ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof

Ir para baixo 
+5
danilo steinke
ERASMOAR
Curty
ELCIO
protheus
9 participantes
AutorMensagem
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 12:29 am

Bastante gente tem perguntado sobre como fazer backing de tecido em arcos de madeira. Que cola que usa, qual tecido, como faz, etc.

Entonces, fotografei o processo da maneira que eu estou fazendo (que aparentemente está dando certo) e vou explicar aqui passo a passo, para ver se a gente esgota esse assunto.

Este post ficou grande porque eu procurei fazer bem detalhado, mas fazer o backing de tecido é mais fácil que andar pra frente. Até eu, que tenho duas mãos esquerdas mas sou destro, consigo fazer sem muita dificuldade. Mas para o caso do assunto interessar a alguém que seja muito, digamos  scratch , intelectualmente desfavorecido, eu segui a linha "Idiot Proof" .


Um detalhe:
Eu gosto de colar a madeira que virará os tips (ou nocks) do arco e a empunhadura logo no começo. Não precisa fazer isso. Eu faço assim porque daí já termino toda a parte de colagem de uma vez. Funciona para mim, mas pode ser melhor fazer o backing de tecido primeiro.

Allons-y!


O Material

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Você vai precisar do tecido, de cola, uma tesoura, um pregador (ou um grampo sargento) e do seu dedo. Lá no fim, você vai precisar também de um estilete, mas por agora é isso aí.

Tecido: Eu uso algodão cru. É barato, tem em qualquer lugar e resolve. Você pode usar brim, linho, seda, algodão colorido, estampado... Vá numa loja de tecido e escolha. Eu uso esse daí.

Cola: Eu uso essa cola branca PVA extra da Formica. É cola para madeira. Precisa ser da Formica? Não. Eu comprei essa porque procurava uma cola de boa qualidade, mas não conhecia muito bem os fabricantes. Quando vi que tinha essa da Formica, considerei a credibilidade da marca em outros produtos e fui nela. Nessa daí de 1 Kg, paguei R$ 13,00. Pode comprar de outra marca qualquer que tenha um mínimo de dignidade (não vá comprar aquelas vagabundas de 1,99 que não colam nem papel) e pode ser da cola de madeira amarela também, sem problemas, só que ela não vai ficar totalmente transparente, como a cola branca.

Tesoura: Desde que corte o tecido, qualquer uma serve.

Pregador: Se o teu arco não tiver a ponta muito grossa, qualquer pregador de roupas serve. Do contrário, um grampo sargento resolve. Só tem aquela chatice de ficar apertando e desapertando, mas funciona igual.

Dedo: Se você não tiver, vai precisar pegar um emprestado.


Primeiro Passo

Corte uma tira do tecido pouca coisa mais larga que a maior largura do seu arco (pode ser uns 3 ou 4cm mais larga) e com comprimento também um pouquinho maior que o comprimento do seu arco. Por que? Porque é melhor sobrar um pouquinho de tecido do que você errar no corte e a tira de tecido não servir.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Segundo Passo
Prenda uma das pontas do tecido com o pregador bem junto à ponta da sua lâmina. Pode ser em qualquer uma das duas Razz

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Terceiro Passo:

Despeje um pouco de cola no back do arco. Não precisa ser muito e nem botar logo no arco inteiro. Despeje um pouco em uma lâmina, depois você vai fazendo o restante do arco. Essa cola demora um pouco para secar, então não precisa ter muita pressa (mas também não precisa demorar 40 minutos nessa etapa).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Quarto Passo:

Espalhe a cola com o dedo. Tente manter uma camada uniforme, sem acumular cola demais em um ponto só e cubra toda a superfície da madeira. Se você exagerou na quantidade, a cola vai escorrer, principalmente na parte mais estreita da lâmina. É preferível botar inicialmente pouca cola e ir acrescentando mais conforme for preciso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não se preocupe em passar cola perto de onde está o pregador. Pode deixar um espacinho sem cola por ali por enquanto.


Quinto Passo:

Posicione o tecido em cima da madeira com a cola. Deixe o tecido esticado, mas sem força-lo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Sexto Passo:
Começando de perto do pregador em direção à outra ponta, vá passando o dedo (de preferência limpo da cola) para assentar o tecido. Ele se ajeita facilmente, mas vá passando o dedo para que não fiquem dobras ou partes do tecido descoladas da madeira. Faça isso de uma ponta à outra, esticando o tecido sem forçar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Sétimo Passo:

Feito isso em todo o tecido, retire o pregador, levante o tecido, passe cola nessa parte que tinha ficado sem ela e ajeite o tecido com o dedo, agora no sentido contrário que havia feito antes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Oitavo Passo:

(Não sei se isso é realmente necessário, mas eu faço. Talvez seja só efeito placebo e isso só sirva para aumentar a massa das lâminas, mas eu acho que ajuda a fixar melhor o tecido).

Espalhe um pouco de cola sobre o tecido. Você vai precisa de menos cola do que tinha posto antes, sobre a madeira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E espalhe a cola com o dedo para que fique uniforme e cubra todo o tecido.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nono Passo:

Espere secar. Como geralmente eu tenho trabalhado nos arcos somente à noite durante a semana, eu deixo de um dia para o outro. Não deixe à noite no sereno, nem em local onde possa pegar chuva. Nem no banheiro.  Deixe secar em local arejado e protegido de umidade. Se você tem cachorro ou gato, melhor deixar em lugar fora do alcance deles. Uma esbarrada do seu bicho na cola fresca pode deixar uma decoração de pelúcia no seu arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de seco vai ficar assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Décimo Passo:

Apare as rebarbas com um estilete. Cuidado para não acertar a lâmina do estilete na madeira e tirar uma lasca do arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Dicas Úteis:

- Faça o backing antes de iniciar o tillering. Ele vai ajudar o seu arco a não quebrar. ( O backing de tecido ajuda, mas não faz milagre)

- Se você quiser manter seu backing limpo, depois da cola seca e o tecido aparado, cubra ele com fita crepe para proteger. Depois ela solta sem problemas.

- É normal ficarem umas linhas soltando nas beiradas. Não se preocupe com elas por enquanto. Quando você for lixar o arco, vai sair quase tudo. As que persistirem em ficar, você corta na hora do acabamento final.

- Depois que toda a parte que gera pó de madeira estiver finalizada, você pode pintar o seu backing como você quiser. Eu usei caneta piloto em um, mas a tinta dela não fixa sobre o tecido com cola, então fica soltando tinta na mão. Aquelas canetas que escrevem em CDs pegam muito bem. Eu não experimentei, mas acho que você pode usar qualquer tinta que não vai ter muito problema

Nesse arco eu usei caneta piloto e isolei as partes que não queria pintar com fita crepe. A tinta fica soltando na mão até você envernizar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Et voilà! É só isso.


Se lembrar de mais alguma coisa, eu acrescento aqui. Se você tiver alguma coisa a acrescentar, acrescente. Estamos em um fórum. Very Happy


Última edição por Curty em Ter maio 26, 2015 10:13 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
protheus

protheus


Mensagens : 186
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38
Localização : Campo Largo - PR

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 8:19 am

Caraca affraid affraid affraid affraid Muito bom!

Vou usar essa técnica pra fazer um backing com linho.

Já usei essa cola "Formica", é realmente muito boa quando o assunto é madeira.

Parabéns cheers cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.oldskullarchery.com.br
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 8:48 am

Excelente tópico MCcurtiney vou dar minha contribuição.
Meu backing eu fiz de fibra de vidro com resina, e pra cobrir a resina de uma forma mais estética eu use o brim que é um excelente tecido para backing, porém eu utilizei a resina epoxi rígida diluída com acetona pra ficar fininha, o processo é o mesmo que tu descreveu, também apliquei uma camada por cima do tecido, depois de terminar o trabalho fui correndo contar pro sensei tio elison master bow maker e tive a noticia de que tecido e resina não funcionam muito bem juntos Evil or Very Mad já tinha feito e isso não poderia ser mudado continuo com o arco sem nenhum defeito por em quanto Twisted Evil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como podem ver na imagem minha técnica pra colar o tecido é um pouco diferente da do MCcurtiney eu usei prendedores pra manter o tecido esticado.


E o resultado foi esse.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 10:25 am

Curty: muito bom o tópico. Li e gostei bastante. É explicado nos mínimos detalhes, não deixando dúvida nenhuma, ou melhor, deixou uma dúvida, que não tem nada a ver com o backing de tecido.
Explica aí o que você quer dizer que tem duas mãos esquerdas mas é destro? Question
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 10:50 am

Protheus,
Obrigado. Pode fazer que é bem fácil e não tem erro.


Danilo,
Obrigado, mas que raio é esse de MCcurtiney? lol!
Do jeito que eu fiz ali o tecido já fica esticadinho só ajeitando com o dedo mesmo. Mas o seu com a resina deve ter sido mais complicado mesmo. Por que você preferiu revestir com tecido ao invés de pintar por cima da fibra de vidro?

Elcio,
É que a minha mão direita é quase tão cega quanto a mão esquerda para trabalhos manuais.
Mas treinando a gente melhora.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 11:47 am

Curty escreveu:
Protheus,
Obrigado. Pode fazer que é bem fácil e não tem erro.


Danilo,
Obrigado, mas que raio é esse de MCcurtiney?  lol!
Do jeito que eu fiz ali o tecido já fica esticadinho só ajeitando com o dedo mesmo. Mas o seu com a resina deve ter sido mais complicado mesmo. Por que você preferiu revestir com tecido ao invés de pintar por cima da fibra de vidro?

Elcio,
É que a minha mão direita é quase tão cega quanto a mão esquerda para trabalhos manuais.
Mas treinando a gente melhora.

Por que quando se faz o backing com fibra de vidro desfiada ela fica totalmente desigual e o acabamento seria horrível sem horas de lixa e muita coceira, optei pelo tecido por atuar como um tapete no backing escondendo as imperfeições da fibra.
Não gosta dos beatles? paul curty kkkkkkkkkkk MCcartynei
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 12:03 pm

danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
Protheus,
Obrigado. Pode fazer que é bem fácil e não tem erro.


Danilo,
Obrigado, mas que raio é esse de MCcurtiney?  lol!
Do jeito que eu fiz ali o tecido já fica esticadinho só ajeitando com o dedo mesmo. Mas o seu com a resina deve ter sido mais complicado mesmo. Por que você preferiu revestir com tecido ao invés de pintar por cima da fibra de vidro?

Elcio,
É que a minha mão direita é quase tão cega quanto a mão esquerda para trabalhos manuais.
Mas treinando a gente melhora.

Por que quando se faz o backing com fibra de vidro desfiada ela fica totalmente desigual e o acabamento seria horrível sem horas de lixa e muita coceira, optei pelo tecido por atuar como um tapete no backing escondendo as imperfeições da fibra.
Não gosta dos beatles? paul curty kkkkkkkkkkk MCcartynei

Entendi. Eu ainda não tentei de novo mexer com a fibra de vidro. Você fez direto na madeira ou fez a lâmina de fibra separado em colou depois?

Ha ha ha
Entendi o MCcurtiney Very Happy
Esse é meu sobrenome e se pronuncia "Curtí".
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 12:58 pm

heheheheh.... eu ri com o "Idiot Proof" lol!

Ficou muito bem feito o build-along... parabéns! Very Happy

Se todo mundo fizesse isso, com uma coisa ou outra, imagina o tanto que não ajudaria a galera? Rolling Eyes

Abração
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 2:09 pm

Pois é seu curty eu fiz o meu backing direto no arco, com a fibra desfiada.
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 2:10 pm

elisonj escreveu:
heheheheh.... eu ri com o "Idiot Proof" lol!

Ficou muito bem feito o build-along...   parabéns! Very Happy

Se todo mundo fizesse isso, com uma coisa ou outra, imagina o tanto que não ajudaria a galera? Rolling Eyes

Abração

Pois é, Tio Elison.  Inspirado pelos tópicos do Jorge, eu fiz esse tutorial pensando mesmo nisso, ainda que sabendo  que provavelmente antes deste tópico cair para a segunda página vai aparecer um Mané perguntando como se faz backing de tecido.  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 2:15 pm

danilo steinke escreveu:
Pois é seu curty eu fiz o meu backing direto no arco, com a fibra desfiada.

Hmm
Bom saber.
Quando eu tentei fazer isso, não funcionou. Mas acho que deve ter sido culpa da resina vagabunda que eu usei.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer maio 26, 2015 5:13 pm

Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:
Pois é seu curty eu fiz o meu backing direto no arco, com a fibra desfiada.

Hmm
Bom saber.
Quando eu tentei fazer isso, não funcionou.  Mas acho que deve ter sido culpa da resina vagabunda que eu usei.

As vagabundas sempre me deram problema também ai achei uma mulher direita e desisti das conhotas. study
Ir para o topo Ir para baixo
ERASMOAR

ERASMOAR


Mensagens : 52
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 39
Localização : Perto quando prescisar..

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeSex Jun 05, 2015 12:00 am

Cara muito bom este post, estou afazer um de ipê segui sua dica mas usei tecido de fibra e cola o tecido que tenho é tipo um rolo de drywlll grosso bem legal eu coloquei umas tres camadas de cola pois vou dar uma lixadenha de lieve só pra deixar lisinho...MUITO BOM MEUS PARABENS;...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeSex Jun 05, 2015 8:22 am

ERASMOAR escreveu:
Cara muito bom este post, estou afazer um de ipê segui sua dica mas usei tecido de fibra e cola o tecido que tenho é tipo um rolo de drywlll grosso bem legal eu coloquei umas tres camadas de cola pois vou dar uma lixadenha de lieve só pra deixar lisinho...MUITO BOM MEUS PARABENS;...

Fibra de vidro com cola branca?
Ir para o topo Ir para baixo
wpaim




Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/02/2014
Localização : Gravataí-RS

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeQua Jun 10, 2015 12:47 am

Buenas pessoal, qual a desvantagem de usar o backing de tecido em relação ao bambo ou outras madeiras e fibra? menos velocidade?
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeQua Jun 10, 2015 8:41 am

wpaim escreveu:
Buenas pessoal, qual a desvantagem de usar o backing de tecido em relação ao bambo ou outras madeiras e fibra? menos velocidade?

o tecido não melhora o desempenho do arco só evita que ela quebre.
Ir para o topo Ir para baixo
lelo




Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/05/2011

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeQua Abr 12, 2017 9:25 am

Minha duvida é: E se o tecido for um tecido flexível? Tipo um lycra! Vai melhorar o desempenho do arco?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeQua Abr 12, 2017 10:01 am

lelo escreveu:
Minha duvida é:  E se o tecido for um tecido flexível? Tipo um lycra! Vai melhorar o desempenho do arco?

Não. no máximo vai permitir levantar alguma farpa e causar a explosão do arco....
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer Abr 18, 2017 3:58 pm

Macetinho quando tens que esticar algum tecido, levante as pontas do material (arco no caso) e abaixe o centro, depois cole as pontas, solte o que está levantando as pontas e ai cole o meio.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeTer Abr 18, 2017 4:12 pm

jorge_wiendl escreveu:
Macetinho quando tens que esticar algum tecido, levante as pontas do material (arco no caso) e abaixe o centro, depois cole as pontas, solte o que está levantando as pontas e ai cole o meio.


Caraca! affraid
Tá aí uma surpresa... Ressucitou o homi! cheers
E de cara, ótimo macete.
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitimeSeg Abr 24, 2017 12:12 pm

affraid

Uma lenda ressurge!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof   Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial: Backing de Tecido - Idiot Proof
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Ajuda!] Primeiro Long Bow de Ipê com Backing de Tecido de Algodão
» Manta ou tecido de fibra de vidro para backing?
» fazendo meu primeiro recurvo
» Construçao do meu primeiro flat bow
» Lâminas de angelim para take-down

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: