ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito

Ir para baixo 
+5
ENIO MONTARDO
TRC
Mamute-sc
Brutus
edsonnad
9 participantes
AutorMensagem
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 9:44 am

Movimento pesque e reponha
Nasce em Ourinhos SP um novo conceito em termos de pesca esportiva. O pesque e reponha. Se você gosta de comer os peixes que você captura, você deve estar atento a este movimento
Em síntese, o pescador vai adquirir um lacre para colocar no peixe que ele deseja levar para comer. Para conseguir este lacre na nossa ONG, ele ira adquirir cerca de 50 alevinos deste mesmo peixe e, ato continuo, soltar estes peixes nos rios Paranapanema, pardo ou turvo.
O pescador interessado vai inicialmente, fazer uma doação de quantos peixes ele desejar. Ele mesmo ira soltar os peixes no rio, preferencialmente acompanhado de seus familiares e amigos, especialmente crianças.
Como estamos em fase de formatação e discussão do projeto, todas as participações serão bem vindas. Sugestões, criticas, elogios e especialmente doações. Queremos que você venha pescar e conhecer os nossos maravilhosos rios.
Ontem, 9/5/14, iniciamos um pré-lançamento do projeto onde foram doados 500 pacus pelos participante de uma peixada (grupo de amigos). Todas as ações serão publicadas nas redes sociais, youtube e divulgadas pela mídia, para que ele tenha total transparência.
Entre em contato pelo email [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para passarmos maiores detalhes e para acompanhar os andamentos.
Ainda dá tempo de recuperar nossos rios. Porque temos que ir pescar na Argentina?
Saudacoes aquáticas
Prof. Ms. Edson Luiz de Lima
Ourinhos SP – O lugar onde tem os rios mais bonitos do mundo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 1:06 pm

Parabéns meu colega de profissão, Professor Ms. Edson Luiz de Lima, pela brilhante iniciativa:  cheers Nessa situação pontual, estamos devolvendo a natureza um pouco do muito que ela já nos deu, sem contar os prazeres das pescarias.

Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 8:06 pm

Obrigado Brutus

Creio que ja passou da hora de tomarmos uma atitude para tentar melhorar o nosso meio ambiente. So pra voce ter uma ideia, pelo valor de uma diaria de pousada na Argentina, podemos soltar mais de 1500 pacus, por exemplo, no nossos rios.
EStamos mobilizando um grande numero de simpatizantes ao movimento, que por ser relativamente simples e transparente, promete dar resultados concretos.
Penso que temos que ter atitudes ativas com relacao a estes e outros temas. Hoje, infelizmente, esperamos passivamente que os governos facam por nos, e os caras la em cima estao preocupados com coisas particulares. Entao temos mesmo eh que agir

obrigado pela forca!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 9:28 pm

Conte com o meu apoio e participação. Vou incentivar a ideia aqui na nossa região. Em vez de fornecer carteirinhas para pescar em barranco dos rios e embarcado, O IBAMA, poderia exigir esse tipo de ação entre os pescadores.

Abraços Fraternos.

Brutus.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeDom maio 11, 2014 7:43 am

muito legal a iniciativa, estão de parabéns todos os envolvidos, show de bola

como funciona essa ação? quem cria os alevinos e como é feita a distribuição (o pescador vai até o local da cria buscar, por exemplo)? como é feita a divulgação?
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeDom maio 11, 2014 7:59 am

Ola Mamute. Os alevinos serao fornecidos inicialmente pelos criadores credenciados na vizinhanca. temos varios.
Funcionara assim; A ideia inicial, a ser estudada, debatida e aperfeiçoada, seria que, todo pescador, antes de ir para a sua pescaria nos nossos rios, passasse pela ONG e adquirisse ao menos 50 exemplares de alevinos do peixe que ele pretende capturar e levar para casa ou consumir no rancho. Ato continuo, este pescador iria soltar os alevinos no rio e receber da ONG um lacre que ele iria poder colocar no seu peixe e transporta-lo sem problemas. Este modelo funciona na Argentina com o pintado. O pescador adquire o lacre com o próprio piloteiro. É proibido embarcar ou transportar um pintado sem lacre, sob o risco de severas punições aos infratores.
A iniciativa eh de um grupo de amigos aqui de Ourinhos e ja temos listado muitos simpatizantes e colaboradores. Pretendemos fazer uma primeira soltura de 50.000 alevinos ja no mes que vem com doacoes dos simpatizantes.
Eu ja conversei pessoalmente com o porcurador da republica e ele me garantiu que tem verbas para este tipo de acao, soh nao tem projeto. Agora tera hehehe
A ideia eh relativamente simples e transparente, uma vez que iremos registrar e publicar na net todas as acoes de captacao de recursos e soltura de peixe e o proprio pescador vair repor os seus peixes
Eh um novo conceiro, ja que o pesque e solte infelizmente nao eh uma realidade. Eu fiz uma conta rapida na minha cidade e regiao e notei que so 1% dos pescadores efetivamente praticam o pesque e solte.
Se voce quiser participar, nem que seja com uma quantia minima (por exemplo, 50 pacus custam R$20,00; milheiro R$400,00) seja um grande apoio ao movimento.
So para efeito de comparacao, uma diaria em uma pousada na argentina fica por R$600,00 (fora os outros custos). Com essa quantia da pra colocar 1500 pacus no rio!!! Contamos com voce!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: pesca   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeDom maio 11, 2014 9:49 pm

Edsonnad.
Meus parabéns!
Como você pede sugestões, eu não aguentei aqui e dou a minha.
O trabalho de vocês é excelente, não merece críticas.
Entretanto, por experiência que tenho aqui no Rio Paranaíba, divisa de MG-GO, aqui não haveria necessidade de reposição de alevinos.
No estado de SP, a CESP executa esse trabalho, ou, executava, nos rios Paraná e Tietê.
Aqui, a CEMIG executa esse trabalho, no Rio Paranaíba.
Qual seria o trabalho de uma ONG ... aqui na região?
Retirar os milhares de metros de redes e de espinheis que barram o movimento da "peixaiada".
Também, impedir que a pesca embarcada se efetue na época de defeso.
Ninguém respeita coisa alguma.
Quantas vezes enrosquei a âncora do barco em espinheis.
Quantas vezes enrosquei a hélice do motor em redes.
O meu prazer é cortar redes e cordas de espinheis, quando enrosco nelas.
Ir para o topo Ir para baixo
edsonnad




Mensagens : 138
Data de inscrição : 23/07/2012
Idade : 63
Localização : Ourinhos SP

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeDom maio 11, 2014 10:24 pm

TRC
obrigado pelo retorno
Aqui tambem a CESP (agora a Duke Energy) realiza este trabalho, no entanto os peixes estao se acabando. Por qual razao? pelo pesca excessiva, seja ela por rede, espinhel e, acredito, em maior volume, pelos proprios pescadores de linha e subaquatico (eu inclusive)
Um dos resultados que espero deste movimento eh implantar um processo de conscientizacao antes de mais nada. Estamos tirando mais peixes do que o rio pode suportar, falando empiricamente.
Como se trata de um projeto-piloto em um trecho fechado, penso que teremos condicoes de avaliar se este suposto processo de sobrepesca se confirma. Eu pratico pesca subaquatica ha vinte anos aqui na minha cidade e ha alguns anos atras, escolhia qual peixe eu queria levar pra casa. Via muitos cardumes de varias especies. Chego agora a fazer 10 mergulhos me lugares profundos e nao vejo mais nada.
Podemos estar ate equivocados quanto ao processo que estamos sugerindo, mas temos que errar pra aprender, se for o caso.
Um dos problemas que vejo eh que os pescadores nao participam ativamente deste processo que a CESP/Duke realiza no estado de SP. Nesta proposta ha uma esperanca de sairmos da passividade e agirmos como fiscais e principalmente nos policiarmos para nao tirarmos do rio peixes juvenis ou peixes em excesso, e o mais importante, repor na medida que tiramos.
Caso exista uma proposta mais eficiente, nao exitaremos em segui-la ou pelo menos coloca-la em discussao. Em outras palavras, buscar solucoes.
Vejo o exemplo da caça; varias especies de passaros estao voltando à nossa regiao porque ninguem mais esta caçando. Qualquer sitiante hoje tem celular e se ver alguem caçando ele liga pra policia e denuncia. Em consequencia estamos vendo a volta de perdizes, tucanos,jacus, etc que nao via ha muitos anos.
O pior que pode acontecer eh ficarmos do mesmo jeito que estamos, concorda?
Estamos comecando este movimento com total apoio dos juizes e promotores da regiao e estudando a legislacao para proibir a pesca profissional na area. Caso de certo o processo do lacre. sera relativamente facil pra policia ambiental fiscalizar. Basta fazer barreiras nas estradas que saem do rio. Meia duzia de "bois de piranha"que forem pegos com peixes sem lacre ja dara uma grande credibilidade ao movimento, por exemplo.
Temos que amadurecer todas as ideias
saudacoes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nadbem.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 8:20 am

chei a idéia sensacional, principalmente no quesito psicológico; o pescador vai se sentir responsável pelos peixes que colocou no rio (pelo menos as pessoas normais) e é questão de tempo para impedirem que se deprede o mesmo como relatado pelo TRC, nos EUA o maior fiscal contra o caçador ilegal é o caçador legalizado

Mas discordo na questão dos pássaros, na minha opinião estão voltando aos bandos porque as usinas pararam de queimar cana (a maioria pelo menos), e estamos vendo uma explosão de vida selvagem em todos os cantos, incluindo animais que nem imaginava por essas bandas

Aqui na região de São Carlos tenho fotografado lobo Guará (varios grupos), Tamanduá, Veado Catingueiro, Paca e Cotia em todo canto e inclusive Onça Parda; e sabemos que para termos animais desse porte deve ter muito de menor porte

Tucano e outros bandos de aves voltaram aos montes, agora de manhã, na janela do quarto vi um bando de 6 ou 7, lindo de ver

Mas mesmo com animais selvagens, seríamos muito inteligentes se já pensassemos como deveria ser o futuro, aumentando da maneira que estão é questão de tempo começarem a dar prejuízo para os sitiantes, fora isso os acidentes com animais em rodovia começaram a acontecer, se fossemos país sério agora seria a hora de pensarmos nisso, mas por aqui isso é utopia, vamos esperar feder, ficar grupo que pensa de uma maneira brigando com grupo que penda diferente, afinal, enquanto brigamos por aqui os políticos continuam em seus gabinetes, sem amolação, pensando apenas em como levar vantagem nas coisas cotidianas

Voltando ao assunto, achei essa idéia de reposição de peixes fantástica, vou acompanhar de perto, a uns 40 km daqui temos o rio Mogi, embora esreja voltando alguns peixes que não existiam mais, certamente que se acelerassemos o processo todos ganharíamos
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 10:35 am

Parabéns professor,iniciativas assim são as que realmente rendem frutos,fizemos isso no rio camaquã em 1985 com soltura de alevinos de dourado,pintado e piava,peixes que já existiam no rio porém com populações bastante reduzidas,na época as redes sociais não eram tão utilizadas como hoje,algumas nem existiam,montamos um grupo de caiake e outro de motociclistas,a turma do caiake desceu o rio proseando com o pessoal que estava acampado pescando e ribeirinhos,a turma da moto entrava nas fazendas que faziam fronteira com o rio e proseavam com os donos, a prosa era sempre a mesma:não permitir entrada de pescadores com rede,tarrafa ou espinhel,preservar os meses de piracema, comunicar o ibama sobre qualquer atividade predatória e por ai vai.
O grande problema que enfrentamos foi justamente esse,falta de fiscalização,ou por pequeno efetivo de pessoal patrulhando o rio ou a grande dificuldade de navegação no rio camaquã( ele é um rio em degraus) com muitas corredeiras e cachoeiras que impossibilitam o patrulhamento.
Sem dúvida nenhuma a iniciativa é ótima mas sugiro que reforcem bastante a parte de concientização do pessoal ribeirinho e proprietários marginais,serão ótimos aliados.
Bons arremessos e ótimas bocadas aos amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
Paiakan

Paiakan


Mensagens : 178
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 60
Localização : Lavras MG

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 10:51 am

Nobre iniciativa, considerem-se severamente elogiados! Desejo que a persistência e a determinação sejam fieis companheiras nesta empreitada.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: redes   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 9:15 pm

Redes e tarrafas são a desgraça do peixamento.
O esforço despendido sempre irá apenas suprir as redes e as tarrafas.
Os pescadores de linhadas e molinetes, que pescam embarcados, têm lá a sua parcela de culpa, não se contentam com exemplares que encham a panela, querem encher os freezers.
Sei de muita gente aqui, que na época do defeso, pescam casais de tucunarés.
Bão!
De todos os pescadores, acho que o pior sou eu.
Tenho um motor Johnson 20HP de 1974 que está zerado, quase não usei.
Início do ano passado tirei um Yamaha 25 HP, queimei 20 litros de gasolina 1:20, para amaciar, e faz um ano que está aqui sem uso.
Sem dúvida, acho que sou o pior pescador. kkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 12:08 pm

Puxa, por aqui eu nem sei onde comprar alevinos!

Um amigo meu recentemente fez uma contribuição dessa: 6.000 tilápias adultas, todas para o rio! Mas o que aconteceu é que a lagoa dele estourou com as fortes chuvas e as tilápias fugiram todas (acho que foi planejado) hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
sampaioas

sampaioas


Mensagens : 618
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 41
Localização : teresina/pi

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 1:06 pm

eu vi não me lembro ainde que tilápia não é nativa, mas introduzida pelo homem, e até uma espécie predadora...
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 1:36 pm

Não sou Professor de Biologia, mas participei de uma banca de conclusão TCC sobre criação de Tilápias. A Tilápia é originaria do Egito e são predadoras. Repovoar  os rios com peixes nativo do próprio rio.Tilápia esta entre peixes exóticos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: reposição   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 2:00 pm

Já participei de vários "peixamentos", efetuados pela Cemig, aqui em GO.
Dourado, pacús, piaparas, piaus, piracanjubas.
Ir para o topo Ir para baixo
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 2:32 pm

Brutus escreveu:
Não sou Professor de Biologia, mas participei de uma banca de conclusão TCC sobre criação de Tilápias. A Tilápia é originaria do Egito e são predadoras. Repovoar  os rios com peixes nativo do próprio rio.Tilápia esta entre peixes exóticos.

Sim, foi um acidente e eu estava ironizando. Eu nem sei quais são as espécies nativas aqui da minha região!

Com as chuvas muitas lagoas estouraram nos últimos meses, os rios estão infestados de carpas e tilápias.

Se alguém conhecesse um link de algum 'catálogo' de espécies nativas e invasoras com fotos, seria interessante.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: exótico   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeTer maio 13, 2014 6:25 pm

Existem algumas espécies exóticas que causam problemas sérios.
O mexilhão dourado já está prejudicando as turbinas de algumas hidrelétricas.
O bagre africano é outra espécie que vazou de criatórios, é extremamente predador e não morre fora da água, chega até a mudar de lagoa, arrastando-se por terra.
Uma espécie de arraia pequena está infestando alguns rios, como o Tietê, por exemplo, e é prejudicial.
A corvina é outra espécie ruim, está acabando com o barbado.
O tucunaré é outra espécie predadora, acaba com o lambari.
A tilápia, a carpa, são espécies que, embora exóticas, parece não causam prejuízos à fauna nativa, pois não comem os outros peixes.
O apaiarí, arredondado e preto, também não é noticiado como predador.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSex Ago 01, 2014 10:59 pm

TRC É ENTENDIDO DE PEIXE.VOU CONVIDA-LO PARA SER SÓCIOS EM UMA PEIXARIA..KKK
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: peixes   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeSex Ago 01, 2014 11:07 pm

Alguns peixes eu conheço, outros, por leitura.
O tal do caramujo africano e o mexilhão dourado viraram praga.
A verdade é que ninguém combate nada, o exótico não tem nada de exótico.
Eu entendo o termo exótico como algo bonito, por exemplo, uma orquídea, um flamboyant, uma tulipa.
Agora, falar que javali, caramujo, mexilhão, peixe leão, arraias pretas do Tietê e Itaipu, são exóticos, é querer torcer bem o termo.
Exótico?
Uma pinóia!!!
São é praga mesmo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitimeQua Ago 06, 2014 6:31 pm

ate que enfim uma ideia digna de um premio, poxa tomara que a moda pegue, cara ete ja tinha comentado com meus amigos para comprarmos peixes e soltar, temos planos de soltar 10mil dourados no fim do ano, mas por enquanto é so plano, quanto a sua ideia, seria legal os "lacres" de cada peixe ser vendido, pelo valor de tres alevinos cada etiqueta, por exemplo: "alevino= 1,00 etiqueta 3,00, mas para isso funcionar teria que ser difundida, e virar lei, assim como é com os jacares n sei o pais correto, mas eles recebem uma quantidade de etiquetas, paga por eles, e tira o dinheiro na venda das peles e carne, no caso do nosso peixe os pescadores proficionais seriam obrigados a comprar tbm as etiquetas, ai sim a coisa andaria, pois nois pescadores amador, pecamos uma quantidade de peixe insignificante em vista deles, o amigo esta de parabens, e vou falar com meus amigos para promover-mos esse projeto aqui, caso a resposta deles seja positiva, entro em contato com vc para saber mais detalhes!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Empty
MensagemAssunto: Re: Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito   Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Movimento PESQUE E REPONHA. um novo conceito
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pânico do Gatilho, coisa difícil de resolver
» Consegue ver o movimento da flecha?
» Mantis X8, dispositivo de análise de movimento
» Treino de Movimento e Tiro Rápido
» Mythbusters - Atirar flecha em movimento.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Pesca com Arco e Flecha :: Pesca-
Ir para: