ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 JIG Para taperar utilizando serra circular

Ir para baixo 
+4
Vidor
Mamute-sc
Raphael Andrade
TRC
8 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeSeg Mar 02, 2015 7:45 pm

Prezados, mostro aos iniciantes   e caba&5ços iguais a mim como faço para  taperar as lâminas dos arcos.

Inicialmente esse JIG era utilizado na tanoaria, (fabrica de barris paraaa vinho) para determinar o grau de inclinação das duelas, mas presta-se  perfeitamente para taperar as lâminas.

Nada mais que um simples calço com regulagem.

Pedaço de madeira com calço e regulagem;
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

olha ai, a "fresta" que fica entre as duas, será a lamina resultante quando passada na circular
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aí é so cortar, regula a guia da serra na largura , iniciando-se em zero e o final será da largura da regulagem feita
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Notar que foi deixada no final com 10mm apenas para mostrar
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Olha o bamboo taperado pro arco am andamento (take Down)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Laminas de bamboo com a cunha taperada
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Zero no final da cunha
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Voltando as laminas taperadas, olha o corte
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Vidor em Ter Mar 03, 2015 11:07 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeSeg Mar 02, 2015 7:46 pm

Pessoal, qualquer duvida basta questionar que posso esclarecer.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: arco   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeSeg Mar 02, 2015 9:29 pm

Beleza!
Parabéns, caro professor.
Com certeza sairá um bom arco, no final.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 7:59 am

Grato por comentar TRc, a idade nos traz a experiência, mas em compensação leva embora um monte de outras coisas, rsrsrsrsr
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 8:26 am

vidor ótima dica, se poderia até fornecer bambu para backing nessa bitola de 3 ou 4 mm pro pessoal ai que ta querendo fazer um arco e não consegue encontrar um backing adequado.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 8:44 am

Danilo, obrigado por comentar, não é dificil de fazer a lâmina de bamboo, tem que afinar 90% ainda verde e deixar secar para deppois taperar, mas o problema de fornecer é: Tempo, ando escasso e agora com o inicio das Declarações do IR não consigo sair do escritório.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 9:44 am

Vidor, como sempre matando a pau!  ( ou a bambu! )

Jig muito simples e que realmente parece funcionar 100%, Parabéns!

Eu infelizmente não vou conseguir usálo ainda, pois minhas serras circular e serra fita não possuem a guia lateral nem aquela canaleta onde se encaixa vários Jigs.
Neutral
São ferramentas bem antigas e improvisadas, então já viu... rsrs...

Mas futuramente pretendo comprar uma serra makita, daí farei algo parecido com esse sem dúvida.

Obrigado por postar!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Raphael Andrade

Raphael Andrade


Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 38
Localização : Cacoal - RO

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 9:58 am

nao tem problema em remover a "casca" do Bambu?
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 10:58 am

Obrigado por olhar Elison.

Rafael, pela pouca experiência, se Vc utilizar apenas bamboo para fazer as lâminas, não tiro a casca, evita a quebra de fibras se houver fadiga em alguns pontos, no entanto quando uso em conjunto com outras lâminas, gosto de deixá-lo lisinho, aplainado e lixado (sem casca).
Esse que estou fazendo é: Bamboo no back começando com 4mm taperado para 2mm + 1 lâmina de ipê com 2mm + 1 lâmina de Guajuvira de 1,5mm e a cunha em ipê. Hoje tá na forma colando, amanhã já posso fotografar.

Neste caso como será um arco longbow take-down, a curvatura das pontas da lâminas é menos pronunciada (Se comparada com o recurvo) porém por ser um arco em que parece um D o estresse do bamboo é grande, então: Gambiarra; Misture uma pequena porção de araldite bi componente, dilua com aguarás até ficar "bem fina", ou seja perder a viscosidade da cola e passe isso nas `Lâminas inteiras, dá uma resistência a ruptura das fibras muito grande, sem contar que impermeabiliza, parece verniz aplicado, e tá pronto pro uso.

Lembre-se, isso sao algumas dicas de quem NUNCA fez um arco usando técnicas (Meu caso) só agora descobri o forum e tento me aperfeiçoar, então meu conhecimento é Empírico, fatos que se apóiam somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos que os mestres daqui utilizam.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Mar 03, 2015 11:33 am

Sua "teoria" está certa Vidor!

Já fiz uns testes com Araldite + Aguarás, e o resultado é similar a um verniz resinado...
Sem dúvida que ajudaria sim a manter as fibras no lugar.
Só tem que tomar cuidado pra não escorrer tudo... kkkk... quando testei, apliquei espalhando com um palito de sorvetes, e ficou tudo desforme... a sorte é que era só teste. Smile


Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 11:20 am

Olá Vidor ... estou feliz por haver contaminado V. com o Virus do Arco.
Sei que V. já apreciava a arte mas não negue que reavivamos seu interesse.
Agora prepare-se .... essa febre não tem cura ... e V. leva jeito!

Forte Abraço;
Rey Stan ou Nurey.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 11:29 am

Rey, Que baita satisfação revê-lo por estas bandas. Contaminão boa essa.

Realmente é uma arte que vem da infância das brincadeiras de sitio, fica "adormecida" mas nunca morre e basta alguem cutucar que reaviva o braseiro.

Quanto a "levar jeito", nunca tinha feito nada técnico, sempre com conhecimento empirico, mas aqui com uma equipe de Veteranos sempre dispostos a ajudar, só não aprende quem não quer.

Obrigado pelo contato, sucesso na lida parceiro.


Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 12:11 pm

Vidor ... a Técnica é importante porém a Criatividade a supera em importância pois com ela V. melhora as Técnicas Antigas e cria Novas Técnicas. E Isso V. tem de sobra, Criatividade. Encontrei um bom motivo para voltar a frequentar estas bandas.

Gostaria que V. dedicasse um tópico para escrever um tutorial sobre a construção do Taper Jig Tanoeiro. Precisamos bolar um modelo que sirva tanto na Circular como na Serra Fita.

Toda vez que entro na Rockler meu dedo fica tremendo no ar para comprar o Jig deles. É muito simples mas não tenho habilidade para construir/copiar jigs, ainda!

Como minha produção é pequena minhas laminas são riscadas e cortadas à mão livre na serra fita. Laminas longas de 1 a 2mm ainda não me atrevi a fazer. faço delas curtinhas, até 30 cm. Preciso construir um fence melhor para minha Makita. Todos os meus arcos são de uma peça só.

Esse tutorial seria de grande valia para todos os artesões!

Aquele Abraço!
Rey.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 12:13 pm

Ray, infelizmente Março e Abril me tomam muito tempo aqui no escritório, época das declarações, mas Prometo que farei um tópico a respeito, ´ja tenho alguma coisa a respeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 12:30 pm

Imagino, Vidor ... mas não tem pressa ... foi uma sugestão.

Todo mundo tem dificuldades no assunto taper e quando são laminas, então ...
Se desenvolvermos um Jig DIY será sensacional.
Prazer em vê-lo por aqui!
cheers
Abração;
R.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 6:25 pm

Deixa eu atravessar a conversa, e desculpe Vidor por invadir seu espaço... rsrss...
Mas não é que eu achei um Jig "interessante" pra taperar? Smile

Acho que se colocasse uma reguinha em cada lado, e se fosse num tamanho grande o bastante para a lâmina, daria pra fazer algo legal:

Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 6:41 pm

Bahhh Eu aqui querendo ver o video o sistema da empresa bloqueia.
Tem como passar o Link Elisson?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 6:47 pm

Tenta com esse:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 8:01 pm

Ok, Elison  ...
Conheço esse mas acho que não faz o que estes aqui de baixo fazem ....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Além do mais o do Vidor faz o que esses fazem reto de forma "taperada".
Precisa ser muito bem feito devido à necessária precisão milimétrica.
O Vidor faz com um pé nas costas mas não é fácil.

A menor habilidade precisamos de ferramentas mais precisas.
Os instrumentos cirúrgicos que o finado Arigó usava para operar descansavam numa lata de marmelada enferrujada.
Mesmo assim não falhou nunca .... ohohohoh

* Arigó: importante médium que recebia o espírito de um famoso cirurgião alemão.
Operava grátis ( de verdade) e curava todo mundo de graça. Trabalhava em Uruguaiana.

Vamos desenvolver um jig específico para Venner Taperado .... V. sabe quanto  vale um par de laminas assim, não é? O Sam Harper bolou uma lixadeira para fazer isso mas na serra é muito melhor. A trapizonga que ele engendrou dá até medo de olhar. Veja lá no site.

Tive que mandar o Armstrong para a UTI ...
Depois da operação ele transformou-se num Longbow para Pigmeus ... 30L.
Pau Ferro não é mole não .... depois eu lhe conto.

Vamo que vamo;
R.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Mar 18, 2015 8:59 pm

muito legais as dicas, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 10:41 pm

Mamute-sc escreveu:
muito legais as dicas, parabéns
Vidor: agora que entendi o seu post. Já tinha lido rapidamente, mas não tinha entendido nada (o que será que aquele cara tava escrevendo de usar um jig para taperar?). Ora jig pra mim é isca de pesca, KKK.
Agora entendi e achei bastante interessante. Também achei muito interessante o que o Nurey postou, para uso na serra de fita (que vai se muito útil pois comprei uma) e vai ser a minha solução para as lâminas que pretendo fazer.
Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 74
Localização : Peruibe

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeTer Jun 02, 2015 11:52 pm

Olá Pessoal ... o assunto taper é complicado mesmo .

Taperamos tudo em Arquearia, até mesmo as flechas têm melhor desempenho com taper.
Elison está falando do taper lateral dos braços de um arco. Esse jig só serve para braços de take downs que normalmente têm entre 80/90 cm. Se o arco fôr inteiriço o taper é feito mais comodamente na serra fita.

O Vidor fala dos dois tipos de taper... aquele igual ao que o Elison indica e o outro, mais complicado de se fazer em casa que é o das laminas. O "Veneer" ( laminas de 1mm a 2mm ) que se usa em arcos multilaminados precisam também de taper mas esse taper é de 0.01" por polegada linear. Há uma tabela boa para fazer um churrasquinho de neurônios com Vcs. :

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Precisa estudar bem essa tabela para dominar a arte dos arcos laminados e ter controle sobre o que está fazendo para não desperdiçar tempo e material. Além de tudo, é importante poder mirar num determinado nível de poder final do arco e chegar nele com relativa precisão.

Essa "taperada axial" das laminas dá para ser feita à mão com uma lixadeira combinada .... o Sam Harper mostrou uma no seu site ( bem mal feita ) que ele utiliza para os seus arcos multilaminados. Eu nunca construi um arco multilaminado mas entendo perfeitamente seu conceito. Não são simples de se construir com precisão e precisa bons maquiários e boas ferramentas. É o meu próximo passo. Estou me preparando para isso.

Vamos desenvolvendo as idéias ... precisamos produzir nossos próprios materiais ...
Com o preço do U$ as importações só devem ser feitas em último caso.
Aquele Abraço;
Renato.



Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Jun 03, 2015 8:47 am

Elcio, vou discordar integralmente de um pedaço de seu Post;

"Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza."

Rey, para quem o conhece de outros foruns foi o que ensinou muito pra Mim, Pro Elisson e muitos outros, o cara é fera. Lembra da "Escolinha do Tio Elisson", esse daí já passou pela faculdade e tem Ph D em madeiras. Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Jun 03, 2015 8:52 am

Vidor escreveu:
Elcio, vou discordar integralmente de um pedaço de seu Post;

"Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza."

Rey, para quem o conhece de outros foruns foi o que ensinou muito pra Mim, Pro Elisson e muitos outros, o cara é fera. Lembra da "Escolinha do Tio Elisson", esse daí já passou pela faculdade e tem Ph D em madeiras. Very Happy Very Happy Very Happy

Sim na escala de fodástica temos o elison como o skywalker e o rey como yoda. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitimeQua Jun 03, 2015 9:00 am

lol! lol! lol! lol! Esqueci de falar, Eu ainda to no tele-curso 1º grau ou pros mais velhos; Mobral kkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





JIG Para taperar utilizando serra circular Empty
MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   JIG Para taperar utilizando serra circular Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
JIG Para taperar utilizando serra circular
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Máquina Artesanal para Taperar e Laminar - Fotos
» Laminados de madeira
» Duvida Taperar Madeira.
» Serra de bancada "Saw table" e ideias de outras ferramentas para a construção de arcos e trabalho em madeira.
» Serra Fita

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: