ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Matéria sobre o javali no maior jornal do RS

Ir para baixo 
+4
danilo steinke
ENIO MONTARDO
Mamute-sc
Guaraci Fiorini F. Neto
8 participantes
AutorMensagem
Guaraci Fiorini F. Neto

Guaraci Fiorini F. Neto


Mensagens : 781
Data de inscrição : 18/11/2010
Idade : 44

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeDom Set 28, 2014 9:34 pm

O assunto está despertando bastante atenção por aqui. Vejam a matéria publicada no maior jornal do Estado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeDom Set 28, 2014 10:12 pm

muito legal a reportagem e finalmente começam a tratar o problema como tal

"espécie não controlável", exatamente o que são, nunca se conseguiu controlá-los e onde chega é perceptível a altera~ção no número de espécies nativas

como já disse, quanto mais se demora para um tratamento sério do problema, pior será o remédio
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 9:17 am

Já expus aqui minha posição em relação a esse tema, como veterinário que trabalha em fazendas no RS e Uruguay onde existem os famigerados javalís , dentre outras coisas sou taxado de ADEVOGADO dos javalís,mesmo os tendo caçado por mais de 10 anos.
O que vejo é simplesmente uma abordagem tendenciosa e imensamente fantasiosa sobre tal tema igualando-se ao que os EEUUAA fizeram com Sadam Hussein no Iraque( Sadam é isso...Sadam é aquilo...Sadam tem armas quimicas...bomba atômica....vai acabar com o mundo ocidental,sendo que a única verdade é que precisavam de PETRÓLEO e Sadam foi o JAVALÍ da vez.
Lê-se de tudo...rebanhos dizimados...onde? propriedade de quem? quantos animais?
populações de aves e animais nativos sendo extintos...Quem pesquisou ou mediu?..quem viu?
Lavouras sendo dizimadas com prejuízos incalculáveis...engraçado que as toneladas de calcário e adubo abandonados bem como maquinário atirado na beira das lavouras, toneladas de grãos sendo jogados em rodovias por caminhões sem vedação não são computados nem causam tanta especulação.
JAVALÍS causam prejuízos? SIM...causam,mas não são o monstro que os interessados em caçar pintam.
Com a diversidade de mata que temos e a imensidão territorial disponível vamos superar os EUA no problema com FERAL HOGS...Já passou da hora de tratar a questão com achismos e fantasia literária,é hora de trabalho sério de pesquisa e interpretação de dados coisa que até então é meramente '' DIZ QUE..."
Eu e minha boca grande....isso vai render...

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 11:55 am

Enio, fui comedido nas palavras graças a você kkkkkkk

Você vive no campo e tem décadas de experiência no assunto, eu apenas a experiência do sítio do sogro, por isso te respeito no assunto. Aqui no sítio, quando chegaram os javalis desapareceu Paca, Cotia e até uns veados catingueiro, na época você me disse que era concorrência mas eles não eram tudo isso, e acreditei

Esse ano os vizinhos não plantaram milho e com a estiagem e o aumento da área de cana os javalis foram embora, pois bem, voltaram as cotias e os veados (Paca ainda não vi), deixando claro pra mim que os bichos daqui ficaram com medo do javali, mas não foram predados por ele, mas aves de chão sumiram sim, tomara que voltem

Sou a favor de estudos sérios a respeito, mas pelo menos agora pararam de achar que podia ficar como estava, deixando a natureza "controlar"

Tomo por base a França, todo ano são abatidos entre 600.000 e 750.000 javalis, e a população deles só aumenta, não dá para brincar com coisa séria né
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 11:59 am

Mamute-sc escreveu:
Enio, fui comedido nas palavras graças a você kkkkkkk

Você vive no campo e tem décadas de experiência no assunto,  eu apenas a experiência do sítio do sogro,  por isso te respeito no assunto.  Aqui no sítio, quando chegaram os javalis desapareceu Paca, Cotia e até uns veados catingueiro,  na época você me disse que era concorrência mas eles não eram tudo isso,  e acreditei

Esse ano os vizinhos não plantaram milho e com a estiagem e o aumento da área de cana os javalis foram embora,  pois bem,  voltaram as cotias e os veados (Paca ainda não vi),  deixando claro pra mim que os bichos daqui ficaram com medo do javali,  mas não foram predados por ele,  mas aves de chão sumiram sim,  tomara que voltem

Sou a favor de estudos sérios a respeito, mas pelo menos agora pararam de achar que podia ficar como estava,  deixando a natureza "controlar"

Tomo por base a França,  todo ano são abatidos entre 600.000 e 750.000 javalis,  e a população deles só aumenta,  não dá para brincar com coisa séria né

eu sou completamente leigo de qual seja o numero preciso de javalis existentes na frança, mas abatendo 750.000 mil por ano, esse trem já deveria ter acabado faz tempo, por mais que porco crie o ano todo e com grandes ninhadas não tem manada que aguente uma pressão dessa, essa história não esta mal contada não?
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 12:14 pm

Tem uma estúpida lá culpando os caçadores gaúchos dizendo que nós trouxemos esta praga pra cá para termos o que caçar, e pior,nos chama de exterminador da fauna nativa.

Tive que chamá-la de burra, não aguentei.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 10:49 pm

É isso mesmo Danilo,nunca mais vamos controlar...olha os americanos,caçam com armadilhas...helicóptero,cães, de tudo que é jeito , lá é liberado geral e o problema dos Feral Hogs só aumenta...aqui vai ficar muito pior ou melhor,dependendo do ponto de vista Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Dietz

Dietz


Mensagens : 34
Data de inscrição : 10/09/2014
Idade : 37
Localização : Osório - RS

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeSeg Set 29, 2014 11:22 pm

Enio, o contrário do que você falou também é válido. Assim como alguns exageram os males de uma determinada espécie para poder caçá-los, outros exageram os males da caça para cercear o direito a caça. A diferença é que enquanto o primeiro quer apenas recuperar um pedaço de sua liberdade (salvo raras exceções  que predam sem controle), o segundo quer abolir qualquer liberdade dos primeiros, sem nenhuma chance de meio termo.

Em outro tópico coloquei o link de um texto a respeito dos que perseguem o direito de caçar, hoje antes de ler este tópico li outro artigo do autor em que ele faz um rápido complemento a aquele artigo. Caiu como uma luva para o que esta sendo discutido neste tópico.


Aqui::
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeTer Set 30, 2014 8:58 am

ENIO MONTARDO escreveu:
É isso mesmo Danilo,nunca mais vamos controlar...olha os americanos,caçam com armadilhas...helicóptero,cães, de tudo que é jeito , lá é liberado geral e o problema dos Feral Hogs só aumenta...aqui vai ficar muito pior ou melhor,dependendo do ponto de vista Wink

Enio a capacidade de cria até não me espanta por que sabemos que porcas criam até 12 leitões ou mais, eu particularmente só vi até 12, porém o que me assombra quanto aquele dado é que a França é pequena, e altamente urbanizada onde é que sobra terra pra camuflar tanto javali? No caso americano tudo bem é um país imenso e com muito território em floresta e grande áreas desabitadas, como no caso do brasil.
Num país pequeno como a França, abatendo tantos animais anualmente e o numero crescendo, me pergunto se ainda existe alguma forma de agricultura, ou algum outro ser vivo que não seja humano e doméstico nesse país.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeTer Set 30, 2014 1:27 pm

SOU A FAVOR DE AGIR RÁPIDO, FAZER UM TRABALHO BEM FEITO COM PESQUISA,EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.

1 PESQUISA:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2 EXECUÇÃO:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3 AVALIAÇÃO DE RESULTADO...ESSE VOU FAZER SEXTA FEIRA COM AMIGOS E UMAS GELADAS.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeTer Set 30, 2014 1:56 pm

danilo steinke escreveu:
Mamute-sc escreveu:
Enio, fui comedido nas palavras graças a você kkkkkkk

Você vive no campo e tem décadas de experiência no assunto,  eu apenas a experiência do sítio do sogro,  por isso te respeito no assunto.  Aqui no sítio, quando chegaram os javalis desapareceu Paca, Cotia e até uns veados catingueiro,  na época você me disse que era concorrência mas eles não eram tudo isso,  e acreditei

Esse ano os vizinhos não plantaram milho e com a estiagem e o aumento da área de cana os javalis foram embora,  pois bem,  voltaram as cotias e os veados (Paca ainda não vi),  deixando claro pra mim que os bichos daqui ficaram com medo do javali,  mas não foram predados por ele,  mas aves de chão sumiram sim,  tomara que voltem

Sou a favor de estudos sérios a respeito, mas pelo menos agora pararam de achar que podia ficar como estava,  deixando a natureza "controlar"

Tomo por base a França,  todo ano são abatidos entre 600.000 e 750.000 javalis,  e a população deles só aumenta,  não dá para brincar com coisa séria né

eu sou completamente leigo de qual seja o numero preciso de javalis existentes na frança, mas abatendo 750.000 mil por ano, esse trem já deveria ter acabado faz tempo, por mais que porco crie o ano todo e com grandes ninhadas não tem manada que aguente uma pressão dessa, essa história não esta mal contada não?

o numero parece surreal mas essa materia é de 2010.....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitimeTer Set 30, 2014 2:29 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
SOU A FAVOR DE AGIR RÁPIDO, FAZER UM TRABALHO BEM FEITO COM PESQUISA,EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.

1 PESQUISA:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2 EXECUÇÃO:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3 AVALIAÇÃO DE RESULTADO...ESSE VOU FAZER SEXTA FEIRA COM AMIGOS E UMAS GELADAS.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Realmente essa é a melhor maneira, se eu morasse no sul, eu te ajudar na ultima etapa kkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria sobre o javali no maior jornal do RS   Matéria sobre o javali no maior jornal do RS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Matéria sobre o javali no maior jornal do RS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Reportagem Jornal da Band 25/09/2015 - Sobre a caça do Javali
» Materia feita pelo Domingo Espetacular sobre o Manejo De Javali ...
» Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira
» JORNAL NACIONAL - 500.000 JAVALIS EM 3 ANOS
» Arqueria Tradicional - Flechas do Homem da Caverna Otzi.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: