ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com a Mira

Ir para baixo 
+2
Mamute-sc
GTozoni
6 participantes
AutorMensagem
GTozoni

GTozoni


Mensagens : 77
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 35
Localização : Assis/SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 10:01 am

(antes de mais nada, pesquisei durante uns 45 minutos antes de iniciar o tópico e não encontrei uma resposta para minha dúvida, se ela existir ficaria grato se alguém postasse o link e não saísse me xingando de preguiçoso por ai rsrsrsrs)

olá pessoal, tudo certinho?

eu comprei um arco SF Optimo+ com o Sebastian (megaseba) já faz um tempinho (recomendo galera! rsrsrs) e ele veio com esta mira:

Ajuda com a Mira 4lt2js

a minha dúvida é a seguinte: como eu uso esse trem? kkkkkkkkkkkkk

não tenho ideia de como fazer a regulagem dele! tudo bem que prefiro o instintivo mas eu gostaria de aprender como utilizar a mira.

alguém poderia me auxiliar? vídeo, texto, qualquer coisa que ajude a entender como mirar com esta mira.

espero contar com a ajudar de vocês! obrigado  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 10:47 am

O tiro instintivo você usa alguma referência como mira. A ponta da flecha, a sua mão, a lateral do arco. Alguma coisa serve de referência.

Essa mira você pendura no arco, prende do lado de fora e o bracinho coloca um ponto bem na frente do seu olho, dentro da janela do arco. Esse ponto passa a ser sua referência. Tem um arqueiro que não regula a mira, ele faz 3 disparos e referencia a correção que deve fazer. Para ajustar a mira você manda 3 flechas a 8 metros de distância, porque a 8 metros o paradoxo já perde o efeito. Tem que agrupar bem juntinho, se dispersar é problema do arqueiro e não serve de referência para ajustar a mira. Se agrupar juntinho você vê. Se foi para baixo tem que baixar a mira, se foi para cima tem que subir a mira. Se foi para a direita, joga a mira para a direita, se foi para a esquerda, joga a mira para a esquerda. Faça uma correção de cada vez. Você já tem uma noção do instintivo então pode olhar e ver se está muito fora, se estiver mais ou menos vai mandando flechas, agrupando e corrigindo.

https://youtu.be/5yRCQt8puTg

https://youtu.be/hD22XD6LkRI

https://youtu.be/RIiaDhcx1_0

Lembre-se que para usar a mira é necessário consistência na ancoragem e para ter consistência na visada da mira você alinha a sombra da corda com a janela do arco.

 Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
GTozoni

GTozoni


Mensagens : 77
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 35
Localização : Assis/SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 11:18 am

po cara obrigadão pela sua resposta!

irei assistir os videos assim que chegar em casa, a minha maior dificuldade está em entender onde tenho q  mirar o ponto para acertar a flecha rsrsrsrs a flecha fica abaixo do alvo neh, então nao sei exatamente como fazer rsrsrsrsrs


ja vi alguns falar q qto mais longe do alvo mais baixo tenho que deixar a mira, outros mais alto, e isso me confunde! nao sei o q fazer

espero que seus videos ajudem!

obrigado mais uma vez!

volto depois que ver os videos rsrsrs



*(EDIT: somente o terceiro video não conheço, irei assistir direitinho depois volto rsrsrs)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 12:06 pm

Você tem que mirar no alvo, bem no meio do amarelo

Mas vamos lá, a resposta serve para todos os iniciantes, realmente só fica simples depois que entende

Como disse o v.b.-s.j.r.preto, primeiro de tudo consistência de tiro, precisa fazer a puxada direitinho e ancorar a mão sempre no mesmo lugar, escolha um ponto do maxilar de referência e ancore sempre ali, e treine até agrupar as flechas, numa distância de 10 metros tem que ficar bem próxima. Um cuidado nessa fase é o spine dinâmico das flechas, se estiver errado vai dificultar muito o agrupamento

Regulagem da mira, depois de feito o descrito anteriormente instale a mira no arco, vá a 8 metros, faça a puxada e a ancoragem corretamente, aponte como se fosse atirar instintivo e olhe se a mira, se estiver muito longe do X (miolo do alvo) você desfaz a ancoragem (sem atirar a flecha) e ajusta a mira para uma posição que você ache que ficaria no X; faça novamente a puxada e a ancoragem, como se fosse tiro instintivo, e olhe se a mira aponta para o X (o próximo dele), sem sim você pode começar a regular a mira ( se estiver longe repita a operação anterior, volte o arco para a posição de repouso, sem atirar a flecha

Faça a puxada e ancoragem, como manda o figurino, mas não mirando instintivamente, e sim com a mira, e atire 3 flecha no alvo, se agruparem você pode ajustar a mira, se não agrupar você repete os 3 tiros até agrupar; agrupou você faz o que o
v.b.-s.j.r.preto explicou, agrupou a direita de onde você mirou gire a mira de maneira que ela se desloque para a direita, e vai atirando e ajustando?, até todas acertarem no X

Vá para outra distância e repita todo o processo, se as flechas estiverem com spine correto e sua consistência de tiro for boa o único ajuste que terá que fazer é na vertical, lembre-se que se mexer na horizontal vai desregular a mira para as distâncias que já regulou (lembre-se de anotar em algum lugar a posição vertical da mira para cada distância)

Sobre essa de subir ou descer a mira, acho melhor encontrar um desenho pois só com palavras fica difícil, mas mira pra baixo faz a flecha subir e mira pra cima o contrário

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 8:22 pm

Esse tareco aí é complicado, duro de regular.
No arco recurvo é mais complicado.
Uma coisa precisa ser observada, a mira precisa ficar no prumo.
Precisa colocar o arco no prumo e a mira tem que estar no prumo, também.
Se a mira não estiver no prumo, conforme sobe ou abaixa o scope, o pino vai para a esquerda ou para a direita e sai do alinhamento.
Ir para o topo Ir para baixo
GTozoni

GTozoni


Mensagens : 77
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 35
Localização : Assis/SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 9:23 am

éééééé realmente to deixando pra lá isso ai e ficando só no instintivo! rsrsrsrsrrss

larguei mão de tentar usar isso ae kkkkkk

mas obrigado ao pessoal que me ajudou =D
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 9:32 am

A mira de 1 pino é excelente para distâncias fixas.
Ela é regulada para uma distância apenas, e não desregula.
Participei do torneio em Brotas, alvos 3D com distâncias variáveis.
Lá para cada tiro precisava subir ou descer a mira, aí desregulou a mira na horizontal.
Ontem coloquei uma mira de 5 pinos e regulei para 10-20-30-40-50 metros.
É muito mais tranquilo, ela não desregula.
Para atirar target, a mira de 1 pino com lente de aumento é ideal.
Para Field, mira de 5 pinos é ideal.
Quanto à regulagem, é atirar e regular, dá um pouco de trabalho, mas consegue.
No arco recurvo é mais complicado porque a corda é segura com os dedos, dá uma pequena torção e o arqueiro precisa ser experiente, senão cada tiro sai de um lado. kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 8:04 pm

GTozoni, Aproveitando a sua dúvida, que foi algo que eu mesmo me perguntava quando comprei minha primeira mira, vou fazer um vídeo pro meu canal no youtube, ensinando a como regular a mira.

Mas te ajudando previamente, é algo bem simples... É só você colocar o pino EXATAMENTE NO CENTRO DO ALVO e dispara umas 3 flechas...
Se a flecha for pra cima de onde estiver mirando, suba sua mira... Se for pra baixo de onde estiver mirando, abaixe a mira.
O mesmo procedimento serve para a lateralidade...
Resumindo em miúdos, a mira "acompanha" a direção da flecha.

Abraços.


Última edição por Bayker em Dom Jul 13, 2014 10:19 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 9:01 pm

Olhem aí o Bayker.
Foi didático, simples e objetivo.
Parabéns!
O amigo GTozoni agora conseguirá.
Nunca esquecer que para usar a mira pela primeira vez, o primeiro tiro deve ser bem de perto, para não errar o alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
Bayker

Bayker


Mensagens : 205
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 29
Localização : Bauru - SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 10:23 pm

TRC escreveu:
Olhem aí o Bayker.
Foi didático, simples e objetivo.
Parabéns!
O amigo GTozoni agora conseguirá.

Obrigado TRC... XD

TRC escreveu:
Nunca esquecer que para usar a mira pela primeira vez, o primeiro tiro deve ser bem de perto, para não errar o alvo.

Muito bem lembrado! Ainda mais se o seu alvo tiver parte mais "duras" ou até mesmo se treinar um com alvo pequeno e sem um barranco atras, ou algo do tipo.

O ideal, é fazer isso em uma distância de 10 - 13m pra ter uma noção pelo menos da regulagem horizontal (que é o mais chato). Altura, tu vai precisar mudar sempre mesmo de acordo com a distância. Infelizmente, é um processo de tentativa e erro até alcançar o resultado esperado.

OBS.: A cada sessão de disparos, aperte TODOS os parafusos... Essas mirinhas vivem soltando =/
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.atacaf.wordpress.com
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeDom Jul 13, 2014 10:38 pm

Uma coisa que eu aprendi com o pessoal antigo da arqueria é que existem dois tipos básicos de mira para recurvo olímpico, no que toca o sistema de regulagem da mira.

Um é o mais comum e barato. Uma barra com um parafuso pequeno. Você solta o parafuso, move a massa de mira até a posição e prende o parafuso. Geralmente o carrinho corre sobre uma régua e ao apertar o parafuso ele faz pressão na lateral da régua prendendo o carrinho por atrito.

Ajuda com a Mira 1004300122_M1

O outro sistema é o clássico da Shibuya onde a massa de mira fica em um carrinho preso em um grande parafuso. Você gira o parafuso e todo o conjunto de massa de mira vai movendo para cima e para baixo com as voltas do parafusão. O carrinho da massa de mira é a porca de rosca fina e você regula girando o parafuso que pode ser travado após a regulagem.

Ajuda com a Mira Ss_ultimaCPX_mv

A mira com o pequeno parafuso que solta o carrinho da massa de mira tem o problema de ser mais sensível a vibração do arco. Você aperta o parafuso, mas a vibração tira o carrinho do lugar porque ele está preso por pressão, a solução é apertar muito o parafuso que uma hora vai acabar espanando. Já o outro sistema com um único parafuso grande que movimenta todo o conjunto a vibração não consegue tirar o carrinho do lugar porque seria necessário girar o parafuso para ele  sair do lugar. As miras de boa qualidade permitem regular com fração de milimetro, tipo 1/4 de volta, 1/8 de volta e tem trava no parafusão, evitando que ele gire.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitimeSeg Jul 14, 2014 6:53 am

A mira da primeira foto é super básica. É OK para arco iniciante (arco escola) mas não é muito robusta nem resistente às vibrações que um arco mais potente tem. E já que estamos falando de miras para recurvo, scopes não são permitidos. Ou melhor, nenhum tipo de lente com aumento, apenas uma abertura (existem aberturas com uma "lente" sem aumento, apenas com um ponto no centro.
Ajuda com a Mira Ss_ultimaRC_mv

Há um outro sistema além do parafuso que o TRC mencionou, que é mecanicamente mais simples. A própria Shibuya tem uma versão, a Dual-click. Eu recomendo apenas a com extensão de fibra de carbono, não a de alumínio, que eu tive.
Ajuda com a Mira Ss_dualclick_mv

Pessoalmente não gosto muito do sistema de travamento dela (aquele parafuso na frente). Muito similar à dual click mas com um melhor sistema de travamento, há a WS600 da WinWin, excelente (tenho duas):
Ajuda com a Mira 503959aa2e681570ac9ba231a2fbcc4f84595934--

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: mira    Ajuda com a Mira Icon_minitimeQui Jul 17, 2014 9:37 pm

Amigo GTozoni
Vai aqui um palpite meu pra você regular a mira.
Em primeiro lugar, precisa regular a mira no sentido horizontal.
Faça um risco vertical no alvo.
Inicie com tiros bem próximos do alvo, talvez de 8 a 10 metros, mirando na risca vertical.
Essa seria a regulagem horizontal; mire na risca vertical e atire, depois puxe a mira para o lado que a flecha atingir o alvo.
Faça isso sucessivamente até que os tiros atinjam a risca vertical.
Depois, para o ajuste vertical, faça riscas horizontais cruzando com a risca vertical.
Ai, atire no cruzamento da risca vertical com a risca horizontal.
Se a flecha fincar acima da risca horizontal, puxe a mira para cima.
Se a flecha fincar abaixo da risca horizontal, puxe a mira para baixo.
Dessa forma, sucessivamente, regule a mira horizontal e depois vertical.
Essa semana eu regulei uma de 5 pinos, deu uma trabalheira mas ficou boa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com a Mira Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com a Mira   Ajuda com a Mira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com a Mira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (Ajuda) Mira Pse + QuikTune 1000 + Bufallo Velox (AJUDA)
» ajuda mira
» Ajuda com a mira
» Ajuda Construção de MIra
» ajuda para comprar mira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: