ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bestas e Balestras agora vai!

Ir para baixo 
+6
Brutus
Mamute-sc
Henrique Coelho
v.b.-s.j.r.preto
henrique40
megaseba
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:27 am

Prezados Besteiros (fica feio pacas!!! kkkkkkkkk)

Estou informando em primeira mão para o forum.

Ontem acabou de ser criada a Federação Brasileira de Tiro com Balestra.

Ela esta associada a world crossfow shotting association inc (WCSA). organismo equivalente a FITA e IFAA.

Em linhas gerais, vão tirando a poeira das suas balestras amigos.

Em 2015 começaremos a ter campeonatos oficiais segundo as regras da WCSA que incluiem campeonatos indoor, campeonatos oudoor, field e 3D.

Obiamente grande parte da organização das provas ira depender dos clubes. Estamos entrando em contato durante o restante do ano com todas as arquerias, e clubes de tiro que tenham interesse em colocar a modalidade em funcionamento.

Imagino que a esta altura mas de uma pessoa esteja cheia de perguntas. Guardem elas KKKKKKKKK temos muito trabalho ainda pela frente.

Mas responedendo o basico.

Quem se federar tera varios beneficios mas não sera impedimento os campeonatos serão abertos (alguns)
Quem não tem clube (dependendo da cidade acontece muito) podera se filiar diretamente a federação

Avisando temos todos os recordes estaduais e brasileiros no zero... assim que a começar a treinar.


Pagina da federação

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já estou vendo a pagina do face.

Bom conto com o apoio de todos os que tem balestras, quem tinha so podia usar para atirar no quintal ou quem podia caçar. Agora chegou a chance de mostrar suas habilidades em campeonatos estaduais e nacional. Alem de que atingindo indice poderão participar das competições internacionais.

A quem interessar tambem em 2015 serão ministrados cursos de tecnico de tiro com balestra e de juiz. Em ambos casos com certificado internacional



Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:44 am

bounce bounce bounce bounce bounce  que noticia boa, agora to feliz. com mil perguntas, mas feliz. só falta marcar a prova...rssssssss bounce bounce bounce bounce bounce
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:55 am

Acredito que o termo ideal seria balestreiros. Como são as competições?
Solta um porquinho com 15 minutos de dianteira no meio do mato e depois os balestreiros correm atrás? Razz 
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 11:26 am

E isso devo informaçoes sobre as competições

Temos 3 categorias de balestra

Target
Sport
Medieval

A target são alem de grandes cheias de traquitanas quem nem espingarda de ar comprimido de competição, essa caregoria não deve fazer parte o inicio pois nem deve existir uma balestra dessas careteristicas no brasil

Sport são as balestras que todo mundo tem, aquelas que foram desenhadas inicialmente para caça ou seja não importa se ela e recurva, composta, se e uma excalibur ou uma xing ling.

Medieval, bem parecido com a categoria arcos historicos da IFAA, balestras construidas com materiais da epoca. Arco metalico (e recurvas obiamente).

Existem varias modalidades vamos elencar as principais

Indoor, 3 bolts por rodada em alvo triplo (tripo vertical ou las vegas) mesmo tamanho que o alvo de indoor de arco mas com maior quantidade de areas de puntuação. Ou seja os circulos são mas finos.

tempo total de 5 minutos para efetuar os disparos, tiro e feito em todas as modalidades em PE assim que nada de treinar encostado em alguma coisa.
Balestra so pode ser armada quando entra na linha de tiro.

Total de 60 tiros em 2 rodadas de 30 (vai ter mas de um bufando depois de armar a balestra 60 veces)

Tiro Outdoor, 

Distancias variam de acordo a categoria. Mas geralmente vão dos 60 ate os 30 metros.
Sendo sempre atiradas 3 distancias diferentes 3 bolts por rodada (5 minutos para atirar) uma face unica.

A face utilizada para este tipo de competição e a face FITA de 60CM

Total de 90 disparos, 30 por distancia (aqui mas de um vai acabar internado)

Alem disso existem partidas rapidas (com menos tiros) um mail match (como na IFAA)

E existem regras modificadas para atirar 3D e animal round. Ou seja podem participar das provas junto com a gente de FIELD coisa que em varios paises de europa e bem comun. Agora devo começar esse tabalho com os clubes. Convencer eles a pertir a gente de balestra participar nessas provas.

A ideia de criar a federação tem varios pontos mas fundamentalmente 

1) Juntar toda essa galera que tem balestra e depois de brincar uns meses (e ate menos) acaba deixando ela num canto. Agora voce tem um objetivo, seja campeão estadual ou brasileiro (sem falar em participação nos mundiais o proximo e em USA)
2) Clubes de tiro tradicionais e clubes de tiro com arco, se o desejam podem aumentar o quadro de asociados. Agora vai ter gente que tera um real motivo para pagar um clube e ir treinar, antes era so uma "brincadeira"


Bom agora a correr com o logotipo da federação, concluir site, traduzir o regulamento da WSCA que tem aproximadamente 100 paginas Razz e entrar em contato com uma quantidade de clubes enorme. 

A esquecia.. eu tenho que botar um sitema para funcionar no trabalho KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 11:52 am

target seriam estas aqui ????
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 11:57 am

henrique40 escreveu:
target seriam estas aqui ????


Isso mesmo meu caro! eles atiram nas distancias mas longas com elas
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 12:06 pm

os campeonatos vão começar em 2015, mas quando posso fazer minha inscrição, olhei o site mas esta em construção ainda...
vai bom participar em provas mistas arqueiros e balestreiros...
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 12:52 pm

Enrique,

Inicialmente estou fazendo os documentos de inscrição mas que nada para fazer a lista de interesados. Estamos com o tema da tradução das regras.

Ainda tem o trabalho de convencer clubes de tiro para que implantem a modalidade. Esta e a parte mas dificil longa e laboriosa. Eu conversei somente com 2 clubes. Os 2 clubes querem com toda certeza implantar.

Se a prova vai ser conjunto ou não vai ser um decisão de cada clube.

A ideá e que cada clube faça seu calendário de provas no ano. Ele como no field pode é provavelmente vai cobrar pela participação. Teremos esquema parecido, filhados 50% de desconto, o restante 100% do valor, ficando inclusive a decisão do clube se ele vai cobrar ou não dos membros do clube que organiza a prova(eu acho que não deveria)

Vantagens varias. Alvo e grande e vai durar bastante, não e dos alvos mas caros (o de outdoor) alvo de indoor, pode ser impresso em breve estou disponibilizado ele, alias esse alvo que será impresso e considerado OFICIAL. Ou seja gasta 3 folhas A4 para imprimir um alvo para competir. O alvo não e colorido deve somente ser impresso sobre uma folha de cor amarela. Em resumo, consegue uma resma de papel amarelo e vai tirar xerox cada alvo vai custar menos de 20 centavos, ou 60 centavos o alvo triplo.

Nos juntamos varias arquerias do rio para fazer esta federação. No inicio foi assim mesmo por causa das reuniões que devem ser feitas mas lembrando a federação e NACIONAL, inicialmente não tera sub-federaçoes estaduais mas provavelmente isso deve ficar como posiblidade a ser feita no futuro (agora não deve compensar pela quantidade de gente). E importante aclarar o estatuto da federação vai seguir os modeles de qualquer federação esportiva. isto significa os clubes integrantes da federação tem poder de voto ou seja a cada x tempo terá eleição de presidente, vice, conselho etc. Acho que e o correto e não pode ser diferente.

Sobre o campeonato, cada clube marcara suas datas para "ranking" estadual serão no minimo 3 datas de indoor e 3 de outdoor no ano. Se algum clube marca 6 competições de cada modalidade no ano ou mais, e vantagem para o atirador pois somente as 3 maiores contam no ranking.

Considerando que se as datas dão um mesmo atirador pode ir em tudo quanto for prova que encontrar no caminho.

Mesma coisa para o nacional esta previsto usar as mesmas 3 provas de cada clube para compor o ranking nacional.

Premiação de campeonatos estaduais e nacionais e a cargo da federação

Premiação de etapas e responsabilidade de cada clube.

Por se não falei existem categorias de tiro para infantil, juvenil, adulto, masculino e femenino (e acredito que master tambem) alem das categorias de balestra que são 3
Existe tambem a chamada categoria de Tiro asistido, geralmente com pessoas em cadeira de rodas. Onde eles tem uma pessoa que fica de lado (amigo, parente ou quem for) que arma a balestra apos cada tiro.

Como em FITA existem provas especiais, onde o atirador conseguindo determinada pontuação ganha um pin indicando esse fato. Em fita e chamada de Estrela fita.

Por agora manda bala treinando KKKKKKKKKKKKKKK aquele alvo do campeonato web (o pequenho) e ideial para treinar os tiros a 18 metros. Lembrando sempre um bolt em um alvo para não ficar no preju.

Se algum designer do forum se habilita da ajudar com o logo agradeço muito e coisa simples nem deve dar 1 hora de trabalho. Em pagamento ganha brinde da federação Very Happy


Alem de obviamente ter um logo desenhando por ele que acredito que vai fazer historia.

Agora não e so ficar sentado e esperar provas no rio vão acontecer varias em 2015. Cada arqueiro deverá tambem torrar o saco em qualquer clube que conheçam ou atirem. Imagino que mas de um arqueiro alem de um arco pode ate ter uma besta parada (ao final atiramos flechas e isso e normal pular de uma coisa a outra). Tambem começar a tocar essa ideia por la.

Em 2015 devemos também ter o campeonato brasileiro nos moldes do brasileiro de tiro com arco. Todo mundo em um único lugar.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 1:12 pm

aqui na região que moro não conheço nenhum clube de tiro com arco, o mais perto que sei fica em rio claro (quem sabe comece lá também a categoria)... mas você falou uma coisa que realmente é verdade, "convencer os clubes", as vezes tenho a impressão que a maioria dos que atiram com arcos não gosta muito dos que atiram com balestras, já aconteceu de eu perguntar aqui no fórum da possibilidade de ter eventos mistos (não campeonato) mais para confraternização e não tive respostas, nem um "não é possível", mas acredito que agora com a federação vai mudar...
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 5:13 pm

Henrique

Desde meu ponto de vista tudo vai mudar. Sendo sinceros se alguem chegava no clube e falase eu quero atirar com balestra basicamente escutaria para que? não tem campeonato, nao tem regras e muito não.

So que agora vão sim existir regras definidas inclusive elas são as praticadas mundo a fora. Segundo já foi me passado em varios paises existe uma unica federação juntando FITA, IFAA e Balestra. do ponto pratico seria bom pois voce se federa e literalmente atira com o quer.

Vai ser duro mas vai mudar, simplesmente porque agora tem competição, agora pasa a ser justificavel por exemplo voce pagar um clube para ter local de treino. Para o clube passa a ser justificavel porque voce participa de competições e pode trazer visibilidade ao clube. Isso sem contar que mas gente asociada a um clube e mas dinheiro em caixa.

Igualmente eu sei sim que varios clubes resistem mais já tem 3 no rio 1 em SP e outros no nordeste que estão querendo se federar para ontem. Como sempre isso vai aos poucos. Acho que ninguem começa a full.

Tudo isso esta sendo estudado e discutido pode ficar tranquilo pois inclusive se não tiver lugar nenhum para atirar vai ter como participar sim de mini campeonatos no modelo email match como tambem dos que vão se organizar em SP e no Rio. De repente vai ter que pegar um onibus e pagar uma hospedagem mas a gente faz esses sacrificios pelo que gosta. 

O negocio esta sendo bem montado, estamos com 100% de apoio da WCSA como contamos com a ajuda da federação portuguesa inclusive (este e um caso onde tem balestra junto com a IFAA).

O importante nisso tudo e... se voce atirava para se distrair agora pelo menos tem um insentivo extra hehehe.


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:12 pm

Eu dei uma lida nas regras da WCSA.

Tem prova de Benchrest e deitado (prone).
Pô, deitado? Como é que faz pra armar a balestra? Levanta, arma e deita de novo? Esquisito.

Mas o Benchrest é legal. Sentado e apoiado com sandbag, frontrest ou bipé.

Já faço Benchrest com Ar comprimido no modelo do USBR e vou te contar parece que é fácil pois é apoiado mas não é mole não.

E também tem o 3D. Com aqueles alvos de animais. Mal comparando equivale ao Field Target do Ar Comprimido.

Outra não tem limite de para aumento de miras óticas...
Vai começar a pipocar balestras com lunetão 24x ou 32x...

Uma coisa legal é tentar trazer os lojistas para dentro do esporte. Entendo que o mercado pode dar uma aquecida se as lojas começarem a trazer balestras competitivas das marcas americanas mais conhecidas. Pois a maioria do que vende no mercado nacional (Chinesas na maioria) vai suar para atira nas distancias das provas ( 35 a 70 metros )

Acho tudo isso muito válido. É um avanço se a Federação for ajudar a por toda a estrutura de pé e efetivamente trabalhar para fomentar o esporte auxiliando os clubes.

Precisa ser assim pois do contrário o pessoal vai se afastar. No tiro com fogo e com ar comprimido existe uma queixa enooorme do apoio que a CBTE dá aos clubes. Os estados tem Federações e também tem muita queixa de que estes órgãos só querem arrecadar e não fazem nada de produtivo pelo esporte ( só querem cobrar seu quinhão ).

Espero que esta Federação tome o rumo certo e crie espaços, invista na formação de pessoal qualificado, juízes e tal.

Murioni,

Dado que são rodadas, tem que tirar as flechas ao final de cada uma das rodadas, certo? Ou fica tudo lá espetado nos alvo? São 60 ou 90 tiros dependendo da modalidade.


Última edição por Henrique Coelho em Qua Ago 13, 2014 6:22 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:19 pm

megaseba concordo com tudo que você falou, e realmente acredito que ser houver resistências de clubes será muito pouca e breve....  para tentar demostrar a minha felicidade e empolgação com a criação da Federação Brasileira de Tiro com Balestra vou usar uma expressão aqui do interior.....kkkkkkkkk

TO MAIS FELIZ QUE PINTO NO LIXO
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:20 pm

E no caso do Target, o Clube Helvetia em Indaiatuba faz competições de Target de 10m e 30m com balestras de 90 libras.

São estas do video. Precisão absurda, miras com dióptro, coronhas reguláveis de todas as formas, gatilhos de 500 gramas ou menos. Verdadeiros relógios suíços.

Esta prova é uma tradição da Comunidade Suiça do Clube Helvetia. Tem inclusive um festival anual a mais de 100 anos que inclui provas de tiro.

Já estive lá e vi o Armbrustschutzen, como eles chamam o tiro de balestra. As armas em geral são de fabricantes alemães, os mesmos que produzem carabinas olímpicas de ar e 22LR ( Anschutz, Feinwerkbau, Steyr ). Armas americanas não se criam neste mercado.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:37 pm

Se aqueles descendentes de suíços do vídeo aparecerem em alguma competição não vai sobrar para ninguém, eles só acertam no X daquele alvo em miniatura, por outro lado eles ficam sentados com a balestra apoiada, de pé deve ser outra dinâmica. Em todo caso esse pessoal deve ser o primeiro grupo a ser filiado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fundado em 1979, o ASSP é uma associação esportiva, com cerca de 15 sócios ativos e 25 passivos, dedicada a prática de tiro ao alvo com o armbrust, a tradicional arma suiça, conhecida por todos através da lenda de Guilherme Tell e o tiro na maçã sobre a cabeça de seu filho!
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 6:54 pm

v.b.-s.j.r.preto tudo bem agora eles tão por cima, afinal estão treinando a anos..rssss.... mas é só ate a gente pergar o jeitinho da danada.....rsssssssss
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 7:07 pm

Xará, se não rolar a possibilidade de fazer algo com a Federação, eu sugiro que a gente desenvolva algum tipo de prova devidamente dimensionada a capacidade das chinesinhas. Quem San não junta uma turma?
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 7:14 pm

Henrique Coelho escreveu:
Xará,  se não rolar a possibilidade de fazer algo com a Federação, eu sugiro que a gente desenvolva algum tipo de prova devidamente dimensionada a capacidade das chinesinhas. Quem San não junta uma turma?

to dentro.....rssssssss
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 8:19 pm

parabéns para mais essa empreitada Sebastian, estava faltando essa categoria no Brasil

em todos os encontros que o Fórum fez sempre o pessoal de balestra reclamou, agora com essas regras vamos nos adaptar para receber a todos

show de bola
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:21 pm

Henrique Coelho escreveu:
Eu dei uma lida nas regras da WCSA.

Tem prova de Benchrest e deitado (prone).
Pô, deitado? Como é que faz pra armar a balestra? Levanta, arma e deita de novo? Esquisito.

Mas o Benchrest é legal. Sentado e apoiado com sandbag, frontrest ou bipé.

Já faço Benchrest com Ar comprimido no modelo do USBR e vou te contar parece que é fácil pois é apoiado mas não é mole não.

E também tem o 3D. Com aqueles alvos de animais. Mal comparando equivale ao Field Target do Ar Comprimido.

Outra não tem limite de para aumento de miras óticas...
Vai começar a pipocar balestras com lunetão 24x ou 32x...

Uma coisa legal é tentar trazer os lojistas para dentro do esporte. Entendo que o mercado pode dar uma aquecida se as lojas começarem a trazer balestras competitivas das marcas americanas mais conhecidas. Pois a maioria do que vende no mercado nacional (Chinesas na maioria) vai suar para atira nas distancias das provas ( 35 a 70 metros )

Acho tudo isso muito válido. É um avanço se a Federação for ajudar a por toda a estrutura de pé e efetivamente trabalhar para fomentar o esporte auxiliando os clubes.

Precisa ser assim pois do contrário o pessoal vai se afastar. No tiro com fogo e com ar comprimido existe uma queixa enooorme do apoio que a CBTE dá aos clubes. Os estados tem Federações e também tem muita queixa de que estes órgãos só querem arrecadar e não fazem nada de produtivo pelo esporte ( só querem cobrar seu quinhão ).

Espero que esta Federação tome o rumo certo e crie espaços, invista na formação de pessoal qualificado, juízes e tal.

Murioni,

Dado que são rodadas, tem que tirar as flechas ao final de cada uma das rodadas, certo? Ou fica tudo lá espetado nos alvo? São 60 ou 90 tiros dependendo da modalidade.

Herique

Boa noite!

Alfim alguem leu!!! kkkkkkkkk

Sim tem varias variantes, como tudo vão agregando variações e muitas são regionais etc.

Sobre trazer lojistas já fiz isso hoje mesmo. Liguei para Sandro Pezende. Tal vez alguem ache que um fica tentado afundar o outro mas e tudo o contrario, tenho bom relacionamento com ele. Avisei ele sobre a criação da federação para ele se preparar pois acredito que aos poucos a demanda aumente. A pagina da federação foi criada hoje em menos de 30 minutos. Já tomei esporro da patroa que coisas erradas (protuguez ne!!! esperava o que??). Mas já conversei com sandro para por o link da loja dele la.
Quanto ao mercado local, eu tenho serias duvidas. Todo mundo vende as chinesas porque so existe um importador desse tipo de material e acredite ele so traz isso. Anos atras trazia as Carbon Express por causa do preço deve ter parado. Mas a esperança e a ultima que morre.

Sobre os planos de como a federação ira trabalhar acredite... vai se surprender. Pelo menos no que durar o mandato pois ao ser uma federação existira voto para escolher os representantes e ai esta o problema o que hoje e bom não significa que fique sempre bom.

Eu tenho sofrido muito com as federações de tiro com arco e a CBTARCO. Não vou me extender neste tema quem já falou com migo sabe minhas opiniões e todos os casos escuros que existem e que tenho ciencia. Todo dia e um novo.
Não gosto de como funciona toda a estrutura CBTARCO-FEDERAÇÕES isso e fato
Tambem não me agrada totalmente o formato da Field Brasil

Sendo assim so me resta fazer uma coisa que nao e nem uma nem a outra.

Alias para deixar claro o compromisso que a federação apresentou para a WCSA :

1) Registro e federação de clubes que tem pratica de tiro com balestra ou pretendam ter.
2) Registro e federação de atletas que pratiquem tiro com balestra
3) Desenvolver um calendario de provas Nacional e estadual com a ajuda dos clubes
4) Criação de um campeonato nacional de indoor e outdoor anual a ser feito num unico local. (local muda todo ano)
5) Registro dos recordes nacionais e estaduais e emissão de certificado para quem quebrar o recorde
6) Elaboração de carteira de identificação dos atletas federados para facilitar a identificação do mesmo por autoridades (ou seja quando policial torrar teu saco mostra que voce e praticante de um esporte, o que estava em parêntesis não foi ta!! KKKKK)
7) Promover e ministrar cursos de instrutor de tiro com balestra
Cool Promover e ministrar cursos de juiz estadual e nacional
9) Promover e ajudar a dismitificar o tiro com balestra para num futuro conseguir reconhecimento do mesmo como esporte
10) Conseguir visibilidade e apoio da midia (TV, Jornal, Revistas, etc)

Mas por favor na medida que regulamentos e outras coisas forem saindo do forno agradeço qualquer "pitaco""opinião""queixa""reclamação" que desejem fazer. Sempre foi do meu feito escutar o outro lado concorde ou nao, Mas escutar muito quando quem esta de este lado de aqui deve prestar um serviço não esta fazendo um favor!

Abs



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:22 pm

Henrique Coelho escreveu:
E no caso do Target, o Clube Helvetia em Indaiatuba faz competições de Target de 10m e 30m com balestras de 90 libras.

São estas do video. Precisão absurda, miras com dióptro, coronhas reguláveis de todas as formas, gatilhos de 500 gramas ou menos. Verdadeiros relógios suíços.

Esta prova é uma tradição da Comunidade Suiça do Clube Helvetia. Tem inclusive um festival anual a mais de 100 anos que inclui provas de tiro.

Já estive lá e vi o Armbrustschutzen, como eles chamam o tiro de balestra. As armas em geral são de fabricantes alemães, os mesmos que produzem carabinas olímpicas de ar e 22LR ( Anschutz, Feinwerkbau, Steyr ). Armas americanas não se criam neste mercado.

Cara obrigado pelo dato!!! vou ligar para eles em breve!!! Very Happy

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:24 pm

Mamute-sc escreveu:
parabéns para mais essa empreitada Sebastian, estava faltando essa categoria no Brasil

em todos os encontros que o Fórum fez sempre o pessoal de balestra reclamou, agora com essas regras vamos nos adaptar para receber a todos

show de bola

mamute já podemos começar, que tal proximo torneio web forum ter categoria para balestras?

Tenho o alvo que precisa para 18 metros (uma folha a4) e mandamos ver... quem tiver atira.

abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:27 pm

henrique40 escreveu:
Henrique Coelho escreveu:
Xará,  se não rolar a possibilidade de fazer algo com a Federação, eu sugiro que a gente desenvolva algum tipo de prova devidamente dimensionada a capacidade das chinesinhas. Quem San não junta uma turma?

to dentro.....rssssssss

Por que menospresa as chinesinhas? Quem ganha competição e balestra ou quem empunha ela? as chinesas podem não ser aquela coisa em precissão mas vc nao pode comprar ela com as balestras que custam uma fortuna e estão na categoria "TARGET"

as chinesas entram na categoria SPORT, junto com todas as balestras de caça.

Não se separam por causa da marca, isso seria como numa competição de tiro com arco criar uma categoria para quem atira com arco hoyt e outra para quem atira com arcos bear.

So aviso se acha que por exemplo alguem com uma excalibur leva vantagem por causa da presição, falamos apos o cara atirar 60 bolts e por consequencia armando 60 veces uma balestra de 260 libras eu quero ver Very Happy

Sim obiamente sempre tira as setas do alvo, no maximo atira 3 a distancias longas mas que isso vai acabar quebrando alguma.

abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 10:52 pm

Murioni,

Nào estou menosprezando. Mas para atirar nas provas outdoor a distâncias de 35 a 70 metros como está na regra da WsCA eu acho que é um pouco além do que a média das balestras a venda no Brasil se propõe.


Por isso eu comentei de que se o escopo das provas que forem sancionadas no Brasil for muito alto, só as armas muito top vão pontuar bem. E, no entanto, as vezes, trazendo mais pra perto ou simplificando alguma coisa dá pra fazer algo que consiga atrair gente com material mais simples.

No tiro com ar comprimido, por exemplo, fazemos provas de benchrest com o alvo USBR que é feito para 22LR a 50m. Só que fazemos as provas com Carabinas de ar a 25m pois se fizéssemos a 50 com as armas de ar o resultado seria baixo e desestimulante.

Com 25m os resultados ficam parecidos com os das armas 22LR top a 50 e a pontuação fica bacana. O pessoal gosta.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQui Ago 14, 2014 9:58 am

Henrique Coelho escreveu:
Murioni,

Nào estou menosprezando. Mas para atirar nas provas outdoor a distâncias de 35 a 70 metros como está na regra da WsCA eu acho que é um pouco além do que a média das balestras a venda no Brasil se propõe.


Por isso eu comentei de que se o escopo das provas que forem sancionadas no Brasil for muito alto, só as armas muito top vão pontuar bem. E, no entanto, as vezes, trazendo mais pra perto ou simplificando alguma coisa dá pra fazer algo que consiga atrair gente com material mais simples.

No tiro com ar comprimido, por exemplo, fazemos provas de benchrest com o alvo USBR que é feito para 22LR a 50m. Só que fazemos as provas com Carabinas de ar a 25m pois se fizéssemos a 50 com as armas de ar o resultado seria baixo e desestimulante.

Com 25m os resultados ficam parecidos com os das armas 22LR top a 50 e a pontuação fica bacana. O pessoal gosta.


Henrique 

Voce colocou uma coisa bem interessante. Vou levar essa consulta para a WCSA inclusive. Igualmente aqui tem um ponto importante.
O que passa a ser delimitador de uma balestra não ser tão boa?

As categorias oficiais são 3. Nada impede a federação brasileira criar categorias novas. Mas neste ponto temos que ter bastante cuidado, ou seja tem que evitar ter uma quantidade grande a toa. Inclusive categorias ou regras locais são como o nome indica locais, por tanto não tem validade para campeonatos externos por exemplo.

Se falamos em tiro a 18 metros de distancia estamos todos na mesma, não tem sentido fazer separação tirando realmente a que já existe balestra target, balestra sport e balestra medieval.

mas realmente a distancias longas o equipamento pode ser (alias é) um limitador.

Obiamente um atirador ruim será atirador ruim com equipamento bom ou não. Um atirador bom será bom (ou nem tanto) com um equipamento ruim e muito melhor com um equipamento de melhor qualidade

E como no tiro com arco, o equipamento não e limitador sempre. Eu posso atirar com um optimo a 18 metros e com meu win & win. Vai existir diferença de puntuação com certeza mas não vai ser uma coisa grintante. O limitador neste caso e o arqueiro.

Gostei muito da sua sugestão e neste momento precisamos e isso. Igual quero aclarar, estamos começando do zero, muitas situações vão aparecer e para mim nada é definitivo. O melhor seria juntar a maior quantidade de gente possivel para fazer uma coisa prevendo todas as situações mas isso e praticamente impossivel. Por este motivo ate postei aqui no forum, pois e um dos lugares onde com certeza tem mas praticantes e onde este tipo de situação como planteada por voce aparece. Pontos que estou anotando e levando para as proximas reuniões.

Vou consultar outras federações sobre este tema mas lamentavelmente (para nos para eles e otimo) todas elas estão situadas em paises onde não temos o PT KKKKKKKKKKKK (hora de reclamar do governo)

Bom falando serio estão em paises onde quem pratica pode comprar uma balestra de boa qualidade a um preço menor do que pagamos aqui por uma made in china.

No regulamento e simples balestra sport engloba desde uma excalibur ou ten point ou PSE ate a microshock da velox passando por todas as chinesas.

Definir um ponto de corte e perigoso e praticamente impossivel. Não poderia existir uma categoria de tipo PSE, Exaclibur etc e criar outra so para velox, poe lang etc.

Usando um pouco da experiencia nas competições de tiro com arco o que eu faria seria o seguinte (deixo como sugestão e gostaria de ouvir opiniões por favor!!!)

Duas categorias de balestra sport

Balestra Sport

Balestra Sport Iniciante ou Balestra Sport Basica

Ou seja a separação e feita pelo atirador. Voce pode não se sentir comodo com sua balestra para atirar na Balestra sport, perfeito pode atirar na balestra sport iniciante, ou balestra sport basica podemos dar qualquer nome.

Mas a eleição da categoria passa a ser do atirador e importante aclarar isso.

Falo e importante aclarar pelo seguinte, se alguem com uma PSE estiver a fim de atirar na categoria balestra sport iniciante ou basica ele tem o direito de fazer isso. E como consequencia ele tem vantagem isso e obio!.

E assim de simples. Note que em IFAA temos divisões por tipo de equipamento, ai existe uma divisão mas clara ou seja um recurvo e um recurvo, mas dependendo de se tem estabilizador, clicker, mira etc a mecanica de tiro e diferente e a dificultade muda.

Uma balestra e uma balestra, tanto que nem importa se ela e recurva, composta. Pelo que estive lendo no regulamento a fabricação e materiais da balestra e so delimitante para a medieval o resto e resto. Tanto que se tiver uma balestra mission e quiser atirar em target pode ir... o restultado voce já pode imaginar qual vai ser. Curiosidade que já falei algumas veces. Voce pode atirar em competição FITA de composto com arco recurvo se quiser. O regulamento não define o que e um composto que tem 2 roldanas etc, Isso muda com o tempo, A definiçao existe sim para definir o que e um recurvo. Ou seja posso ir no campeonato de composto e atirar com meu recurvo, advinha o que vai acontecer? qualquer um pode responder vai tomar uma coça do caramba.

Em parte sim, mas ano passado eu atirei com Marcos Vinicius (atualmente o melhor arqueiro que o brasil já teve!) ele atira de recurvo durante a etapa indoor, a maior puntuação de composto foi 560 pontos. Marcos vinicius fez 568 pontos no recurvo. Se ele queria ganhava do composto!

Pelo visto este tema pode e vai gerar bastante papo. Uma coisa pode ter certeza, em 2015 iremos criar um formato, o qual não necessariamente será o mesmo para 2016 2017 e assim por diante.

Os primeiros anos serão de aprendizado para verificar o que e melhor, o que se adapta melhor ao brasil. E MUITO IMPORTANTE o que os atiradores de balestra no brasil desejam. Hoje essa e uma das minhas maiores reclamaões no tiro com arco. O campeonato fluminense de tiro com arco foi definido pelos diretivos da federação, em base a uma interpretação errada de uma orientação da WA (World Archery) e ainda sem siquer consultar os representantes dos clubes. E muito menos os atletas. Imagine o resultado... as provas estão com muito pouca gente.

Se queremos que a federação tenha sucesso e fundamental nos primeiros anos ouvir todo mundo, experientar, colher experiencias ate chegar num resultado satisifactorio para os participantes.

Isso pode ser feito com a participação de todos na medida que somos poucos, quando crescer se torna impossivel escutar todo mundo e ai passa a ser uma estrutura mas formal. Quem atira fala com o representante do clube que vai juntar tudo isso para ser discutido junto com os outros e aprovado junto com a federação.

Alguem já me consultou se a federação de tiro com balestra terá sub-federações ligadas a ela ou seja federação paulista de tiro com balestra etc. A resposta foi inicialmente não. So pelo simples fato de que não tem volumen para isso o estatuto prevee este tipo de mudança para que se no futuro tivermos muitos praticantes possa sim se fazer esta mudança.

Falei alias escrevi muito hoje!! KKKKKKKKKKKKKK


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitimeQui Ago 14, 2014 10:36 am

megaseba muito interessante essa colocação sobre divisões, eu tenho uma jaguar, sei que ela é boa e precisa, o que deixa ela instável é o atirador..rsssss, não sei se ela tem boa precisão a 50 ou 60 metros, a distancia mais longa que atirei foi a trinta metros e não vi diferença em relação a distancias menores... quanto ao alcance de cada balestra eu não sei disser, uma divisão que poderia acontecer e em relação as libras da balestra e modelo (recurvo ou composto), sabendo que tem diferença entre elas, porém acredito que cada atirador vai saber a capacidade do seu equipamento e para competir cada um vai atrás do que achar melhor para ter melhores resultados..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bestas e Balestras agora vai! Empty
MensagemAssunto: Re: Bestas e Balestras agora vai!   Bestas e Balestras agora vai! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bestas e Balestras agora vai!
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» bestas e balestras
» BESTAS E BALESTRAS
» Campeonato de Bestas e Balestras
» BESTAS, BALESTRAS, CROSSBOW
» Galeria de arte - Bestas e balestras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: