:17 pm

Falta sobre miras.

Muito bom ate aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 4:27 pm

e em relação ao Rest Ruy??

você usa o mesmo Rest com flechas de diâmetros diferentes?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
mateusw

mateusw


Mensagens : 570
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 33
Localização : Panambi / República Rio-Grandense

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 4:36 pm

acho que esse tópico tinha que ser movido para a seção "artigos técnicos" ou "discussão técnica", fica mais fácil de ser achado caso alguém vá realmente procurar conhecimento, aqui na "discução geral" em pouco tempo vai sumir no meio dos tópicos "me ajudem sou iniciante e não pesquisei"

legal a iniciativa Ruy
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 5:42 pm

rubensrw escreveu:
e em relação ao Rest Ruy??

você usa o mesmo Rest com flechas de diâmetros diferentes?

Olá Rubens,

Dependendo do rest, também. É verdade.
No meu caso uso o mesmo rest, um Spigarelli. A única coisa que faço é mexer no ajuste do "arame", mais alto ou mais baixo, mais para dentro ou mais para fora.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 5:46 pm

Valter escreveu:
Falta sobre miras.

Muito bom ate aqui.

A mira eu tenho usado a mesma, obviamente com ajustes diferentes. Mas não altero o comprimento (túnel mais perto ou mais longe), nem a posição da régua (mais para cima ou mais para baixo). A única coisa que troco é o diâmetro do túnel.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 32
Localização : Minas/Goias

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 6:26 pm

Ruy escreveu:
Valter escreveu:
Falta sobre miras.

Muito bom ate aqui.

A mira eu tenho usado a mesma, obviamente com ajustes diferentes. Mas não altero o comprimento (túnel mais perto ou mais longe), nem a posição da régua (mais para cima ou mais para baixo). A única coisa que troco é o diâmetro do túnel.

Sds.


Você usa lente de aumento?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 6:43 pm

Valter escreveu:

Você usa lente de aumento?

Boa colocação. Estava pensando só no recurvo.
No recurvo, lentes são proibidas.

Mas no composto eu uso a mesma, 0.75, tanto 18m quanto 50m mas já adianto que não é a minha especialidade. Aliás atiro muito pouco nessa modalidade e só agora vou começar a levar um pouco mais a sério no Field.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Out 10, 2014 1:49 pm

Como a temporada de indoor está começando, surgem mais algumas informações e dúvidas.

Condição do ambiente:
Um ambiente mal iluminado (indoor) deve ser motivo de protesto para qualquer arqueiro. Existe medida de fluxo luminoso mínimo de acordo com as regras da Federação.
No outdoor, o fator crítico são ventos, principalmente laterais e rajadas. Obviamente ninguém irá marcar uma competição no fim da tarde ou a noite. Além disso existe o problema das chuvas e temperatura.
Para quem atira com composto, uma chuva atrapalha bastante se molhar o peep ou a lente da mira e, nessas condições, penas naturais, nem pensar.

Luneta de espotagem:
Se você não tiver um técnico ou auxiliar para ajudar nesta tarefa, a luneta é um item quase obrigatório para outdoor. No indoor eu uso aquelas pequenas e portáteis só em caso de dúvida.

Intervalo de tempo, quantidade de tiros e descanso:
A média de tempo por tiro é de 40 segundos. É mais que suficiente.
No indoor, geralmente, são 3 flechas por set, após o qual você espera o próximo atirar  ou o aviso para buscar as flechas. Aqui tudo é mais rápido, mais ligeiro e parece que a tensão também é maior.
No outdoor, geralmente são 6 flechas por set. Você irá atirar durante um tempo maior e maior quantidade de flechas. É preciso dosar melhor a energia entre os tiros e aproveitar bastante o tempo disponível.
Acabei de chegar de um torneio e uma coisa muito importante é que, na condição de treino, você efetua vários tiros sem preocupação de errar para corrigir erros de postura. Numa competição isso é impossível.
Antes de qualquer competição, treine na condição em que será o evento. Se são 3 flechas por set (voleio), treine com apenas 3 flechas. Se você utilizar mais, dependendo da forma física, o clicker pode acabar "chegando" antes ou depois for causa da maior fadiga.

Corda e Riser
É muito difícil ajustar tanto o riser quanto a corda para limbs diferentes. Se você conseguir, muito bom.
Na maioria das vezes precisará fazer mudança no parafuso de potência e talvez no alinhamento. A corda precisará ser menos strands e a posição do nock poderá alterar além da regulagem do brace.
Se sobrar uns cobres, é interessante ter um riser exclusivo para indoor.
Nos compostos, a diminuição da libragem pode alterar o ponto ótimo do arco. Precisará medir novamente o tiller, o brace, ATA, sincronismo e talvez o alinhamento e a altura do peep.

Para quem utiliza apenas uma única lâmina ou libragem, tanto para indoor quanto para outdoor, fique atento principalmente para baixas libragens. Verifique se a mira consegue se ajustar à distância mais longa e se a flecha, ao sair, não toca o túnel ou scope. Polvilhe um pouco de talco e veja se, após os tiros, existem marcas de passagem.
Muito cuidado. Eu já destruí um scope num composto porque não ví que a flecha poderia acertar a mira (que estava muito baixa) em função do rest escamoteável. Nesse caso, para ter um pouco mais de abertura, aproxime o scope encurtando a haste da mira.

Surge então uma questão.
Se eu atiro a 18 metros num alvo de 40 cm de diâmetro (padrão FITA para essa distância), e agrupo com bastante frequência na região do amarelo (9 e 10), qual seria o meu desempenho atirando 70 metros (alvo de 122 cm de diâmetro, padrão FITA) ???

Os diâmetros dos alvos (FITA) mudam de acordo com a distância.


18 metros40 cm
30 metros80 cm
50 metros80 cm
60 metros122 cm
70 metros122 cm
90 metros122 cm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pelo diagrama, concluo que devo agrupar entre a região do vermelho e amarelo, algo entre 8, 9 e 10 SE as condições do ambiente não influenciarem. Na realidade o agrupamento deverá ser maior, talvez entre 6 ou 7.


Última edição por Ruy em Dom Out 12, 2014 1:15 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Out 10, 2014 9:58 pm


Que tópico excelente. Tem muito conteúdo técnico. Esse tópico deveria ser fixo. Parabéns Ruy, pelos seus conhecimentos de tiro com arco.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSex Out 10, 2014 11:43 pm

Rest

A regulagem para indoor pode ser de apoio mínimo. Um arqueiro da minha cidade deixa o arame do rest apoiando no centro da base da haste, ou seja, considerando uma 1816 vamos ter uma haste com 7,5 mm de diâmetro, ele deixa a ponta do rest com 4 mm para fora do buton. Um leve toque e o rest magnético guarda a varetinha deixando a flecha totalmente livre. O clicker segura a haste para não cair do rest. Caiu o clicker, solta a flecha que voa livre e solta.

Esse mesmo arqueiro foi atirar outdoor e o vento derrubava a flecha do rest. Pior, quando o clicker disparava o vento empurrava a flecha fora do rest exatamente no momento em que o arqueiro estava soltando a flecha. Depois de mandar a flecha uns 3 metros para a esquerda por duas vezes o arqueiro desistiu e guardou o equipamento antes que ele furasse alguma pessoa. Imagina o susto do pessoal na linha com uma flecha voando na transversal de todo mundo, quebrava legal a concentração.

O rest para outdoor deve garantir o apoio nesse momento crucial entre o click do clicker e o lançamento da flecha com um vento soprando no sentido da mão da corda para a mão do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeSáb Out 11, 2014 8:52 am




Ruy. Para a prática do indoor com arco recurvo olímpico e arco recurvo, qual o tipo de rest a ser utilizado e com que parâmetros deve ser a flecha utilizada, levando em consideração que, os arcos a serem utilizados, serão de 30 libras. No caso da prática do FIELD?
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 8:41 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

O rest para outdoor deve garantir o apoio nesse momento crucial entre o click do clicker e o lançamento da flecha com um vento soprando no sentido da mão da corda para a mão do arco.

Se o rest estiver mal posicionado, é fatal que dará problema durante um torneio. Que diga Florian Kahllund no mundial.
E o pior é que tira toda a concentração.

Brutus escreveu:

Ruy. Para a prática do indoor com arco recurvo olímpico e arco recurvo, qual o tipo de rest a ser utilizado e com que parâmetros deve ser a flecha utilizada, levando em consideração que, os arcos a serem utilizados, serão de 30 libras. No caso da prática do FIELD?

O rest pode ser qualquer um confiável. Muita gente rejeita os magnéticos com haste longa como o Spigarelli e ArcSystème porque existe, naturalmente, um pequeno desajuste vertical com o movimento da flecha, durante a puxada. O ArcSystème é bem mais rígido que Spigarelli mas ambos são inferiores ao Shibuya.
No indoor, a preferência é flecha com haste de grande diâmetro (máximo permitido conforme as regras), penas naturais e ponta um pouco mais pesada para rápida estabilização. Esse "feeling" só serve para quem atira bem. Para muitos de nós, e eu me incluo, é preciso mais treino que material.

O field é problema. Como atira-se de diversas distâncias, exterior, você está sujeito a todo o tipo de variáveis. Eu cheguei a praticar com as mesmas flechas que uso no target outdoor. E no outdoor, jamais utilize penas naturais.
Estando o arco bem regulado e as flechas adaptadas ao material, o problema maior do field é o erro de interpretação quando o alvo está numa distância desconhecida. Se a parábola da trajetória da flecha for menos acentuada, a consequência do erro de leitura será menor. E, neste caso, é preferível uma flecha mais rápida como as finas de carbono.
Mas essa não é minha praia, eu abandonei há algum tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: rests   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 3:07 pm

Parabéns pela excelente aula, Ruy.
O tópico está excelente, se me permite, darei um palpite.
Quem quiser um excelente rest para arco olímpico eu indicaria o Spigarelli Zero Tolerance (ZT) Rest.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tenho um no meu olímpico e recomendo.
Já usei esses rests de colar no riser mas não me acostumei; Spigarelli Spiga Rest 2 Arrow Rest, Shibuya Ultima Recurve Rest, Hoyt Hunter Rest.
O Spigarelli ZT não segura, não desvia e nem bate cabeça com as vanes.

Para arco composto, eu uso dois, o Trophy Taker e o AAE Lil' Freakshow Rest; são excelentes.

Rest AAE
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Rest Trophy
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O AAE tem um inconveniente, precisa regular bem o protetor da flecha para que as vanes não batam nele; eu fiz uma modificação nessa proteção e agora fica mais fácil regular.
Depois que se acostuma, a flecha não cai do V, mesmo se houver movimento involuntário do riser.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 4:51 pm

TRC, no recurvo olímpico eu tenho o Spigarelli ZT, mas trocaria pelo ArcSystème CL10 se fossem o mesmo preço. Mas, para o meu nível, o Spigarelli está de bom tamanho.

Já no composto, eu uso este
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ou este
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A diferença é que o ProTuner, para regular, é facílimo enquanto que o ArcSystème é mais complexo.

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: rest   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 5:25 pm

Esse ProTuner deve ser muito bom.
O Arc Systéme é meio complicado. srrss
É cheio de peças, não?
O outro. o CL10 é esse?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 6:05 pm

O ProTuner era o rest oficial do Jesse Broadwater antes dele ser comprado pela Trophy. Dele, o Jesse.
O rest para composto da ArcSysteme é tão complicado que parece projeto de alemão.
Já o CL10 é fera. Esse da imagem...

Sds
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: rest   Indoor x Outdoor Icon_minitimeDom Out 12, 2014 6:38 pm

Esse tipo de rest é excelente, assemelha-se ao Spigarelli.
Possui um magneto que faz o apoio voltar para a posição inicial.
Além disso, o arame tem uma inclinação para dentro, impede a flecha de escorregar para fora e a mantém apoiada no plunger.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Indoor x Outdoor Empty
MensagemAssunto: Re: Indoor x Outdoor   Indoor x Outdoor Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Indoor x Outdoor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Camp. FITA 2013 - INDOOR - OUTDOOR - Fotos e resultados
» Projeto de locais para prática de tiro com arco (indoor e outdoor)
» Artigo: Impacto da desidratação na geração de força de atletas de arco e flecha durante competição Indoor e Outdoor
» 1º Outdoor Clube de Caça e Pesca Pelotas - RS
» Arqueiro no Pará?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: