ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 all wood american flat bow

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 8:33 pm

minha primeira tentativa frustada de fazer um american flat bow com 67" usando uma tábua de cedrinho.

no tillering escutei um crack...... ai fui forçar e ferrou..... tentei mudar o layout pra salvar meu arduo trabalho de 2 dias (como não tenho luz na minha casa da roça fiz tudo com uma plaina manual, um serrote, uma grosa e uma lima) e acabei de ferrar com tudo..... fiquei muito triste..... muito..... tava ficando lindo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 8:50 pm

Poxa tava ficando esteticamente muito bom, ce leva jeito, continua tentando que uma hora vai rsrsrsrsrs

estranho que quebrou no punho, deixa ele mais grosso (na direção antero-posterior) da próxima vez. Outra coisa, vai afinando as lÂminas em direção às pontas.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 9:52 pm

po obrigado cara.... Smile

cara.. tava com 1 1/4 no punho.... e acho que forcei demais no inicio do tiller quando os limbs tavam com um pouco mais do que 3/4 .... segui as recomendaçòes de um livro ae.... fiz 7/8 proximo ao punho e indo em direcao aos nocks coloquei 3/4 ... no final tava com 3/4 proximo ao punho e 1/2 nos nocks.... tava ficando bonito... mas deu aquele crack maldito.... na proxima vou mandar logo 5/8 proximo ao punho e indo 1/2 pros nocks.... acho tb que exagerei na parte mais larga do limb.... deixei com 3" .... ficou bonito mas ficou com muita massa e muita pressão naquela região....
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 10:54 pm

Com o tempo ce chega lá, um dia vou criar coragem e tentar um também rsrsrs
os veios da madeira estavam retos e paralelos??
cê tá virando o mestre do faça você mesmo kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeSeg Mar 17, 2014 11:02 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... to mesmo.... hahahhahaha... aquele banquinho tosco da primeira foto fui eu que fiz tb.... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno Garcia escreveu:
os veios da madeira estavam retos e paralelos??

cara..... era tábua...... me parecia que sim.... mas pelo visto nao devia estar......

to pensando em arrumar um tronco de eucalipto ou de araucaria ou de pinheiro que lá tem muito e tentar fazer.... o saco é que tem que deixar secando por pelo menos 6 meses..... ai a ansiedade vai me matar! hahah
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 10:05 am

Caracas w3rm, que pena cara... tava ficando bacana...
Mas não é por menos... tipo... cedrilho/eucalipto/pinheiro, serio?? Faz mais isso não...

A Araucaria se vc conseguir, manda ver que vai dar bom...
Eucalipto é arriscado... mas as outras vai ser jogar tempo fora.

A parte mais larga tava em excesso mesmo. O próximo deixa na faixa de 1 3/4" na parte larga e 7/8" no punho...

Pra finalizar, se vc conseguir, reveste ele com couro ( couro de cobra fica top )... qualquer couro serve.

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 10:17 am

elisonj escreveu:
Mas não é por menos...  tipo...  cedrilho/eucalipto/pinheiro, serio??  Faz mais isso não...
(....)
Eucalipto é arriscado...  mas as outras vai ser jogar tempo fora.

po o livro que tenho que é a biblia dos arcos tradicionais (tradicional bowyers volume 1, 2, 3 e 4) diz que dá pra fazer com qq madeira.... eucalipto eles sugerem 2 1/4 na pate mais larga....

o paul comstock escreveu um livro (the bent stick) aonde ele utiliza várias madeiras que diziam não ser boas pra arco.... quebrando os paradigmas.... tudo white wood...

o tim baker diz que pra usar madeira menos nobre é só alargar a haste!

e tb nesses livros eles colocam a maior pilha pra usar as madeiras que existem perto da sua região... e na minha região o que tem é isso! não vou importar yew e nem osage orange.... hehheheheheh

eu fiz um de maçaramduba aonde em outro post vc dizia ser impossivel e que iria quebrar....  po o arco ficou muito leve tipo 18 libras no maximo pois o limb ficou proxima a esses dimensoes que vc disse ai.... e a espessura ficou com menos de 1/2.... e não quebrou.... ficou feio pra caray.... mas tá lá funcionando meio tosco.... hehehehe

vou tentar fazer outro de maçaramduba um pouco mais forte. vou tentar fazer um de ipe tb. e vou tentar mais uma vez no cedrinho pois to com umas tabuas dele sobrando em casa. vou fazer o riser e os tips de maçaranduba de ele não quebrar de novo.

e não vou colocar nada de fibra! quero fazer tudo só de madeira!

quanto ao que vc falou da espessura eu segui o argumento do tim baker e por isso apostei no 3" que daria certo talvez.... mas o que creio que aconteceu ou foi o que o bruno disse que o veio nao estava paralelo ou entao a madeira estava muito seca tb..... eu nao tenho medidor de humidade de madeira... mas em bre comprarei,... eles indicam entre 8 e 15... se estiver abaixo a probabilidade de quebrar aumenta significamente! fora o fato de eu ter dado mole no tillering...... forcei muito nos passos iniciais quando a madeira estava muito rigida....

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 10:45 am

W3rm, acho que vc tá confundindo maçaranduba com alguma outra madeira...

A única coisa que já falei dela foi no post do leonardoac e foi o seguinte:

elisonj escreveu:
Dae Leonardo, blz??

Vamos lá.  Nunca trabalhei com Maçaranduba, mas pelo que ví no ipt, é uma madeira pesada e bem difícil de aplainar e de cortar.  
Acredito que serve pra arco sim, pois é bem dura, e a taxa de elasticidade é bem elevada.
Mas a peça de madeira que vc vai precisar, não vai poder ter nenhum nó, e os veios da madeira devem ser em paralelo.  Se vc arrumar algum com os veios na diagonal, vc vai ter que laminar. Ou com fibra de vidro, ou com bambú.

Se os veios for no sentido de crescimento da madeira, aí vc pode conseguir sem a laminação.

O livro do Paul Comstock não está errado quando fala que dá pra fazer com qualquer madeira.
Só que o risco do arco explodir é bem maior com uma madeira não nobre (ou ficar mais fraco)... rsrs...  simples assim. Eu mesmo já fiz uns arcos com eucaliptos... da pra brincar bastante...
Se vc quer arriscar outras madeiras, e tem tempo pra isso, eu vou é te dar apoio, pois é interessante saber como as madeiras brasileiras se comportam e quais medidas são as melhores pra se trabalhar com elas, etc, etc...

É um estudo que a gente tem em falta aqui, e se é essa sua intenção, acho que é muito válida...  Smile 

Mas eu prefiro não ficar indicando essas madeiras (ainda mais pra quem tá iniciando), pra depois ver a cara de bunda na hora que o arco faz creck... hehehe.... Isso geralmente desanima a pessoa, e todo mundo sabe como a arqueria precisa de pessoas animadas...  Wink

Vai fundo!  Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 11:23 am

Quando eu vi o riscado na tábua já sabia que ia quebrar. Madeira serrada geralmente precisa de um backing.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 11:27 am

Lincoln escreveu:
Quando eu vi o riscado na tábua já sabia que ia quebrar.

qual dos riscados vc se refere?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitimeTer Mar 18, 2014 12:10 pm

Vou dar uma de bicão e tentar responder.... rsrsrs...  qualquer coisa me corrige depois Lincoln.

w3rm escreveu:
qual dos riscados vc se refere?

Acho que ele quis dizer os próprios riscos que vc desenhou na tábua...

Lincoln escreveu:
Madeira serrada geralmente precisa de um backing.

Não é bem uma regra, mas realmente...  quando a madeira não é rachada a partir da tora pra obter as taliscas, e sim serrada, geralmente é preciso do backing, pois as fibras ficam incompletas/cortadas... Assim a chance de quebra aumenta.

Por isso comentei de usar couro, não é o melhor dos revestimentos mas já ajudaria a manter tudo no lugar nesses casos. Poderia ser sinew tbm, mas aí vai do gosto de cada um... rsrs... eu particularmente não gosto.
Ou alguma outra madeira / FV / etc... essas coisas que vc não quer usar...  Embarassed 

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





all wood american flat bow Empty
MensagemAssunto: Re: all wood american flat bow   all wood american flat bow Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
all wood american flat bow
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Construçao do meu primeiro flat bow
» Flat Vs Moon nock
» flat bow? kkk projeto novo... esse vai pra frente
» The Wood Database
» Construindo um Compound Bow

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: