ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Besta caseira c/ lâmina 150lbs

Ir para baixo 
+3
Alexandre_Ramos
fabiomic
RafaelHSS
7 participantes
AutorMensagem
RafaelHSS

RafaelHSS


Mensagens : 41
Data de inscrição : 18/02/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 10:32 am

Bom galera, tô fazendo uma besta caseira com uma lâmina de fiberglass 150lbs xingling. Segue algumas fotos da construção.

Sistema de gatilho com trava de segurança automática. O ideal seria ser feito todo em alumínio, mas o sanduíche de duas chapinhas de ferro 2mm e madeira me pareceu robusta o suficiente, pois o esforço todo está concentrado nas chapas e não na madeira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Coronha feita em madeira pinus. São duas tábuas coladas juntas e já com o gatilho instalado. Ainda falta muita lixa!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Continuando o processo com a lixa, deixando o grip mais ergonômico. Até que ficou bem confortável.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Uma foto da coronha com a lâmina ao lado pra ter uma noção melhor do tamanho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ainda tá faltando muita coisa. O trilho da flecha já foi escavado na própria coronha e terá duas chapinhas de alumínio em cima pra diminuir o atrito. O estribo já tá quase pronto. Falta lixar muito e decidir qual será o acabamento... se passo verniz, pinto de preto fosco ou arrisco alguma pintura camo. Tô meio sem tempo agora por causa do reinício das aulas na facul, mas assim que for avançando posto novas fotos.

Agora algumas dúvidas.  scratch 

 Arrow Ainda não tenho a corda pra colocar na lâmina. Acho que vou comprar uma e pretendo fazer outras, fio encerado dá conta do recado? Quantas voltas seira necessário pra aguentar as 150lbs?

 Arrow Pretendo deixar essa besta com no máximo 120lbs por motivo de atirar só a curtas distâncias e preservação das setas/alvo. Qual seria o power stroke pra conseguir 120lbs com essa lâmina? Qual o brace height dela com a corda já instalada?

 Arrow Como a madeira da coronha não é das mais duras, pretendo fazer um reforço com uma chapa de ferro de 2mm onde a lâmina será fixada na coronha, usando um parafuso para mantê-la no lugar. Tô aceitando sugestões a respeito disso. Pra falar a verdade, aceito sugestões a respeito de tudo! rsrs  Razz 

É isso aí galera, desde já agradeço. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 11:18 am

Ficou bom o sistema do gatilho hein...

O fio encerado dá certo sim, pode usar tbm linha multifilamento, uma corda de 4 a 5 mm já vai ser o suficiente, vai dando as voltas até chegar nisso...

Quanto a potência não tem como responder, vc terá que montar e ir testando até chegar no que quer...

E para prender a lâmina dá pra fazer um suporte em aluminio, tipo esse que o cara fez, ficou meio bruto, mas a idéia seria a mesma...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 11:23 am

Está ficando um trabalho muito bonito, mas acredito que poderia ter usado uma madeira melhor, pinus infelizmente é muito fraca...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 11:59 am

show cara, eu no teu lugar botava o trilho com 14 mesmo e pintava só com verniz deixava a cor da madeira natural. Show de bola cara continue que vai ficar linda.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelHSS

RafaelHSS


Mensagens : 41
Data de inscrição : 18/02/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 3:55 pm

Dei uma pesquisada aqui e descobri que o power stroke das lâminas de 150lbs é de 11". Acho que vou colocar com 10.5" ou 11" mesmo.

Fabio, tava planejando fazer o suporte da lâmina igual essa segunda foto que vc postou. Acho que vai dar certo. Valeu pelas informações.

Quanto a madeira ser fraca, ela era a única que eu tinha sobrando aqui no quintal, então resolvi usar ela mesmo. A vantagem é que a coronha fica bem leve, e a madeira pinus costuma ter uns veios bem bonitos, se ficar bem lisinha e envernizada fica bem bonita.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 6:29 pm

RafaelHSS escreveu:

Quanto a madeira ser fraca, ela era a única que eu tinha sobrando aqui no quintal, então resolvi usar ela mesmo. A vantagem é que a coronha fica bem leve, e a madeira pinus costuma ter uns veios bem bonitos, se ficar bem lisinha e envernizada fica bem bonita.

Humm... Tá ficando lindo cara... de verdade... Mas acho que o que o Alexandre quis dizer, é que o problema de ser pinus, é que se vc joga 150 libras de pressão em cima dela, vc corre o risco da madeira + lâmina + flecha explodirem tudo na sua cara, pois por ser madeira fraca e leve, ela não tem consistencia e resiliência pra aguentar tanta pressão...  pale 
Por isso que raramente vc vê uma mesa de pinus por aí... rsrs...

Mesmo dentre as madeiras de pinheiro, existe várias espécies... se for a de pinheiro araucária, acho que é de boa, pois ela é bem mais forte que as outras... mas no geral, tá meio arriscado seu projeto. Tomara que dê certo! estou torcendo... e se der, vai ficar muito show! lol! 

Parabéns!
Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
manoel pedro farinha

manoel pedro farinha


Mensagens : 440
Data de inscrição : 18/03/2011
Idade : 62
Localização : juara/MT

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 9:10 pm

ola amigo rafael...parabens pela iniciativa ok...mas o amigo elisonj...tem razao....essa
madeira pinus....ela e muito parecida com a nossa caxeta o amapa [tem cheiro forte]
.....para um arco desse 150lbs....pode haver esmagamento da madeira
eu pegaria esse bloco de pinus antes de dar o formato...cortaria em 3 ou 4 partes
colaria madeiras de 5 a 6mm e faria um bloco com essa madeira mais dura que o pinus,
ela serviria de reforço, e tambem a estetica ficaria show.....bom e so um palpite...srsrsrsr
de balestra sou cru, nesse assunto........eu costumo fazer assim com os rizer dos arcos
porque no começo ja tive decepçao.....rsrsrsr.
um abraço...e continua nao para nao....to acompanhando vc...rsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelHSS

RafaelHSS


Mensagens : 41
Data de inscrição : 18/02/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 10:07 pm

Obrigado pelas dicas e pela preocupação, pessoal. Estou ciente do perigo, vou fazer o mais reforçado possível e testar em condições seguras antes de tudo.

Pretendo fazer algo desse tipo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usarei uma chapa de 2mm, e provavelmente usarei um parafuso na frente da chapa para pressionar a lâmina e evitar que ela saia do lugar. Talvez tenha que soldar uma porca na chapa para passar o parafuso, ainda não sei.

Quanto ao bloco do gatilho, que é a outra parte que está sujeita as maiores forças, pretendo atravessar alguns parafusos bem grossos. Fiz uns testes com alguns pesos e umas cordinhas aqui, do jeito que está já tá bem firme. Creio que com os parafusos atravessados já será mais que o suficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 10:58 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Besta caseira c/ lâmina 150lbs Empty
MensagemAssunto: Re: Besta caseira c/ lâmina 150lbs   Besta caseira c/ lâmina 150lbs Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Besta caseira c/ lâmina 150lbs
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA
» besta recurva caseira
» arco artesanal
» Besta Caseira.
» balestra caseira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: