ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas sobre potência da balestra.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
GilmarRB




Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/06/2014

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeSáb Jun 14, 2014 10:03 pm

Olá, pessoal, tudo bom? Espero que sim.
Estou começando no esporte, especialmente nas balestras. Já coleciono armas de fogo, tenho o CR de atirador pelo exército. Contudo, encantei-me com a balestra. Vi vídeos e li um pouco sobre esse fantástico equipamento, porém restaram várias dúvidas.

A primeira delas diz respeito à potência. Nas armas de fogo, sabemos facilmente a potência pelo calibre, mas nas balestras o que define a potência? São as libras ou o FPS? São as flechas? Como analiso e comparo a potência entre as balestras? Existem flechas específicas para cada balestra ou potência? Qual a balestra mais potente do mercado?

Muito obrigado pela atenção. Desde já parabenizo o fórum pela organização.
Ir para o topo Ir para baixo
HevertonLima

HevertonLima


Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 35
Localização : Itapuranga/GO

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeSeg Jun 16, 2014 11:47 am

GilmarRB escreveu:
Olá, pessoal, tudo bom? Espero que sim.
Estou começando no esporte, especialmente nas balestras. Já coleciono armas de fogo, tenho o CR de atirador pelo exército. Contudo, encantei-me com a balestra. Vi vídeos e li um pouco sobre esse fantástico equipamento, porém restaram várias dúvidas.

A primeira delas diz respeito à potência. Nas armas de fogo, sabemos facilmente a potência pelo calibre, mas nas balestras o que define a potência? São as libras ou o FPS? São as flechas? Como analiso e comparo a potência entre as balestras? Existem flechas específicas para cada balestra ou potência? Qual a balestra mais potente do mercado?

Muito obrigado pela atenção. Desde já parabenizo o fórum pela organização.

como você tá acostumado com armas de fogo acho q não vai se espantar com os preços das balestras boas, na verdade a "Potência" de uma balestra é calculada de acordo com o FPS + peso da flecha
olhe aqui e faça os calculos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As libras definem apenas o peso para puxar a corda até o gatilho, tanto é que a predominância das balestras compostas com a mesma libragem de uma recurva gera mais fps por causa da força extra gerada pelas roldanas.
quanto às flechas (setas), sim, cada balestra tem um tamanho (geralmente 20 ou 22 polegadas) e peso recomendado (geralmente em torno de 400 grains ou 25 gramas) e noc tbm (algumas usam flat, mas a maioria usa moon) as melhores para FPS são as setas de carbono devido ao peso, o sandro vende delas da carbon express entre outras marcas. Também têm as de alumínio, por mais que muita gente vá só nas de carbono, algumas balestras, como a jaguar 175, tem uma tolerância menor para pesos leves e acaba sendo melhor permanecer nas de aluminio para nao acabar sendo leve demais e ocorrer de trincar o arco (peso muito leve pode ser o mesmo que um dry fire)

eu tbm sou novo no assunto, então nem tenho ideia de qual seja a balestra mais potente do mercado, mas com certeza vai precisar de uma boa verba pra pegar uma das top (+de 4k de dilmas). Outro detalhe que passa meio batido, quando vc compra uma balestra, tem toda uma parafernalha que vc tem q comprar junto, a cera pra corda, o lubrificante pro trilho, desengripante pro gatilho (como vc tem armas de fogo, esse vc ja deve ter), corda extra, setas extras, pontas, uma corda auxiliar para armar balestra (cable stringer), um cocking helper (http://1.bp.blogspot.com/-DHTYsC828zk/UNPGTLjEQUI/AAAAAAAAFX8/FgzEIAwaHOs/s1600/DSC_0002.JPG) e o alvo, pq se vc acertar uma parede, pedra, ou qlqr superficie muito dura, pode acabar sem sua seta.
Ir para o topo Ir para baixo
GilmarRB




Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/06/2014

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 8:42 am

Poxa, Heverton, muito obrigado, parceiro. Esclareceu muitas dúvidas. Estou pensando em gastar uns 2500 em uma balestra potente. No entanto, tenho outra dúvida: se eu comprar um palestra bem potente mesmo, digamos, de 300 a 400 fps, existem boas flechas no mercado brasileiro que se adequem ? Quais seriam? Há, e outra: tenho de me importar em relação àquelas penas que ficam no começo da seta? E a ponta de 4 lâminas, posso usar?
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 32
Localização : Castanhal -PA

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 9:14 am

A melhor balestra do mercador até onde eu sei, sendo composta é a Tac-15
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 10:41 am

Bom dia,

No mercado americano de de arco e bestas usa-se como media de potência ou energia cinética da flecha em ft-lbs.

Para caça pode-se basear nessa tabela de Energia Cinéticada Easton Archery
.
Kinetic Energy Hunting Usage
< 25 ft-lbs. Small Game (rabbit, groundhog, raccoon, etc.)
25-41 ft-lbs. Medium Game (deer, antelope, coyote, etc.)
42-65 ft-lbs Large Game (elk, black bear, wild boar, etc.)
> 65 ft-lbs. Toughest Game (cape buffalo, grizzly, musk ox, etc.)
Ir para o topo Ir para baixo
HevertonLima

HevertonLima


Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 35
Localização : Itapuranga/GO

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 12:21 pm

GilmarRB escreveu:
Poxa, Heverton, muito obrigado, parceiro. Esclareceu muitas dúvidas. Estou pensando em gastar uns 2500 em uma balestra potente. No entanto, tenho outra dúvida: se eu comprar um palestra bem potente mesmo, digamos, de 300 a 400 fps, existem boas flechas no mercado brasileiro que se adequem ? Quais seriam? Há, e outra: tenho de me importar em relação àquelas penas que ficam no começo da seta? E a ponta de 4 lâminas, posso usar?

Bom dia Gilmar, 2.5k? bem, isso com ou sem as setas? lembre-se que as setas tem um certo peso em valor tbm... não sei bem qual vai ser a balestra que vai ficar melhor pra vc, mas as setas easton ou carbonexpress costumam ser elogiadas aqui, então leve em consideração a chance de adquirir umas 6 delas pelo menos (mas são importadas, vc pode conseguir as carbonexpress com o sandro penzente [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], ele tem outras marcas tbm), quanto as penas, soh precisa se importar se optar pelas setas estrangeiras e se ficar atravessando o alvo (suponho q vc queira para treino pq vc disse esporte no primeiro post), pq se for as setas brasileiras msmo, vc pode trocar com maior facilidade, talvez até artesanalmente com câmara de ar. Quanto às pontas... cara poder até pode, soh q a caça no Brasil só se for de javali, a não ser que vc tenha já o costume de caçar javalis, nem compensa já que as pontas que valem a pena são caras tbm, e esse valor pode ser melhor aproveitado em uma balestra melhor caso vc não vá caçar... fora que caça com balestra geralmente é de espera, caça de encontro costumam ir de arco mesmo.
Eu aconselho que continue tirando todas suas dúvidas antes de partir para a compra... pq é um investimento que vc tá fazendo, então nada melhor que sentir a satisfação de o esporte ser o que vc realmente esperava quando for praticar ne?
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 10:52 pm

Melhores balestras do mundo giram em torno destas marcas

Tenpoint, Horton (infelizmente fechou a fábrica), Excalibur!!

e das Invertidas a Top hoje e a Scorpyd !!

Todas estas fazem facinho mais de 120 Ft.lbs!! não tem alvo que resiste a uma pancada dessa!!


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
HevertonLima

HevertonLima


Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 35
Localização : Itapuranga/GO

Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitimeSex Jun 20, 2014 12:06 am

ae glimar, vc deu sorte, o carinha aqui desse post ta querendo vender uma zerada por um preço q vc consegue pagar...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

o unico problema eh q ela saiu de linha, confirma com o sandro, ele que revende pro pessoal aqui do forum... mas é uma boa balestra, se nao me engano passa dos 330fps
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas sobre potência da balestra. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre potência da balestra.   Dúvidas sobre potência da balestra. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas sobre potência da balestra.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre esta balestra Balestra Wicked Ridge Invader
» duvidas sobre a balestra velox
» Dúvidas sobre besta/balestra INICIANTE
» Dúvidas sobre lamina para balestra
» Duvidas sobre peças da balestra jaguar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: