ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 fazendo meu primeiro recurvo

Ir para baixo 
+12
arqueiro artesão
lucas marques
lmontenegro
vitor123
thiagosiqueira
laudir
TRC
fabiomic
flavioprado
elisonj
Brutus
Jefferson Lima
16 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeTer maio 06, 2014 2:08 pm

Boa tarde galera.. gostaria de agradecer ao milton honorato por ter me respondido no youtube e agradecer antecipadamente a todos que puderem me ajudar com esse projeto...

A madeira: resolvi fazer esse meu primeiro arco com toda dedicaçao possivel ja que tem sobrado algum tempo... utilizei a garapeira no centro(2CM) e 2 laminas laterais de IPE OU CUMARU..QUE TEM UMA RESISTENCIA EXCELENTE.(1CM CADA LAMINA LATERAL)

DICA: para colar as madeira aconselho ARALDITE..FICA MUITO BOM..

O molde: o molde foi retirado da internet, mais acabei modificando ao meu jeito pois achei um tanto qunto desconfortavel..AGORA TA COM UMA PEGADA PERFEITA...


aqui EU JA TINHA COLADO E CORTADO com serra tictico,DEPOIS RESOLVI FAZER AS FOTOS PARA POSTAR.. pois nao consegui a serra de fita que seria o ideal para o riser ficar ja no esquadro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

agora depois de um trabalho com a grosa e lixa esta ficando assim..depois havera um trabalho com pirografo para desenhar no punho do rise e na janela do lado de fora um veado..segue fotos de com esta ficando..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

lixa...lixa...lixa...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

é isso ae...agora eu preciso muito decidir como irao ser as laminas..pesquisando pela net, primeiro quis fazer ao estilo mola de kombi..mais nao gostei do visual do arco, depois a fibra de vidro e depois somente em fibra de carbono,,, mais tudo isso iria tirar um pouco da excencia do arco que eu quero chegar que é um recurvo bem tradicional .... entao irei partir para laminas de madeira com um reforço exterior com fibra de carbono....

gostaria pra quem puder me ajudar ... um molde ou as medidas das laminas...e qual madeira seria ideal pra eu fazer elas....pois gostaria que esse arco atingisse a casa das 60#, tenho a puxada de 30"

valeu e um abraço a todos ae...
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeTer maio 06, 2014 9:31 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por flavioprado em Qua maio 07, 2014 12:21 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Jefferson Lima

Jefferson Lima


Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/09/2012

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeTer maio 06, 2014 10:42 pm

Wow, ta ficando muito bonito cara, parabéns pelo trabalho. Você pretende usar que tipo de lamina?
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 12:16 am

e ae jefferson valeu cara,, queria eu mesmo fazer as laminas com ipe com revestimento de carbono, mais estou tendo dificuldades nas medidas, por isso nao estou descantando em comprar ... mandei um e mail pra maugui mais aninda nao me responderam...vou ficar na procura...abço
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 8:17 am

O riser esta ficando muito bom.É importante a construção de materiais de arquearia caseiro.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 10:51 am

ola brutus, obrigado...realmente gosto muito dessa area de construir...precisamos mesmo agregar conhecimento, os brasileiros sao muito criativos, e com calma vamos melhorando.. ainda irei modificar algumas coisas...esse circulo do meio vou polir 2 moedas de 1 Real e injetar na madeira, fazendo o simbolo da realtree..ja vai ficar um toque mais refinado...logo posto as fotos...abraços..
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 11:31 am

Ta ficando bacana o riser Flavio!

quero ver esse arco pronto hein!?! rsrs...

Os moldes, eu disponibilizei alguns aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois da uma olhada...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 5:32 pm

poxa valeu elison...cara ta bacana construir esse arco e vai ficar pronto sim...E OLHANDO ESSES ARCOS DA VONTADE DE PARAR TUDO E PARTIR PRA UM MODELO DESSE CAÇADOR, COM LAMINAS E RISER UNIFICADO. ONDE O RISER É CURTINHO, ME DA UMA IMPRESSAO DE PRECISAO TREMENDA..VOU PEGAR ALGUMA EXPERIENCIA E LOGO QUERO PARTIR PRA UM DESSES..ESTES ARCOS SAO LINDOS...

eu gostaria de descrever umas duvidas aqui para que vc'S me ajudem, é como fazer as laminas...

pensamento 1: cortar a lamina de ipê ja curvada e encapar com fibra carbono... mas nao tenho as medidas.. pensei em... 4 cm de largura terminando em 2,5 cm,, 1 cm de espessura terminando em 0,5 cm..
comprimento total 60 cm..

pensamento 2: fazer o molde da laminas e colar laminas finas e retas de ipê e prensar..deixar curar e depois COLAR 2 laminas( int. e ext.) DE CARBONO.... nas mesmas medidas DE CIMA AE..

Desculpem se to falando kaka, mais nao tenho nem ideia...ACEITO MUITO SUGESTOES...RSRS...ABRAÇOS
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 07, 2014 6:09 pm

Dae Flavio!

Manda ver cara... quando tiver com mais prática, arrisca fazer sim.. Wink

Sobre suas questões, deixa eu ver o seguinte com vc...

Você vai fazer as laminas só de ipê? ou vai usar alguma outra madeira?
Pergunto isso, pois a meu ver, se vc usar apenas o ipê, acredito que sua lamina vai ficar meio fina...
tipo... por o ipê ser uma madeira dura e resistente, se vc deixar ela com 1cm na base, ele vai ficar um tijolo pra puxar... heheheh... ahh... sem falar que ele é bem difícil de colar, ainda mais curvado...  Neutral 

Agora se vc arrumasse alguma outra madeira um pouco mais leve, vc poderia fazer um sandwish de madeiras e fibra de vidro/carbono, por exemplo:

fibra de vidro || 1 laminas paralela de 2mm || 1 lamina de ipê taperada || 1 lamina paralela 2mm || fibra de vidro

O taper da lamina de ipê vai depender da expessura da fibra de vidro, mas acredito que na base de 0.002" de taper já estaria bom... Ou seja, a lamina de ipê começaria na faixa de 2.5mm na base e iria até 1mm nas pontas.

Tem muitas opções... essa aí é só uma delas... rsrs... se alguem souber de outras, coloquem aqui tbm...  Wink 

Sobre cortar as laminas já curvada, bom... pode ser que dê certo, mas não recomendo não... a meu ver, isso destruiria todo o sentido das fibras da madeira, o que deixaria o arco bem mais propício a quebrar.
Acredito que usando o molde seja mais sensato.

Você cola tudo junto... madeira, fibra, tudo!
coloca uma camada em cima da outra e prensa de forma uniforme pra que não fique espaços entre as lâminas...
da um pouco de trabalho, mas no final tudo da certo... Wink

Qualquer coisa da um grito...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 9:13 am

e ae elison bom dia, estou com uma dificuldade tremenda para tirar essas laminas aqui..cidade pequena e tal....consegui o ipê e o jacarandá, comecei a fazer o molde para as laminas, como nao tenho muita noçao ...rs... estou pensando assim....   1 carbono, manta de vidro, jacaranda, ipe, jacaranda, manta de vidro, carbono,..poderia me dizer uma expessura media das laminas ( espessura de uma lamina de arco, limb,pronta)em geral, sei que é uma pergunta muito relativa, mais é só pra mim ter uma noçao de espaço para poder dividir bem, esse arco ficando a cima das 50 libras ta otimo (puxada 30)...vou usar a lamina central (ipe) para dar formato, ou seja vai ser a unica que vai ser cortada mais grossa no pé e decair até a ponta...só que consigo é começar com 0,5 cent. e terminar com menas de 0.5 nas pontas, e o tamanho total ficar com 60 cm de comprimento, tenho 1,90 de altura e somando tudo, riser e laminas o arco ficara + ou - com 1,68 m...consegui com um amigo 1 chifre de veado de muitos anos para fazer o entalhe para as pontas, vou mesclar com madeira, acredito que vai ficar muito bonito..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

agora é parar, se nao vai ficar zoado demais..rs..só envernizar ..
pra quem quiser saber como fiz é só imprimir um desenho e usar a velha tecnica do papel carbono e pirografar.. no youtube tem video de como fazer um pirografo baratissimo e facil..kkkk..
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 11:20 am

Daê Flavio! blz?

Cara, primeira coisa...  rsrsrs...  se eu fosse vc, pegaria essa madeira de jacarandá que arrumou, e estocaria.
Isso aí é ouro!

Usar no primeiro arco, eu acho verdadeiramente um crime...  deixa pra usar ela quando vc tiver mais experiência, pra fazer um arco show. ( Se não quiser outro, manda a madeira pra mim...  kkkkk....  )

Tipo... a madeira se for ver, é melhor que ipê, e o mesmo se aplicaria a ela... rsrs..  por ser bem dura, vc não ia poder cortar ela muito grossa não.
Tenta substituir por alguma outra...  Garapeira é relativamente fácil de achar, e serviria bem com ipê.
Ou mesmo alguma lamina de bambú...  só a parte interna do bambú, sem a casca, daria um bom arco.

Acho que a lâmina de ipê em 0.5cm que vc disse poder cortar, é grossa demais...  rsrs...  tent diminuir pela metade isso aí, ou pelo menos pra uns 0.3cm.  Na ponta, ela vai ficar em praticamente 0.1mm.

Da uma olhada nesse arco aqui feito em Maple e Jacarandá (mais pra frente arrisca fazer um assim):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora repara nas laminas usadas em cada braço dele:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vc vai notar que tem 2 laminas paralelas de maple ( a parte branca ) de + ou - 2mm.
Essa vai se manter em 2mm até a ponta do braço do arco.

No caso da power lam, que é a parte do meio dessas duas laminas, vc poderia fazer com o ipê, taperando ela até as pontas...
Tudo isso + a fibra no backing e no belly, fica forte pra caramba...

Esse arco aí ficou com 75# @ 30" de puxada... Aqui tem as medidas das laminas em polegadas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

0.300"  =  7.62mm
0.285"  =  7.23mm
0.265"  =  6.73mm
0.260"  =  6.60mm
0.275"  =  6.98mm

Lateralmente:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1 5/8"  =  41.27mm
1 1/2"  =  38.10mm
1 3/8"  =  34.92mm
1 3/16"=  30.16mm
7/8"    =  22.22mm

Pra vc conseguir as 50 lb, vc teria que diminuir um pouco essas medidas...  mas aí é só ir afinando com cuidado as laterais...

Ahh..  se vc conseguir fazer com 65cm as laminas, acredito que seria melhor...  Wink

E uma coisa que notei no seu riser, é que vc fez o apoio dele ( o rest )  reto... isso aí é danado pra estragar flechas...   Neutral 
tente fazer ele meio curvado desbastando a parte da frente e a parte de tras dele, deixando assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vamos nos falando...  Wink

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 12:35 pm

Ai meu Deus ,Poxa vida, elisonj, que riser lindo...Produz para vender? Tem pra véio Também? Tipo pega leve...KKKKKK
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 10:08 pm

valeu Elison, a garapeira eu consigo facil aqui sim...só os cortes que vao ser dificeis, mais se fosse facil nao tinha graça .... vou fazer a correçao do riser e curvar ele...logo posto fotos...por enquanto forte abraço..assim que der andamento vou postando os resultados...vlw..e que maquina esse recurvo que vc postou .... eu só o usaria com luvas 100 % algodao..rs..
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeDom maio 11, 2014 6:33 pm

"Até tu Brutus!?"   rsrsrs...

Então, bem que estou com umas peças de Jacarandá ( e outras madeiras) em mãos pra fazer um riser parecido com esse aí:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas esse aí da foto la em cima infelizmente não foi eu que fiz não..  foi um gringo que montou a obra...  

Flávio!  manda ver, estamos no aguardo...  e tipo, falei sério em relação ao Jacarandá...  se for meio fácil arranjar por ai, a gente pode conversar sobre uma possível exportação aqui pro sul...  hehehe...

qualquer coisa da um grito..  

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeSeg maio 12, 2014 10:38 pm

olha...minha vida ta complicada...kkkkk....até o tal de marfin consegui com 1 mm,.. elison fiz a correçao do riser e ficou muito bom...obrigado novamente. com relaçao ao jacaranda vou ver como vai ser o resultado desse arco, provavelmente nao entrarei em outra..rs... aí a gente faz um rolo ae...rs..rs.

infelizmente estou com muita dificuldade de cortar as laminas aqui... entao resolvi faze-las em fibra de vidro e carbono, espero nao ter decepcionado tanto qnto eu mesmo estou, mais vamos em frente..!!!


Última edição por flavioprado em Ter maio 13, 2014 1:52 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeTer maio 13, 2014 10:19 am

Rapaz, agora vc me complicou todo...  não entendi nada do que vc perguntou aqui:

flavioprado escreveu:
essas laminas que o pessoal usa para acabamento serve para laminar as limbs? sao de 1 mm e tem uma variedade enorme?? e sao madeira mesmo, nada de sintético

tipo... vc ta perguntando as laminas de fibra de vidro que são vendidas?  estilo as que a RD Arqueia vende?

Se for isso, então vc ta certo...  tipo..  tem um monte de variedades, e geralmente é vendido em 1mm ou 0.8mm
Elas servem como backing e evitam que as fibras das madeiras lasquem ( ocasionando a quebra ) e também dão mais potência no arco...
Pra usar elas, é como eu já tinha comentado com vc lá em cima, vc faz um sandwish com as fibras, e a madeira fica sempre no meio...

Agora se vc for tentar fazer com o tecido de fibra de vidro ou carbono, ai o processo é um pouco mais complicado...  já vi mta gente falando "a receita mágira" mas a receita mágica de um é sempre diferente da receita mágica do outro...  como comigo ainda não consegui chegar num ponto bom, usando o que me falaram, prefiro ficar quieto... hehehe...

E tipo...  não adianta querer montar somente a parte da madeira não, o que vc vai conseguir é fazer o arco explodir, pois sem algum backing q sirva de reforço, a chance de isso ocorrer é bem grande...

Arruma tudo antes de começar mexer, e depois coloca tudo pra trabalhar junto pra evitar problemas...   Wink

Agora se vc ta falando daqueles laminados de madeira que é vendido em 0.6mm ( o maximo q já vi foi 0.8mm), isso se chama veneer, e pode ser usado em arcos como decoração... pra fazer o arco apenas com isso, acho q não é muito indicado não.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 14, 2014 1:28 pm

fala meus amigos...segue a construçao do recurvo...elisonj e todos que teem lido o post obrigado,,, segue fotos da premeira demao de verniz cristal, estou aplicando o verniz com aerografo pra ficar bem fino, acredito que serao umas 3 demao intercalado com seçoes de lixamento (lixa 2000) de polimento automotivo...

segue tambem elisonj a correçao do rest..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

correçao rest
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E hoje graças ao bom Deus, consegui tirar uma fita de ipê de 2,5mm p/ 1mm, irei recobri-las com 2mm de marfin, voltei a ficar animado por ter madeira novamente nas laminas e nao perder o foco que eu queria, encomendarei a resina flexivel, manta de vidro, tecido de vidro, e tecido carbono!"VAI SER O SANDUICHE" É dificil ficar esperando.. vamos seguindo...mas antes que eu faça isso

me diz uma coisa:

seria melhor comprar as laminas tipo da RD e prensa-las no molde? ou melhor comprar as fibras moles e resina-las no molde,para que elas endureçam no formato curvado, será que da diferença?...

kk..abraços..
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 14, 2014 5:36 pm

Oiiiaa!! ae sim hein!

Tá ficando bem bacana o riser! depois de pronto vai ficar top demais!

Muito bom também vc ter conseguido tirar a lamina de ipê... Smile
tudo vai se acertando.

Sobre a fibra de vidro / resina, se vc tiver a opção de comprar as laminas prontas, seria a melhor opção...
Como já te disse, pra acertar o ponto do tecido + resina epoxy não é mole não.. pode sair alguma caca e todo o trabalho se perder...

A menos que vc queira ir tentando até acertar, daí vale o risco, pois sai bem mais barato fazer as lâminas...
( o problema é que em cada erro seu, vc teria que ter novas madeiras )

De ambos os modos, vc vai colocar tudo no molde e colar tudo junto...

Da uma olhada nesse video que mostra mais ou menos como é o processo:



A parte ruim é que passa meio rápido, e ele tem todas as ferramentas... a gente como não é de ferro tem q ir improvisando... Wink

Abração!
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQua maio 14, 2014 7:01 pm

É ISSO AE ENTAO....SÓ A POWER LAM QUE AINDA NAO TENHO CERTEZA...TAVA OLHANDO OUTROS POSTS E VI VC MESMO DIZER SOBRE O USO DO ROXINHO..(ESSE EU TENHO MUITO AQUI)... ESTAVA PENSANDO EM

CARBONO//FIBRA//ROXINHO 2 MM//IPE TAPERADO COMEÇANDO COM 5MM TERMINANDO COM 2 MM(POWER LAM) // ROXINHO 2 MM // FIBRA//CARBONO.....DAÍ EU SO CONTROLO A QUANTIDADE DE FIBRA PRA NAO FICAR FORTE DEMAIS..

QUE ACHA? TO PRECISANDO SÓ DESSA RECEITA PRA TESTAR...RS


SÓ FALTA DEFINIR ISSO MESMO PRA EU PARTIR PRO MATA-MATA..KKKK...

TO VENDO QUE VOU TER DE TE MANDAR ALGUMA MADEIRA NE?.KKKK..HAJA PACIÊNCIA ...



Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQui maio 15, 2014 10:36 am

Caracas... Tu é teimoso hein!??    tongue 
AEUIEHIAUeuiahoeiuhae...  

5mm é muito grossa cara (Já te falei duas vezes isso) terminando em 2mm ainda, vai dar pra lá de 80lb. (Isso se a fibra de vidro aguentar. )

Se quiser arriscar, beleza...  mas só não esquece de postar o resultado depois pra gente poder te zoar.

Roxinho é dura igual ipê só que um pouco mais quebradiça...  vc poderia usar ela no lugar do ipê que ficaria bem bacana, agora como paralelas tenho minhas dúvidas... Acredito que daria pra fazer sim, mas não espere que fique com menos de 60lb.
Usar 2 tipos de fibra ( Carbono e Fibra de Vidro) também não ajuda a manter o peso na faixa de 50lb, que é o que vc disse que quer não....

Esse aqui usa só a fibra de carbono e foi pra 55#@28:


E é feito com Maple, que é bem parecida com Marfim ( Guatambú ), se fosse em ipê daria bem mais...

Cerejeira/tatajuba/nogueira/garapeira vc não acha por ai?

Abração!


Editado:

Pensei aqui, e uma coisa que daria pra fazer tbm, é usar o roxinho de power lam, taperando de 3.0mm até 2 mm, e usar 2 laminas de ipê como paralelas com 1mm cada....
pode ser que seja uma alternativa...  Wink

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQui maio 15, 2014 12:58 pm

haha...Elisonj desculpe minhas falhas, eu estava duvidando da mecanica desses materiais até cortar agorinha as paralelas de guatambu amarelo...muito bom

segue fotos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

vamo seguindo...

pode ter certeza que vai rolar o video desse arco... kkkk

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQui maio 15, 2014 1:39 pm

Guatambú + Ipê!

Ótimo! Agora vc conseguiu uma combinação jóiaa!!

Se quiser até vender uns pedaços de Guatambú aí pra mim, eu aceito!
eoauehoaiuehae...

Tô procurando faz tempo... =\

Manda ver que seu arco vai ficar top...
Vou querer ver o video... Wink


Abração!

Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeDom maio 18, 2014 6:38 pm

FALA ELISONJ...CARA QUE TRAMPO TIRAR ESSAS FITAS DE IPÊ,, DEPOIS QUE TIREI FUI LIXAR...KKKKK.....A MADEIRA ESQUENTA DEMAIS E QUASE NAO LIXA..RS...

AGORA ESTOU PREOCUPADO COM O ANGULO PARA FAZER O MOLDE POIS ESSE IPE NAO VAI MORGAR MUITO NAO...RSRS..

AGORA É ESPERAR ATÉ CHEGAR A FIBRA E RESINA..POXA ELISONJ ESSE GUATAMBU ERA UM CABO DE ENXADÃO QUE TAVA JOGADO NA CASA DA MINHA AVÓ..RS...ASSIM QUE EU POR AS MAOS EM UMA MADEIRA BACANA, NAO IREI ESQUECER DE VC COM CERTEZA..TEM ME AJUDADO DEMAIS..acredito que logo conseguirei umas sucupiras...mais vai ser algo somente para fazer o riser..

PERGUNTA!!!

PARA UNIR  OS FILETS DAS MADEIRAS,         E!!!       AS MADEIRAS NAS FIBRAS É COLA EPOXI COMUM MESMO? TIPO ARALDITE? ou poderá ser colado tudo usando a resina flexivel das fibras?

ABRAÇOS...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQui maio 22, 2014 3:41 pm

segue mais fotos ..agora com o molde pronto e a lamina de ipe curvando muito bem, essa parte branca no molde é fórmica, esta pregada no molde e irá soltar bem a fibra de vidro, talvez usarei cera automotiva como desenformante...a lamina tem 65 cm, e começa a curvar com 33 cm...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitimeQui maio 22, 2014 4:06 pm

O difícil vai ser vc manter essa lâmina curva, não na hora de laminar a FV, pois nessa fase estará fixa, os problemas começarão DEPOIS!!!!!
Antes de laminar com FV vai ter que tentar deixar ela curva no vapor.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





fazendo meu primeiro recurvo Empty
MensagemAssunto: Re: fazendo meu primeiro recurvo   fazendo meu primeiro recurvo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
fazendo meu primeiro recurvo
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fazendo meu primeiro Arco (recurvo com mola de fusca)
» Fazendo a própria corda para arco recurvo
» Primeiro arco recurvo
» meu primeiro recurvo artesanal
» Meu Primeiro Arco Recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: