ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 SPINE DINÂMICO - AJUDA

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 9:34 pm

Boa noite galera!

Quando fui comprar minhas flechas olhei aqueles spine charts normais mesmo e acabei comprando umas gold tip traditional hunter 5575 que comprei da RD SPine 400 com pontas de 125 e 3 flechas de 5".

O meu arco tem 41# a 30".

Aprendendo mais sobre o spine dinâmico, percebi que minhas flechas seriam um pouco duras demais, e obviamente queto ter a melhor performance possível, então estou pensando em "consertar" com pontas mais pesadas.

A única dúvida no cálculo foi quanto ao center cut measurement, alguém sabe como calcula isso???

Meu arco é um feito pelo manoel pedro farinha, o arco ainda não chegou mas segue foto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Colocando o center cut measuremet como 0 eis os resultados que tive:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Na rd existem pontas de 175 grains, colocando essa ponta no cálculo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Emfim. Minha dúvida é, se eu colocar as pontas de 175 ficaria muito pesada a flecha? tipo para field, isso mudaria muito ou é melhor ter uma flecha mais pesada do que uma flecha muito dura???


PS: Espero ter conseguido explicar bem meu problema hauhauhauha
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 10:06 pm

Qual o comprimento das flechas? Da ranhura do nock até a base da ponta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo Ir para baixo
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeQui Fev 12, 2015 10:29 pm

32"
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 7:39 am

pdraumster escreveu:
32"

Eu utilizo um programa chamado Arrows do Marcel van Apeldoorn para fazer a seleção das hastes juntamente com o chart do fabricante.
Como atiro recurvo olímpico e os métodos acima colocam as minhas hastes dentro do intervalo de regulagem do plunger, consigo ajustar o spine e, consequentemente, a flecha ao arco, conforme desejado.

Sem dúvida, o software do Stu Miller é muito bom mas não leve tão a ferro e a fogo. Veja que até no software tem um fator de acoxambração chamado Personal Form Factor.
Utilizando esse software você certamente irá chegar mais próximo do ideal, talvez mais rapidamente do que eu faço.

Pelo software Arrows e considerando o seu draw length de 30" as suas hastes estão muito rígidas. Mas pelo chart se você mantiver as flechas mais longas, 32" como elas estão, você estará dentro ou no limite entre essa haste e uma mais mole.

Na impossibilidade de trocar essas hastes por outras de .500, eu, particularmente, utilizaria mantendo um comprimento maior, do jeito que está, sem cortar. Faria o teste da flecha sem vanes para ver se elas agrupam e sairia para treinar desencanado.

Pelo visto você está começando neste esporte. Para os iniciantes, uma haste mais dura é até melhor que mais mole por causa dos erros de largada. Depois de um ano você poderá fazer uma revisão no seu material e nos conceitos.
E, finalmente, colocar uma ponta mais pesada que 125 grains só irá piorar o vôo da flecha (pesquise o conceito de FOC).

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 9:11 am

Então, já atiro instintivo a mais ou menos 8 meses, mas antes utilizava um martin panther, com a shelf past center e elevated rest, então a influencia de uma flecha muito dura era menor.

Desde então pedi um arco para o amigo manoel que esta para chegar semana que vem, aproveitei e ja comprei as flechas na RD que estavam na promoção com spine .400.

como minha puxada é de 32" imaginei que não seria problema.

Muito obrigado pela ajuda.

Só mais uma coisa, e quanto ao measurement da shelf no dynamic spine calculator? como funciona aquilo?

Um grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 2:09 pm

pdraumster escreveu:


Só mais uma coisa, e quanto ao measurement da shelf no dynamic spine calculator? como funciona aquilo?

Um grande abraço

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ôpa, pensei que fosse um novato.
Eu não atiro com arcos tradicionais mas o shelf, se não estiver enganado, é base da janela onde a flecha apóia no arco. Alguns arcos não possuem, outros bem no centro e alguns além do centro.
Como os arcos tradicionais não utilizam plunger, as flechas são apoiadas diretamente no arco e coloca-se um pedaço de couro ou carpete para regular a saída. Dependendo da espessura do material, a flecha pode ser empurrada mais para fora do arco, lateralmente.
O zero seria a posição centrada e você olhando o arco por trás, o nock da flecha, a corda, as lâminas e a ponta da flecha devem estar perfeitamente alinhados e no meio do riser. Se a flecha estiver sendo empurrada para fora do arco, o valor deve ser positivo e, para dentro, negativo.

Se o valor for positivo, irá requerer uma flecha mais mole justamente para que ela consiga contornar esse pequeno calo, na largada, sem bater as vanes na janela. A passagem da flecha pela abertura deve ser limpa.
Se mais próximo do zero, irá requerer uma flecha mais dura.

Se eu não estiver enganado, é isso. Very Happy Teste com o Stu Miller e depois fale o resultado.


Reeditando. Tem alguns outros macetes para adaptar o arco à flechas mais duras. Uma delas é utilizando uma corda mais rápida, feita com materiais como o 8125 ou até mesmo fazendo uma corda com menos brins. Mas antes consulte o fabricante.
Ir para o topo Ir para baixo
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 2:46 pm

Valeu demais Rui!


Vou checar com o Manoel se o arco aguenta uma corda fast flight, ai já me ajuda um pouco.

Valeu peja ajuda, cada dia aprendendo um pouco mais!

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeSex Fev 13, 2015 9:16 pm

essa de center cut é complicado, nunca consegui medir corretamente a distância, é "meio" que chutado

minha dica é que, já que está com as flechas em mão e atira a um bom tempo (tempo suficiente para ganhar um pouco de consistência nos tiros), vá para o teste do papel

minha dica é fazer alguma "gambiarra" para acrescentar peso na ponta, e testar para ver se resolve, e depois parte para algo definitivo (claro que precisa ter balança de precisão para isso)

muitos vão torcer o nariz para o fator "gambiarra", mas é frustrante comprar pontas novas, esperar semanas (as vezes meses" e depois que chegar verificar que o programa não foi assim "bem preciso"

uma dica para iniciantes que sempre dou é comprar flechas Easton Fat Boy, é que tem umas pontas (essa aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que são vendidas na Lancaster Archery, você compra pesos extras (como esse por exemplo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e fica muito fácil fazer os ajustes, depois que ajustar aí compra a flecha que quiser pois é só colocar os valores da Fat Boy com o peso de ponta que obteve no ajuste do teste do papel e vai saber exatamente onde precisa chegar

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeTer Fev 17, 2015 12:49 pm

Nossa Mamute, gostei da idéia!

Estou indo para las vegas em marco entao consigo comprar e mandar entregar no hotel.

Sempre atirei por laser mesmo então nunca preocupei tao a fundo com isso mas agora fiquei com vontade de ir na Bearpawcup e nao da pra fazer feio né...

Pelo pouquissimo que aprendi sobre arqueria uma coisa eu sei, consistencia é tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitimeTer Fev 17, 2015 5:43 pm

vai se surpreender quando deixar todas as flechas flechas com o spine dinâmico na pinta, a consistência vai te dar mais e mais vontade de atirar, pois aí você sabe onde erra e o que tem que corrigir, e o erro não acontece mais porque suas flechas são misseis desgovernados

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





SPINE DINÂMICO - AJUDA Empty
MensagemAssunto: Re: SPINE DINÂMICO - AJUDA   SPINE DINÂMICO - AJUDA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
SPINE DINÂMICO - AJUDA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda com escolha de flecha e Spine dinâmico
» DUVIDA SPINE DINÂMICO
» SPINE DINÂMICO (CONTINUAÇÃO DO ARROW CHARTS)
» OnTarget2 para calcular spine dinâmico de Longbows?
» Programinha da 3rivers para calcular spine DINAMICO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: