ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira

Ir para baixo 
+4
Mamute-sc
Mário Sérgio
Lincoln
majordbs
8 participantes
AutorMensagem
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeQua Dez 19, 2012 7:49 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tipos de Desbaste e Afiação (perfis de corte)
20 de outubro de 2012
By José Luciano Gasparello Filho
Colaborou para este artigo: Hélio Cabral Jr.

O pedaço de aço que irá se transformar em uma lâmina de faca, em algum momento, precisa ser desbastado para que, então, a faca possa ser finalmente afiada. Abaixo, colei uma imagem de uma faca onde é possível conhecer suas diferentes partes. Após examinar as partes que compõe uma faca, atenha-se aos números 4 (fio) e 5 (desbaste). A foto e a nomenclatura das partes da faca foram copiadas da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Faca), o restante do texto é exclusividade Tocandira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Partes da faca:

Lâmina (conjunto dos itens 3 a Cool;
Cabo ou empunhadura (conjunto dos itens 9 a 11);
Ponta ou ponteira;
Fio ou gume;
Desbaste;
Dorso ou contra-fio;
Mosca;
Ricasso;
Guarda;
Pomo;
Cordão.
Tipos de Desbaste

Conhecer os tipos de desbaste é muito útil na hora de afiar corretamente uma faca. Existem muitas informações disponíveis em inglês, mas estas informações, muitas vezes, não convergem a um ponto comum, pelo menos no que se refere à nomenclatura dos tipos de desbaste. Como não encontrei material em português, tentarei traduzir da forma que achei mais adequada para que você possa aprender os tipos de desbaste mais comuns para, depois, afiar corretamente suas facas. É importante salientar que estou mostrando apenas os desbastes mais comuns. A partir deles, existe uma combinação de desbastes que, no fundo, não são de grande utilidade.

Os tipos de desbaste mais comuns são:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Côncavo (hollow grind, figura 1): o desbaste côncavo é muito utilizado em navalhas. Facas que recebem este tipo de desbaste costumam ser muito afiadas, porém pouco resistentes a trabalhos de impacto. Após o desbaste, o lâmina ainda recebe um segundo desbaste, que vem a ser o fio da faca.
Exemplo de desbaste Côncavo (clique na imagem para ampliar):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Reto (flat grind): o desbaste reto pode ser divido no desbaste totalmente reto (full flat grind, figura 2) ou parcialmente reto (partial flat grind, figura 3). O desbaste totalmente reto, mais comum em canivetes, é iniciado a partir do dorso da lâmina. O desbaste mais utilizado pela indústria cuteleira é o parcialmente reto. Todas as facas esportivas da Tramontina possuem este tipo de desbaste (parcialmente reto), que torna a faca mais resistente a trabalhos de impacto. Da mesma forma que o desbaste côncavo, a lâmina também receberá um segundo desbaste, ou seja, sua afiação.
Exemplo de desbaste totalmente reto (clique na imagem para ampliar):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Exemplo de desbaste parcialmente reto (clique na imagem para ampliar):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Convexo (convex grind): o exemplo mais comum para este tipo de desbaste é o machado, onde o desbaste e o fio são uma coisa só (figura 4).
Exemplo de desbaste convexo (clique na imagem para ampliar):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Escandinavo (scandi/scandinavian, ou ainda zero grind saber): é igual ao desbaste reto (figura 5), porém o fio e o desbaste são uma coisa só, ou seja, só existe o primeiro desbaste. As facas que recebem este desbaste costumam ser muito afiadas e pouco resistentes a impactos. As famosas facas suíças Mora recebem este tipo de desbaste e afiação.
Exemplo de desbaste escandinavo (clique na imagem para ampliar):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Zero (zero grind): é similar ao desbaste totalmente reto (figura 6). A diferença é que não existe o segundo desbaste que seria a afiação. O desbaste e o fio são uma coisa só. É raramente utilizado por ser um desbaste que torna a lâmina muito frágil, incluí este tipo de desbaste no artigo a título de curiosidade.
Eu não usei uma tradução literal para falar sobre os tipos de desbaste. Preferi traduzir de forma que eu mesmo pudesse compreender melhor sobre o assunto. Segundo sugestão de Hélio Cabral Jr, para o caso dos desbastes do tipo flat, você também pode utilizar o termo plano, ao invés de reto. O importante não é o nome que você usa, mas compreender as diferenças.

Para os desbastes côncavos e retos (planos), o tipo de afiação é o mesmo; para afiação convexa, usa-se outra técnica; por fim, facas com desbaste escandinavo e zero são afiadas de uma terceira maneira.

Abaixo seguem alguns vídeos muito interessantes, elaborados pelo Mac Colhane e pelo Giuliano Toniolo. Nos vídeos a seguir eles ilustram os tipos de desbaste, e como afiar cada tipo. Ao invés de usar a palavra “desbaste”, eles preferiram usar “perfil de corte”. Outra diferença da minha nomenclatura com a deles é no desbaste full flat, que vocês irão perceber já no primeiro vídeo. Eu preferi a nomenclatura que utilizei neste texto por uma questão puramente pessoal. Achei mais simples explicar da forma que dei nomes aos bois. Creio que vocês não terão problemas para compreender, apesar das pequenas diferenças de nomenclatura utilizadas no meu texto e nos excelentes vídeos do Mac e do Giuliano.

Do meu ponto de vista, não existe o certo e o errado, dado à imensidão de nomes diferentes que encontrei em inglês para nomear mesmos tipos de desbaste (ou perfis de corte). Tanto o meu objetivo quanto o do Mac e do Giuliano é o de afiar corretamente cada tipo de faca e não o de polemizar a respeito dos nomes utilizados. Seguem os vídeos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeQua Dez 19, 2012 8:11 pm

Inclusive é um excelente blog para os aficionados por facas, muitas matérias interessantes para quem quer aprender um pouco mais sobre esse mundo viciante..
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeQua Dez 19, 2012 8:29 pm

Excelente matéria!! É muito raro encontrar esse tipo de informação em português. Eu havia planejado escrever um artigo aqui pro fórum sobre desbaste e afiação. Mas meu computador deu PT, perdi as figuras e estou sem tempo de refazer. Deixa eu organizar um pouco a minha vida que boto as informações pra fora.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeQua Dez 19, 2012 10:01 pm

LIKE!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeQua Dez 19, 2012 10:15 pm

muito legal, como disse o Lincoln, difícil ver coisas assim em português

em arco e flecha a gente deve muito video de informação, tudo está em inglês e a maioria não entende tudo o que é dito, eu mesmo já tentei fazer alguns, estou esperando sobrar um pouquinho de tempo para isso

Lincoln, faz um tempinho que estou esperando seu tópico sobre afiação Shocked , manda a dona patroa te liberar um pouco vai Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
dudaguaruja

dudaguaruja


Mensagens : 129
Data de inscrição : 02/02/2012
Idade : 55
Localização : Guaruja

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeDom Dez 23, 2012 1:35 am

Especial este post!

vou começar a praticar agora mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeDom Dez 23, 2012 8:17 am

Muito Muito bom....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
zumbi hunter




Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/12/2012

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeDom Dez 23, 2012 9:24 pm

to começando a planejar pra fazer umas facas artesanais e pesquisando sobre essas formas. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 12:01 am

upando o topico, surgiu uma duvida, as lixas sao usadas somente em cortes tipo convexo? ou posso usar nos outros tipos tmb??
pois, comprar essas pedras certinho é ralado hein?? caso nao,quais sao essas tres pedras que ele usa???

outra indagação,o tipo de corte vem escrito na caixinha da faca?? ou é no olhometro mesmo??


vlw galera!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 4:58 am

coletto escreveu:
upando o topico, surgiu uma duvida, as lixas sao usadas somente em cortes tipo convexo? ou posso usar nos outros tipos tmb??
pois, comprar essas pedras certinho é ralado hein?? caso nao,quais sao essas tres pedras que ele usa???


Dá pra usar lixa em qualquer tipo de faca. Pra maioria você coloca a lixa sobre uma superfície rígida, como uma ripa de madeira por exemplo. Pras facas de fio convexo coloca a lixa sobre uma superfície macia.

Faz tempo que vi esses vídeos, mas acho que ele usa pedras de óleo. Provavelmente as mais grossas são artificiais e a mais fina deve ser uma pedra do Arkansas. Pra mim, essas pedras só valem a pena se você afia facas com muita frequência, ou tem grana sobrando.

Citação :

outra indagação,o tipo de corte vem escrito na caixinha da faca?? ou é no olhometro mesmo??

É no olhometro mesmo. A imensa maioria das facas do mundo tem um desbaste secundário. Pra encontrar faca com desbaste escandinavo, cinzel ou convexo, o sujeito tem que ir atrás de coisa específica.
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 1:07 pm

hmmm blz
eu tava vendo no mercado livre procurando sobre pedra ra amolar facas e encontrei esse aqui

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

sera que é o mesmo tipo??

ahh,e na lixa d´agua precisa usar o oleo singer ou usa agua mesmo??
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 4:13 pm

É esse mesmo aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você também encontra no eBay por algo em torno de $30.

Pode usar lixa d'água seco mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 31
Localização : Castanhal -PA

Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitimeSáb Abr 27, 2013 12:15 am

hmmmm, blz, talvez eu compre so depois (qd tiver viciado Twisted Evil )

tipo hoje eu afiei uma faca de cozinha na minha mesa que é de granito fico afiadissima,cortei uns pelo da minah mao que foi uma beleza!!!

vo ver se compro umas faquinha boas na net!! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Empty
MensagemAssunto: Re: Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira   Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Matéria excelente sobre afiação e tipos de desbastes no blog do Tocandira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Matéria sobre o javali no maior jornal do RS
» Materia feita pelo Domingo Espetacular sobre o Manejo De Javali ...
» Dúvida sobre tipos de cordas
» Curso de aço damasco em Merlo/Argentina com Facundo Montenegro - Algumas fotos e Resultados
» Afiação de facas Industrializadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: