ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duvida tamanho das setas.

Ir para baixo 
+2
JUNIORCASJ
Dt.
6 participantes
AutorMensagem
Dt.

Dt.


Mensagens : 114
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : Roça - MS

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 03, 2014 2:30 pm

BOa tarde pessoal, será que tem algum problema usar setas de 10'' na X force 350? Lembrando que essa seta tem o mesmo peso que uma normal que veio junto com a balestra mas tem a metade do tamanho...

Valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 03, 2014 2:56 pm

esqueça isso man,não é só o peso e sim o tamanho dela no trilho,o tamanho minimo dela é 20" fora isso é por conta e risco
Ir para o topo Ir para baixo
Dt.

Dt.


Mensagens : 114
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : Roça - MS

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 4:36 pm

Valeu Junior, estava com idéia de fazer umas setas "descartáveis" e ia fazer elas bem menores mas vou fazer no mesmo tamanho da original mesmo...Valeu pela dica
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 6:39 pm

qual o material que vc vai usa? para balestra e principalmente as composta eu não aconselho vc a fazer setas,a menos que vc tenha bastante conhecimento na confecção,flechas pode parecer simples mais são bastante complexas.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 6:59 pm

Geralmente é nas recurvas que a tolerância da flecha é sempre mais rigorosa, pois nas compostas não é toda força do arco e da corda que é solta na flecha devido ao alivio no fim da puxada, mais sim uma parte(geralmente a metade da força total) e quando toda força é liberada essa flecha já está em movimento, então estas flechas não sofreriam tanta "pancada" como numa recurva, que, nesse caso, sofrem toda pressão da corda e do arco. Em todo caso é bom pesquisar MUITO antes de fazer flechas para arcos ou bestas.
Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 7:42 pm

parceiro não tem muito essa coisa de meio e fim,as composta a energia cinética é muito maior,a não ser que ele tenha uma excalibur,mais ele tem um xforce 350,e  um erro de calculo ele estoura as laminas e as cordas na melhor das hipóteses,na pior HOSPITAL.


Última edição por JUNIORCASJ em Seg Mar 17, 2014 8:42 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 8:17 pm

JUNIORCASJ escreveu:
parceiro não tem muito essa coisa de meio e fim,as composta a força sinética é muito maior,a não ser que ele tenha uma excalibur,mais ele tem um xforce 350,e  um erro de calculo ele estoura as laminas e as cordas na melhor das hipóteses,na pior HOSPITAL.  

Muito pelo contrário amigo, o que influencia é justamente essa de "meio e fim", ou melhor dizendo, numa composta apenas parte da força é aplicada na flecha no momento do disparo, e quando se atinge a força de pico, a flecha já está em movimento e não sofre tanta pressão como numa recurva. Ah, quando digo recurva, me refiro justamente às Exalibur, pois recurvas em grande maioria possuem mais de 180lb, força mais do que suficiente para estourar uma flecha de madeira(que não seja adequada) ou outro material mais frágil do que o requisitado. Veja que estou me referindo apenas à parte física de uma balestra, não estou defendendo a hipótese de que não é perigoso, pois é sim.
Não é atoa que eu disse: Em todo caso é bom pesquisar MUITO antes de fazer flechas para arcos ou bestas.
Eu mesmo não arriscaria fazer flechas nem para uma composta de 120lb, a não ser em uma situação extrema.
Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 8:41 pm

CARA QUANDO EU FALEI NÃO TEM ESSA DE MEIO E FIM JÁ FOI PRA NÃO ENTRA NESSA DISCUSSÃO TÉCNICA,PQ É MAIS COMPLEXO DO QUE ISSO.

só te faço uma pergunta,pq nem uma recurva do mundo é mais rápida que uma composta?não to pergunta em libras e sim velocidade mesmo.
devido a uma serie de fatores, cabos,cams etc,ele consegui emprega mais forças nas laminas,entre ela energia cinética,quando eu falei que não tem essa de meio e fim é pq a força é tão grande que nada faz diferencia no momento do disparo,sendo assim essa coisa de flechas artesanal em composta é um desastre

Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 8:59 pm

JUNIORCASJ escreveu:
CARA QUANDO EU FALEI NÃO TEM ESSA DE MEIO E FIM JÁ FOI PRA NÃO ENTRA NESSA DISCUSSÃO TÉCNICA,PQ É MAIS COMPLEXO DO QUE ISSO.

só te faço uma pergunta,pq nem uma recurva do mundo é mais rápida que uma composta?não to pergunta em libras e sim velocidade mesmo.
devido a uma serie de fatores, cabos,cams etc,ele consegui emprega mais forças nas laminas,entre ela energia cinética,quando eu falei que não tem essa de meio e fim é pq a força é tão grande que nada faz diferencia no momento do disparo,sendo assim essa coisa de flechas artesanal em composta é um desastre


Não estou aqui pra discutir e nem para gerar confusão, até por que já deixei bem claro minha intensão, que foi de informar.
Mas já que insiste em dizer que estou errado, deixo aqui palavras do Lincoln sobre o mesmo assunto, interprete como quiser, parei por aqui.
Lincoln escreveu:

Arcos compostos são mais gentis com as flechas que arcos recurvos. É mais fácil quebrar numa besta recurva. As compostas tem let-off. Digamos que uma composta de 100# tenha let-off de 50%. Quando você apertar o gatilho a flecha receberá uma pancada de 50# devido o let-off, e quando a força chegar ao máximo de 100# a flecha já estará em movimento o que reduz o trauma. Numa besta recurva de 100#, a pancada quando você aperta o gatilho é de 100# com a flecha parada.

Tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 9:41 pm

TCBR00 eu não estou aqui dizendo que esta certo ou errado,eu só estou dizendo que essa coisa de let-off só serve mesmo para arma ela,pq na hora que puxa o  gatilho e historia é outra,belo deu um ex mais ou menos que pode acontecer com o nosso amigo se for fazer flechas para composta

BELLO BSB escreveu:


Obrigado Pauliano ..Mas como disse o Dingão quem tem um arco ou uma balestra precisa no mínimo ter um  Bow Press para a manutenção básica, o que eu tenho observado é que uma grande parcela de pessoas querem gastar pouco e ter bons resultados , no MEUPONTO DE VISTA, na arquearia não tem meio termo, para bons resultados é preciso equipamentos de ponta e conhecimento técnico, o que eu tenho presenciado ao longo de muitos anos é que... O BARATO SAI CARO, vale muito mais a pena esperar, juntar uma boa grana e comprar algo de boa qualidade do que gastar com produtos meio termo...Sem falar em ficar inventando muita moda, pois os arcos e balestras de hoje são de alta potencia, e podem gerar ACIDENTES GRAVES, já vi gente fazer flecha de madeira que estourou na saída causando um baita trauma na mão, ou seja, fudeu a mão por causa de 35 reais ( o custo de uma flecha de boa qualidade ), outro quase matou o filho, quando fez uma flecha com cano de antena para uma balestra  de 360 FPS, pedaços da lamina foram parar a mais de 30 metros e a rodana direita acertou a canela da criança causando um rombo para muitos pontos, se isso pega no rosto ou na cabeça????? Teria matado o filho para economizar  míseros 35 reais de uma flecha???...O BARATO SAI CARO....O mal do sabido é achar que existe besta........Um produto já sai mais em conta por fatores técnicos e não adianta querer se enganar...Comecei a fazer meus arcos ainda criança, e a curiosidade pelas flechas se transformou em paixão, hoje aos 44 anos acho que aprendi um pouquinho sobre o assunto, já tive mais de 40 balestras diferentes de todas as marcas, arcos eu perdi a conta, hoje eu estou meio devagar, só tenho 6 peças, escolhidas a dedo e entre ela,s duas peças únicas totalmente customizadas,  e mais 4 arcos....tenho notado também que muitos aqui no fórum querem ajudar e falam muita coisa errada, é preciso ter cuidado com que se ensina para evitar acidentes, vai ai a dica, não gosto muito de dar PALPITE NO FORUM pois na maioria das vezes sou mal interpretado, mas quero deixar bem claro que meu intuito é somente ajudar....Grande abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Dt.

Dt.


Mensagens : 114
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : Roça - MS

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 2:16 pm

Eu vou fazer as flechas de metal, fiz uma de madeira esses dias, cuidei para que o peso fosse maior do que as flechas que uso pra não ocorrer dry fire, o disparo foi ok, mas a flecha quebrou quando bateu no alvo....kkkkk

Mas o TCBR00 está correto, uma balestra composta faz a flecha sair da inércia mais suavemente e vai aplicando a força dela de forma progressiva, já numa recurva a pancada é a mesma do momento da inércia até a saida.

Depois posto o resultado aqui mas estou pensando em fazer alguma espécie de guia pra colocar na balestra e permitir que ela dispare setas menores sem ter perigo de encavalar tudo mas queria saber se alguém já fez esse tipo de coisa....
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 2:48 pm

Boa tarde, Dt.
Olha, não sei se flechas menores do que as recomendadas(mesmo se o peso for igual ou maior) causariam problema, na MINHA OPINIÃO não causam problemas, pois tem "bestas" aí que atiram esferas(provavelmente mais pesadas do que as flechas) e não quebram. Mas eu não recomendaria fazer flechas menores, só faria mesmo se adquirisse o conhecimento necessário sobre esse assunto e confirmasse que não causaria danos, e ainda assim em situações de verdadeira necessidade.
Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 3:04 pm

A economia é a base da porcaria!

 scratch 

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 3:06 pm

Fly escreveu:
A economia é a base da porcaria!

 scratch 

abcs

Fly

EXATO! gasta uma nota com a crossbow e agora quer economizar com gambiarras.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 3:29 pm

Fly escreveu:
A economia é a base da porcaria!

 scratch 

abcs

Fly
(2)
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 3:38 pm

se tamanha de flecha não importa-se,os fabricante não diriam o tamanho  e sim o  peso,por tanto tamanho importa muito,só ressaltando o que fabio falou,o cara gasta caro em uma crossbow,não só o preço mais o tempo de espera,tbm tem nosso querido correio que tudo pode acontecer, e bota tudo a perde por uma flecha, não vale a pena,com calma e paciência,aos poucos vc vai sempre que pode comprando flechas,compra uma duzia,depois compra 6 e por ai vai,quando vc menos espera ja vai ter uma porrada de flechas,COMO OS MAIS EXPERIENTES FALAM,CABIARRA NA ARQUEARIA SÓ DA MAL
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 5:32 pm

GAMBIARRA dá errado sim, e muito. Mas pesquisar e fazer algo BEM FEITO e PRECISO não, e é isso que quero dizer. Já deixei CLARO no início que NÃO recomendo fazer as flechas, mas cada um por sua conta e risco, é ou não é? Se o colega quiser fazer, deixe que faça, só posso indicar a ele, neste caso, que pesquise muito sobre esse assunto antes de fazer besteira.
Mas tá bom, vou parar por aqui nesse tópico afinal sou totalmente leigo no assunto, evitarei mais conselhos ou informações do tipo que pelo jeito já está gerando polêmica(ou já gerou, que seja), o que não é o intuito do tópico e nem o meu.
Caso o autor do tópico tenha alguma dúvida, me diga por PM que terei o prazer em responder.
 Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Mdsrox




Mensagens : 77
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Paraná

Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Peso e Tamanho das Flechas - Setas   Duvida tamanho das setas. Icon_minitimeQui maio 22, 2014 2:47 pm

Aproveitando essa discussão gostaria de tirar algumas dúvidas:  Para uma besta composta com especificação de flechas de 20" e 400 grain,  sempre achei que poderia utilizar flechas mais pesadas? Mas isso é verdade ou não?
    E em relação as pontas, não entendo direito se a especificação da flecha é de 400 grain com ou sem a ponta? Por exemplo essas especificações de flecha :
Material: pure carbon
Lenth: 20 inch
Weight: 29 g
OD: 8.8mm
Aluminum insert
100gr target point
#8-32 standard thread
Vejam se está certo, transformando as 29g vai dar 447,53 grains + as pontas  de 100 gr vai para 547,53 grains.
E se eu colocar nessa flecha Nocks luminosos e pontas de caça de 175grains? Sempre vai somando e   onde encontro o limite de peso da flecha que as bestas aguentam?

        Outra coisa, em relação ao tamanho, se eu tiver uma seta com o peso de 547,53 grains (Nock + Seta + ponta), mas ela tiver 18" ao invés dos 20", uma diferença tão pequena vai dar algum problema? Se sim agradeceria se explicasse o motivo, o que pode acontecer de errado, pois com uma diferença tão pequena não vai prender nos trilhos e sei que dependendo da ponta de caça ela fica pra fora do trilho também...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida tamanho das setas. Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida tamanho das setas.   Duvida tamanho das setas. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida tamanho das setas.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre tamanho das setas
» Dúvida quanto ao tamanho das setas
» Jandao Tomahawk 400 FPS
» Tamanho de flechas para balestras Microshock.
» Dúvida sobre Setas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: